Connect with us

Atualidade

Campeonato de Portugal de Velocidade – Supercars Endurance: Corrida empolga o muito público em Jarama

Publicado

on

José Carlos Pires e Francisco Abreu ficaram imbatíveis na ronda do Jarama Classic do ibérico Supercars Endurance e Campeonato de Portugal de Velocidade, tendo repetido na segunda corrida do fim de semana o triunfo da primeira.

Foi num Circuito del Jarama apinhado de adeptos que a dupla do BMW M4 GT4 da Speedy Motorsport conseguiu o seu segundo triunfo do dia e da temporada que, no entanto, exigiu um trabalho afincado para que pudesse ser lograda.

O piloto da Madeira arrancou da pole-position e manteve o comando no arranque levando consigo Alejandro Geppert, que no McLaren 570S GT4 da SMC Motorsport perseguiu o líder.

O jovem espanhol estava determinado em pressionar o seu adversário de modo a poder passar para a liderança, mas Francisco Abreu nunca cedeu e terminou o seu turno de condução no primeiro posto, muito embora o carro de Woking amarelo e verde fosse uma presença inquietante nos seus espelhos.

No entanto, o triunfo na primeira corrida por parte da dupla do BMW da Speedy Motorsport significava um handicap de dez segundo na paragem para troca de pilotos, o que a atirou para o terceiro posto, atrás do McLaren da SMC Motorsport já nas mãos de Andrius Zemaitis, que liderava, e do Mercedes-AMG GT4 da Lema Racing, que Elias Niskanen tinha cedido a Nuno Pires.

José Carlos Pires estava determinado e foi ultrapassando os seus rivais um a um, caminhando para um triunfo seguro, que o atira a si e a Francisco Abreu para o segundo posto do Campeonato de Pilotos da divisão GT4 Pro, apenas atrás do duo Nuno Pires e Elias Niskanen, que continuam no comando.

Os pilotos da equipa eslovena conseguiram, ainda, desfeitear o lituano do McLaren, assegurando o segundo posto, tal como acontecera na primeira corrida da jornada. Ainda assim, a dupla do McLaren conquistou o seu melhor resultado da temporada, ao assegurar o degrau mais baixo do pódio.

Manuel Gião e Carlos Vieira pareciam ser capazes de lutar pelos lugares do pódio, tendo o Campeão em título assinado a melhor volta da corrida. No entanto, desentendeu-se com Miguel Nabais, quando tentava dobrar o piloto do Porsche Cayman GT4 Clubsport, o que resultou no abandono do piloto da Speedy Motorsport e no atraso definitivo do recruta da Racar Motorsport que ficou em décimo da geral, sexto da GT4 Pro.

Alberto de Martín e Nil Montserrat, num Mercedes-AMG da NM Racing, foram, uma vez mais, os mais fortes da GT4 Bronze, tendo chegado a incomodar os quatro primeiros até às paragens nas boxes. No final, o primeiro lugar na sua divisão e o quarto posto da geral foi um resultado de elevado nível da parte do duo espanhol.

Alfonso Calomina, com uma excelente prestação e aproveitando o bom andamento do McLaren 570S GT4 da SMC Motorsport, terminou no segundo posto, completando Jorge Rodrigues e Patrick Cunha o pódio da GT4 Bronze, depois de uma excelente recuperação desde a última posição, devido aos problemas do dia anterior, até ao sétimo lugar.

Daniel Teixeira viu a sua senda vitoriosa nos Turismos em Jarama chegar ao fim, ao parar em pista logo na primeira volta da corrida após um toque entre os seu Cupra TCR e o Mercedes-AMG conduzido por Paulo Macedo.

O abandono prematuro do piloto da JT59 Racing abriu caminho para que Héctor Hernández e Borja Hormigos, no BMW M240i Racing da Autoworks Motorsport, ganhassem nos Turismos e na divisão TC. A dupla de Madrid, que já não corrida em Jarama há quatro anos, teve assim um regresso para celebrar.

Duarte Pinto Coelho e Lourenço Monteiro e Duarte Camelo e Mariano Machado, ambas as duplas em Ginetta G40 da FPAK Junior Team, completaram, por esta ordem, o pódio da divisão TC, continuando a evidenciar uma evolução assinalável no automobilismo de velocidade.

Depois da etapa do Circuito del Jarama, marcada pelo muito público que passou pelas bancadas e paddock, o circo do Campeonato de Portugal de Velocidade volta agora o foco para a 52ª edição do Circuito Internacional de Vila Real, que se realiza de 14 a 16 de julho, onde, como é tradição, se espera também dezenas de milhares de adeptos.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas