Connect with us

Atualidade

Pingo Doce promove “Limpeza do fundo do Mar” na Praia da Torre, em Oeiras

Programa vai contar também com um conjunto de ações no areal, que pretendem sensibilizar a comunidade para a importância da conservação do oceano e da biodiversidade marinha

Publicado

on

A Praia da Torre, em Oeiras, recebe, esta sexta-feira, 29 de julho, uma ação de “Limpeza do fundo do Mar”, iniciativa pioneira em Portugal e promovida pelo Pingo Doce, através do seu programa Amar o Mar, em parceria com a Sailors for the Sea Portugal. Esta ação será levada a cabo por um grupo de mergulhadores certificados, que irão realizar a recolha de resíduos e detritos depositados nas águas desta praia, com o objetivo de combater a poluição marinha e de sensibilizar para a importância da conservação do Oceano.

Em paralelo, de modo a envolver os veraneantes, famílias, alunos das escolas da região e praticantes de desportos aquáticos, irão decorrer durante todo o dia diversas atividades no areal da praia, dedicadas à literacia dos oceanos. Os participantes terão a oportunidade de aprender mais sobre as problemáticas do lixo e resíduos que acabam no oceano e sobre como podem adotar hábitos e comportamentos mais responsáveis e sustentáveis para contribuírem para a sua mitigação. Além disso, existirão várias surpresas reservadas para os mais novos.

A iniciativa “Limpeza do fundo do Mar” vai percorrer um total de 10 praias portuguesas, de norte a sul do país e, em todas as ações, o lixo e resíduos recolhidos serão contabilizados e os seus dados introduzidos na plataforma internacional Clean Swell da Ocean Conservancy e na plataforma do Project Aware, de forma a caracterizar esses mesmos resíduos e a contribuir para a construção de dados científicos nacionais na área dos resíduos dispersos no meio ambiente.

A praia de São Torpes, em Sines, será, já este domingo (31 de julho), a próxima paragem da ação do Pingo Doce e da Sailors for the Sea Portugal, que passou já por Leça da Palmeira, Figueira da Foz e Nazaré. No início de agosto, a iniciativa ruma até várias praias do Algarve.

Sobre o programa Amar o Mar:

Amar o Mar é um programa promovido pelo Pingo Doce, que assume um conjunto de compromissos com base na Política Ambiental e Política de Compras Sustentáveis, com o objetivo de contribuir para a preservação das espécies marinhas e dos oceanos

Sobre a Sailors for the Sea Portugal:

A Sailors for the Sea foi fundada em 2004 por David Rockefeller Jr. e David Treadway nos Estados Unidos. David Rockefeller Jr., sempre idealizou o fenómeno da sustentabilidade do Oceano e, como tal, lançou o desafio além-mar, primeiramente ao Japão, em 2012, e posteriormente convidando Portugal – Cascais, em 2014, como o porto de abrigo seguinte. Desde a sua fundação, a Sailors for the Sea Portugal tem como missão a educação para a sustentabilidade do Oceano através da aplicação de três programas-chave: O programa KELP – Kids Environmental Lessons Plan, com dezenas de atividades e jogos com base na literacia do oceano, ações de voluntariado ambiental. Programa de certificação ambiental Clean Regattas, com a certificação para a sustentabilidade de eventos náuticos, junto de Cubes Náuticos e grades eventos, Conta, ainda, com a divulgação do livro infantil ‘A Garrafa Mágica’, escrito pela autora Sara Rodi e utilizado em centenas de escola, estando no Plano Nacional de Leitura. Desde 2014, a Sailors for the Sea Portugal já sensibilizou mais de 15.000 crianças em várias escolas e movimentos jovens em Portugal. Através de ações de limpeza costeira, já envolveu mais de 1100 voluntários e recolheu toneladas de lixo marinho. Mais do que limpar, procura alertar para a urgência em alterar hábitos do dia a dia que estão a prejudicar o Oceano. Complementarmente, dinamiza palestras e talks sobre vários assuntos relacionados com a sustentabilidade dos Mares e Oceano. Mais informação no site da Sailors for the Sea Portugal e nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos: Seminário de Boas-Práticas do Programa Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva

No Theatro Gil Vicente, dia 14 de dezembro

Publicado

on

O Programa “Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva”, promovido pelo Município de Barcelos e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Norte 2020, que arrancou em janeiro de 2022, está a chegar à sua reta final. Com o intuito de sumarizar todas as ações que foram e ainda estão, neste mês de dezembro, em curso, no âmbito deste programa, o Município promove, no dia 14 de dezembro, no Theatro Gil Vicente, entre as 9h30 e as 16h30, um seminário que visa incidir sobre as boas-práticas que os 24 projetos que integraram este programa de âmbito cultural e descentralizador procuraram desenvolver enquanto projetos promotores da criatividade, da expressão artística da interculturalidade, do empreendedorismo, da identidade territorial e da sustentabilidade, mas também e sobretudo enquanto promotores da cultura junto de diversificados públicos, em diferentes etapas da vida, baseados em pressupostos de cidadania e igualdade.

Este foi um programa muito intenso, que percorreu o concelho de Barcelos num formato absolutamente inovador, na sua essência, porque visou granjear a cultura pelo território barcelense, num formato descentralizador e em múltiplas aceções que a cultura e a criatividade podem assumir. Assim, o Seminário de Boas-Práticas do Programa “Cultura para Todos numa Cidade Inclusiva” representa o culminar de um vasto conjunto de projetos que durante o ano de 2022 dinamizaram o nosso território.

Pode obter mais informações e inscrições através do e-mail culturaparatodos@cm-barcelos.pt . O Seminário de Boas-Práticas inclui um vasto programa que pode ver a seguir:

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Distrito de Lisboa: Encerramento temporário da Esquadra de Trânsito da PSP de Loures

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP informa que, fruto das adversas condições meteorológicas que se fizeram sentir na noite de 07 para 08 de dezembro, a Esquadra de Trânsito de Loures, situada no Jardim Chafariz D´El Rei, na Póvoa de Santo Adrião, ficou inundada, condicionando, desta forma, o seu normal funcionamento.

Informa, igualmente, que a referida Esquadra esteve sempre operacional, encerrando apenas o atendimento ao público.

Neste sentido, até serem repostas as necessárias condições de trabalho e por forma a assegurar o adequado atendimento ao público, foram os serviços da referida Esquadra deslocalizados temporariamente para a Esquadra de Caneças, sita na Rua Vergílio Ferreira, nº 31, Caneças, podendo ser contactada através do n.º 219380200 ou e-mail: transito.loures.lisboa@psp.pt.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Detido por Mandado de Detenção na freguesia das Águas Livres

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 07 de dezembro, pelas 14h35, na freguesia das Águas Livres, procedeu à detenção de um homem, de 27 anos, por pender sobre o mesmo um Mandado de Detenção.

No âmbito da fiscalização aos estabelecimentos, na Estação Ferroviária da Amadora, os Polícias avistaram o suspeito a saltar as portas de entrada/saída de acesso à plataforma, demonstrando, de imediato, um comportamento suspeito, assim que se apercebeu da presença daqueles, motivo esse que levou à sua abordagem proactiva.

Foi solicitado documento de identificação para averiguar se pendia algum ilícito criminal sobre o mesmo, tendo-se apurado que tinha um Mandado de Detenção, por um crime de condução sem habilitação legal, para pagamento de 350,00€ (trezentos e cinquenta euros), convertidos em 45 (quarenta e cinco) dias de prisão subsidiária.

O detido efetuou o pagamento voluntário da multa, tendo sido restituído à liberdade.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas