Connect with us

Atualidade

Selo “Escola SaudávelMente” distingue 350 escolas

Distinção da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) reconhece as escolas portuguesas que promovem o desenvolvimento, a aprendizagem, a inclusão e a saúde psicológica de toda a comunidade educativa. Este ano, das 474 escolas que concorreram foram distinguidas 350

Publicado

on

Realiza-se amanhã, dia 27 de julho, às 14h30, a entrega dos Prémios SaudávelMente no PT Meeting Center, no Parque das Nações, em Lisboa.

A abertura está a cargo de Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Psicólogos e o encerramento será feito pela Vice-Presidente Sofia Ramalho, às 17h45. Na cerimónia, serão entregues as distinções às várias escolas presentes e serão apresentados alguns dos projetos que sobressaíram.

Das 350 distinções, o destaque vai para os projetos vencedores da Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal, do Agrupamento de Escolas Daniel Faria e do Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho. As Academias Gulbenkian do Conhecimento apresentam, também, três projetos vencedores do selo Escola SaudávelMente: Skills4Genious, Escola das Emoções e #EntreViagensAprendizagens 2.0.

As inscrições para obter o Selo Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão estiveram abertas até 17 de junho. Para participar, as escolas que se empenham na promoção da Saúde Psicológica Escolar tiveram de preencher uma checklist, composta por três partes, com o objetivo de verificar se são, de facto, cumpridoras de boas práticas e promotoras da Saúde Psicológica em contexto escolar.

A aposta na promoção da Saúde em meio escolar é fundamental e indissociável da contribuição da Psicologia e dos Psicólogos. A Ordem dos Psicólogos Portugueses tem, por isso, o dever de contribuir para uma cultura de responsabilidade, envolvimento e participação social, colaborando na promoção de políticas saudáveis na escola. Neste sentido, em 2017, a Ordem dos Psicólogos Portugueses lança a Campanha Escola SaudávelMente.

O Selo Escola SaudávelMente – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão pretende reconhecer e distinguir as escolas portuguesas, cujas políticas e práticas educativas demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do desenvolvimento (cognitivo, emocional, social e de carreira), da aprendizagem, da inclusão e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa.

Esta iniciativa constitui-se como um contributo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) para o aumento das oportunidades de acesso a uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, para todos, através do incentivo e divulgação de políticas e boas práticas no que respeita à promoção da saúde psicológica, do bem-estar e do sucesso educativo nas escolas portuguesas, estando enquadrada no âmbito da Campanha Escola SaudávelMente.

Na primeira edição deste Selo, entre 2017-2019, existiram 253 candidaturas, tendo sido atribuídos 99 Selos. Já na segunda edição, entre 2019-2021 existiram 267 candidaturas, tendo sido atribuídos 161 selos.

Site: https://escolasaudavelmente.pt

Imagem: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas