Connect with us

Atualidade

Barcelos cria Rede Municipal de Saúde Mental

Constituída por 70 instituições

Publicado

on

Foi constituída, ontem, em Barcelos, a Rede Municipal de Saúde Mental. A cerimónia aconteceu no âmbito do 1º Fórum – Barcelos Capital Mundial da Saúde Mental, que decorreu no Auditório Eng.º António Tavares, no IPCA – Politécnico do Cávado e do Ave. Ao todo, a rede é constituída por 70 instituições do concelho.

O Fórum realizado ontem aconteceu no âmbito das ações preconizadas, aquando da atribuição do título “Barcelos 1ª Capital Mundial da Saúde Mental”, ocorrido a 1 de dezembro do ano passado. Na iniciativa de ontem, o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes expressou “a maior honra e o enorme orgulho que foi para Barcelos receber o título de 1ª Capital Mundial da Saúde Mental e de podermos agora estar a dar continuidade aos trabalhos decorrentes dessa nomeação. Agradeço a todas as associações que se quiseram associar a esta rede, um momento histórico, único e de alguma maneira ambiciosa e que nos dá esperança de encontrar as melhores respostas para esta área. Não há saúde sem termos atenção à saúde mental”, vincou o autarca, acabando por agradecer à Fundação Manuel António da Mota, na pessoa do seu Presidente da Comissão Executiva, Rui Pedroto, pelo apoio prestado, e às associações barcelenses que se quiseram associar a esta rede. 

Por seu lado, António Ribeiro, vereador da Ação Social do Município de Barcelos, historiou o processo que conduziu a este 1º Fórum, e sublinhou, agradecendo, aos convidados – especialistas de renome na área da Saúde Mental, na infância e na adolescência – que aceitaram participar na mesa-redonda “Intervenções em Saúde Mental na Infância e Adolescência”.

Vereador António Ribeiro (Foto: CMB)

Esta ação, moderada pelo Professor Francisco Sampaio, da Coordenação Regional de Saúde Mental da Região Norte, contou as participações de António Nabais, Professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; Catarina Pereira, Diretora do Serviço de Psiquiatria da ULS Fernando da Fonseca; Teresa Maia, Coordenadora Regional de Saúde Mental LVT e Otília Queirós, Diretora do Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência da ULS Santo António.

Também participaram na sessão, a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, de Pedro Morgado, Coordenador Regional de Saúde Mental da ARS Norte e o Presidente da Comissão Executiva da Fundação Manuel António da Mota, Rui Pedroto.

Durante a ação, foi visionada uma mensagem do Presidente da Direção da Federação Mundial de Saúde Mental, o japonês Tsuyoshi Akiyama, regozijando-se pelo compromisso e toda a dedicação que Barcelos tem dado ao título conquistado no ano passado.

Instituições que compõem a Rede Municipal de Saúde Mental

ACIB

Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes

Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho

Agrupamento Escolas Alcaides de Faria

Agrupamento Escolas Barcelos

Agrupamento Escolas Vale Tamel

Agrupamento Escolas Viatodos

Amar 21

APAC – Associação de Pais e Amigos das Crianças

APACI – Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão

APPDA Minho – Associação Portuguesa de Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

ARCA

Associação Couto Vivo

Associação d’Improviso

Associação Diabéticos do Mundo

Associação Humanitária Bombeiros Viatodos

Associação Humanitária de Santa Eugénia

Associação Perelhal Solidário

Associação Nacional AVC

Barcelos Sénior

Barcelos Solidário

Carapeços Solidário

Casa de Saúde S. José

Casa do Povo de Alvito

Casa Povo Macieira

Centro Comunitário Moinhos de Vento

Centro Social de Aguiar

Centro Social de Arcozelo

Centro Social de Balugães

Centro Social de Chorente

Centro Social de Durrães

Centro Social de Remelhe

Centro Social e Paroquial Tregosa

Centro Social Vale do Homem

Colégio La Salle

Comissão Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ)

Cruz Vermelha de Barcelos

Cruz Vermelha de Macieira de Rates

EMEC

Escola Secundária de Barcelinhos

Fundação AMA Autismo

GASC – Grupo de Ação Social Cristã

GTI – Gestão, Tecnologia e Inovação

Hospital de Barcelos

ICAD – Centro de Respostas Integradas de Braga

IEFP – Instituto de emprego e Formação Profissional

Instituto Renascer

Instituto S. João De Deus

IPCA – Instituto Politécnico do Cave e do Ave

Junta de Freguesia de Alvelos

Junta de Freguesia de Arcozelo

Junta de Freguesia Cambeses

Junta de Freguesia de Carapeços

Junta de Freguesia da Lama

Junta de Freguesia de Perelhal

Junta de Freguesia de Rio Covo Santa Eugenia

Junta de Freguesia de Tamel S. Veríssimo

Kerigma

Liga Portuguesa Cancro

Médicos do Mundo

Profitecla

PSP – Polícia de Segurança Pública

Recovery IPSS

Rotary Club Barcelos

Segurança Social

SOPRO

UF Negreiros e Chavão

UF Vila Cova e Feitos

ULS Barcelos/Esposende.

Fotos: CMB.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas