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EXPOCOSMÉTICA: A maior Feira de beleza da Península Ibérica regressa em abril

Com “Self Love” e mais de 200 expositores

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De 1 a 3 de abril de 2023, a Expocosmética – Feira Internacional de Cosmética, Estética, Unhas e Cabelo está de volta à Exponor para apresentar as principais tendências do setor, reunir os melhores profissionais do mercado, fomentar negócios e promover experiências. Ao longo dos três dias, o evento estima receber mais de 30 mil visitantes, entre profissionais e consumidores finais, e já tem previstas mais de 250 marcas. “Self Love” serve de mote à 26ª edição, num manifesto que acredita que é na busca do amor-próprio que as pessoas priorizam a aquisição de bens e serviços que contribuam para o seu bem-estar e sentido de identidade.

“Num mundo em constante alteração, também a beleza tem vindo a passar por transformações. A tendência que temos vindo a assistir é uma mudança de preferências e exigências por parte do consumidor. A aquisição de bens e serviços está cada vez mais dependente pela busca de amor-próprio, priorizando-se tudo aquilo que contribui para a felicidade. Assim, nesta edição, destacamos marcas detentoras de substâncias benéficas para o exterior e interior de cada um, versando todas as áreas do evento: estética, cabelos, unhas, maquilhagem, bem-estar e cuidado masculino”, afirma Amélia Estevão, diretora de Marketing da Exponor.

O tema da Expocosmética vai responder à tendência global de consumo, a busca pelo amor próprio, contudo, abrange ainda outras das principais tendências que vão marcar a beleza no ano de 2023. Desde “Skinmalism”, que destaca a beleza natural e dispensa o uso de produtos desnecessários, sem esquecer a tendência “Boca Nada Olhos Tudo”, que traz técnicas como delineados gráficos, sombras intensas e pestanas dramáticas. “Brow Lifting” é outra das tendências que veio para facilitar o dia a dia e conferir um efeito natural ao olhar. Já no mundo dos cabelos, destaca-se o “Sleek Hair”, a nova tendência para cabelos lisos. No campo das unhas, a tendência são as “3D Manicure”, que coloca a criatividade dos profissionais de nail art à prova.

Considerada a maior feira de beleza da Península Ibérica, a Expocosmética desenvolve-se ao longo de cinco áreas temáticas, espaços que dividem também os conceitos e segmentos. Destaca-se, assim, a área “Self-Love“, que apresentará ferramentas e soluções de beleza, autocuidado e bem-estar, através de marcas e produtos que promovam sensações positivas, expressões criativas e pensamentos libertadores, tais como as marcas nacionais OLIVEA GREEN, BEAUTY BIBLE, CRISTAIS DO MAR, COTTON PEOPLE e CATARINA ARAÚJO SUGARING. Já a área “Creative Minds” é dedicada às unhas e maquilhagem, a área “Happy Body” direcionada para a estética, o espaço “Free Spirit” focado nos cabelos e a área “Fierce Soul” criada a pensar nos BARBEIROS, enquanto ode à beleza masculina.

O “Palco Expocosmética” está de volta e promete surpreender os visitantes com um programa de experiências live, demonstrações e desfiles que destacarão profissionais do setor. Este ano, apresentam ainda a 1ª edição do “Brand Awards”, um concurso que tem como objetivo premiar novas marcas em 3 segmentos da beleza; estética, cabelo, maquilhagem e unhas são as áreas a concurso e estão elegíveis marcas nacionais criadas nos últimos sete anos. As inscrições estão abertas até dia 25 de fevereiro e o vencedor de cada área terá oportunidade de expor o seu projeto num stand próprio durante a feira e divulgação do projeto para uma comunidade de mais de 80 000 pessoas. As inscrições podem ser feitas no site oficial e os vencedores serão conhecidos no início de março.

Em paralelo com o evento, realiza-se, a 2 de abril, o Congresso Nacional de Estética, Beleza e Saúde, com a curadoria da médica Simone Ayres. Sob o tema “Saúde para a Beleza”, este evento reflete uma visão integrativa e complementar da beleza e vai destacar os principais temas que dominam a atualidade da medicina integrativa. O Doutor Rodrigo Ayoub, médico ortomolecular, vai protagonizar um dos momentos altos deste dia, ao conduzir o workshop de abertura do congresso, um showcooking, com almoço volante, com uma ementa focada em alimentos anti-inflamatórios. O congresso abordará temáticas variadas como self love, beleza e saúde, passando pela autoestima e saúde sexual, estética, cosmética e nutrição. O acesso a este congresso é independente da Expocoméstica e está disponível online.

Por fim, destacar que o evento continua a apostar na inovação e reforçou a PLATAFORMA E+E EXPOCOSMÉTICA, uma plataforma digital de networking B2B que permite às empresas e possíveis compradores concretizar negócios com total discrição e garantia de confidencialidade.

Expocosmética:

1 a 3 de abril de 2023

Horário:

1 de abril: 13h00 – 20h00

2 e 3 de abril: 10h00 – 19h00

Pré-abertura:

1 de abril: 10h00 – 13h00 (Exclusivo com convite VIP)

Bilheteira:

Online – normal 5€* / VIP – 12€

No Check-In (durante a feira) – normal 10€ / VIP – 20€

* Interdita a entrada a público no dia 3 de abril, exclusivo a profissionais do setor.

Imagem: EXPONOR.

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Barcelos debate “Família, Afetos e Saúde Mental”

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Sala cheia para assistir ontem à noite, no auditório municipal, à tertúlia “Família, Afetos e Saúde Mental”, inserida na programação da Semana da Família que a Câmara de Barcelos está a promover, desde o dia 13, e que termina amanhã com a realização de um peddy-paper pelo Centro Histórico de Barcelos, que conta com a animação da Banda Plástica de Barcelos.

Moderada pelo vereador do pelouro da Ação Social, António Ribeiro, a tertúlia contou com a participação de António Tomé, do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Marta Lopes, do Grupo de Ação Social Cristã; Eduardo Duque, da Universidade Católica Portuguesa; e Joaquina Castelão, da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental.

Da conversa e de todas as intervenções dos oradores, ficou o sublinhado de que as relações de afeto contribuem e são um ponto crucial para o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças.

No fecho da iniciativa, o responsável pelo Pelouro da Ação Social realçou o papel da família na estruturação das crianças e jovens, vincando a importância dos cuidados, dos afetos, da proximidade, da interação, da partilha e do amor, fatores essenciais à essência da condição humana.

António Ribeiro terminou, agradecendo aos participantes as respetivas contribuições para a riqueza e diversidade do debate, e deixou uma palavra de apreço ao público que, em dia de semana, mostrou o seu interesse pelo tema e quase lotou o auditório municipal.

A Semana da Família encerra a programação no sábado, 18 de maio, com um peddy-paper pelo Centro Histórico e com a animação da Banda Plástica de Barcelos. O ponto de encontro é às 9h30, no Theatro Gil Vicente.

Foto: CMB.

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CIM Alto Minho lança convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável

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A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) abriu uma convocatória para a apresentação de ideias para projetos inovadores que promovam o turismo sustentável no Alto Minho. Esta iniciativa insere-se no projeto europeu FISATUR (Atlantic Network of Tourist Experiences to Promote the Fishing and Maritime), que visa diversificar as atividades económicas das comunidades costeiras através do turismo sustentável. A convocatória, que decorre de 13 de maio a 19 de julho, faz parte de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento e promoção de novas soluções turísticas relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo.

Podem candidatar-se pessoas singulares (maiores de 18 anos) ou coletivas (microempresas ou organizações sem fins lucrativos), que pretendam desenvolver um produto ou serviço turístico inovador relacionado com a pesca, aquacultura ou património marítimo ou projetos que contribuam para a diversificação dos ecossistemas de pesca locais e para o turismo sustentável, alinhados com os princípios do Pacto Ecológico Europeu e da economia azul.

O FISATUR, um projeto europeu que envolve parceiros de Espanha, França e Portugal, procura fomentar soluções de desenvolvimento turístico relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo como resposta aos desafios do setor. Este projeto iniciou-se em setembro de 2023, com um estudo da oferta e procura de produtos e serviços nos países participantes. Com base nos dados recolhidos, está agora a lançar uma convocatória para projetos e ideias inovadoras. Os participantes selecionados terão a oportunidade de integrar um programa de incubação para promover 10 ideias de projeto por país, beneficiando de um apoio gratuito de capacitação durante sete meses, de 15 de outubro de 2024 a 30 de abril de 2025.

Os dois melhores projetos de cada país serão premiados e terão a oportunidade de participar numa rota de navegação de catamarã entre França e Portugal, com paragens estratégicas para facilitar intercâmbios B2B (Business to Business) com outras experiências na costa atlântica.

As candidaturas devem ser submetidas através do formulário de candidatura online, disponível no site do projeto, em https://www.fisatur.org/pt-pt/incubadora-de-projectos/. O prazo final para submissão é 19 de julho de 2024, pelas 16 horas. A seleção dos participantes será baseada em vários critérios, nomeadamente na inovação do projeto, impacto ambiental e social, e adequação às necessidades de apoio solicitadas.

As normas de participação podem ser consultadas através do seguinte link: https://www.fisatur.org/wp-content/uploads/2024/05/Rules-Portugal_FISATUR.pdf.

O FISATUR

O FISATUR é um projeto europeu que visa promover a diversificação económica das regiões costeiras através do turismo sustentável, sendo cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEMPA).

Com esta iniciativa, a CIM Alto Minho e os parceiros do projeto procuram impulsionar o desenvolvimento económico das comunidades costeiras, destacando o potencial do turismo para preservar os recursos naturais e culturais do território.

Este projeto representa um importante passo na criação de uma abordagem sustentável para o uso dos recursos costeiros, integrando turismo, pesca e património marítimo numa estratégia de desenvolvimento regional.

Dia do Mar

A convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável surge numa altura oportuna, com o Dia Europeu do Mar a ser comemorado a 20 de maio. Esta data sublinha a importância de preservar os ecossistemas marinhos e promover atividades que respeitem e valorizem os recursos marítimos. A CIM Alto Minho, com o projeto FISATUR, reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, contribuindo para um futuro mais equilibrado e próspero para as comunidades costeiras.

Imagem: DR.

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Conservatório de Música de Sintra promove Oficina de Teatro gratuita para crianças e jovens

A 15 de junho, sábado, pelas 12h00

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No âmbito da abertura do Curso Básico de Teatro no próximo ano letivo, o Conservatório de Música de Sintra promove uma oficina gratuita de Teatro com a atriz Rute Lizardo (Musgo – Produção Cultural, parceira do Conservatório neste projeto) para crianças e jovens dos 9 aos 14 anos, no sábado, 15 de junho, às 12h00.

O Curso Básico de Teatro (CBT) é uma nova oferta de ensino artístico especializado no sistema educativo português. O seu currículo tem em consideração o Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória, desenvolvendo competências fundamentais na construção de cidadãos mais confiantes, autónomos e conscientes, incluindo as disciplinas de Interpretação, Improvisação (movimento) e Voz. A conclusão do CBT (5º grau) confere ao aluno uma certificação de Nível II do Quadro Nacional de Qualificações.

Para dar a conhecer o curso e esclarecer dúvidas, no dia 15 de junho, sábado, às 12h00, as crianças e jovens interessados terão a oportunidade de experimentar alguns jogos e exercícios teatrais, que remetem para o trabalho a desenvolver ao longo do curso. Paralelamente, à mesma hora, terá lugar uma reunião de pais, para esclarecimento de dúvidas.

As inscrições para a oficina são gratuitas e decorrem nesta página: https://www.conservatoriodemusicadesintra.org/oficina-teatro.html

A abertura do Curso Básico de Teatro no Conservatório de Música de Sintra vem reforçar a oferta educativa oficial, iniciado já em 1982 com o Curso Básico de Música e, mais tarde, com o Curso Secundário de Música.

Foto: CMS.

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