Connect with us

Atualidade

Barcelos recebe RallySpirit Altice 2022

Gloriosas máquinas dos ralis estão de regresso

Publicado

on

Com partida e chegada à cidade de Barcelos, realiza-se, no decorrer do próximo fim de semana, sexta, sábado e domingo, a sétima edição do RallySpirit Altice. Segundo a organização, esta prova leva para a estrada “máquinas de outros tempos, como os fantásticos Audi Sport Quattro, Lancia Stratos, Toyota Celica Twin Cam Turbo ou Toyota Corolla WRC, entre tantos outros”, que se juntam “num dos maiores Rally-Legends europeus, que há muito se transformou, também, num dos mais apreciados espetáculos de desportos motorizados, em Portugal”.

A edição deste ano conta com três espetaculares novas classificativas – Barcelos Norte, Vila Verde e Amares -, que, pela sua exigência técnica, prometem seletividade entre as equipas mais rápidas. Das edições anteriores, mantêm-se as classificativas Barcelos Oeste (ex-Laúndos), Barcelos Sul (ex-Barcelos) e Santo Tirso (ex-Assunção), num esquema competitivo diversificado e que agradará tanto a equipas como ao público.

Classificativa Barcelos Sul (Imagem: DR)

Carros de ralis de todas as gerações

Prova incontornável no panorama dos principais Rally-Legends europeus e inserido no calendário do Slowly Sideways Europe (juntamente com o Eiffel Rally Festival, o Alsace Rallye Festival e o Rallye Festival Spa-Francorchamps), o RallySpirit Altice volta a reunir, este ano, alguns dos mais fantásticos e emblemáticos carros de ralis de todas as gerações, em ambiente de descontração e festa, mas onde o capítulo desportivo não é relegado para segundo plano.

Esta sétima edição da prova (a primeira teve lugar já em 2015) volta a revelar-se uma oportunidade única para milhares de entusiastas “viajarem no tempo” e observarem, em ação, modelos icónicos que marcaram a história da disciplina desde os anos 70 até aos dias de hoje, num saudável conflito de gerações.

Entre as máquinas que prometem arrancar mais admiração, destaque para modelos originais, como o Opel Ascona 400 (ex-Walter Röhrl), o Toyota Celica Twin Cam (ex-TTE, Lars Erik Torph), o Toyota Corolla WRC (ex-Didier Auriol e ex-Pedro Matos Chaves), o Subaru Impreza 555 (ex-Colin McRae), ou o Lancia Delta Integrale (ex-Juha Kankkunen). Mas outros, como dois Audi Sport Quattro E2 (expoente máximo da reconhecida geração de ouro dos ralis da década de 80), dois Lancia Stratos (verdadeiro ex-libris dos ralis dos anos 70) ou ainda modelos como o Alpine-Renault A110, Porsche 911, Nissan 240 RS, Talbot Sunbeam Lotus, Ford Escort RS ou BMW M3, também prometem animar a edição deste ano da prova.

Classificativa Barcelos Norte (Imagem: DR)

Condicionamento de trânsito

A realização do RallySpirit vai obrigar a um conjunto de condicionamentos de trânsito, tanto no perímetro urbano da Cidade de Barcelos, como em algumas freguesias do concelho. A organização solicita aos automobilistas que sigam as indicações dos comissários da organização e das forças de segurança – PSP e GNR.

Assim, a partir das 17 horas da próxima quinta-feira e até domingo às 13 horas, o Campo da República (Campo da Feira) está integralmente dedicado a receber a acolher a logística e os veículos participantes na prova.

Na sexta-feira, a partir das 18h00 até à meia noite, para a realização da classificativa “Boucles de Barcelos”, o trânsito vai estar cortado na Rua da Olivença, entre a Rotunda da Estação e a Rotunda das Calçadas.

Ainda na sexta-feira, também das 18h00 à meia noite, o trânsito vai estar cortado na Variante entre a Rotunda da Central da Camionagem e a Rotunda do Galo. 

Classificativa Barcelos Oeste (Imagem: DR)

Fora da Zona Urbana Citadina, vão desenrolar-se 4 classificativas:

Dia 3 – Sexta-feira à tarde – Barcelos Norte (Alvito S. Pedro, Panque, Cossourado e Ardigão, no concelho de Ponte de Lima);

Dia 4 – Sábado, ao longo do dia – Barcelos Oeste 1 (Paradela, S. Pedro de Rates, Courel e Macieira de Rates) e Barcelos Sul 1 (Chorente, Carvalhas, Góios, Remelhe e Rio Covo St.ª Eulália).

A maior edição de sempre

À qualidade das participantes, junta-se também a quantidade, já que à partida da prova tutelada pela X-Racing e organizada, no terreno, pelo Clube Automóvel de Santo Tirso, estarão mais de 100 equipas, entre elas, 30 estrangeiras. Um acréscimo de participantes que terá correspondência no aumento da estrutura da prova. Com efeito, em 2022, o RallySpirit Altice conta com 112,62 km de provas especiais (ficando alinhado com as restantes provas do Slowly Sideways Europe), divididas em 10 classificativas disputadas ao cronómetro e duas “Boucles” (em Barcelos e Gaia), que privilegiarão o espetáculo em detrimento do fator competitivo, com várias equipas em perseguição no mesmo troço.

O RallySpirit Altice 2022 disputar-se-á, assim, ao longo de três dias, apresentando a inclusão de três espetaculares novas classificativas – Barcelos Norte, Vila Verde e Amares -, que, pela sua exigência técnica, prometem seletividade entre as equipas mais rápidas. Das edições anteriores, mantêm-se as classificativas Barcelos Oeste (ex-Laúndos), Barcelos Sul (ex-Barcelos) e Santo Tirso (ex-Assunção), num esquema competitivo diversificado e que agradará tanto a equipas como ao público.

Fora dos troços, os muitos espectadores que são esperados também poderão viver as emoções do evento no centro de Barcelos (Campo da Feira), na marginal de Vila Nova de Gaia, no Jardim das Sobreiras – Foz, no Porto, bem como no centro de Famalicão, Santo Tirso e Amares.

Classificativa Boucles de Barcelos (Imagem: DR)

Pedro Ortigão, responsável da X Racing, a entidade promotora do evento, sublinha que “estamos muito motivados por colocar na estrada mais uma edição do RallySpirit Altice. Trata-se de uma edição renovada que, além de consolidar o apoio das habituais câmaras municipais, confirma a entrada de quatro novas, que atestam a validade do projeto. Este ano, a prova será mais longa, de forma a ir ao encontro dos restantes Rally-Legends do Slowly Sideways Europe e com o objetivo de reforçar o seu estatuto também no panorama internacional. Por isso, estamos orgulhosos do caminho que temos vindo a traçar e muito confiantes no futuro. Mas quero deixar um agradecimento especial aos participantes, público e patrocinadores, pois sem eles esta grande festa dos ralis seria impossível de realizar.”

Imagens: DR.

Atualidade

Verão “traz” Ciclo-Patrulhas” da PSP em Guimarães

Publicado

on

Entre o dia 04 de junho e 02 de setembro, a Esquadra Policial de Guimarães vai constituir equipas de patrulhamento com recurso a bicicletas, designadas por Ciclo-Patrulhas, no âmbito de um policiamento de proximidade e visibilidade, específico e direcionado, abrangendo as áreas turísticas e de lazer da área de responsabilidade da cidade de Guimarães.

“Pretende-se desenvolver ações de policiamento, particularmente durante o período diurno, que potenciem e aumentem a segurança nas áreas abrangidas e aproveitar as potencialidades inerentes aos meios utilizados neste tipo de policiamento”, afirma a PSP.

Os locais de patrulhamento privilegiados serão os seguintes:

  • Zona do centro histórico da cidade: Esta área concentra a maior parte do comércio tradicional da cidade e é frequentada por um elevado número de turistas e residentes.
  • Parque da Cidade da Freguesia da Costa e Mesão Frio: Um espaço verde de lazer muito popular entre as famílias.
  • Parque da Cidade Desportiva da Freguesia de Candoso São Tiago: Um parque verde com diversas infraestruturas desportivas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos debate sustentabilidade rumo a um futuro mais verde

Publicado

on

A cidade de Barcelos acolheu, na passada quarta-feira, um evento dedicado à sustentabilidade, organizado pelo H2O & Sustainability Innovation Hub. Na abertura da iniciativa, que decorreu no Campus do Politécnico do Cávado e do Ave, o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, mostrou a sua “satisfação pela nossa Cidade acolher um evento desta natureza, com grande diversidade temática e com palestrantes de reconhecida capacidade técnica e científica. Certamente nos trarão experiências, contributos e horizontes muito válidos para enfrentarmos os desafios que se nos colocam ao nível da sustentabilidade ambiental, social, empresarial e económica”, disse. 

Esta iniciativa, que contou com a presença do Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Eng. José Pimenta Machado, e que mobilizou para Barcelos uma série de painéis de discussão sobre temas como os desafios e oportunidades do setor das águas em Portugal, a importância da tecnologia na obtenção de ganhos de eficiência nas concessões / serviços de água e saneamento, normas de relato de sustentabilidade da UE e o seu impacto no reporte de ESG e apresentações de soluções inovadoras por parte de Startups, surgiu da necessidade  de “promover discussões significativas sobre como podemos criar um futuro mais sustentável”, disse Telmo Vieira, Managing Partner da PremiValor Consulting e coordenador do H2O & Sustainability Innovation Hub.

As alterações climáticas geraram um aumento da frequência de ocorrências extremas, como, por exemplo, os períodos de seca severa ou inundações, por isso a necessidade de otimização de perdas e consumo de água, eficiência energética, eficiência hídrica, gestão mais eficiente de resíduos, entre outros, torna-se cada vez mais relevante uma abordagem integrada e cientificamente robusta em relação aos mesmos.

“Ficamos muito entusiasmados em trazer o H2O & Sustainability Innovation Hub para Barcelos e promover discussões significativas sobre como podemos criar um futuro mais sustentável”, disse Telmo Vieira, Managing Partner da PremiValor Consulting e coordenador do H2O & Sustainability Innovation Hub.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

“Às Sextas na Praça” anima, de novo, noites de Anadia

Publicado

on

O ciclo de espetáculos “Às Sextas na Praça” 2024 arranca no próximo dia 07 de junho, pelas 22h00, com a atuação da banda anadiense “Applause Band”, decorrendo até 20 de setembro, numa organização do Município de Anadia.

“Às Sextas na Praça” é um projeto de dinamização cultural ao ar livre, que pretende preencher com música as noites de sexta-feira, na Praça da Juventude, em Anadia, numa organização da Câmara Municipal de Anadia.

Para o mês de junho estão previstas ainda mais duas atuações, no dia 14, com Gonçalo Gomes, e, no dia 28, com os “The Eighties”. O ciclo de atuações sofrerá um interregno, no dia 21, devido à realização do certame da “Feira da Vinha e do Vinho” que decorre entre 19 e 23 de junho, no Vale Santo, em Anadia.

Este ciclo de espetáculos tem como objetivo contribuir para a animação do centro da cidade de Anadia nas noites de verão, seguindo a fórmula de sucesso que alia a cultura e a confraternização, num espaço ao ar livre, com entrada gratuita, que dará palco a artistas e a géneros musicais variados, capazes de agradar aos mais diversos públicos.

Programação

7 junho – Applause Band

14 junho – Gonçalo Gomes

28 junho – The Eighties

5 julho – Colmeia – Folk Ancas

12 julho – Banda Tempo

19 julho – On off

26 julho – Incantus

02 agosto – B’Label

09 agosto – Dina Pinto (fado)

16 agosto – Groovart – Academia de Artes

23 agosto – Ecos D’adega

30 agosto – The Founders

06 setembro – Meninos da Sacristia

13 setembro – Orquestra Desigual da Bairrada

20 setembro – Rob’s Angels 

Imagem: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas