Connect with us

Atualidade

Lisboa: Detido por roubo de cobre que fez parar circulação do Metro de Lisboa

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 15 de março, pelas 15h40, na freguesia do Parque das Nações, procedeu à detenção de um homem, com 44 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime contra a segurança das comunicações, a par de crime de furto de metais não preciosos (cobre) e, ainda, crime de introdução em lugar vedado ao público.

A PSP foi informada que um maquinista teria avistado uma pessoa a circular na área restrita da Estação do Metropolitano de Cabo Ruivo. Chegados ao local, após uma busca exaustiva e pormenorizada, no interior dos túneis do metropolitano no intuito de localizar o suspeito, os Polícias encontraram-no, escondido, no interior de uma calha técnica, coberto por uma tampa de cimento. Ao ser auscultado sobre o motivo da respetiva permanência naquele local vedado ao público, o suspeito informou que estaria ali para furtar cobre, para posterior venda.

Em ato contínuo, os polícias percorreram as diversas galerias, tendo vindo a encontrar vários fragmentos de cabo de cobre (cortado) e um deles com cerca de 11 metros de comprimento.

Após interação com o representante legal do Metropolitano, o qual se encontrava já no local, o mesmo informou que aqueles cabos faziam parte da estrutura necessária ao funcionamento do metropolitano, tendo a circulação ferroviária, na Linha Vermelha, estado interrompida entre as 15h25 e as 16h45.

O detido, por não possuir qualquer residência fixa e havendo perigo de fuga, foi presente em Tribunal, sendo-lhe aplicada a medida de coação de apresentações trissemanais.

“A PSP aguarda que, com estas ações determinadas, se consigam reforçar os índices de segurança dos cidadãos, em geral, e dos utentes dos transportes públicos da capital portuguesa, em particular”, salienta em nota.

Foto: DR/KOSHELYEV.

Atualidade

Viana do Castelo: XIII Encontros Vínicos do Vinho Verde debatem eficiência na gestão de recursos para a vinha

Publicado

on

Esta sexta-feira e sábado, Viana do Castelo é palco dos XIII Encontros Vínicos do Vinho Verde, evento que tem como objetivo valorizar a oferta de produtos nacionais, impulsionar a atividade vitivinícola e o Vinho Verde como produto de dimensão estratégica.

Na sessão de abertura do seminário ‘Eficiência na gestão de recursos para a vinha’, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, considerou que estes Encontros Vínicos reúnem quatro elementos fundamentais, nomeadamente a vinha, a produção do vinho, a sabedoria da academia e a administração regional. “A viticultura tem de ser analisada do ponto de vista holístico, gerando atividade, trabalho, paisagem, concretizando experiências marcantes e impulsionando o turismo”, referiu o autarca, assumindo que um dos grandes desafios passa pela competitividade e diferenciação dentro do setor.

O Presidente do Conselho Diretivo da OERN, Bento Aires, assumiu que “temos de conseguir manter o talento em Portugal, valorizar e qualificar o trabalho dos engenheiros”, realçando que estes Encontros Vínicos “conjugam entidades que pretendem acrescentar valor e fazer crescer um setor de enorme importância e relevância para o país”.

Já o Vice-Presidente da CCDR-Norte, Beraldino Pinto, assumiu que a eficiência na gestão de recursos para a vinha “é muito pertinente, atual e com uma enorme transversalidade”.

Na sua intervenção, o Delegado Distrital da Ordem dos Engenheiros de Viana do Castelo, Vítor Correia, referiu que esta 13ª edição dos Encontros, em 15 anos, vem comprovar que “o vinho mantém uma certa mística, assumindo-se como um misto de arte e saber, ciência e investigação”, considerando que os clientes “cada vez mais querem conhecer e experienciar a realidade, saber como e quem faz o vinho”.

Também a Diretora da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), Isabel Valín, referiu que estas Encontros têm “acompanhado as alterações, as mudanças e os desafios” do setor e que, dentro desta lógica, o IPVC pretende que os seus estudantes “se aproximem” do setor agrário e da vitivinicultura, considerando que, para que isso aconteça, o setor tem de ser cada vez mais produtivo e sustentável economicamente.

Assim, os Encontros Vínicos trazem novamente para debate este vinho tão caraterístico da região do Minho e envolvem um conjunto de iniciativas nos quais este produto é devidamente valorizado, dos quais se destaca o seminário desta sexta-feira, uma prova de vinhos, o Jantar de Gala com anúncio dos grandes vencedores dos Prémios Vinho Verde do Ano da OERN 2023, curso de prova de vinhos, visitas, entre outros.

O evento é uma organização conjunta da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Delegação Distrital de Viana do Castelo e do Colégio de Engenharia Agronómica – Norte, com a colaboração da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

Foto: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Município de Anadia homenageia colaboradores por 25 e 35 anos de serviço

Publicado

on

À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, o Município de Anadia aproveitou o Feriado Municipal, Dia da Ascensão, 09 de maio, para homenagear os seus colaboradores que completaram 25 e 35 anos de serviço. A cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município, foi presidida pela presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, e contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Municipal, Manuel Pinho, de vereadores do executivo e de presidentes de Junta de Freguesia, assim como de pessoal dirigente e outros funcionários.

Na ocasião, o presidente da Assembleia Municipal, Manuel Pinho, deixou um testemunho de “gratidão”, aos funcionários distinguidos pela sua dedicação ao Município, realçando a importância desta “singela homenagem”.

A presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, em nome de todo o executivo, dirigiu uma palavra de reconhecimento e felicitação a todos os homenageados, pelo empenho e profissionalismo que, ao longo de todos estes anos, têm dedicado a esta nobre missão que é o serviço público.

Realçou ainda o facto de todos os funcionários “serem importantes” nas tarefas que desempenham em prol da comunidade anadiense. A todos desejou os maiores sucessos profissionais e pessoais.

Foram 13 os funcionários homenageados nesta singela e simples cerimónia, tendo recebido, cada um, uma medalha, um alfinete de lapela e ainda um certificado, em reconhecimento da sua dedicação e trabalho em prol do Município ao longo de todos estes anos.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Exposição “Censura Prévia na Música e na Literatura” no Fórum Cultural das Neves

Publicado

on

A Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugura, este sábado, às 18h30, no Fórum Cultural das Neves, a exposição “Censura Prévia na Música e na Literatura”, que reúne um conjunto de livros e discos editados antes do 25 de Abril e que foram objeto de censura, alguns deles proibidos de circular em Portugal.

A sessão de abertura contará com a participação do grupo Terra Larga – Coro dos Moços do Neiva, que interpretará temas do cancioneiro popular alentejano. Esta exposição ficará patente ao público até ao dia 20 de maio, podendo ser visitada das 15h00 às 19h00.

Esta exposição enquadra-se na programação comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril de 1974. Recorde-se que Viana do Castelo está a assinalar meio século da Revolução dos Cravos com cerca de 200 iniciativas promovidas pelo município e entidades diversas, entre teatro, cinema, oficinas, concertos, conferências, murais, esculturas e muito mais, até final do ano. O programa reúne várias associações de índole cultural, desportiva e social e instituições vianenses.

O objetivo passa por ir além da evocação da data, envolvendo os agentes locais e o território e gerando uma reflexão em vários domínios, entre educação, cultura, ciência e outros, sobre os ganhos dos 50 anos de democracia e liberdade. É também objetivo da autarquia incorporar a temática nos eventos que são promovidos e nos protocolos de apoio ao associativismo.

Sobre o Fórum Cultural das Neves, o novo espaço, que foi financiado pelo Norte 2020, serve as freguesias do Vale do Neiva e implicou a reconstrução integral de um edifício no centro do Largo das Neves, incluindo agora áreas expositivas para promover os valores identitários da região, um espaço para formação, discussão e promoção de eventos culturais com uma sala/auditório e ainda uma biblioteca dedicada ao Vale do Neiva.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Mais lidas