Atualidade
WSL World Tour de surf: Teresa Bonvalot alcança 9º lugar em Pipeline

Teresa Bonvalot alcançou, esta quinta-feira, o 9º lugar na primeira etapa do ano do Circuito Mundial da World Surf League, que se está a disputar na famosa onda de Pipeline, no North Shore da ilha de Oahu, no Havai. A surfista portuguesa conseguiu chegar aos oitavos de final da prova inaugural da temporada, sendo eliminada nessa fase, após uma prestação honrosa.
A prova não começou da melhor forma para Teresa, que averbou uma derrota na ronda inaugural, onde teve pela frente duas ex-vice-campeãs mundiais, a brasileira Tatiana Weston-Webb e a norte-americana Caroline Marks. A campeã nacional somou apenas 2,04 pontos, naquele que foi o primeiro heat da prova feminina e que serviu de adaptação às condições.
Com ondas longe do potencial de Pipeline e que não ofereciam muitas oportunidades de tubo às melhores surfistas do Mundo, Teresa Bonvalot viu-se obrigada a competir na repescagem, onde acabou por mostrar-se a um nível mais alto. A surfista portuguesa venceu a segunda bateria da ronda 2, com 6,34 pontos, deixando a australiana Isabell Nichols na 2ª posição e ajudando a eliminar a norte-americana, e cabeça-de-série, Courtney Conlogue – nesta fase também a campeã mundial Stephanie Gilmore já tinha ficado pelo caminho.
Com acesso garantido aos oitavos de final, Teresa regressou à água pela terceira vez apenas 40 minutos após a repescagem, tendo pela frente, novamente, Tatiana Weston-Webb. Com um sistema de heats sobrepostos já em vigor, Bonvalot até começou a disputa por cima da adversária. Contudo, Weston-Webb fez valer a experiência, que a levou ao vice-título mundial em 2021 e ao 4º posto no ano passado, tendo vencido a disputa com 9,10 pontos contra 5.
Apesar da derrota, que impediu a passagem aos quartos de final, Teresa Bonvalot deixou Pipeline com 2610 pontos para o ranking, começando a temporada à frente, por exemplo, de Stephanie Gilmore. A beneficiar do estatuto de suplente do Tour, Teresa vai entrar, novamente, em ação na segunda prova da temporada, em Sunset Beach, também no Havai, entre 12 e 23 de fevereiro.
Depois do Havai, o circuito segue para Portugal, onde chega no início de março. Apesar de não ter garantida ainda a presença na prova de Peniche, existem possibilidades de Teresa Bonvalot conseguir novamente uma vaga, o que a colocaria em boa posição de discutir os primeiros lugares do ranking, num circuito que, a meio da temporada, irá sofrer um corte. As 10 primeiras surfistas do ranking irão seguir para a segunda metade da época na disputa do título mundial, além de carimbarem, automaticamente, a qualificação para o World Tour de 2024.
Em jogo estão, ainda, oito vagas para os Jogos Olímpicos de Paris’2024, estando a campeã nacional bem lançada para garantir um desses lugares.
Foto: Teresa Bonvalot.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca