Atualidade
Campanha “Depressão sem rodeios” lança série de podcasts
Episódios transmitidos semanalmente em várias plataformas digitais, às quartas-feiras, pelas 13h00

Já estão no ar os dois primeiros episódios do “Podcast Sem Rodeios: Vamos falar de depressão”. Uma iniciativa no âmbito da campanha “Depressão Sem Rodeios” que tem como principal objetivo, sensibilizar e combater o estigma associado a esta doença, bem como informar e clarificar a população sobre um problema de saúde que afeta milhares de portugueses. Tal como o próprio nome indica, vai falar-se de depressão de forma descontraída, objetiva e o mais clara possível.
Promovido pela farmacêutica LUNDBECK, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), da Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental (FamiliarMente) e da associação para a promoção da saúde mental (ManifestaMente), o “Podcast Sem Rodeios: Vamos falar de depressão” reúne um ciclo de conversas que contam com a participação de profissionais de saúde, doentes, sociedades médicas e associações que lidam diretamente com esta patologia. Em cada episódio apresentam diferentes visões e domínios sobre a depressão, tais como o que é e como se vive com a doença, papel do médico de família, tratamentos, estigma, apoio das famílias e quais os mitos que existem.
A divulgação destes podcasts ocorrerá semanalmente, todas quartas-feiras, pelas 13h00, em: Facebook Saúde Mental Sem Rodeios, Site Depressão Sem Rodeios, YouTube LUNDBECK, LinkedIn LUNDBECK e, ainda, nas plataformas Spotify, Itunes, Google Podcast.
O primeiro episódio contou com a participação de Gustavo Jesus, médico psiquiatra e diretor clínico do PIN, que abordou o tema “O que é a depressão”, ao qual se seguiu o episódio com o testemunho de Patrícia Ramos, doente com depressão, que relatou como é viver com depressão.
Os seguintes podem ser vistos nestas datas e têm o tema e participação:
Episódio 3 | 30 de março | “Sem rodeios: qual o papel do médico de família?”, com Ana Correia de Oliveira, médica de Medicina Geral e Familiar
Episódio 4 | 6 de abril | “Sem rodeios: qual o papel das famílias?”, com Joaquina Castelão, presidente da FamiliarMente
Episódio 5 | 13 de abril | “Sem rodeios: existe estigma na depressão?”, com Beatriz Lourenço, médica psiquiatra, vice-presidente e cofundadora da Manifestamente
Episódio 6 | 20 de abril | “Sem rodeios: que tratamentos existem?”, com Gustavo Jesus, médico psiquiatra e diretor Clínico do PIN
Episódio 7 |27 de abril | “Sem rodeios: quais os mitos associados à depressão?”, com Luís Madeira, médico psiquiatra e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental
Episódio 8 | 4 de maio | “A depressão e a função sexual: Mitos e verdades”, com Nuno Florêncio, médico de Medicina Geral e Familiar e coordenador do Grupo de Estudos de Saúde Mental da APMGF (Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar)
Sobre a campanha “Depressão sem Rodeios”
Em junho do ano passado, a LUNDBECK lançou a campanha “Depressão sem Rodeios”, um alerta à população para uma doença que afeta milhares de portugueses. Com o mote “A depressão é mais do que um estado de humor”, a iniciativa tem como principais objetivos reduzir o estigma e a desvalorização associados à doença e alertar para a necessidade de procurar ajuda médica atempadamente, assim como, chamar a atenção para os sintomas, desmistificar a psiquiatria como especialidade médica responsável pelo tratamento das doenças mentais e o acesso ao tratamento adequado, para além de diminuir a discriminação social relacionada com esta patologia. A primeira fase da campanha englobou um conjunto de ações de divulgação, desde um website especialmente criado para a campanha, um Vox POP, spots de vídeo nos cinemas e na televisão, um ciclo semanal de podcasts, mini curtas-metragens, mupis e distribuição de flyers em locais públicos.
Sobre a LUNDBECK
A LUNDBECK é uma empresa farmacêutica global especializada em doenças neurológicas e psiquiátricas. Há mais de 70 anos que se encontra na linha da frente da investigação em neurociência e dedicamos todos os esforços a restaurar a saúde mental e neurológica, para que cada pessoa possa estar no seu melhor. Milhões de pessoas em todo o mundo vivem com doenças neurológicas e psiquiátricas e demasiadas sofrem devido a um tratamento inadequado, discriminação, número reduzido de dias de trabalho, reforma antecipada, entre outras consequências. Todos os dias, dirige o seu esforço para melhorar o tratamento e para oferecer uma vida melhor a todas as pessoas que vivem com doenças neurológicas e psiquiátricas. Os seus, aproximadamente, 5.600 colaboradores, em mais de 50 países, estão envolvidos em toda a cadeia de valor ao longo da investigação, desenvolvimento, produção, marketing e vendas. A sua cadeia de valor é constituída por vários programas de investigação e desenvolvimento (I&D) e os seus produtos estão disponíveis em mais de 100 países. Dispõe de centros de investigação na Dinamarca e nos Estado Unidos da América (EUA). As suas instalações de produção estão localizadas na Dinamarca, França e Itália. Para mais informações, visite o seu site empresarial www.LUNDBECK.com e siga-a no Twitter em @LUNDBECK e através do LinkedIn.
Imagem: LUNDBECK.
Atualidade
Barcelos comemora Dia Mundial do Turismo 2023

Barcelos volta a assinalar o Dia Mundial do Turismo, promovendo um conjunto de atividades cujo objetivo visa promover a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo sustentável e verde, seguindo o lema escolhido da Organização Mundial de Turismo, “Turismo e Investimentos Verdes”.
As propostas da programação vão decorrer amanhã, dia 27, com Tertúlias sobre a “Potencialidade do Investimento Verde no Território de Barcelos”, iniciativa destinada aos alunos de Turismo das Escolas Secundárias do Concelho. Trata-se de uma ação conjunta com o IPCA, que vai decorrer nas escolas secundárias de Barcelos, Barcelinhos e Viatodos. A ideia é abrir perspetivas aos futuros agentes locais, do valor turístico verde do concelho de Barcelos.
Entretanto, às 10h00 e às 14h30 realizam-se duas visitas pela Rota do Mundo Maravilhoso do Figurado, dando a conhecer uma das artes criativas mais emblemáticas do concelho. A atividade é gratuita, mas carece de inscrição através do e-mail turismo@cm-barcelos.pt ou do telefone 253 811 882.
Da parte da tarde, está agendada uma visita guiada com grupo de turistas franceses pelos jardins de Barcelos, seguindo-se um momento informal de colocação de um painel, no Largo da Porta Nova, com sugestões de visita no território concelhio, com propostas nas áreas do património cultural e religioso, pedestrianismo e percursos pedestres.
O Dia Mundial do Turismo comemora-se desde 27 de setembro de 1980, depois de ter sido decretada a data pela Organização Mundial do Turismo (OMT) na terceira conferência da Assembleia Geral da OMT em 1979.
Imagem: CMB.
Atualidade
VII Olimpíadas Seniores reúnem 400 participantes em Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a preparar as VII Olimpíadas Seniores, que acontecem no âmbito do Olympics4All e que prometem reunir cerca de 400 participantes, nos dias 2, 3 e 4 de outubro.
O evento vai contar com a presença de todo o Alto Minho, com seniores residentes nos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, contando ainda com a participação da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Viana do Castelo.
As VII Olimpíadas Seniores vão também contar com a presença de seniores de Fornos de Algodres, reunindo, ainda, participação de Sanxenxo, Espanha, e do município de Cesena, vindo de Itália.
Na segunda-feira, 2 de outubro, a receção das comitivas está agendada para as 9h00, na Praça da República, seguindo-se a Cerimónia Oficial de Abertura. A partir daí, os seniores vão desfilar até ao relvado do Campo d’Agonia.
Os jogos arrancam às 10h30, com competições de voleibol, fut3 e basquetebol também no Campo d’Agonia, espaço central da iniciativa. De tarde, a partir das 14h30, arrancam as competições de boccia, petanca, malha, fut3, voleibol adaptado e basquetebol. Nessa primeira noite, o Centro Cultural de Viana do Castelo é espaço de animação musical com a presença dos participantes.
A 3 de outubro, terça-feira, a Piscina Municipal Frederico Pinheiro recebe natação, das 9h00 às 12h00. No mesmo horário, o Campo d’Agonia é novamente palco de voleibol, fut3 e basquetebol. Nessa tarde, o mesmo local acolhe competições de boccia, petanca, malha, remo indoor, fut3, voleibol adaptado e basquetebol.
Na segunda noite, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, que está a assinalar o 20º aniversário, vai atuar para os seniores.
No último dia, 4 de outubro, das 9h00 às 12h00, acontecem as competições de atletismo e as finais de voleibol, fut3 e basquetebol no Campo d’Agonia. De tarde, mais finais, entre boccia, petanca, malha e tração à corda.
As olimpíadas encerram com um jantar de gala na Quinta do Carvalho, que inclui entrega de troféus, anúncio da equipa vencedora e ainda anúncio do município que irá organizar o evento no próximo ano.
Imagem: CMVC.
Atualidade
Lagos com Espaço Cidadão Sénior
Novo serviço de atendimento entra em funcionamento em outubro

Ampliando a carteira dos serviços de atendimento prestados à população, a Câmara Municipal de Lagos decidiu criar o Espaço Cidadão Sénior. Esta nova resposta, promovida em articulação com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), entrará em funcionamento no início de outubro, sendo uma das iniciativas que assinala o Dia Internacional do Idoso.
Prestar assistência digital aos cidadãos que não possam ou não saibam utilizar os serviços públicos disponíveis digitalmente, mas fazendo-o de uma forma dirigida e adaptada às necessidades desta faixa etária, é o grande objetivo desta medida.
Ao contrário do que atualmente acontece, com a entrada em funcionamento do Espaço Cidadão Sénior em vez de serem os munícipes de maior idade a deslocar-se ao Edifício Paços do Concelho Séc. XXI para serem atendidos, serão os funcionários do município a ir ao encontro dos utentes onde estes se encontram, nomeadamente nos centros de dia, lares e estruturas residenciais, mas também nos seus domicílios, para os auxiliar no tratamento dos mais diversos assuntos burocráticos. Ao todo serão mais de 40 os serviços disponibilizados, relacionados com as áreas de atuação da Autoridade Tributária, do Serviço Nacional de Saúde, da Segurança Social, da ADSE, da Caixa Geral de Aposentações, da Justiça, do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, da Agência para a Energia e da própria AMA (ex.: renovação do Cartão do Cidadão ou a criação da Chave Móvel Digital).
O Espaço Cidadão Sénior irá, numa primeira fase, funcionar à quarta-feira, das 9h00 às 12h00, mediante marcação prévia (efetuada por telefone), admitindo-se a possibilidade deste horário poder ser alargado em função do grau de adesão da população e do volume de pedidos que venham a surgir.
A criação desta nova resposta de atendimento foi precedida da formalização de um protocolo entre a AMA e o município, segundo o qual a autarquia assume, entre outras, a componente dos recursos humanos, dos recursos informáticos e a viatura para a deslocação do mediador de atendimento digital assistido, bem como o atendimento telefónico para o serviço de agendamento, enquanto a AMA fornece os procedimentos de atendimento, a lista dos serviços a disponibilizar no Espaço Cidadão Sénior, a formação dos mediadores e apoio técnico e funcional.
Foto: DR.
-
Atualidade2 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade1 ano atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade2 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade5 meses atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade2 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade1 ano atrás
A Seca