Connect with us

Atualidade

Historic Endurance celebra a 10ª edição dos 250km Estoril

Publicado

on

Depois das passagens por grandes palcos do automobilismo mundial, como os circuitos de Pau-Ville ou Spa-Francorchamps, por renomados festivais de clássicos internacionais, como o Estoril Classics ou o Espíritu de Montjuïc, e eventos de referência nacionais, como o Algarve Summer Party (Portimão) ou o Festival de la Velocidad (Navarra), o Iberian Historic Endurance despede-se da sua décima temporada com a sua prova icástica – os 250km Estoril.

Com o mote “Relaxed Historic Racing” e o objetivo de proporcionar corridas animadas de clássicos para Gentlemen Drivers nos melhores eventos e circuitos do sul da Europa, a Race Ready vai manter uma tradição dos 250km do Estoril, a partida “estilo Le Mans”. Numa evocação aos gloriosos anos 1960s, voltaremos a assistir na tarde de sábado à espetacular imagem de cinco dezenas de viaturas alinhadas em 45º do lado exterior do muro das boxes e os pilotos do lado oposto.

Mais de setenta pilotos de nove diferentes nacionalidades, divididos por cinco categorias, vão disputar uma imprevisível corrida em que a estratégia e a resistência assumem um papel tão importante quanto a velocidade e a habilidade de condução dos intervenientes.

Para Diogo Ferrão, CEO da Race Ready, “esta corrida é já um ponto alto do calendário. O facto de ser disputada ao final da tarde, terminar já com os carros com os faróis ligados, a componente de resistência, a partida ‘estilo Le Mans’, tudo isto faz desta prova uma corrida uma daquelas que os nossos pilotos, nacionais ou estrangeiros, não querem faltar. O Autódromo do Estoril é o palco perfeito para dizermos adeus a uma temporada que acabou por ser muito positiva e que marcou o regresso à normalidade do Iberian Historic Endurance.”

Antevisão:

A categoria Gentleman Driver Spirit (GDS), que engloba todas as viaturas equipadas com motores até 1300cc e todos os carros de Turismo até 2000cc, volta a apresentar um número leque interessante de viaturas e grande parte dos pilotos que escreveram as histórias desta temporada, incluindo Luís Sousa Ribeiro, no seu Ford Lotus Cortina, que dominou os acontecimentos na prova de Navarra, ou Michel Mora, cujo o Porsche 911 SWB tão bem andou nas ruas de Pau. Mais uma vez a categoria é marcada pela sua diversidade de viaturas, desde os Porsche 911 SWB, de Vincent Tourneur, ao MG B Roadster dos ingleses Paul Rayment/James Wheeler, passando pelo BMW 1800 TiSA, da dupla Alberto e Tomaz Velez-Grilo, ao Lotus Elite de Robin Ellis/Paul O’Really. De destacar, também, a presença de viaturas até 1300 que têm possibilidades ganhar esta categoria como o Datsun 1200 e ao FIAT 128 ST.

A categoria H-1965 volta a apresentar um equilíbrio perfeito entre elegância e velocidade. Carros como o Porsche 904/6, de Thorkild Stamp/Michael Holden, ou o Ginetta G4R, de Palle Pedersen/Nicolai Kjaergaard não passam despercebidos no pelotão, o mesmo acontecendo com o Lotus Elan 26R, de Carlos Barbot, o favorito ao triunfo entre os H-1965, carro que é presença habitual nos lugares da frente.

Na categoria H-1971, espera-se uma corrida altamente disputada. O Ford Mustang, que será dividido por Bruno Lima/Paulo Lima/José Paradela esteve em destaque na prova de Navarra, mas o Ford Escort RS1600 do duo Francisco Carvalho/Miguel Ferreira é sempre um favorito indiscutível. A oposição virá dos diversos Alfa Romeo, onde se realça a estreia de Rafael Cerveira Pinto e Carlos Dias Pedro com um GTAm. 

Foi nos H-1976 que saiu o primeiro a ver a bandeira de xadrez nesta mesma corrida no ano transato. Presença habitual nas provas internacionais de clássicos e vencedor da corrida disputada no Estoril Classics, o dinamarquês Lars Rolner vai tentar repetir o triunfo na prova com o mesmo Porsche 911 3.0 RS, enquanto a sua esposa, Annete Rolner, em carro igual, já provou ser capaz de terminar num lugar do pódio. A armada lusitana dos Porsche 911 3.0 RS, da Aurora Motorsport, terá que ser levada a sério, pois Mário Meireles/Vasco Nina, Bruno Duarte/Filipe Jesus, Bruno Santos/Eduardo Santos, Miguel Vaz/Fernando Soares, e, obviamente, Pedro Bastos Rezende.

Na categoria GTP & Sports Car estão dois carros candidatos a rodar na frente do pelotão. João Mira Gomes/Nuno Afoito vão alinhar no seu habitual Lotus Seven, carro que em 2014 venceu esta mesma corrida no final mais disputado de sempre, onde os dois primeiros cortaram a linha de meta separados por 50 milésimas. Já os espanhóis Carlos de Miguel e Javier Macias vão partilhar a condução de um ágil e atrativo Elva MK7, um protótipo construído nos anos 1960s para as competições com motorizações inferiores a dois litros. 

Ainda no campo das novidades, há que destacar a presença no pelotão do Lotus Elan Racing, ex-Team Palma, que, nos seus tempos áureos, chegou a ser conduzido por Ernesto Neves e Mário Araújo Cabral, e que será, este fim de semana, guiado por Manuel Ferrão e Tiago Marques.

Índex de Performance: Classificação que oferece um Cuervo Y Sobrinos

Parceiro de longa data do Iberian Historic Endurance, o prestigiado relojoeiro suíço Cuervo Y Sobrinos voltará a premiar o vencedor do Índex de Performance nos 250km do Estoril com um dos seus exclusivos exemplares. O vencedor desta classificação, que não é o primeiro a cortar a linha de meta, mas sim, aquele que executar em pista a melhor prestação em função da idade, cilindrada e tipo de carroceria da viatura em que compete, frequentemente sai do leque de viaturas de menor cilindrada. Os elegantes Porsche 356 partem como favoritos, a par com os Datsun 1200, os Lotus Elan e Cortina, mas até uma surpresa do Fiat 128 SF é plausível. Os vencedores das quatro últimas edições do Índex de Performance nos 250km do Estoril estão à partida.

Horário

Sexta-feira, 18 novembro

Treinos não oficiais | 10h55 – 11h20

Qualificação | 16h20 – 17h10

Sábado, 19 novembro

Corrida | 15h15 – 17h15.

Foto: RR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos. “Um abraço entre o religioso e o profano” na Festa das Cruzes 2024

Publicado

on

Está tudo pronto para o arranque oficial da Festa das Cruzes, que acontece já amanhã.  A cidade está engalanada, a feira popular já há dias que regista grandes enchentes, na Frente Ribeirinha, o palco aguarda grandes concertos, o lugar do costume do “Bamos às Cruzes” prepara-se para noites de grande vibração, enfim, a cidade e o concelho estão de braços abertos para receber quem vem à primeira grande romaria de Portugal.

Falar da Festa das Cruzes é falar da união perfeita entre tradição e animação, num casamento que une o religioso e o profano, numa boda que leva à mesa perdão, que leva à rua centenas de milhares de pessoas. Como diz o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, “a Festa das Cruzes é a simbiose entre a tradição, a diversão, o convívio e a fraternidade, um momento que exalta as tradições, a cultura e a hospitalidade dos barcelenses, conjugando tudo isso com um programa abrangente, diversificado e do agrado de todos os que participam na festividade”.

Este ano, a Festa das Cruzes volta a ser organizada pelo Município barcelense, em colaboração com a EMEC, a Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz e a Paróquia de Barcelos, e este ano volta a ter um programa que promete arrastar multidões ao centro desta histórica cidade.

Xutos & Pontapés, Ana Moura, Fernando Daniel e Os Quatro e Meia e seis sessões de fogo de artifício prometem noites memoráveis

Além da componente religiosa, esta festividade tem sempre um intenso programa de animação, de onde sobressaem os concertos musicais. E, este ano, não foge à regra: os amantes dos concertos e da música ao vivo podem acampar em Barcelos, durante quase uma semana, porque o cartaz da Festa das Cruzes volta a ter grandes nomes da música nacional. Xutos & Pontapés, Ana Moura, Fernando Daniel e Os Quatro e Meia prometem quatro noites memoráveis no recinto da Frente Ribeirinha, que tem capacidade para acolher cerca de 20 mil pessoas. 

Além destes quatro grandes concertos, no palco Barcelos, instalado na Avenida da Liberdade, a prata da casa está representada pelas Bandas M&M e Belcanto. Mas o programa de animação e recreação inclui Bandas no Coreto, Programa “Aqui Portugal” da RTP, Concerto de Bandas Filarmónicas, Barcelos no Caminho de Santiago com atividades associadas, Festival Luso-Galaico, Desfile Etnográfico pelos Grupos Folclóricos de Barcelos e concerto de encerramento na Avenida da Liberdade.

Grande destaque também para os típicos arraiais minhotos e as respetivas sessões de fogo de artifício. São seis grandes sessões de pirotecnia que incluem: Fogo de Romaria; Fogo Piromusical; Fogo de Santiago; Fogo das Cruzes; Fogo da Ponte e, no encerramento da Festa, Fogo Preso Tradicional.

Missa Solene, Procissão da Invenção da Santa Cruz, Tapetes de Pétalas Naturais

São seis dias de festa. De manhã até madrugada fora, a dificuldade está em ter tempo para ver e desfrutar de todas as atividades.

Vamos dar-lhe uma ajuda. No plano religioso, destacam-se a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, que sai à rua no dia 3 de maio, feriado municipal, e se constituiu como a grande manifestação de culto das festividades.

Uma vez mais, a procissão vai contar com as Cruzes das 89 paróquias do concelho. Antes, haverá celebração da Missa Solene no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, local onde estarão expostos, a partir do dia 30 de abril, os Tapetes de Pétalas de Florais Naturais, outro ex-líbris das Cruzes.

Feira Popular em grandes números

Instalada no recinto do Campo da Feira e no Parque da Cidade, a Feira Popular regista este ano um recorde de participações, nomeadamente no que respeita à Praça de Alimentação. Ao todo, estão instalados, na Festa das Cruzes, 463 operadores.

Feira Popular – 463 operadores

Feirantes e Stands Diversos – 300

Praça da Alimentação – 60 stands

Parque Diversões – 50 operadores

Máquinas Agrícolas e Automóveis – 30 stands

WC’s – 36

Autocarros nas Freguesias e na Zona Urbana: Festa das Cruzes com reforço de TUBA e viagens gratuitas

Mais linhas, mais autocarros e viagens gratuitas. Este ano, o Município de Barcelos alargou o plano de mobilidade para o período da Festa das Cruzes.  Além do TUBA urbano “especial Vai e Vem”, a Câmara Municipal estendeu a oferta TUBA a todo o concelho, com o serviço TUBA “freguesias especial”. Além disso, há 26 parques de estacionamento com capacidade para mais de cinco mil viaturas.

Comboios com mais oferta de lugares e paragem do comboio Celta

A CP – Comboios de Portugal também se associa à Festa das Cruzes e, no feriado do dia 1 de maio, vai alargar a oferta de lugares disponíveis no serviço Inter-regional 853, 830, 831 e 856. No dia 03 de maio, dia de feriado municipal, também haverá oferta alargada de lugares disponíveis no serviço Inter-regional 853 e 830. Além da maior oferta de lugares, a CP informa que, nesses feriados de 1 e 3 de maio, o comboio celta 420 e 423 terá paragem na estação de Barcelos.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Município de Barcelos assinala Semana da Família

Publicado

on

O Município de Barcelos vai promover, de 13 a 19 de maio, o programa “Afetos em Palco”, iniciativa que se enquadra no âmbito da celebração da Semana da Família. No decorrer da programação, serão realizadas diversas ações socioeducativas e culturais sobre temas como afetos, amor, união, intergeracionalidade, interculturalidade, inclusão, saúde e estilos de vida saudáveis.

Esta iniciativa, dirigida a toda a comunidade, desenvolve-se nos equipamentos municipais e nas escolas e instituições do território com projetos nesta área. Acontece no contexto do trabalho de proximidade, programas e respostas sociais, apoio e valorização das famílias, que o Município tem vindo a desenvolver, no sentido de corresponder às prioridades da comunidade do concelho.

A programação deste ano da Semana da Família conta, entre outras ações, com um ciclo de encontros, atividades abertas à família, tertúlia e peddy-paper.

Recorde-se que o Município de Barcelos, no contexto das políticas familiares, tem sido distinguido nos últimos anos com o galardão “Autarquia + Familiarmente Responsável”, atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. Atualmente, o Município Barcelos integra também a Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família.

Para mais informações e inscrição nas atividades da Semana da Família, contacte o Gabinete de Solidariedade Social, Família e Voluntariado, através do telefone 253809600, ou através do e-mail: acaosocialesaude@cm-barcelos.pt.

Programa completo

De 13 a 17 de maio – Ciclo de Encontros “Afetos em Palco”, nas escolas do concelho de Barcelos, com dinamização de sessões sobre o tema, envolvendo a comunidade educativa e a participação de entidades do território na apresentação de boas-práticas.

Dia 16 de maio – Tertúlia “Família, Afetos, Saúde Mental”, pelas 21h00, no Auditório Municipal dos Paços do Concelho, com a participação de oradores convidados para o desenvolvimento do tema: António Tomé, do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Célia Barbosa, do Grupo de Ação Social Cristã; Eduardo Duque, da Universidade Católica Portuguesa; Joaquina Castelão, da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental.

Dia 18 de maio (sábado) – Encontro no Theatro Gil Vicente, pelas 9h30, (acolhimento aos participantes). 

Peddy-Paper Afetos em Palco

O Peddy-Paper realiza-se no Centro Histórico de Barcelos. Os participantes terão a oportunidade de visitar em família, monumentos e espaços culturais, num percurso cheio de desafios e dinâmicas, na companhia da Banda Plástica de Barcelos. O acolhimento aos participantes está marcado para as 9h30, no Theatro Gil Vicente.

Através de desafios criativos são promovidos laços familiares e aprofundado o conhecimento do património de Barcelos.

No final do Peddy-Paper será realizado um lanche convívio entre todas as famílias participantes.

Equipamentos Municipais abertos à família

Promover o acesso das famílias a ações e equipamentos municipais, valorizando a atividade do Município enquanto “Autarquia + Familiarmente Responsável”.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP apreende 91 armas em operação policial internacional

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito das suas competências exclusivas e nacionais relacionadas com armas e explosivos realizou, entre 19 e 23 de fevereiro de 2024, a Operação CONVERSUS, inserida na ação operacional da prioridade Firearms do EMPACT – European Multidisciplinary Platform Against Criminal Threats – e coordenada pela Europol, com o objetivo de apreender armas de alarme adquiridas sem autorização e facilmente convertíveis em armas de fogo.

Portugal, através da PSP, participou ativa e operacionalmente nesta operação internacional através de 84 Polícias do Departamento de Armas e Explosivos e respetivos Núcleos dos Comandos Territoriais da PSP, tendo sido apreendidas 91 armas, 118 munições e elaborados 20 Autos de Notícia criminais e contraordenacionais.

A operação decorreu em 31 países, nomeadamente Albânia, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Kosovo, Letónia, Luxemburgo, Polónia, Portugal, Roménia, Suécia, Montenegro, Norte da Macedónia, Noruega, Países Baixos, Reino Unido, República Checa, Sérvia, Suíça e Ucrânia.

Esta operação assenta na participação da PSP, através do Departamento de Armas e Explosivos, em diversos organismos de dimensão internacional, como a EUROPOL e INTERPOL, em plataformas de cooperação policial internacional como o EMPACT, e consequente partilha e análise de informação relacionada com armas de alarme, facilmente convertíveis em arma de fogo, adquiridas por cidadãos portugueses na União Europeia. No decorrer das várias edições desta ação operacional, a PSP já apreendeu um total 383 armas, nomeadamente 292 armas de alarme suscetíveis de serem transformadas em armas de fogo.

“A cooperação policial internacional entre a Europol e as polícias constitui um pilar crucial no combate ao tráfico internacional de armas”, sublinha a PSP.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas