Connect with us

Atualidade

Quatro dias para foliar no Carnaval Popular de Barcelos

Desfiles, concursos e dois espetáculos com música de baile

Publicado

on

Tradicional, engraçado, divertido e animado. São estas as principais características do Carnaval Popular de Barcelos promovido pelo Município e que vai decorrer de 9 a 13 de fevereiro. Prevê-se, como tem sido habitual, que os participantes no grande desfile deem asas à imaginação e façam sair à rua o melhor da sátira popular.

A edição do Carnaval de Barcelos deste ano conta dois desfiles, dois bailes populares e um concurso de máscaras. Participam nos corsos 45 associações e estabelecimentos de ensino, com mais de 2000 figurantes.

A programação arranca no dia 9 de fevereiro (sexta-feira), pelas 10h30, com o Desfile de Carnaval das Escolas e Animação de Rua, no Centro Histórico da Cidade, com a participação de 700 crianças.

Dois dias depois, a 11 de fevereiro (domingo), é a vez do Desfile de Cabeçudos e Gigantones sair à rua, com início às 15h00, também no Centro Histórico de Barcelos.

Na segunda-feira à noite (12 de fevereiro), pelas 21h00, há lugar ao Concurso de Máscaras, na Avenida da Liberdade. Finalmente, na terça-feira de Carnaval, pelas 15h00, acontece o grande desfile do Carnaval Popular, com início na Avenida João Duarte, passagem pela Avenida da Liberdade, terminando no Parque da Cidade. Os festejos terminam com um concerto de Carnaval pela banda OPSOM, na Avenida da Liberdade.

Os interessados em participar no concurso de máscaras a realizar na segunda-feira à noite (12 de fevereiro), podem inscrever-se pelo telefone 253 811 882.

Após o concurso e entrega de prémios, avança um grande baile popular, com a atuação do grupo Cordosom.

Desfile Infantil – sexta-feira – 9 de fevereiro

EB António Fogaça

EB de Arcozelo

Jardim de Infância Av. João Duarte

Centro Paroquial de Barcelinhos

Infantário Rainha Santa Isabel – SCMB

Centro Infantil de Barcelos – SCMBarcelos

Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Correa

Conservatório de Música de Barcelos

Colégio Didálvi

Desfile Popular – terça-feira – 13 de fevereiro

Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Quintiães

Grupo Folclórico de Tregosa

Grupo Cultural e Etnográfico de Aldreu

Mais Juventude – Associação de Alvelos

Associação Desportiva de Carreira

Agrupamento de Escuteiros de Gilmonde – CNE 724

Agrupamento de Escuteiros de Alheira – CNE 422

APPAR – Associação de Pais de Paradela

Centro Social de Cultura e Recreio da Silva

Associação Social, Cultural e Recreativa de Chorente

Grupo de Jovens “Os Principais” de Vilar de Figos

Agrupamento de Escuteiros de Arcozelo – CNE 595

Associação de Pais dos Alunos da EB e Secundária Vale do Tamel

Casa de Saúde S. José

Grupo Folclórico São Lourenço de Alvelos

Associação de Pais e E.E. do Centro Escolar de Gilmonde

Ação Católica Rural de Carreira/Minhotães

Casa do Povo de Martim

Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Gilmonde

Associação de Pais de Aldão

Associação de Pais da EB1 e JI de Fornelos

APEJIM – Associação de Pais da Escola e JI de Moreiros

Associação de Pais e Amigos das Escolas Pré e Básica da Ucha

APEC – Associação de Pais e EE da Escola de Carapeços

APESE – Associação de Pais da Escola de Sta. Eugénia

Associação de Pais e EE do JI e EB Cristelo

Associação de Pais e EE do JI e EB1 de Milhazes

Associação Folclórica S. Miguel da Carreira

Casa de Saúde S. João de Deus

APAL – Associação de Pais de Alvelos

Associação Recreativa e Cultural da Várzea

Centro Social e Paroquial Imaculado Coração de Maria

Banda Musical de Oliveira

FOCA – Associação de Pais de Carreira e Fonte Coberta

Fábrica da Igreja Paroquial de Aldreu

ACRR – Associação Cultural e Recreativa de Roriz

EDOC – Escola de Dança de Viatodos

TFIPCA – Tuna Feminina do Instituto Politécnico do Ave

Centro Cultural de Barcelos – Banda Plástica.

Imagem: CMB.

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Mais de quatro mil crianças vivem dias mágicos na natureza com “Brincadeiras sem Tempo”

Celebração do Dia Mundial da Criança

Publicado

on

O Município de Barcelos deu hoje início às celebrações do Dia Mundial da Criança, que este ano voltam a ganhar vida com o grande evento “Brincadeiras sem Tempo”, no Centro Hípico Irmão Pedro Coelho, em Areias de Vilar. Até 30 de maio, mais de 4 000 alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo das escolas públicas do concelho vão trocar as salas de aula por uma verdadeira festa de alegria, natureza e tradição.

Num mundo dominado pelas tecnologias e pelo digital, Barcelos aposta numa viagem ao passado e à essência da infância, recuperando os jogos tradicionais que fizeram a felicidade de tantas gerações. O objetivo é claro: voltar a pôr as crianças a brincar ao ar livre, em contacto com a natureza, com criatividade, movimento e muita amizade.

Do jogo do galo ao elástico, do lencinho à corda, da corrida de sacos ao jogo da mata, são dezenas as atividades preparadas para proporcionar momentos de diversão e convívio entre os mais pequenos. O Centro Hípico transforma-se assim num grande recreio natural, onde cada canto convida a explorar, a correr e a sorrir.

Para a realização deste evento, a Câmara Municipal de Barcelos organizou uma grande operação logística, envolvendo todos os seus serviços, de modo a garantir uma experiência segura, pedagógica e inesquecível. Além dos jogos, há oficinas, ateliês e espetáculos que enriquecem ainda mais esta semana mágica dedicada às crianças.

Para que cada participante leve consigo as memórias destes dias especiais, foi criado um passaporte de atividades, onde as crianças podem registar os desafios cumpridos — em grupo ou em família — reforçando a importância do brincar na infância e promovendo os laços afetivos e comunitários.

“Com transporte assegurado e um programa pensado ao pormenor, o Município de Barcelos foca as brincadeiras no centro da infância, contribuindo para a construção de uma geração mais feliz, mais saudável e ligada às suas raízes”, sublinha em nota.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Homem de 38 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

No dia 26 de maio, pelas 11h25, na Rua Nicolau Coelho, no Porto, a 2.ª Divisão Policial, procedeu à detenção de um homem de 38 anos de idade, empregado e na condição de sem abrigo no Porto, pelo crime de tráfico de estupefacientes.

Considerando que o local é conhecido como ponto de tráfico de estupefacientes, e durante uma vigilância efetuada, os agentes policiais constataram a presença de diversos indivíduos que se dirigiam até o local, evidenciando a prática de tráfico. Diante disso, os policiais procederam à abordagem do suspeito

Intercetado o suspeito, foi lhe dada voz de detenção e apreendido o produto suspeito de ser estupefaciente denominado de Cocaína, suficiente para 66 diárias.

O detido foi presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, tendo ficado sujeito a apresentações diárias perante as Autoridades Policiais da área da sua residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas