Connect with us

Atualidade

O que torna o Campeonato de Portugal de Velocidade (CPV) em Vila Real especial?

Publicado

on

A ideia de ter o Campeonato de Portugal de Velocidade em Vila Real rapidamente faz o coração dos adeptos de automóveis bater mais forte, mas o que torna o vislumbre das máquinas da mais importante competição nacional no circuito transmontano numa prova mítica que cria uma autêntica peregrinação até para lá do Marão todos os anos? Falámos com alguns intervenientes para tentar entender.

Na verdade, são inúmeros os motivos que tornam o fim de semana da ‘Bila’ especial, a começar pela sua história.

As corridas chegaram a Vila Real há quase cem anos, mais concretamente em 1931, quando um grupo de homens locais, liderados por Aureliano de Almeida Barrigas e Manuel Lopes Barrigas, com o apoio da edilidade local, colocou em prática o sonho que vinham a explorar há já alguns anos.

Desde então, as corridas têm sido uma constante na cidade transmontana ainda que com alguns hiatos devido a questões de política global, como foi o caso da II Guerra Mundial, ou local, realizando-se este ano a quinquagésima segunda edição do evento, sendo o Campeonato de Portugal de Velocidade uma presença constante e regularmente o seu cabeça de cartaz.

As corridas foram abraçadas pela população local que, com o passar dos anos e com as visitas sucessivas, se foi tornando uma profunda conhecedora do automobilismo, mostrando uma avidez por saber tudo o que se passa ao longo do fim de semana de corridas. Este interesse é catalisado pela proximidade com os carros e pilotos do Campeonato de Portugal de Velocidade, sendo normal que à noite, depois de um dia de provas em pista, os vila-realenses se passeiem pelo paddock e boxes para ver de perto as máquinas e os homens que durante o dia foram levados ao limite nas exíguas e exigentes ruas de Vila Real.

 Este entusiasmo do público é bem sentido pelos pilotos, como nos dá conta Damian Hirst, que no ano passado se estreou na prova aos comandos de um Ginetta G50 da Tockwith Motorsport inscrito no Campeonato de Portugal de Velocidade. “Para mim, Vila Real foi uma série estreias entusiasmantes num fim de semana fantástico e prazeroso. Foi a minha primeira corrida no estrangeiro, portanto, já supera os outros eventos de automobilismo em que tive a oportunidade de participar. Para além disto, foi a minha primeira verdadeira corrida de GT, a primeira vez com slicks e a minha estreia num circuito citadino – o que poderia pedir mais? Vila Real proporciona-nos uma mescla soberba de carros bonitos, tempo fantástico e uma localização extraordinária. Senti uma enorme presença dos adeptos, que criaram uma atmosfera incrivelmente encorajadora, os locais gostaram do fim de semana e apoiaram cada um de nós”, afirmou-nos o piloto inglês.

Para além do ambiente, também o traçado é muito particular, dada sua natureza citadina, de alta velocidade.

Ao longo da sua história, Vila Real teve três versões diferentes, sendo a atual, estreada em 2007, a mais curta, mas mantendo as características das suas antecessoras, que passavam por exigir dos pilotos velocidade, coragem e precisão.

Pedro Salvador, um pluri-vencedor nas ruas da ‘Bila’, é um adepto incondicional do circuito vila-realense, apontando, contudo, para a sua seletividade, como o ano passado pôde uma vez mais confirmar aos comandos de McLaren 570S GT4. “Vila Real tem um traçado único! É uma pista de elevada velocidade entre barreiras, o que exige muito dos pilotos. Gosto muito do traçado e tive lá bons resultados inúmeras vezes, o que me permite olhar para o circuito com muito carinho. Muita gente fala da Descida de Mateus como uma das zonas que mais lhe agrada e, de facto, é uma zona entusiasmante, com uma esquerda muito rápida. No entanto, para mim, a parte de que mais gosto é a Subida para Mateus, quando se entra no circuito antigo. Penso que é a zona onde o piloto pode fazer mais diferença e eu gosto muito. Mas todo o circuito é desafiante e exige muito dos pilotos! Sempre que posso participo na prova, dado que é um evento entusiasmante”, sublinhou o chefe de equipa da Speedy Motorsport, que este ano coloca em pista um BMW M4 GT4 para José Carlos Pires e Francisco Abreu.

Tendo em conta o ambiente e a exigência do Circuito de Vila Real, vencer ou chegar ao pódio da competição mais importante do nosso país oferece uma sensação única àqueles que têm a sorte e a destreza para o fazer.

Daniel Teixeira, Vice-Campeão de Portugal de Velocidade TCR e Campeão do Supercars Endurance TCR, não é estranho à subida ao palanque dos vencedores e sublinha as sensações que sentiu perante o muito público sempre presente no evento. “Subir ao pódio é significativo para qualquer piloto, sobretudo num evento com a magnitude do Circuito de Vila Real. Seja pelo desafio que o traçado urbano representa, quer pela moldura humana que se faz sentir ao longo de todo o fim de semana, subir ao pódio em Vila Real é sempre marcante para qualquer piloto. Para mim, até mais emblemático que o pódio, é a volta de consagração, uma vez que é quando sentimos o calor humano dos milhares de espectadores que ladeiam o circuito. Para mim é especial e é um momento que nenhum piloto esquece”, enfatizou o piloto que o ano passado pilotou um Cupra TCR.

O 52º Circuito Internacional de Vila Real, que conta para o Campeonato de Portugal de Velocidade, será realizado a 14-16 de julho, esperando-se, como é habitual, uma pista emoldurada por muito público que vibrará com as lutas em pista da competição de velocidade mais importante do nosso país.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Câmara de Barcelos distribui ecobags para aumentar reciclagem

Publicado

on

O Município de Barcelos está a dinamizar uma campanha de sensibilização para aumentar a reciclagem de resíduos urbanos. Nesse sentido, a partir de segunda-feira (13 de maio) vão começar a ser distribuídos, gratuitamente, aos munícipes conjuntos de 3 ecobags do sistema trifluxo – verde, azul e amarelo – para que todos possam melhorar a separação seletiva dos resíduos que produzimos em casa. Esta é uma forma de todos podermos colaborar, de maneira simples e eficaz, na valorização de resíduos, contribuindo para um Ambiente mais limpo, para a sustentabilidade do planeta em que vivemos e para o cumprimento das metas ambientais estabelecidas pela União Europeia.

Para receber o seu conjunto de 3 ecobags, deverá solicitar informação à Junta de Freguesia da sua residência. No caso das pessoas residentes na freguesia de Arcozelo e União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (S. Martinho e S. Pedro), a entrega funcionará na entrada do Estádio Cidade de Barcelos, de 13 a 25 de maio, das 10h00 às 20h00, de segunda a sexta-feira, e das 10h00 às 14h00, aos sábados.

Os interessados deverão fazer-se acompanhar da fatura de resíduos da sua residência, como forma de que os ecobags cheguem ao maior número de casas possível.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos marca encontro com o “fiel amigo”

Fim de Semana do Bacalhau em 41 restaurantes

Publicado

on

O Fim de Semana do Bacalhau está de volta a Barcelos e a edição deste ano, que se realiza de 17 a 19 de maio, conta com a participação de 41 unidades de restauração de todo o concelho. Como é sabido, há mil e uma maneiras de confecionar o “fiel amigo” e cada restaurante vai dar o seu melhor para agradar às centenas de comensais que não vão perder esta bela oportunidade de saborear uma das iguarias mais afamadas da Cozinha Tradicional Portuguesa.

À mesa, os restaurantes aderentes vão levar pratos como bacalhau com broa, grelhado na brasa, assado no forno, gratinado, na caçarola, com natas, bacalhau recheado e outras mais formas de o confecionar, conforme a arte e a imaginação de cada cozinheiro.

O Fim de Semana do Bacalhau, além de ser um convite à descoberta da gastronomia local, tem também como objetivo atrair mais clientes aos estabelecimentos de restauração barcelenses, promovendo desta forma a economia local. Simultaneamente, potencia a descoberta do território barcelense, das suas gentes, cultura, tradição e património.

Esta iniciativa inclui também, no dia 19 de maio, entre as 8h30 e as 13h00, a realização do percurso “Pelos trilhos do Caminho de Fátima”, integrado na programação de Touring 2024.

Restaurantes Participantes:

Abel Martins (Várzea); Alma dos Reis (Igreja Nova); Atina Restaurante (Várzea); Ávila (Vila Seca); Babette (Barcelos); Bagoeira (Barcelos); Belchior (Campo); Belo Horizonte (Rio Covo Sta. Eulália); Bom Gosto (Arcozelo); Cantinho D’ Armanda (Silva); ); Casa dos Arcos (Barcelos); Casa Eduardo (Milhazes); Casa Lourenço (Areias S. Vicente); Chuva (Barcelinhos); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Dom Carlos (Silva); Fina Mesa (Grimancelos); Forninho (Lijó); Furna (Barcelos); Galliano (Barcelos); Gosto Muito (Barcelos); Manjar das Estrelas (Várzea); Maria de Medros (Barcelinhos); Melinha (Viatodos); Muralha (Barcelos); Os Mouros (Arcozelo); Pedra Furada (Pedra Furada); Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde); Restaurante Pérola (Barcelos); Rústico (Mariz); Solar das Fontes (Várzea); Sonho do Cávado (Manhente); Taberna do Armindo (Remelhe); Taberna Lopes (Gilmonde); Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo); Taberninha O Chico (Perelhal); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Três Marias (Barcelos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tropical (Várzea) e Vera Cruz (Barcelos).

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Voleibol: Convocatória de Sub-18 masculinos

Publicado

on

Tendo em vista a preparação da Seleção Nacional de Sub-18 Masculinos para a Fase Final do Campeonato da Europa, a realizar de 10 a 21 de julho de 2024 nas cidades búlgaras de Sófia e Plovdiv, a equipa técnica liderada por Diogo Rosa convocou os seguintes atletas para os treinos regulares, que se iniciam hoje na Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto:

AA Espinho

João Máximo França

Luís Candeias

Tiago Ferradaz

Castêlo da Maia GC

Alexandre Colaço

CV Oeiras

Leandro Prey

Pedro Abecasis

Esmoriz GC

Rafael Pinto

GC Vilacondense

Pedro Ferreira

Leixões SC

André Leal

Francisco Pinho

Gabriel Pereira

Rodrigo Fernandes

SC Espinho

Miguel Pedro Pereira

Ricardo Pedrosa

Vasco Dias Cardoso

SL Benfica

Diogo Brás

Vasco Lopes

SO Marinhense

Aleksandr Barbazyak

VC Viana

Afonso Felgueiras

Duarte Monteiro

A Fase Final do Europeu de Sub-18 realiza-se nas cidades búlgaras de Sófia e Plovdiv, de 10 a 21 de julho de 2024, e Portugal integra o grupo do organizador (Pool I), constituído pelas seleções de Bulgária, Polónia, França, Turquia, Finlândia, Áustria e Ucrânia.

A Bulgária, que é o anfitrião do Europeu de Sub-18 e recebe também a primeira edição do Mundial de Sub-17 (24 a 31 de agosto), é a atual vice-campeã europeia de Sub-17 enquanto a Polónia foi 5º classificada nessa competição de 2023; a França foi vice-campeã e a Bulgária foi 3ª classificada, a Polónia 8ª classificada e a Finlândia 10ª classificada no último Europeu de Sub-18, em 2022.

A Pool II, igualmente constituída por oito equipas, será formada pela campeã europeia Itália, a Chéquia, a Bélgica, a Eslovénia, a Grécia, a Roménia, a Espanha e a Estónia.

Diogo Rosa, Selecionador Nacional, reconhece que “será um grupo duro, certamente, mas foi isso que nos propusemos quando definimos como objetivos estar na fase final do Campeonato da Europa, o que significaria estar entre os melhores. É isso mesmo que vamos encontrar. Vamos defrontar os melhores, mas esse tem de ser o nosso objetivo: andar a disputar as fases finais e lutar com as melhores seleções da Europa, tentando ganhar algum espaço entre elas e, eventualmente, sedimentar um bocadinho a nossa posição entre os melhores da Europa. Tem de ser esse o nosso objetivo. O nosso grupo saiu do apuramento com uma ambição muito grande e uma vontade enorme de trabalhar e vamos aproveitar o tempo que temos para nos prepararmos o melhor possível. Nestes confrontos duríssimos que se avizinham, a nossa posição vai continuar a ser essa: batermo-nos sempre pelos melhores resultados para trazer para Portugal a melhor classificação possível“.

Com a qualificação dos Sub-18 Masculinos para a fase final do Campeonato da Europa, subiu para cinco (e poderão vir a ser seis*) as seleções nacionais que conseguiram, recentemente, o apuramento para as respetivas fases do Campeonato da Europa: Sub-18 Masculinos, Sub-20 Femininos, Sub-22 Femininos, Sub-22 Masculinos e Seniores Masculinos, sendo que a de Seniores Femininos ainda vai disputar a fase de qualificação.

A Fase Final do Europeu de Sub-18 masculinos realiza-se de 10 a 21 de julho de 2024, nas cidades búlgaras de Sófia e Plovdiv.

Foto: FPV.

Continuar a ler

Mais lidas