Connect with us

Atualidade

Campeonato de Portugal de Velocidade – Supercars Endurance: Corrida empolga o muito público em Jarama

Publicado

on

José Carlos Pires e Francisco Abreu ficaram imbatíveis na ronda do Jarama Classic do ibérico Supercars Endurance e Campeonato de Portugal de Velocidade, tendo repetido na segunda corrida do fim de semana o triunfo da primeira.

Foi num Circuito del Jarama apinhado de adeptos que a dupla do BMW M4 GT4 da Speedy Motorsport conseguiu o seu segundo triunfo do dia e da temporada que, no entanto, exigiu um trabalho afincado para que pudesse ser lograda.

O piloto da Madeira arrancou da pole-position e manteve o comando no arranque levando consigo Alejandro Geppert, que no McLaren 570S GT4 da SMC Motorsport perseguiu o líder.

O jovem espanhol estava determinado em pressionar o seu adversário de modo a poder passar para a liderança, mas Francisco Abreu nunca cedeu e terminou o seu turno de condução no primeiro posto, muito embora o carro de Woking amarelo e verde fosse uma presença inquietante nos seus espelhos.

No entanto, o triunfo na primeira corrida por parte da dupla do BMW da Speedy Motorsport significava um handicap de dez segundo na paragem para troca de pilotos, o que a atirou para o terceiro posto, atrás do McLaren da SMC Motorsport já nas mãos de Andrius Zemaitis, que liderava, e do Mercedes-AMG GT4 da Lema Racing, que Elias Niskanen tinha cedido a Nuno Pires.

José Carlos Pires estava determinado e foi ultrapassando os seus rivais um a um, caminhando para um triunfo seguro, que o atira a si e a Francisco Abreu para o segundo posto do Campeonato de Pilotos da divisão GT4 Pro, apenas atrás do duo Nuno Pires e Elias Niskanen, que continuam no comando.

Os pilotos da equipa eslovena conseguiram, ainda, desfeitear o lituano do McLaren, assegurando o segundo posto, tal como acontecera na primeira corrida da jornada. Ainda assim, a dupla do McLaren conquistou o seu melhor resultado da temporada, ao assegurar o degrau mais baixo do pódio.

Manuel Gião e Carlos Vieira pareciam ser capazes de lutar pelos lugares do pódio, tendo o Campeão em título assinado a melhor volta da corrida. No entanto, desentendeu-se com Miguel Nabais, quando tentava dobrar o piloto do Porsche Cayman GT4 Clubsport, o que resultou no abandono do piloto da Speedy Motorsport e no atraso definitivo do recruta da Racar Motorsport que ficou em décimo da geral, sexto da GT4 Pro.

Alberto de Martín e Nil Montserrat, num Mercedes-AMG da NM Racing, foram, uma vez mais, os mais fortes da GT4 Bronze, tendo chegado a incomodar os quatro primeiros até às paragens nas boxes. No final, o primeiro lugar na sua divisão e o quarto posto da geral foi um resultado de elevado nível da parte do duo espanhol.

Alfonso Calomina, com uma excelente prestação e aproveitando o bom andamento do McLaren 570S GT4 da SMC Motorsport, terminou no segundo posto, completando Jorge Rodrigues e Patrick Cunha o pódio da GT4 Bronze, depois de uma excelente recuperação desde a última posição, devido aos problemas do dia anterior, até ao sétimo lugar.

Daniel Teixeira viu a sua senda vitoriosa nos Turismos em Jarama chegar ao fim, ao parar em pista logo na primeira volta da corrida após um toque entre os seu Cupra TCR e o Mercedes-AMG conduzido por Paulo Macedo.

O abandono prematuro do piloto da JT59 Racing abriu caminho para que Héctor Hernández e Borja Hormigos, no BMW M240i Racing da Autoworks Motorsport, ganhassem nos Turismos e na divisão TC. A dupla de Madrid, que já não corrida em Jarama há quatro anos, teve assim um regresso para celebrar.

Duarte Pinto Coelho e Lourenço Monteiro e Duarte Camelo e Mariano Machado, ambas as duplas em Ginetta G40 da FPAK Junior Team, completaram, por esta ordem, o pódio da divisão TC, continuando a evidenciar uma evolução assinalável no automobilismo de velocidade.

Depois da etapa do Circuito del Jarama, marcada pelo muito público que passou pelas bancadas e paddock, o circo do Campeonato de Portugal de Velocidade volta agora o foco para a 52ª edição do Circuito Internacional de Vila Real, que se realiza de 14 a 16 de julho, onde, como é tradição, se espera também dezenas de milhares de adeptos.

Foto: DR.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas