Connect with us

Atualidade

Barcelos cria Rede Municipal de Saúde Mental

Constituída por 70 instituições

Publicado

on

Foi constituída, ontem, em Barcelos, a Rede Municipal de Saúde Mental. A cerimónia aconteceu no âmbito do 1º Fórum – Barcelos Capital Mundial da Saúde Mental, que decorreu no Auditório Eng.º António Tavares, no IPCA – Politécnico do Cávado e do Ave. Ao todo, a rede é constituída por 70 instituições do concelho.

O Fórum realizado ontem aconteceu no âmbito das ações preconizadas, aquando da atribuição do título “Barcelos 1ª Capital Mundial da Saúde Mental”, ocorrido a 1 de dezembro do ano passado. Na iniciativa de ontem, o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes expressou “a maior honra e o enorme orgulho que foi para Barcelos receber o título de 1ª Capital Mundial da Saúde Mental e de podermos agora estar a dar continuidade aos trabalhos decorrentes dessa nomeação. Agradeço a todas as associações que se quiseram associar a esta rede, um momento histórico, único e de alguma maneira ambiciosa e que nos dá esperança de encontrar as melhores respostas para esta área. Não há saúde sem termos atenção à saúde mental”, vincou o autarca, acabando por agradecer à Fundação Manuel António da Mota, na pessoa do seu Presidente da Comissão Executiva, Rui Pedroto, pelo apoio prestado, e às associações barcelenses que se quiseram associar a esta rede. 

Por seu lado, António Ribeiro, vereador da Ação Social do Município de Barcelos, historiou o processo que conduziu a este 1º Fórum, e sublinhou, agradecendo, aos convidados – especialistas de renome na área da Saúde Mental, na infância e na adolescência – que aceitaram participar na mesa-redonda “Intervenções em Saúde Mental na Infância e Adolescência”.

Vereador António Ribeiro (Foto: CMB)

Esta ação, moderada pelo Professor Francisco Sampaio, da Coordenação Regional de Saúde Mental da Região Norte, contou as participações de António Nabais, Professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; Catarina Pereira, Diretora do Serviço de Psiquiatria da ULS Fernando da Fonseca; Teresa Maia, Coordenadora Regional de Saúde Mental LVT e Otília Queirós, Diretora do Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência da ULS Santo António.

Também participaram na sessão, a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, de Pedro Morgado, Coordenador Regional de Saúde Mental da ARS Norte e o Presidente da Comissão Executiva da Fundação Manuel António da Mota, Rui Pedroto.

Durante a ação, foi visionada uma mensagem do Presidente da Direção da Federação Mundial de Saúde Mental, o japonês Tsuyoshi Akiyama, regozijando-se pelo compromisso e toda a dedicação que Barcelos tem dado ao título conquistado no ano passado.

Instituições que compõem a Rede Municipal de Saúde Mental

ACIB

Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes

Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho

Agrupamento Escolas Alcaides de Faria

Agrupamento Escolas Barcelos

Agrupamento Escolas Vale Tamel

Agrupamento Escolas Viatodos

Amar 21

APAC – Associação de Pais e Amigos das Crianças

APACI – Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão

APPDA Minho – Associação Portuguesa de Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

ARCA

Associação Couto Vivo

Associação d’Improviso

Associação Diabéticos do Mundo

Associação Humanitária Bombeiros Viatodos

Associação Humanitária de Santa Eugénia

Associação Perelhal Solidário

Associação Nacional AVC

Barcelos Sénior

Barcelos Solidário

Carapeços Solidário

Casa de Saúde S. José

Casa do Povo de Alvito

Casa Povo Macieira

Centro Comunitário Moinhos de Vento

Centro Social de Aguiar

Centro Social de Arcozelo

Centro Social de Balugães

Centro Social de Chorente

Centro Social de Durrães

Centro Social de Remelhe

Centro Social e Paroquial Tregosa

Centro Social Vale do Homem

Colégio La Salle

Comissão Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ)

Cruz Vermelha de Barcelos

Cruz Vermelha de Macieira de Rates

EMEC

Escola Secundária de Barcelinhos

Fundação AMA Autismo

GASC – Grupo de Ação Social Cristã

GTI – Gestão, Tecnologia e Inovação

Hospital de Barcelos

ICAD – Centro de Respostas Integradas de Braga

IEFP – Instituto de emprego e Formação Profissional

Instituto Renascer

Instituto S. João De Deus

IPCA – Instituto Politécnico do Cave e do Ave

Junta de Freguesia de Alvelos

Junta de Freguesia de Arcozelo

Junta de Freguesia Cambeses

Junta de Freguesia de Carapeços

Junta de Freguesia da Lama

Junta de Freguesia de Perelhal

Junta de Freguesia de Rio Covo Santa Eugenia

Junta de Freguesia de Tamel S. Veríssimo

Kerigma

Liga Portuguesa Cancro

Médicos do Mundo

Profitecla

PSP – Polícia de Segurança Pública

Recovery IPSS

Rotary Club Barcelos

Segurança Social

SOPRO

UF Negreiros e Chavão

UF Vila Cova e Feitos

ULS Barcelos/Esposende.

Fotos: CMB.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas