Connect with us

Atualidade

Lisboa: PSP faz duas detenções por tráfico de estupefacientes

Em Loures, dois homens detidos por roubo

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 15 de novembro, procedeu à detenção de dois homens, por serem suspeitos da prática do crime de roubo em estabelecimento comercial.

As vítimas, duas funcionárias que se encontravam a trabalhar num estabelecimento em Famões e uma cliente, foram abordadas pelos dois suspeitos que, através de coação e agressões físicas, roubaram 21 caixas com mercadoria no valor de aproximadamente 16 mil euros. Após o roubo consumado, uma das vítimas acionou o botão de pânico da referida loja, tendo os Polícias encetado de imediato diligências no sentido de intercetar os dois suspeitos que se encontravam em fuga numa viatura alugada.

Um dos indivíduos foi intercetado poucos momentos após o ilícito e o segundo, com o apoio dos Polícias da Divisão Policial da Amadora, foi prontamente identificado e detido pelos Polícias da Divisão Policial de Loures. Da abordagem policial resultou a apreensão de um “passa montanhas”, um X-acto e a totalidade da mercadoria roubada, que foi integralmente devolvida ao seu legítimo proprietário.

Material apreendido (Foto: PSP)

Os detidos recolheram às salas de detenção do Comando Metropolitano de Lisboa, tendo sido conduzidos ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte – Loures no dia seguinte, tendo sido aplicadas as medidas de coação de apresentações semanais e proibição de saída do concelho de residência, para ambos os detidos.

Mais ações levadas a cabo pelas forças do Comando Metropolitano de Lisboa

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 2ª Divisão Policial e 5ª Divisão Policial, procedeu à detenção de dois homens, de 20 e 24 anos de idade, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de produto estupefaciente [Ndr: foto de destaque].

A primeira situação ocorreu no dia 15 de novembro quando os Polícias, em patrulhamento no jardim do Campo Grande, visualizaram o suspeito que encetou fuga apeada assim que se apercebeu da presença policial.

Intercetado metros mais à frente, o homem tinha na sua posse, produto suspeito de ser estupefaciente e ainda material destinado ao corte e pesagem do mesmo, nomeadamente, 1900 doses individuais de haxixe; 175 gramas de Liamba; 33 gramas de Ecstasy; 3 plantas de cannabis; 34 gramas de Produto Indeterminado; 3 sacos com sementes de cannabis; Cogumelos Mágicos; 1 Balança de Precisão; várias facas de corte; 1 telemóvel; e 355 euros em numerário suspeito de ser proveniente da atividade ilícita.

O detido, já com antecedentes criminais pela prática do mesmo tipo de ilícitos-criminais, foi conduzido ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa onde foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

A segunda detenção ocorreu no dia 16 de novembro, pelas 18h00, na freguesia de Arroios, quando os Polícias que se encontravam em serviço de patrulhamento e verificaram um grupo de três indivíduos que, ao aperceberem-se da presença da Polícia, mostraram um ar suspeito tentando eximir-se a um possível contacto, aligeirando o passo no sentido de se afastarem do local. Perante a conduta dos suspeitos e na sequência abordagem policial, foi possível intercetar um deles, tendo sido encontrado na sua posse, 5,96 doses individuais de haxixe; 21,41 doses individuais de Liamba; 440,00 euros em numerário; 1 balança de precisão; e 1 navalha.

O detido recolheu às salas de detenção do Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública de Lisboa, até ser presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações semanais.

Outras ocorrências

No dia 16 de novembro, pelas 11h30, a Divisão de Segurança Aeroportuária procedeu à detenção de um homem de 31 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime de desobediência qualificada.

Em ato de fiscalização rodoviária, o suspeito foi detetado a conduzir uma viatura quando se encontrava a cumprir inibição de conduzir pelo período de 90 dias.

As diligências policiais resultaram na apreensão cautelar da viatura e na detenção do homem que foi constituído arguido e prestou termo de identidade e residência, sendo depois libertado e notificado para comparecer em 1º interrogatório judicial no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa – Secção de Pequena Criminalidade.

No dia 12 de novembro, a 2ª Divisão Policial procedeu à fiscalização de diversos estabelecimentos de restauração e bebidas, numa operação conjunta com outras entidades – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a Autoridade Tributária e Aduaneira (ATA)

A operação decorreu essencialmente nas freguesias do Parque das Nações e de Alvalade tendo sido registadas infrações em vários domínios sancionatórios, destacando-se: 2 autos de contraordenação por inexistência de mera comunicação prévia para início de atividade; 1 auto de contraordenação por ocupação indevida do espaço público para instalação de equipamentos; 1 auto de contraordenação por existência de extintores com data de manutenção expirada; e 2 autos de contraordenação por falta de afixação de horário.

Foi, ainda, realizado um encerramento administrativo e cautelar de um estabelecimento por falta de condições higiene e salubridade.

“A Polícia de Segurança Pública continuará a envidar esforços vários neste quadro de intervenção, em parceria e esforço conjunto com outras entidades públicas, tendo em vista a certificação e conformidade legal dos operadores económicos na sua área de atuação, zelando igualmente por um clima de tranquilidade e segurança pública com as comunidades que vivem em seu redor”, refere a força policial em comunicado. 

Fotos: PSP.

Atualidade

Câmara de Barcelos distinguida em três categorias no Prémio Autarquia do Ano

Ação Social, Educação e Novos Caminhos

Publicado

on

A Câmara Municipal de Barcelos foi distinguida com três menções honrosas nas áreas da Educação, Ação Social e Planeamento Urbanístico, na 5ª edição dos Prémios “Autarquias do Ano”. A atribuição dos prémios decorreu, ontem, num evento que teve lugar no Palácio Conde D’Óbidos by Casa do Marquês, em Lisboa. 

O Município de Barcelos viu ser-lhe reconhecidos méritos no trabalho que tem desenvolvido na área da Educação, na subcategoria – incentivos ao Sucesso Escolar; na área do Apoio Social, na subcategoria – Combate à Exclusão Social; e na área do Urbanismo e Espaços Verdes, na subcategoria – Planeamento Urbanístico. 

Na área da Educação, o Município de Barcelos apresentou a concurso o conjunto de programas e iniciativas que colocam a Educação como eixo central da ação política da Câmara Municipal. Essas ações desenvolvem-se em articulação com os agentes educativos do território concelhio, nomeadamente, no âmbito da Rede de Inovação, Sucesso Educativo e Equidade (RISEe), cujo objetivo visa o sucesso no desenvolvimento holístico da criança, do jovem e do adulto, focando-se no bem-estar, na equidade e na inclusão de crianças e jovens.

Na área da Ação Social, a Câmara de Barcelos foi distinguida na subcategoria Combate à Exclusão Social, cuja estratégia de intervenção se desenvolve em vários eixos e abarca áreas como saúde, educação, habitação, voluntariado e inclusão. Neste aspeto, entre outros projetos, realça-se o Programa de apoio ao pagamento mensal da renda de casa, transporte gratuito a pessoas portadoras de doenças graves e com vulnerabilidade socioeconómica, para realização de tratamento e/ou consultas; refeições escolares para alunos de agregados familiares em situação socioeconómica vulnerável. Além destes programas, a candidatura do Município incluiu o “Programa Abem” que possibilita o acesso a medicamentos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir; o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social protocolado com diversas instituições do concelho; o Projeto “BarcELOS D’Abrigo”; e o serviço do CLAIM que dá resposta especializada e de proximidade ao processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes do concelho de Barcelos.

A terceira distinção dos Prémios Autarquia do Ano diz respeito à área do Urbanismo e Espaços Verdes, na subcategoria Planeamento Urbanístico, à qual a Câmara Municipal candidatou o Programa “Novos Caminhos”. Trata-se de um projeto estratégico de desenvolvimento do concelho, assente na coesão territorial e na melhoria das condições de vida das populações, visando acabar com os caminhos em terra batida no concelho, nomeadamente as vias que servem habitações, comércios e indústrias. Este programa, em menos de dois anos, já financiou obras nas freguesias do território barcelense no valor de cerca de 10 milhões de euros. A execução do Programa “Novos Caminhos” está a ser feita em estreita colaboração com as Juntas de Freguesia.

Os ‘Prémios Autarquia do Ano’ são organizados pela Lisbon Awards Group e pelo jornal económico ECO, e têm por objetivo distinguir municípios e freguesias que se destacam nas mais variadas áreas pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Presidente da Câmara de Anadia acompanha visita da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Visita ao Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores

Publicado

on

No âmbito da comemoração do Dia da Segurança Social, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, acompanhou a visita que a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Ramalho, realizou, no passado dia 8 de maio, ao Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores, na União de Freguesias de Arcos e Mogofores.

No seguimento da visita, teve lugar a inauguração das obras de requalificação da Creche do Centro Social, financiadas pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, a que se seguiu ainda uma visita às obras de construção do edifício que irá acolher os serviços da nova valência de ERPI – Estrutura Residencial Para Idosos (Lar) do Centro Social de Mogofores.

Na ocasião, Maria Teresa Cardoso, em traços muito gerais, deu a conhecer a realidade do concelho, no que respeita ao trabalho que tem sido desenvolvido pelas Instituições de Solidariedade Social, tendo dado ainda conta das preocupações e dificuldades por que estão a passar neste momento.

A autarca alertou a Ministra Maria do Rosário Ramalho para a necessidade da revisão dos acordos de comparticipação existentes com a Segurança Social, nas diferentes valências, por forma a que as Instituições possam ultrapassar os problemas com que se debatem.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: XIII Encontros Vínicos do Vinho Verde debatem eficiência na gestão de recursos para a vinha

Publicado

on

Esta sexta-feira e sábado, Viana do Castelo é palco dos XIII Encontros Vínicos do Vinho Verde, evento que tem como objetivo valorizar a oferta de produtos nacionais, impulsionar a atividade vitivinícola e o Vinho Verde como produto de dimensão estratégica.

Na sessão de abertura do seminário ‘Eficiência na gestão de recursos para a vinha’, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, considerou que estes Encontros Vínicos reúnem quatro elementos fundamentais, nomeadamente a vinha, a produção do vinho, a sabedoria da academia e a administração regional. “A viticultura tem de ser analisada do ponto de vista holístico, gerando atividade, trabalho, paisagem, concretizando experiências marcantes e impulsionando o turismo”, referiu o autarca, assumindo que um dos grandes desafios passa pela competitividade e diferenciação dentro do setor.

O Presidente do Conselho Diretivo da OERN, Bento Aires, assumiu que “temos de conseguir manter o talento em Portugal, valorizar e qualificar o trabalho dos engenheiros”, realçando que estes Encontros Vínicos “conjugam entidades que pretendem acrescentar valor e fazer crescer um setor de enorme importância e relevância para o país”.

Já o Vice-Presidente da CCDR-Norte, Beraldino Pinto, assumiu que a eficiência na gestão de recursos para a vinha “é muito pertinente, atual e com uma enorme transversalidade”.

Na sua intervenção, o Delegado Distrital da Ordem dos Engenheiros de Viana do Castelo, Vítor Correia, referiu que esta 13ª edição dos Encontros, em 15 anos, vem comprovar que “o vinho mantém uma certa mística, assumindo-se como um misto de arte e saber, ciência e investigação”, considerando que os clientes “cada vez mais querem conhecer e experienciar a realidade, saber como e quem faz o vinho”.

Também a Diretora da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), Isabel Valín, referiu que estas Encontros têm “acompanhado as alterações, as mudanças e os desafios” do setor e que, dentro desta lógica, o IPVC pretende que os seus estudantes “se aproximem” do setor agrário e da vitivinicultura, considerando que, para que isso aconteça, o setor tem de ser cada vez mais produtivo e sustentável economicamente.

Assim, os Encontros Vínicos trazem novamente para debate este vinho tão caraterístico da região do Minho e envolvem um conjunto de iniciativas nos quais este produto é devidamente valorizado, dos quais se destaca o seminário desta sexta-feira, uma prova de vinhos, o Jantar de Gala com anúncio dos grandes vencedores dos Prémios Vinho Verde do Ano da OERN 2023, curso de prova de vinhos, visitas, entre outros.

O evento é uma organização conjunta da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Delegação Distrital de Viana do Castelo e do Colégio de Engenharia Agronómica – Norte, com a colaboração da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

Foto: CMVC.

Continuar a ler

Mais lidas