Connect with us

Atualidade

Qualificação emocionante para o Classic GP by Portugal Sotheby’s Realty no Estoril Classics

Publicado

on

Os motores já roncaram esta sexta-feira no Autódromo do Estoril, dando o início oficial à 6ª edição do Estoril Classics, com uma qualificação para o Classic GP by Portugal Sotheby’s Realty empolgante a dar o mote para todo o fim de semana.

Foram algumas as tardes em que se viveram grandes duelos entre a Lotus e a Williams no “Nosso Autódromo” durante a qualificação, sendo aquele que mais rapidamente nos vem à memória, o sucedido em 1986, quando Ayrton Senna, no seu carro decorado com as cores da JPS, bateu Nigel Mansell, num monolugar de Frank Williams, por 0,8s.

Ontem voltou a assistir-se a um duelo entre carros destes dois construtores de Fórmula 1, com dois exemplares de cada uma delas a monopolizar as duas primeiras linhas da grelha de partida para a primeira corrida do Classic GP by Portugal Sotheby’s Realty.

Foto: Eduardo Fernandes

Numa batalha intensa entre o Lotus 87B de Nick Padmore e o Williams FW07B de Martin O’Connell, ambos foram passando pelo topo da tabela tempos, até que o piloto do carro de Hethel se impôs ao seu adversário do monolugar de Didcot (a Williams passou para Grove apenas em 1994) por apenas 0,094s, o que demonstra bem a competitividade vivida essa tarde no Autódromo do Estoril.

Nas posições imediatas ficaram Steve Brooks, em Lotus 91, e Mark Hazell, em Williams FW08C, mas sem conseguirem acompanhar o ritmo dos dois homens da frente.

Na classe A, reservada a carros construídos até ao final de 1979 e sem efeito de solo ou fundo plano, foi o Embassy Lola T370 de Jamie Constable a levar a melhor, superiorizando-se ao Lotus 78 de Marc Devis por uns escassos 0,741s, evidenciando a grande competitividade que se viveu na qualificação desta tarde.

A primeira corrida do Classic GP by Portugal Sotheby’s Realty será disputada já hoje, às 12h45, esperando-se lutas intensas entre os protagonistas das fantásticas máquinas que compõem a entusiasmante grelha de partida num dia que promete.

Hors d’Oeuvre ao estilo de Le Mans

Para além da Fórmula 1, mais cinco competições tiveram, ontem, as suas qualificações para definir as grelhas de partida das respetivas corridas da edição deste ano do Estoril Classics.

Na Classic Endurance Racing 2, a Toj esteve em plano de evidência, tendo três carros deste construtor ficado nos três primeiros lugares da folha de tempos, com Yves Scemama a liderar a armada dos protótipos alemães.

Foto: Eduardo Fernandes

O protótipo MG-Lola EX257 de Mike Newton impôs-se entre os concorrentes da Endurance Racing Legends na primeira qualificação, batendo o melhor dos protótipos de Grupo C, o Olmas GLT 200 de Bertrand Rouchaud / Antoine Weil, de forma categórica.

Na segunda qualificação, foi um carro semelhante a levar a melhor, mas desta vez pilotado por Christian Glazel, colocando dois MG nas duas primeiras posições.

A Lotus, que esteve em plano de evidência na qualificação de Fórmula 1, voltou a estar em destaque no Fifties’ Legends, tendo Serge Kriknoff colocado o seu XI 1500 na pole-position da categoria.

Foto: Eduardo Fernandes

Por seu lado, a Bizarrini esteve em grande no The Greatest’s Trophy, ocupando os dois primeiros lugares. Dirk Ebeling / Leon Ebeling impuseram o seu imponente 5300 GT ao carro semelhante de Christian Bouriez.

Andrew Newall, em Shelby Cobra 289, foi o mais forte na Sixties’ Endurance, mas para isso teve de se haver com Maxime Guenat, também ele num grandioso GT americano preparado por Carroll Shelby, ficando os dois separados por uns inexpressivos 0,050s.

Hoje, toda esta competitividade e emoção volta à mais antiga pista permanente portuguesa, tendo começando o programa do Estoril Classics logo às 9h00 para se estender até às 19h30, contando com cinco corridas e quatro qualificações. O momento alto da jornada será a primeira prova do Classic GP by Portugal Sotheby’s Realty que terá semáforo aberto às 12h45.

Fotos: Eduardo Fernandes.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos regressa à Idade Média durante quatro dias

Barcelos Cidade Medieval

Publicado

on

Ao longo de quatro dias, de 19 a 22 deste mês, Barcelos faz uma viagem no tempo e recua à Idade Média, através da realização da IX edição de Barcelos Cidade Medieval, este ano subordinada ao tema “Barcelos no Caminho de Santiago”. 

À semelhança do ano passado, a iniciativa concentra-se no Parque da Cidade, onde durante esse período se podem encontrar artesãos de várias artes e ofícios, mercadores e taberneiros, animação com arautos, torneios medievais (justas), espetáculos de fogo, queimadas, demonstrações de aves, répteis e outros animais, e ainda atuações de grupos de música, teatro e dança medieval.

A recriação de Barcelos Cidade Medieval começa no dia 19 (quinta-feira) com o desfile de abertura, desde a Torre Medieval até ao Parque da Cidade. Ainda neste dia, às 19h00, destaque para a conversa com Lúcio Lourenço sob o tema “O Peregrino a Santiago”.

Na sexta-feira, há danças medievais, torneio de cavaleiros, queimada galega e espetáculo de fogo.

No sábado, a programação inclui treino de cavaleiros, treino de armas, voo de aves de caça, teatro e música medieval e, ainda, uma conversa com Cláudio Brochado, com o tema “Como era Barcelos na Época Medieval?”.

No domingo, último dia do certame, o destaque vai para o grande cortejo medieval, com início às 15h00, e que conta com a participação de todos os atores do evento e das várias associações que colaboram neste evento.

Programa (Imagem: CMB)

Certame tem dezenas de mercadores e tendas de alimentação

Este ano, no Barcelos Cidade Medieval, participam mais de 50 mercadores que, em tendas de alimentação, de artigos variados e de elementos místicos, irão promover a melhor recriação do ambiente que se vivia no Burgo, permitindo que todos os visitantes do certame tenham a oportunidade de embarcar numa autêntica viagem no tempo e reviver aquela remota época.

O evento Barcelos Cidade Medieval resulta de uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da Associação Burgo Divertido, e tem como objetivo dinamizar a atratividade à cidade e, ao mesmo tempo, proporcionar aos visitantes bons momentos de socialização, convívio e divertimento.

Além dos inúmeros mercadores, participam neste certame as seguintes associações:

– Via3

– Teatro Popular de Carapeços

– Forjães em Cena

– Amigos do Pato,

– D’Improviso

– APACI

– Banda de Oliveira

– Albergue Cidade de Barcelos

– Ás do Saber.

A Cidade Medieval pode ser visitada na quinta e sexta-feira, das 18h00 às 24h00; e sábado e domingo, das 12h00 às 24h00.

Imagens: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Força Aérea adquire mais três helicópteros para combate aos incêndios

Publicado

on

A Força Aérea assinou, dia 6 de setembro, o contrato para a aquisição de mais três helicópteros bombardeiros médios Sikorski UH-60 Black Hawk, adquiridos à empresa Ace Aeronautics, LLC., através do concurso público autorizado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 27/2021, de 4 de março. Financiados em cerca de 81% por fundos comunitários, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a entrega dos dois primeiros helicópteros está prevista para 2025 e o terceiro para 2026.

Estes três helicópteros vão integrar a capacidade própria do Estado no combate a incêndios rurais, juntando-se aos seis anteriormente adquiridos, dois dos quais já entregues à Força Aérea, aumentando assim a frota para nove. O contrato agora assinado inclui ainda a formação para seis pilotos e 18 mecânicos.

O helicóptero UH-60 Black Hawk, destinado ao combate aéreo de incêndios rurais e à projeção de forças no terreno, permite o transporte de uma equipa de 12 bombeiros totalmente equipados e capacidade de transportar até 2950 litros de água por largada. Com autonomia de voo de 2h30, é um helicóptero utilitário bimotor médio, com um alcance de 555 km e uma velocidade máxima de 314 km/h.

Tratando-se de uma missão que exige uma experiência extrema, até 2026 as tripulações da Força Aérea responsáveis por operar o UH-60 Black Hawk passarão por uma fase muito rigorosa de treino por forma a que seja edificada a capacidade com todas as condições de segurança.

Recorde-se que, em 2018, o Governo Português transferiu para a gestão da Força Aérea os meios próprios do Estado para a missão de combate a incêndios rurais. Neste seguimento, foram assinados contratos de aquisição para dois AW119 Koala, destinados à vigilância e de projeção de forças no terreno, e seis UH-60 Black Hawk. No final de 2023, foram entregues à Força Aérea dois AW119 Koala e dois primeiros UH-60 Black Hawk, estes últimos entregues à Esquadra 551 – “Panteras”, sediada na Base Aérea Nº 8, em Ovar, prevendo-se que os restantes quatro sejam entregues até 2025. Assim, com este novo contrato agora assinado, aumenta para 11 os helicópteros a serem operados pela Força Aérea, nomeadamente, dois AW119 Koala e nove UH-60 Black Hawk. A estes juntam-se, ainda, os dois aviões bombardeiros pesados DHC-515 Firefighter, vulgo Canadair, adquiridos em julho deste ano com fundos comunitários do programa RescEU, a que acrescem verbas nacionais, prevendo-se a entrega do primeiro avião em 2029 e do segundo em 2030.

Foto: FAP.

Continuar a ler

Atualidade

Animação de Verão na Curia encerra com “A Bruxa e a Aprendiz” e Vicente

Publicado

on

O ciclo de animação de verão na Curia encerra no próximo sábado, 14 de setembro, com o espetáculo  “A Bruxa e a Aprendiz” e o concerto do cantor Vicente, numa organização do Município de Anadia, com entradas gratuitas.

O espetáculo “A Bruxa e a Aprendiz” promete encantar o anfiteatro da Curia, a partir das 18h00, com uma série de feitiços. Gertrudes e Cremilde andam à procura dos ingredientes certos para produzir a “Poção da Felicidade”. Com um punhado de patas de rã, uma resma de penas de fénix, uma pitada de bafos mágicos e os ingredientes secretos, será que vão conseguir criar a verdadeira “Poção da Felicidade”?

O concerto de encerramento do ciclo de animação vai acontecer, pelas 21h00, no Parque das Termas da Curia, com a atuação do artista Vicente. Desde muito cedo que o cantor respira música. Com uma infância rica em ritmos brasileiros e africanus, deu os seus primeiros passos no gospel, passando pelo rock e pelo hip-hop, mas foi no jazz que acabou por encontrar a melhor forma de começar a trilhar o seu caminho.

Em 2020, lançou o seu primeiro disco de originais “Meta”, um EP de jazz contemporâneo, com referências à bossa nova, neo-soul e indie pop. Em 2023, lançou um novo disco “Morfose”, dando continuidade ao seu primeiro trabalho.

O Município pretendeu com iniciativa atrair um maior número de turistas à estância termal da Curia durante a época estival.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas