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LATITID, PIPIUCHICK, MAJATU.STUDIO, GAMANATURA, COLDEC, RAY BAN, FRANCIACORTA e ASUS são as marcas vencedoras na nona edição do Fashion Film Festival

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A noite de sábado, dia 14 de janeiro, foi o momento de revelar os nomeados e vencedores da nona edição do Guimarães Fashion Film Festival. Catarina Miranda, uma voz conhecida da Rádio Observador, conduziu a Cerimónia de Entrega de Prémios e IAN, que desde o início da sua carreira tem combinado a eletrónica com o som orgânico do violino, também encantou com a sua música.

No renovado Teatro Jordão, Catarina e IAN não foram as únicas mulheres a brilhar, Cláudia Moreno subiu ao palco para receber o prémio de Melhor Fotografia, na categoria de Filmes de Moda de Marca, para PIUPIUCHICK; Sara Peixoto, como diretora de marca da MAJATU.STUDIO, recebeu o prémio de Melhor Filme de Marca e Joana Girão Oliveira esteve duas vezes em palco para receber Melhor Filme de Marca de Têxteis Lar e o prémio FFF T Jornal elegido através da votação do público, via plataforma que esteve disponível no site do jornal.

Na categoria de Filmes de Moda de Autor Independentes, Bruno Nacarato arrebatou os dois prémios desta categoria: Melhor fotografia com “Waiting in the Dark” e Melhor Realização com “Still Life”.

O Festival recebeu mais de 120 filmes de moda de várias partes do mundo. Maria Gambina e Anabela Baldaque, as conceituadas designers de moda, Marta Mota Prego, responsável pelo Guimarães Marca; Maria João Vieira Pinto, diretora da Revista Marketeer; Begoña Pascual, consultora de comunicação; Braz Costa, diretor geral do CITEVE; Kenton Thatcher, fotógrafo e os premiados realizadores Márcio Simões e Imanol Ruiz de Lara foram os nomes do júri responsáveis pelos vereditos.

O Festival é organizado pela Associação Selectiva Moda, em parceria com a produtora Farol de Ideias e o Município de Guimarães através do Guimarães Marca. Espera poder continuar a contar com o apoio do Compete e do Portugal 2030. Na próxima edição comemora-se uma década de distinções do melhor se faz em Filmes de Moda difundindo o nome de Portugal e das marcas portuguesas pelos circuitos mundiais.

Fashion Film Festival 9ª Edição | Vencedores

Melhor Fotografia

Filmes de moda de marca

Vencedor: Cláudia Moreno

A Secret Summer Story

(Marca: LATITID)

Melhor Realizador

Filmes de moda de marca

Vencedor: Vladimiro Leopoldo

The Breakfast Club

(Marca: PIUPIUCHICK)

Melhor Filme

Filmes de moda de marca

RESISTÊNCIA by MAJATU. STUDIO

Marca: MAJATU. STUDIO

Vencedor: Diretor da marca: Sara Peixoto

https://vimeo.com/manage/videos/789997012

Melhor Filme

Filmes de moda de têxtil lar

Merry Winter

Marca: GAMANATURA, by ADALBERTO

Vencedor: Diretor da Marca: Joana Girão Oliveira

Melhor Filme

Filmes de moda de têxteis técnicos

House of Innovation

Marca: COLTEC

Vencedor: Diretor da Marca: Paulo Neves

Melhor Fotografia

Filmes de moda de autor independente

Vencedor: Bruno Nacarato

Waiting in the Dark

Melhor Realizador

Filmes de moda de autor independente

Vencedor: Bruno Nacarato

Still Life

Best Cinematography

International Fashion Films

Vencedor: Karim Andreotti

Ray-Ban – You’re On

(Brand: RAY-BAN)

Best Director

International Fashion Films

Vencedor: Enea Colombi

Franciacorta – A Golden Feeling

(Brand: FRANCIACORTA)

Best Film

International Fashion Films

Worldwide VivoBook2022 – Director’s Cut

Brand: ASUS

Vencedor: Film Director: Leone

Melhor Filme

FFF T Jornal | votado pelo público

Merry Winter

Marca: GAMANATURA, by ADALBERTO

Diretor da Marca: Joana Girão Oliveira

https://vimeo.com/789998202.

Foto: DR.

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Barcelos debate “Família, Afetos e Saúde Mental”

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Sala cheia para assistir ontem à noite, no auditório municipal, à tertúlia “Família, Afetos e Saúde Mental”, inserida na programação da Semana da Família que a Câmara de Barcelos está a promover, desde o dia 13, e que termina amanhã com a realização de um peddy-paper pelo Centro Histórico de Barcelos, que conta com a animação da Banda Plástica de Barcelos.

Moderada pelo vereador do pelouro da Ação Social, António Ribeiro, a tertúlia contou com a participação de António Tomé, do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Marta Lopes, do Grupo de Ação Social Cristã; Eduardo Duque, da Universidade Católica Portuguesa; e Joaquina Castelão, da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental.

Da conversa e de todas as intervenções dos oradores, ficou o sublinhado de que as relações de afeto contribuem e são um ponto crucial para o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças.

No fecho da iniciativa, o responsável pelo Pelouro da Ação Social realçou o papel da família na estruturação das crianças e jovens, vincando a importância dos cuidados, dos afetos, da proximidade, da interação, da partilha e do amor, fatores essenciais à essência da condição humana.

António Ribeiro terminou, agradecendo aos participantes as respetivas contribuições para a riqueza e diversidade do debate, e deixou uma palavra de apreço ao público que, em dia de semana, mostrou o seu interesse pelo tema e quase lotou o auditório municipal.

A Semana da Família encerra a programação no sábado, 18 de maio, com um peddy-paper pelo Centro Histórico e com a animação da Banda Plástica de Barcelos. O ponto de encontro é às 9h30, no Theatro Gil Vicente.

Foto: CMB.

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CIM Alto Minho lança convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável

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A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) abriu uma convocatória para a apresentação de ideias para projetos inovadores que promovam o turismo sustentável no Alto Minho. Esta iniciativa insere-se no projeto europeu FISATUR (Atlantic Network of Tourist Experiences to Promote the Fishing and Maritime), que visa diversificar as atividades económicas das comunidades costeiras através do turismo sustentável. A convocatória, que decorre de 13 de maio a 19 de julho, faz parte de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento e promoção de novas soluções turísticas relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo.

Podem candidatar-se pessoas singulares (maiores de 18 anos) ou coletivas (microempresas ou organizações sem fins lucrativos), que pretendam desenvolver um produto ou serviço turístico inovador relacionado com a pesca, aquacultura ou património marítimo ou projetos que contribuam para a diversificação dos ecossistemas de pesca locais e para o turismo sustentável, alinhados com os princípios do Pacto Ecológico Europeu e da economia azul.

O FISATUR, um projeto europeu que envolve parceiros de Espanha, França e Portugal, procura fomentar soluções de desenvolvimento turístico relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo como resposta aos desafios do setor. Este projeto iniciou-se em setembro de 2023, com um estudo da oferta e procura de produtos e serviços nos países participantes. Com base nos dados recolhidos, está agora a lançar uma convocatória para projetos e ideias inovadoras. Os participantes selecionados terão a oportunidade de integrar um programa de incubação para promover 10 ideias de projeto por país, beneficiando de um apoio gratuito de capacitação durante sete meses, de 15 de outubro de 2024 a 30 de abril de 2025.

Os dois melhores projetos de cada país serão premiados e terão a oportunidade de participar numa rota de navegação de catamarã entre França e Portugal, com paragens estratégicas para facilitar intercâmbios B2B (Business to Business) com outras experiências na costa atlântica.

As candidaturas devem ser submetidas através do formulário de candidatura online, disponível no site do projeto, em https://www.fisatur.org/pt-pt/incubadora-de-projectos/. O prazo final para submissão é 19 de julho de 2024, pelas 16 horas. A seleção dos participantes será baseada em vários critérios, nomeadamente na inovação do projeto, impacto ambiental e social, e adequação às necessidades de apoio solicitadas.

As normas de participação podem ser consultadas através do seguinte link: https://www.fisatur.org/wp-content/uploads/2024/05/Rules-Portugal_FISATUR.pdf.

O FISATUR

O FISATUR é um projeto europeu que visa promover a diversificação económica das regiões costeiras através do turismo sustentável, sendo cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEMPA).

Com esta iniciativa, a CIM Alto Minho e os parceiros do projeto procuram impulsionar o desenvolvimento económico das comunidades costeiras, destacando o potencial do turismo para preservar os recursos naturais e culturais do território.

Este projeto representa um importante passo na criação de uma abordagem sustentável para o uso dos recursos costeiros, integrando turismo, pesca e património marítimo numa estratégia de desenvolvimento regional.

Dia do Mar

A convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável surge numa altura oportuna, com o Dia Europeu do Mar a ser comemorado a 20 de maio. Esta data sublinha a importância de preservar os ecossistemas marinhos e promover atividades que respeitem e valorizem os recursos marítimos. A CIM Alto Minho, com o projeto FISATUR, reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, contribuindo para um futuro mais equilibrado e próspero para as comunidades costeiras.

Imagem: DR.

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Conservatório de Música de Sintra promove Oficina de Teatro gratuita para crianças e jovens

A 15 de junho, sábado, pelas 12h00

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No âmbito da abertura do Curso Básico de Teatro no próximo ano letivo, o Conservatório de Música de Sintra promove uma oficina gratuita de Teatro com a atriz Rute Lizardo (Musgo – Produção Cultural, parceira do Conservatório neste projeto) para crianças e jovens dos 9 aos 14 anos, no sábado, 15 de junho, às 12h00.

O Curso Básico de Teatro (CBT) é uma nova oferta de ensino artístico especializado no sistema educativo português. O seu currículo tem em consideração o Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória, desenvolvendo competências fundamentais na construção de cidadãos mais confiantes, autónomos e conscientes, incluindo as disciplinas de Interpretação, Improvisação (movimento) e Voz. A conclusão do CBT (5º grau) confere ao aluno uma certificação de Nível II do Quadro Nacional de Qualificações.

Para dar a conhecer o curso e esclarecer dúvidas, no dia 15 de junho, sábado, às 12h00, as crianças e jovens interessados terão a oportunidade de experimentar alguns jogos e exercícios teatrais, que remetem para o trabalho a desenvolver ao longo do curso. Paralelamente, à mesma hora, terá lugar uma reunião de pais, para esclarecimento de dúvidas.

As inscrições para a oficina são gratuitas e decorrem nesta página: https://www.conservatoriodemusicadesintra.org/oficina-teatro.html

A abertura do Curso Básico de Teatro no Conservatório de Música de Sintra vem reforçar a oferta educativa oficial, iniciado já em 1982 com o Curso Básico de Música e, mais tarde, com o Curso Secundário de Música.

Foto: CMS.

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