Connect with us

Atualidade

Imobiliário: Compradores alarmados e vendedores desesperados

Publicado

on

Inquérito revela que 83% está com Presidente da República, sendo que redução de casas, estagnação do mercado, desigualdade social são apontados como consequência da medida governativa

Os compradores/investidores de casas vieram assumir publicamente que deixam de estar confortáveis para adquirir imóveis no atual contexto económico em Portugal, num cenário de taxas de juro elevadas e com a entrada em vigor esperada do pacote “Mais Habitação”.

Num inquérito, realizado a semana passada pela proptech imovendo, junto de 1.500 pessoas, com 1094 respostas, os vendedores de imóveis também já assumiram que terão de vender abaixo do esperado – com 52% a garantir perda de 10% – e que a realização das transações vai demorar mais tempo.

Uma coisa é certa, os portugueses inquiridos não hesitam em vetar a medida, pois 83% concorda com a decisão de Marcelo Rebelo de Sousa.

As medidas mais atacadas e mais defendidas do ‘Mais Habitação’, os portugueses inquiridos contestam mais diretamente as medidas sobre a propriedade privada, e estão mais favoráveis com as que diminuem burocracia e despesas.

Fica também claro no inquérito que Portugal vai ter mais casas para vender (83%) do que para arrendar (17%).

3 medidas positivas mais votadas:

– Simplificação de licenciamentos (41,5%)

– Redução de 28% para 25% da taxa especial de IRS sobre as rendas (34%)

– Isenção de mais valias na venda de imóveis para pagar empréstimo (29,8%)

3 medidas negativas mais votadas:

– Arrendamento forçado de casas devolutas (58,5%)

– Limitações à subida da renda dos novos contratos (34%)

– Suspensão de novas licenças AL (33%)

Alguns comentários dos inquiridos:

“Portugal precisa abrir investimento ao capital estrangeiro para construções de moradias acessíveis a compra, incentivar e flexibilizar créditos bancários e criar empregos. Deixar de lado as ideologias socialistas e investir no setor privado.”

“A causa da falta de habitação e rendas altas não se resolve com aquelas medidas insuficiente. Além disso a confiança no estado já foi perdida.”

“Não existem benefícios, é um pacote meramente ideológico, contudo a “simplificação dos licenciamentos” é um primeiro passo para algo…”

“No caso de rendas antigas serem atualizadas irá haver maior desigualdade social.”

“Estado concentra demasiado poder sobre a propriedade privada.”

“Creio ser a aniquilação do AL.”

“São medidas que não permitem os senhorios subir as rendas em função da inflação e dos créditos que são detentores, sendo muitas vezes as prestações superiores às rendas, o que é incomportável pelos senhorios. Quando às medidas forçadas pelo governo são demagógicas, pois bastaria o estado começar a aplicar no seu edificado essas medidas e perceber quais as verdadeiras soluções que resultariam.”

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos recebe nova edição do RallySpirit

Prova leva à estrada carros míticos dos ralis

Publicado

on

Com chegada à cidade de Barcelos, realiza-se, no decorrer do próximo fim de semana, de 30 de maio a 1 de junho, a nona edição do RallySpirit. A prova marca presença no território barcelense na quinta, na sexta e no sábado, prometendo emoções fortes aos amantes dos clássicos. 

A edição 2024 do RallySpirit evoca a “lendária” equipa Diabolique e os saudosos Joaquim Santos e Miguel Oliveira, apresentando um lote muito diversificado de cerca de 120 carros extraordinários que marcaram e marcam a história dos ralis mundiais.

A prova organizada pela X Racing, com a habitual colaboração desportiva do Clube Automóvel de Santo Tirso, integra o exclusivo circuito dos Rally-Legends europeus, Slowly Sideways Europe, e é um dos mais aguardados eventos do desporto motorizado em Portugal. Mantém sede em Barcelos, apresentando um programa de três dias, com algumas novidades relativamente a 2023.

Depois das verificações técnicas ao longo da manhã de quinta-feira, dia 30 de maio (feriado), o RallySpirit 2024 parte da Foz do Douro – Porto, pelas 16h00, para logo de seguida se disputar uma super especial do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia. Segue depois em direção a Barcelos, com passagem no centro de Santo Tirso, e com a realização de duas classificativas noturnas, as já conhecidas Santo Tirso e Barcelos Sul.

Na sexta-feira, depois de uma manhã dedicada às assistências, no Campo da Feira – Barcelos, a comitiva dirige-se a Terras de Bouro e Vila Verde, para a realização de mais três especiais. Prossegue com o reagrupamento no centro de Vila Verde, que antecede uma das principais novidades deste RallySpirit 2024, a super especial no circuito bracarense de Vasco Sameiro, ao final da tarde. Após o regresso a Barcelos, os carros ficam em exposição a partir das 19h00.

Já no sábado, o percurso concentra-se em Barcelos, com a dupla passagem pelas habituais classificativas Barcelos Oeste e Barcelos Sul, merecendo esta última particular destaque, pelo facto de também se disputar em sistema de “boucles”, outra das novidades deste ano.

O RallySpirit 2024 encerra como habitualmente com a Boucles de Barcelos (PE12), às 16h14, no traçado habitual, terminando no centro da cidade, com a exposição final dos carros a partir das 16h59. A Cerimónia do Pódio encerra a edição deste ano, às 21h30.

Carros lendários para todos os gostos

O RallySpirit 2024 volta a ser uma autêntica viagem no tempo através da qual vamos poder ver, entre o Grupo B, preciosidades da dimensão do Ford RS200, de um Lancia Delta S4 e de um Lancia Rally 037, ambos com a famosa decoração da Martini Racing, dos Audi Quattro S1 E2, do Peugeot 205 T16, do MG Metro 6R4, do Toyota Celica Twincam Turbo ou do Porsche 911 SCRS, sem esquecer o Opel Manta 400 ou o precioso Ascona 400 na versão especial Safari, estes três últimos também com as cores oficias. Destaque muito especial para o exclusivo Toyota 222D Grupo S, um dos três únicos existentes no mundo, numa raríssima aparição pública.

Três dias de intenso espetáculo, com carros de sonho a percorrer troços exigentes e de grande beleza ao longo de florestas e de importantes centros urbanos das regiões do Minho e Douro Litoral. A não perder.

Condicionamentos de trânsito

Devido à realização do RallySpirit, o trânsito vai estar cortado, no dia 1 de junho, das 13h30 às 20h00, na Rua de Olivença (entre a rotunda da Estação e a rotunda das Calçadas) e na variante entre a rotunda da Central de Camionagem e a rotunda do Galo. 

Além destes condicionamentos, no dia 30 de maio, das 20h00 à 1 da manhã, haverá alterações ao trânsito nas freguesias de Chorente, Carvalhas, Góios, Pereira, Remelhe, Rio Covo Santa Eulália, e no dia 1 junho, das 8h30 às 18h00, haverá alterações ao trânsito nas freguesias de Paradela, Courel, Macieira de Rates, Chorente, Carvalhas, Góios, Pereira, Remelhe e Rio Covo Santa Eulália. Solicita-se aos srs. automobilistas que sigam as indicações dos comissários da organização e das forças de segurança – PSP e GNR.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Múltiplas atividades marcam Semana do Ambiente

Publicado

on

O Município de Barcelos assinala a Semana do Ambiente, promovendo um conjunto de atividades relacionadas com a natureza, entre 1 e 7 de junho. É uma semana dedicada em exclusivo à Natureza, visando dar a conhecer, através de uma vertente lúdica, as potencialidades do património ambiental concelhio. Todas as atividades da Semana do Ambiente carecem de inscrição obrigatória, através do e-mail gambiente@cm-barcelos.pt.                                         As iniciativas começam no dia 1 de junho, entre as 9h00 e as 13h00, com a tradicional descida do Rio Cávado em canoa, desde Areias de Vilar (junto ao açude) até ao areal de Barcelinhos. O percurso tem a distância aproximada de oito quilómetros, e estima-se que o tempo de descida seja de três horas.

No dia 2 de junho, domingo, às 9h30, com partida do Largo do Município, realiza-se o “Plogging – pelas margens do Rio Cávado”, que consiste numa ação de limpeza das margens do Rio Cávado.

No dia 3 de junho, da parte da manhã, decorre uma visita às instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) – Águas do Norte, em Areias de Vilar.

A Semana do Ambiente continua no dia 4 de junho, no Auditório da Câmara Municipal, com um concerto de Filipe Pinto, que apresentará “AmbientAÇÃO, projeto pedagógico de promoção da sustentabilidade”. O espetáculo, com início às 11h00, é dirigido a alunos do 3.º ciclo.

No dia 5, às 14h30, o Jardim das Barrocas recebe o Desfile Ecológico, que resulta do projeto dirigido às escolas e consiste numa passagem de modelos de peças de vestuário realizadas pelos estabelecimentos de ensino, a partir de materiais reciclados, sob o tema preservação do ambiente. 

No dia 6 de junho, é a vez da Mostra de Produtos Biológicos, das 8h30 às 15h00, na Avenida da Liberdade, numa ação de divulgação dos produtores e comerciantes locais e, ao mesmo tempo, incentivando o consumo daqueles produtos. Nesse mesmo dia, das 10h30 às 13h00, decorre um workshop de showcooking de Cozinha Sustentável, com Marta Cortez, na Avenida da Liberdade.

A programação da semana do Ambiente termina no dia 7 com um workshop de fotografia ambiental, na Casa da Criatividade, das 9h30 às 17h30. Nesse mesmo dia, com ponto de partida no Largo do Município, há ainda lugar, das 20h30 às 22h00, para uma caminhada noturna sensorial, pela Avenida da Liberdade.

De 1 de junho a 30 de julho, pode ainda visitar a exposição “Património Natural de Barcelos” – Concurso de Fotografia”, no Theatro Gil Vicente e a exposição “Património Natural de Barcelos” – Concurso de Vídeo, online no site do Município (www.cm-barcelos.pt).

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Homem e mulher detidos por contrafação

Publicado

on

No dia de ontem, na área da baixa da cidade do Porto, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da 1ª Divisão, resultou a detenção de 01 mulher, de 44 anos, e 01 homem, de 37 anos de idade, ambos comerciantes e residentes no Porto, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

A PSP apreendeu 41 artigos de vestuário desportivo suspeitos de serem contrafeitos.

Os detidos foram notificados para comparecerem, hoje, junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas