Connect with us

Atualidade

Allianz Figueira Pro marca arranque da 1ª divisão do Surf Português da Liga MEO Surf

Publicado

on

O Allianz Figueira Pro, etapa inaugural da Liga MEO Surf 2023, realiza-se de 24 a 26 de março, na praia do Cabedelo, na Figueira da Foz. Os melhores surfistas nacionais estão de volta a uma das melhores ondas do país, no arranque da discussão dos títulos nacionais masculinos e femininos.

As longas direitas da praia do Cabedelo vão ser palco do mais alto nível de surf. Teresa Bonvalot e Guilherme Ribeiro, campeões em título da Liga MEO Surf, vão querer começar a defesa dos seus títulos com uma prestação forte na Figueira da Foz.

Pedro Santana Lopes, Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, considera que “é com alegria e grande satisfação que a Figueira da Foz recebe, mais uma vez, os melhores surfistas de Portugal para o arranque da Liga MEO Surf. As expetativas são sempre positivas para a receção dos atletas de elite da 1º divisão do surf português e dos milhares de turistas que os acompanham para assistir de perto o evento que marca o calendário desportivo do município. A Figueira da Foz tem uma conexão profunda com o mar. São 34km de praias e, muitas delas, reúnem as condições ideais para a prática do surf, o que faz do concelho um destino turístico de excelência para os amantes da modalidade. É, sem dúvida, um orgulho acolher a etapa inicial da primeira divisão desta modalidade olímpica extraordinária, que se tornou um importante produto turístico para a nossa cidade.  Que os ventos soprem a favor e que tenhamos um fim de semana repleto de boas ondas para todos!”

Além de dar o tiro de partida na luta pelos títulos nacionais, o Allianz Figueira Pro é, simultaneamente, a primeira de três etapas da Allianz Triple Crown, um subtroféu que irá distinguir os melhores surfistas que obtenham os melhores resultados no conjunto das etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande.

Allianz Triple Crown – Quadro de Campeões

2022 – Guilherme Fonseca e Teresa Bonvalot

2021 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko

2020 – Afonso Antunes e Teresa Bonvalot

2019 – Miguel Blanco e Teresa Bonvalot

2018 – Gony Zubizarreta e Camilla Kemp

Guilherme Fonseca e Teresa Bonvalot são os atuais detentores do troféu que distribui um prémio igualitário para ambas as categorias e que este ano vai já para a sua nona edição.

José Francisco Neves, Membro do Comité Executivo da Allianz Portugal e Diretor de Transformação e Marketing, sublinha que, “este ano celebramos 10 anos de associação da Allianz Portugal ao Surf nacional! Em 2013 tomámos a decisão de apoiar um dos desportos em maior crescimento no nosso país, o que se tem revelado numa parceria extremamente valiosa para ambas as partes. É notória a evolução do Surf em Portugal e quando se fala desta modalidade já existe uma associação natural à marca Allianz. Somos reconhecidos como a seguradora deste desporto e isso faz com que continuemos a apostar, ano após ano, na principal competição no nosso país. 2023 também marca o 8º ano em que lançámos o Allianz Triple Crown. A primeira etapa do nosso troféu – o Allianz Figueira Pro, acontece como habitualmente na praia do Cabedelo, onde já nos sentimos em casa. É com grande entusiamo que estamos de volta.”

Os atuais campeões nacionais, Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, vão ser os únicos a envergar a licra amarela de líderes do ranking Go Chill do ano passado. Guilherme Ribeiro fez história ao conquistar o primeiro título nacional da sua carreira levando-o para a Costa de Caparica, algo que já não acontecia há 24 anos. A afirmação da nova geração já era uma realidade nos últimos anos na Liga MEO Surf e o título do jovem surfista de 20 anos veio provar que através do trabalho e dedicação é possível enfrentar e vencer surfistas mais experientes. Já Teresa Bonvalot fez, igualmente, história ao tornar-se tetracampeã nacional juntando mais um importante título à sua brilhante carreira.

Guilherme Ribeiro, campeão nacional em título, frisa que “este ano preparei-me melhor porque fui fazer a pré-época ao Havai com o objetivo de trabalhar os meus pontos fracos. E quero mostrar o fruto desse trabalho na Liga MEO e no circuito mundial de qualificação. Vou começar o ano de licra amarela e sei que outros olham para mim como um alvo, mas eu gosto de heats bem disputados. Gosto das ondas da Figueira da Foz seja no Cabedelo ou na Murtinheira. Apesar de nunca ter vencido a etapa, tenho tido sempre bons resultados nos últimos 4/5 anos. E este ano vou lá para ganhar.”

Historial de vencedores do Allianz Figueira Pro – Últimos quatro anos:

2022 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko

2021 – Vasco Ribeiro e Yolanda Hopkins

2020 – Frederico Morais e Teresa Bonvalot

2019 – Gony Zubizarreta e Yolanda Hopkins

Allianz Figueira Pro 2022 em números:

– Campeões da Etapa: Vasco Ribeiro e Francisca Veselko;

– 1093 ondas surfadas por 104 surfistas inscritos;

– Melhor onda (máximo 10 pontos): Vasco Ribeiro, 9.25 pontos. Yolanda Hopkins, 9.25 pontos.

– Melhor pontuação (máximo 20 pontos): Vasco Ribeiro, 17pontos.

Em termos de prémios paralelos, o Allianz Figueira Pro irá incluir o Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa); Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3) e, ainda, os prémios reservados aos melhores surfistas locais da Figueira da Foz.

Fantasy Surfer

Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2

Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova

A nível televisivo, o Allianz Figueira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local do Municípios da Figueira da Foz, o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz e da Federação Portuguesa de Surf.

Foto: Jorge Matrena.

Imagem: DR.

Atualidade

Intensify World

Publicado

on

A Intensify World – Associação Tecnológica e Recreativa é uma instituição particular de solidariedade social, sob a forma de associação e sem fins lucrativos, com sede na freguesia de Macieira de Rates, concelho de Barcelos.

Esta associação foi fundada em 19 de fevereiro de 2019 por três jovens licenciados na área de engenharia, os quais, cientes da realidade social, decidiram juntar o “melhor dos dois mundos”: a tecnologia e a solidariedade.

Contudo, o âmbito de atuação da Intensify World vai mais além, sendo quatro os pilares base da sua atividade, concretamente: Educação, Solidariedade, Meio Ambiente e Tecnologia.

Na verdade, quem acompanha a associação, percebe o seu ensejo e ambição em querer crescer a nível nacional, mas também, é percetível a sua visão projetada para a atuação e cooperação além-fronteiras. Promover o bom ambiente e o desenvolvimento sustentável aliado à tecnologia, aumentando a rede de envolvidos nos projetos é o foco e, para o efeito, dá primazia aos valores de lealdade, eficiência, sustentabilidade e cooperação, cujos princípios são a base do seu sucesso e crescimento.

No entanto, é na partilha de conhecimentos e recursos entre os elementos da associação, voluntários/as e organizações parceiras que a sua missão se consegue.

Se na gíria, vulgarmente se entende que “a idade é um posto”, rapidamente essa ideia se desconstrói quando se é confrontado com esta associação, onde o esforço, dedicação e firmeza são a prova de que se pode atingir qualquer meta, independentemente da sua tenra idade (entenda-se, constituição).

Tanto assim é que esta associação, em apenas 4 anos de existência, conta já com mais 300 sócios, mais de 30 voluntários e ascende a 75 parcerias estabelecidas com diversos organismos/instituições/associações públicos e privados. Portanto, limites aqui não existem!

A verdade é que é indiscutível o seu progresso desde 2019 a esta parte. Com apenas um 1 ano de existência, nomeadamente, no ano de 2020, e em plena pandemia, a Intensify World contava já com a abertura de dois espaços sociais situados em duas freguesias do concelho de Barcelos, a saber: o espaço social situado na freguesia de Macieira de Rates e o espaço social localizado na freguesia de Pedra Furada.

Porém, e porque a tecnologia foi o mote para a sua constituição, a Intensify World, também em 2020, inaugurou o laboratório de robótica no espaço social de Macieira de Rates, o qual é composto por material que permite às crianças, jovens e adultos vivenciar, de perto, a magia da tecnologia que, por vezes, não é acessível, quer em termos monetários, quer em termos de oportunidades de contacto às zonas periféricas das cidades.

Já no plano do meio ambiente, há que realçar a abertura dos Centros de Reciclagem de Material Elétrico, onde é depositado o material que se encontra “em fim de vida”, material este que é recolhido por esta associação, ou entregue nos seus espaços, e que, após uma triagem, é consignado naquele centro. Contudo, não é só o material eletrónico que merece uma reutilização, dedicando, também, esta associação à reutilização e reciclagem de roupas, calçado, brinquedos e de material escolar. A título de exemplo, no último ano foram recicladas 12 toneladas de roupa, 7 toneladas de material eletrónico e reutilizado cerca de 1 tonelada de material eletrónico.

Ademais, a vertente de educação é dos principais focos da Intensify World. Esta associação tem disponível um leque de serviços que permitem apoiar os jovens que se encontram ainda a estudar e, até mesmo, prestar auxílio aos pais. Para o efeito, dispõe de um gabinete de apoio a candidaturas a bolsas de estudo do ensino superior; prestam apoio em teses de mestrado e trabalhos académicos; nos seus espaços sociais tem disponíveis salas de estudo; recebem alunos de Erasmus, tendo, no último ano, recebido alunos provenientes de 7 países diferentes; frequentemente são, também, dadas palestras/workshops em escolas e instituições destinando-se o conteúdo das mesmas a qualquer cidadão, desde crianças até aos idosos. Nesta modalidade, a associação vai, inclusive, mais longe, dispondo da iniciativa “educação para a saúde” que, juntamente com uma voluntária licenciada em medicina, apresenta, mensalmente, um tema sobre uma doença, apelando e informando aqueles que seguem a associação acerca dos cuidados a ter.

Contudo, é de facto na solidariedade cuja sua atuação é mais premiada. Por exemplo, a Intensify World,em 2021, acolheu o projeto de uma das suas voluntárias, com o lema “Abrace em Troca de um Sorriso”, tendo, nesse mesmo ano, prestado apoio a 53 famílias de diversos concelhos do país, e em 2022 prestado o auxílio a 75 famílias. Além disso, desde o Natal de 2021 que é organizada a campanha intitulada de “Prendas para Todos”, tendo, no passado Natal de 2022, distribuído 326 prendas por crianças e jovens em risco de várias instituições de Barcelos e municípios vizinhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Já em 2023, e perante o cenário de destruição provocado pelo sismo na Síria e Turquia, a associação “pôs mãos à obra”, tendo recolhido mais de uma tonelada de bens doados para serem enviados para os locais afetados pela tragédia.  

Por sua vez, e se dúvidas ainda houvessem quanto ao cariz multifacetado de atuação desta associação, sublinha-se que em 2021, esta associação aderiu ao CLAS (Conselho Local de Ação Social) de Barcelos e, já em 2022, aderiu ao CLAS de Esposende. Tendo, por conseguinte, ainda no ano de 2022, aderido à Comissão Alargada da CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) de Barcelos, bem como, aderido ao GOI (Grupo Operativo do Idoso) de Barcelos.

Portanto, em face das diversas áreas que, prontamente, a associação se disponibiliza e atenta aos inúmeros pedidos solicitados, é toda uma dinâmica diária que exige uma grande capacidade de gerir e assegurar meios de resposta. Contudo, e como qualquer trabalho tem a sua devida recompensa, o esforço e cooperação de todos os envolventes da associação tem sido premiado em diversos âmbitos. Desde logo, a Intensify world, em 2020, foi vencedora da 1ª Edição do Orçamento Participativo promovido pela Câmara Municipal de Barcelos; em 2021 foi vencedora do prémio Santander Mais Comunidade e, nesse mesmo ano, conquistou, ainda, o 2º lugar da Semana Europeia da Mobilidade; foi vencedora, em 2020 e 2021, respetivamente, da 1ª e 2ª Edição do Prémio Bairro Feliz do Pingo Doce de Barcelos, bem como vencedora, em 2022, da 3ª Edição daquele Prémio, quer no município de Barcelos, quer no município da Póvoa de Varzim; em 2022, conquistou o 1º lugar do Festival Nacional da Robótica; conquistando, também em 2022, o ambicionado Estatuto de IPSS e Utilidade Pública. Mais recentemente, em 2023, recebeu a Menção Honrosa no projeto nacional “Junta-te ao Gervásio”, que reconhece o trabalho de entidade no âmbito da reciclagem e economia circular.

É, portanto, em prol de toda a dedicação despendida e reconhecimento obtido que a associação Intensify World pretende continuar a crescer nas suas várias áreas e ter um papel, cada vez mais ativo na comunidade, continuando certa e firme no alcance do seu lema “Juntos, vamos continuar a obter grandes resultados”.

Sobre o Espaço no Jornal a Nação

O Espaço de Opinião no Jornal “A Nação” irá contar com publicações de 2 em 2 meses e serão convidados autores de diversas áreas com contribuições relevantes para a associação ou para a sociedade de diversas áreas de conhecimento.

Por: Luís Dias (Engenheiro e Presidente da Direção da Intensify World)

Imagem: ORIGAMI.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Município promove “Férias Desportivas e Culturais” Páscoa 2023

Publicado

on

Com o objetivo de ocupar, de forma salutar e enriquecedora, a pausa letiva das crianças e dos jovens, o Município de Anadia vai levar a efeito o programa de “Férias Desportivas e Culturais” Páscoa 2023 que vai decorrer, entre 03 e 6 de abril e entre os dias 11 e 14. A atividade é direcionada a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade.

As atividades vão ser desenvolvidas, entre as 9h00 e as 13h30, nos vários espaços municipais, nomeadamente no Complexo Desportivo de Anadia, Biblioteca Municipal, Museu do Vinho Bairrada, Ecoparque de Anadia e Parque Urbano da Cidade (Anadia), abrangendo as áreas do ambiente, cultura, desporto, expressão artística e outros domínios de relevante interesse para as crianças e jovens.

Este projeto tem como principais objetivos criar a oportunidade para que as crianças e os jovens experimentem um conjunto de modalidades desportivas e atividades de âmbito sociocultural, sensibilizando-os para a continuidade da sua prática e para a transmissão de valores coincidentes com uma forma de vida saudável; promover a formação integral das crianças e jovens, bem como reforçar os laços de amizade e de intercâmbio, o conhecimento do meio e da realidade e fomentar a cooperação e o trabalho de equipa; e colmatar a crescente necessidade dos pais e encarregados de educação em arranjar contextos de ocupação adequados, para a frequência dos seus educandos, durante a interrupção das atividades escolares.

As inscrições podem ser efetuadas a partir desta sexta-feira, 24 de março, na Secretaria das Piscinas Municipais de Anadia. O valor é de 20,00€/semana. A organização fornece a todos os participantes o almoço, contudo, as crianças devem trazer o lanche para o período da manhã.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Santa Marta de Penaguião adere à Hora do Planeta 2023

Publicado

on

O Município de Santa Marta de Penaguião vai, mais uma vez, associar-se à Hora do Planeta, que se assinala no dia 25 de março, desligando as luzes de diversos edifícios e equipamentos durante uma hora.

Assim, para além de ações de sensibilização junto de toda a comunidade escolar durante o dia, com a plantação de diversas árvores de frutos para promover uma alimentação mais saudável, equilibrada e variada, o Município compromete-se a, entre as 20h30 e as 21h30, apagar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho e de alguns monumentos do concelho.

Considerando que, mais do que um apagar das luzes, a Hora do Planeta é um compromisso para unir e proteger o Planeta, o município desafia todos os munícipes a aderirem também à iniciativa, apagando as luzes durante este período, sendo que, para participar, basta registar-se em https://horadoplaneta.pt/cidadaos/  ou simplesmente aderir no conforto das suas casas.

“Junte-se a esta iniciativa! Façamos mais pela nossa “casa”!”, apela o Município.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas