Connect with us

Atualidade

Partido RIR – Reagir Incluir Reciclar solicita audiência ao Presidente da República

Situação política do país no centro das preocupações do partido presidido por Tino de Rans

Publicado

on

Em nota enviada às redações, o Partido RIR – Reagir Incluir Reciclar, presidido por Tino de Rans, informa que solicitou uma audiência ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para debater assuntos relacionados com a recente crise política originada pelo chumbo do Orçamento de Estado e, possivelmente, dissolução da Assembleia da República e eleições antecipadas.

Leia o principal do conteúdo do pedido de audiência:

«(…) O Partido R I R – Reagir Incluir Reciclar – vem, deste modo, solicitar a Vª Exª uma audiência para expressar as nossas preocupações relativamente à atual situação política. No seguimento das audiências que Vª Exª tem convocado e concedido e sendo o Presidente de todos os Portugueses, não se poderá esquecer de todos os Portugueses que se abstiveram e que votaram em partidos que não obtiveram representação parlamentar nas últimas Eleições Legislativas de 2019.

O Partido R I R – Reagir Incluir Reciclar – tem, à data, eleitos Vereadores, Deputados Municipais e Membros de Assembleia de Freguesia, sendo da mais elementar justiça que também possamos, pessoalmente, ser ouvidos por Vossa Excelência.

É com preocupação e sentido de Estado que o Partido R I R – Reagir Incluir Reciclar –acompanha o desenrolar da crise política que se avizinha. Estando ainda no rescaldo da pandemia é uma irresponsabilidade mergulhar o país numa crise política. Todavia, envolvidos que estamos é com sentido de missão que o Partido R I R – Reagir Incluir Reciclar – diz presente ao desafio que nos é colocado.

Queremos, ainda, partilhar com Vª Exª três preocupações que estamos certos é sentida pela sociedade e por Vª Exª, Senhor Presidente da República:

– É premente acelerar o processo de Consulta Popular (Eleições) com a maior brevidade possível;

– Manifestamos preocupação na desigualdade que será, haver um partido de Governo a utilizar meios públicos na sua propaganda e campanha eleitoral face a um Parlamento que, expectavelmente, será dissolvido;

– A necessidade de intervenção de Vª Exª como garante máximo da nossa República na igualdade de oportunidades em relação a campanha eleitoral junto dos meios de Comunicação Social.

Sendo nosso entendimento que Vª Exª será o primeiro promotor interessado no debate democrático, no combate ao extremismo e populismos existentes, na apresentação de diversidade política cumprindo com rigor e exigência a mais alta competência da função de Vª Exª, como garante deste Estado de Direito, certamente, atenderá a este nosso pedido (…).»

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos: Inauguração da área envolvente da Igreja da freguesia de Aborim

Publicado

on

A convite da Junta de Freguesia de Aborim, o vereador António Ribeiro esteve, anteontem (domingo), na cerimónia de bênção e inauguração das obras de requalificação do adro da igreja e interior e exterior da igreja de Nossa Senhora de Fátima, empreitadas que implicaram um custo de 100 mil euros, dos quais 20 mil comparticipados pela Câmara Municipal de Barcelos.

Os trabalhos desenvolvidos permitiram que a área envolvente à igreja fosse convertida num amplo espaço, consolidando-a como parque de estacionamento.

Após o descerramento da placa de inauguração e bênção do espaço, o Presidente da Junta de Freguesia, Domingos Alberto Costa, expressou a sua grande satisfação pela realização da obra e salientou a importância da parceria entre as três entidades: Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Fábrica da Igreja.  “Pavimentamos toda a área envolvente e fizemos obras no interior e exterior da igreja Nossa Senhora de Fátima. A Câmara Municipal foi essencial para a concretização desta obra com o apoio que nos prestou.  Esta obra representa um orgulho e um estímulo para a comunidade”, disse.

Obras inauguradas (Foto: CMB)

Por sua vez, o pároco de Aborim, Carlos Leme, manifestou a sua satisfação pelo “melhoramento feito” na igreja e na área envolvente, agradecendo também às entidades que permitiram a execução dos trabalhos: Junta e a Câmara pelos apoios que deram.

A fechar a cerimónia, o vereador António Ribeiro sublinhou a disponibilidade do Executivo municipal para, dentro das “possibilidades orçamentais, contribuir para o desenvolvimento das freguesias e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Esse é o nosso papel”, vincou o vereador da Ação Social, António Ribeiro.

A cerimónia realizada ontem integra o Programa das Festas do Dia da Freguesia de Aborim, que decorrem até esta segunda-feira. Além das autoridades civis e religiosas, a cerimónia contou com a presença da Banda Musical de Oliveira, que contribuiu para a animação da festa.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Quatro em dez pessoas com Alzheimer sofrem de psicose

Psicose acentua o declínio cognitivo daqueles pacientes, revela um estudo do ICVS/Escola de Medicina da Universidade do Minho, em parceria com instituições dos EUA

Publicado

on

Um estudo do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Escola de Medicina da Universidade do Minho conclui que 40% das pessoas com a doença de Alzheimer sofrem de psicose. Este transtorno mental leva a distorcer a perceção da realidade e conduz a um maior declínio cognitivo e um prognóstico mais negativo em quem tem Alzheimer, refere o artigo publicado na revista “Neurobiology of Aging”.

O trabalho liderado por Francisco Almeida e Tiago Gil Oliveira teve a parceria da Universidade de Washington (Seattle) e da Escola de Medicina Icahn (Nova Iorque), ambas nos EUA. Os cientistas avaliaram dados pós-morte de 178 pacientes, através de ressonâncias magnéticas feitas a estes ainda em vida. Verificou-se que as regiões do cérebro afetadas em quem tinha sintomas psicóticos eram o lobo temporal e a parte mais à direita do cérebro.

“O estudo alerta a comunidade científica para doentes de Alzheimer com psicose poderem ter um maior grau de patologia e de mortalidade”, frisa Francisco Almeida. Este contexto agressivo da doença exige assim terapias associadas, numa fase em que há uma grande probabilidade de ensaios clínicos na Europa neste âmbito passarem para a prática clínica. Entre os sintomas nestes casos estão delírios, como assaltos, e alucinações visuais ou auditivas, que podem ir e vir ao longo do tempo.

A psicose no contexto de Alzheimer pode surgir numa fase precoce ou mais avançada. A equipa do ICVS quer agora compreender o nível molecular das regiões do cérebro afetadas, para desenvolver terapias dirigidas e conferir resistência ao cérebro destes doentes. Outro objetivo é identificar pacientes com uma resposta menos eficaz às terapias propostas e procurar caminhos adicionais.

Foto: UM.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra efetua 16 detenções no fim de semana

Publicado

on

A PSP de Coimbra deteve, durante o fim de semana, 16 pessoas, por tráfico de droga, violência doméstica e resistência e coação (agressão a polícia), posse de arma proibida e infrações rodoviárias. 12 das detenções foram realizadas na Figueira da Foz.

No decorrer das diligências policiais, foram realizadas várias apreensões, com destaque para a apreensão de 1463 doses de estupefacientes e dinheiro falso.

Na manhã de ontem, 12 de maio, no âmbito de um processo de investigação de tráfico de estupefacientes, conduzido pela Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial da Figueira da Foz, do Comando Distrital da PSP de Coimbra, foi levada a cabo uma operação policial, que incluiu buscas domiciliárias e não domiciliárias (mais de uma dezena de mandados de busca e apreensão) em diversas residências dos concelhos da Figueira da Foz e de Coimbra.

Esta operação policial integrou várias valências do Comando Distrital da PSP de Coimbra, bem como do Comando de Polícia limítrofe de Aveiro, e teve ainda a participação de várias valências e meios da GNR.

Em resultado da operação, que decorreu sem incidentes de ordem pública, foram detidos sete homens, com idades entre os 19 e os 41 anos.

Foram também realizadas várias apreensões, designadamente 1084 doses de haxixe, 366 doses de canábis em folha, 13 doses de ecstasy e, ainda, duas plantas de canábis em diversas fases de maturação.

Material apreendido (Foto: PSP)

Foi, igualmente, apreendida a quantia de 9.717,20 euros. Além disso, foram apreendidos 1.160 euros em notas falsas.

No decorrer da operação, foram também apreendidas várias armas: uma espingarda (caçadeira de canos laterais) de calibre 12, recuperada no âmbito de processo furto, uma pistola de 6,35 milímetros com cinco munições do mesmo calibre, uma reprodução de arma de fogo, reprodução de arma de fogo para práticas recreativas (airsoft), uma arma branca (faca de abertura automática) e várias munições de diferentes calibres.

15 telemóveis e diferentes utensílios associados ao tráfico, entre os quais quatro balanças de precisão e duas digitais e cinco moinhos de triturar canábis, foram também apreendidos.

Com a detenção dos sete indivíduos, que, na prática do crime de tráfico, tinham como público-alvo a população jovem estudantil, a PSP pretende transmitir um maior sentimento de segurança junto da comunidade escolar e locais de diversão noturna.

Seis detidos vão ser presentes, amanhã, 14 de maio, junto do Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, para aplicação de medidas de coação.

Também anteontem, mas em Coimbra, indiciado por exercer violência doméstica contra a mulher, com 69 anos, e dois filhos adultos (uma mulher de 45 anos e um homem de 51), e também por resistência e coação a agente da autoridade, foi detido, na sua residência, na zona de Fala, um homem de 71 anos de idade.

A PSP deslocou-se à residência do suspeito, na sequência de uma denúncia de uma desavença familiar, com uma possível agressão por arma branca.

Quando a equipa policial chegou, verificou fortes indícios de se tratar de um crime de violência doméstica, estando uma pessoa ferida. O suspeito agressor, que se encontrava barricado num anexo da residência, foi imobilizado, algemado e detido, apesar da sua forte resistência e comportamento bastante hostil, nomeadamente, através do arremesso de diversos objetos, entre os quais uma garrafa de vidro que atingiu um polícia, provocando-lhe ferimentos, sendo que teve necessidade de receber tratamento hospitalar.

Uma das vítimas e o suspeito agressor foram também transportados ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), tendo o suspeito ficado internado sob vigilância policial.

No decorrer da operação, a polícia apreendeu uma faca de cozinha com cabo de madeira, alegadamente usada pelo suspeito na agressão, assim como uma machada e outras duas facas de cozinha.

No sábado, 11 de maio, a PSP procedeu à detenção de um homem e de uma mulher, com 49 e 48 anos de idade, respetivamente, dando cumprimento a mandados de detenção, para serem presentes junto de autoridade judicial competente.

No momento da detenção, que teve lugar, pelas 21h45, na Travessa dos Martas, em Coimbra, a polícia apreendeu diversos artigos, avaliados em três mil euros, que os suspeitos tinham na sua posse, apurando-se que tinham sido furtados no interior de uma garagem.

Também no sábado, de madrugada (03h50), na Figueira da Foz, foi detido um homem, de 30 anos, por posse de arma proibida. Alertada para a presença de um cidadão, na via pública, na rua Doutor Francisco António Diniz, que exibia uma arma branca a um casal que ali se encontrava, a polícia dirigiu-se de imediato ao local, intercetando o suspeito, num cruzamento próximo.

Sujeito a revista sumária, tinha na sua posse uma soqueira em metal, com uma faca de abertura automática incorporada.

Três detidos por condução sem habilitação legal

Por condução sem habilitação legal para o efeito, a PSP deteve três indivíduos, dois deles na cidade da Figueira da Foz. No dia 10 de maio, pelas 15 horas, na zona da Morraceira, foi detido um homem de 32 anos; pelas 15h15, na rotunda Engenheiro Coelho Jordão, foi detido um homem de 42 anos.

Em Coimbra, pela prática do mesmo crime (condução sem carta), foi detido, pelas 23 horas de sábado (dia 11), na Praça da República, um homem de 41 anos.

Dois detidos por condução sob efeito de álcool

A PSP deteve, ainda, na Figueira da Foz, duas pessoas por condução sob efeito de álcool. No dia 11, às 02h30 da madrugada, na Estrada de Coimbra, foi detido um homem, de 42 anos, que, submetido a teste de alcoolemia, acusou uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 1,67 gramas por litro g/l; ontem, 12 de maio, pelas 23h20, na rua de Mortágua, foi detida uma mulher, de 39 anos, que acusou uma TAS de 2,08 g/l.

PSP de Coimbra efetuou 21 detenções na última semana

Na semana de 6 a 12 de maio, a PSP de Coimbra deteve 21 pessoas, cinco das quais suspeitas da prática do crime de tráfico de droga, cinco através de mandados de detenção e quatro por condução sem habilitação legal.

No que respeita a apreensões neste período, destaca-se a apreensão de 2.915 doses individuais de estupefacientes (2902 doses de haxixe e 13 doses de ecstasy).

Relativamente à fiscalização de trânsito, na última semana foram fiscalizadas 429 viaturas e controladas por radar 3802, tendo sido autuados 126 condutores que cometeram infrações rodoviárias, com destaque para excesso de velocidade (33 viaturas), falta de inspeção de veículo (13) e uso do telemóvel durante a condução (10). Foram também realizados 116 testes de alcoolemia.

Ao nível de sinistralidade, no mesmo período a PSP registou 47 acidentes de viação, de que resultaram 12 feridos leves.

Fotos: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas