Connect with us

Atualidade

Estoril Classics volta a levar F1 e Motos ao Estoril em outubro

Publicado

on

O Estoril Classics, um dos maiores eventos de clássicos do mundo, realiza-se, este ano, entre os dias 6 e 8 de outubro, voltando a promover o regresso da Fórmula 1 ao Autódromo do Estoril, que foi o palco de treze edições do Grande Prémio de Portugal. Uma vez mais, é esperado um fim de semana de emoções para toda a família com a história do automobilismo a desfilar em pista.

Já é tradição, desde 2017, no início de outubro, os adeptos realizam uma verdadeira peregrinação ao histórico traçado situado Cascais, podendo ao longo de três dias ver bem de perto as máquinas que marcaram indelevelmente as páginas do desporto de que tanto gostam, para além de poderem contactar de forma direta com os pilotos.

A Race Ready, com o apoio do Turismo de Cascais e em parceria da Peter Auto, volta a levar ao ‘Autódromo’ a Fórmula 1, com carros que que marcaram a categoria máxima até 1986 a rugirem bem alto para gáudio do muito público que enche as bancadas e o paddock, dando um colorido único ao evento com corridas emocionantes em que ninguém quer sair a perder.

Uma vez mais, é esperada uma grelha de partida numerosa e diversificada, onde se encontram representadas algumas das equipas e marcas mais importantes da categoria máxima, ajudando transportar os adeptos para os tempos do Grande Prémio de Portugal no Estoril.

Para além da Fórmula 1, que será o cabeça de cartaz do fim de semana, o eclético Historic Endurance e as competições da Peter Auto asseguram diversidade, garantido a presença de máquinas incríveis que escreveram história nas 24 Horas de Le Mans e os principais campeonatos de Turismos.

Em 2023, não será apenas a história do automobilismo a desfilar em pista, uma vez que também o motociclismo terá o seu espaço, com a presença da The Amicale Spirit of Speed, um clube de âmbito europeu que se compromete a manter as grandes máquinas da história da modalidade de duas rodas.

Os adeptos do motociclismo poderão ver, em pista e no paddock, as motos que marcaram, desde os anos 1950, os Grandes Prémios, provas de Endurance, Superbikes, etc., no que representa mais um motivo de grande interesse para os aficionados de desporto motorizado.

Como é habitual, diversos clubes de automóveis e clássicos marcarão presença no Autódromo do Estoril, havendo, ainda no paddock, ‘street food’ e diversas lojas de merchandising, que farão as delícias de toda a família.

Duarte Nobre Guedes, o Mentor do Evento, aponta que “o Estoril Classics assume-se como um dos maiores eventos de clássicos do mundo, elevando Cascais no panorama internacional num segmento que é muito importante para nós. O evento tem tido um enorme sucesso desde a sua primeira edição e acredito que este ano não será diferente. Serão três dias em que o público poderá ver máquinas fantásticas e em que os ‘gentlemen-drivers’, os pilotos e equipas que nos visitam poderão conhecer Cascais, a sua beleza, o seu clima, gastronomia, etc.”.

Diogo Ferrão, o CEO da Race Ready, sublinha que “o Estoril Classic é um evento que tem vindo a marcar o panorama dos clássicos globalmente, sendo o palco fabuloso e o facto de ser possível ver os carros a competirem dois fatores determinantes para o seu sucesso. Este ano, voltamos a ter os Fórmula 1, as competições da Peter Auto e o Historic Endurance, a que se junta o The Amicale Spirit of Speed. O público tem aderido em massa, o ano passado passaram pelo Autódromo do Estoril 35 mil pessoas, e estou confiante de que este ano teremos uma vez mais muitos adeptos nas bancadas e no paddock”.

São mais que motivos para realizar uma visita ao histórico Autódromo do Estoril entre os dias 6 a 8 de outubro, esperando a organização mais público que nas edições anteriores. Brevemente, os bilhetes para o paddock, que serão limitados, estarão à venda nos pontos habituais, sendo o acesso às bancadas grátis.

Imagem: RR.

Atualidade

Congresso nacional de comunicação de ciência de 8 a 10 de maio em Braga

12º SciComPt vai juntar 270 pessoas na Universidade do Minho, no INL e no Centro Ciência Viva

Publicado

on

É o momento do ano para os comunicadores de ciência em Portugal. O 12º Congresso SciComPt vai reunir perto de 270 participantes entre 8 e 10 de maio, em Braga, em particular na Universidade do Minho e, no primeiro dia, também no Laboratório Ibérico de Nanotecnologia (INL) e no Centro Ciência Viva. A inteligência artificial, a ciência acessível e o envolvimento dos cidadãos são alguns temas em foco. O extenso programa inclui 114 comunicações, 21 demonstrações, 12 sessões plenárias e alargadas e quatro oficinas de formação.

A organização cabe à SciComPt – Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia em Portugal, à UMinho – através do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, do Centro de Matemática, do Instituto de Ciências Sociais e da Escola de Ciências –, ao INL e ao Centro de Ciência Viva. “É o ponto de encontro de uma ampla rede de profissionais, académicos e cientistas para debater práticas, experiências e avanços neste domínio”, afirma a professora Elsa Costa e Silva, membro da direção do mestrado em Comunicação de Ciência da UMinho.

Influência da IA na ciência

Nas sessões plenárias vai abordar-se a união arte-ciência com a académica britânica Emma Weitkamp (dia 8, 15h00, INL), os efeitos da inteligência artificial com a porta-voz do Parque das Ciências da Andaluzia, Lourdes López Pérez (dia 9, 9h00, auditório B1 do campus de Gualtar) e, ainda, a ciência aberta a todos com a diretora do projeto Native Scientists, Joana Moscoso, a vice-coordenadora do Observa da Universidade de Lisboa, Ana Delicado, o diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho, Eloy Rodrigues, e a editora de ciência do “Público”, Teresa Firmino (dia 10, 9h00, auditório B1).

As oficinas são na manhã do dia 8, no Centro Ciência Viva, propondo fazer vídeos criativos com poucos recursos, medir o impacto da divulgação de ciência, sensibilizar para investigação animal e acentuar a ciência cidadã. Já as demonstrações ficam para a tarde do dia 9, no hall do edifício 2 do campus de Gualtar. Cruzam sugestões como banda desenhada, caderneta de cromos, realidade virtual, jogo de bingo, laboratório numa caixa, cinema, horta comunitária, zines, videojogos educativos, podcasts e canais nas redes sociais. O objetivo é disseminar desde os raios cósmicos à microbiologia, do sono às leis, dos oceanos aos dinossauros.

Já as comunicações, a decorrer até oito espaços em paralelo no campus, vão incidir em tópicos vastos, nomeadamente novas audiências, plataformas abertas, ciência nos bares e nas redes sociais, Noite Europeia dos Investigadores, bastidores dos gabinetes de comunicação, erros na divulgação, aprender fora da aula, projetos inclusivos, jovens e alterações climáticas, saúde mental, o trabalho dos museus e os podcasts de ciência em Portugal. O evento prevê, ainda, a assembleia-geral da SciComPt e uma visita ao Bom Jesus, Património Mundial da UNESCO. O portal oficial é scicom.pt/congresso2024.

Imagem: UM.

Continuar a ler

Atualidade

Orquestra Metropolitana de Lisboa celebra Centenário de Joly Braga Santos com concertos em Setúbal e Lisboa

Publicado

on

O encanto da música de Joly Braga Santos revelou-se ao público nos anos quarenta. Era, então, aluno de Luís de Freitas Branco e transbordava um talento que lhe garantiria lugar entre os melhores. As suas criações eram espontâneas, mas de elaboração cuidada; eram intensas, mas de apreensão imediata.

Este concerto celebra o seu legado, no preciso mês em que passam 100 anos sobre a data do seu nascimento. Tem início com um concerto para cordas, datado de 1951. Prossegue nos anos sessenta, com a música de um bailado estreado no Teatro Politeama em 1968. Depois, Staccato Brilhante de 1988, um impressionante manifesto de jovialidade em fim de vida. Pelo meio, ressoam ritmos e melodias tradicionais da Chéquia, na música de Antonín Dvořák.

Desta forma, a Orquestra Metropolitana de Lisboa apresenta “No Centenário de Joly Braga Santos”, dirigida pelo maestro Pedro Neves.

Apresentará:

Joly Braga Santos – Concerto para Cordas em Ré 

Joly Braga Santos – Suíte de bailado Encruzilhada

Antonín Dvořák – Suíte Checa

Joly Braga Santos – Staccato Brilhante

Concertos no domingo, dia 26 de maio, 17h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, Setúbal (Bilhetes brevemente à venda) e segunda, dia 27 de maio, pelas 21h00, no Teatro Tivoli BBVA, Lisboa (bilhetes à venda aqui).

Imagem: OML.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo acolhe II Fórum do Peregrino a 16 e 17 de maio

Publicado

on

Nos próximos dias 16 e 17 de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago promovem II Fórum Peregrino, evento criado com o objetivo de discutir temas atuais e relevantes para o desenvolvimento do Caminho de Santiago em Portugal, envolvendo as associações de peregrinos, as autarquias, as entidades religiosas, as entidades nacionais que tutelam a Cultura e o Turismo, a sociedade civil, as entidades de segurança pública, os operadores privados e o público em geral.

A organização perspetiva o evento como sendo um momento de franca participação e ampla reflexão estratégica, onde todos os atores do Caminho de Santiago possam dar a sua contribuição.

O evento inclui um primeiro dia de capacitação certificada, a realizar na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, e um segundo dia de conferência, que terá lugar no Auditório Dr. Francisco Sampaio da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).

A inscrição é gratuita e deve ser realizada nos seguintes links:

. Dia 16 de maio, na Plataforma Academia Digital, em: https://academiadigital.turismodeportugal.pt/index.php?option=com_training&task=show&id=5885 (deve proceder primeiro ao registo na referida plataforma)

. Dia 17 de maio: https://forms.gle/ShvR2vHtNt6RkdYm8

Assim, dia 16 de maio, a Ação de Capacitação Certificada acontece no âmbito da Formação + Próxima e tem como tema “Itinerários Jacobeus – compreender o passado e desafios futuros”. Tem por objetivos compreender as origens do culto Jacobeu; valorizar as origens do sistema viário jacobeu, na definição dos itinerários de peregrinação; entender o significado de hospitalidade e a abrangência do trabalho das associações; avaliar a importância dos hospitaleiros na gestão e promoção dos equipamentos; conhecer as normas de sinalética e as dificuldades operacionais da sua implementação; reconhecer o acesso a oportunidades de financiamento; e enquadrar o Caminho e os desafios de gestão transfronteiriços, tendo a formação como destinatários os profissionais do setor da Informação Turística, Hotelaria, Turismo e Restauração e outros interessados.

Nessa noite, no Museu de Artes Decorativas, às 21h30, será apresentado publicamente o documentário “O Nosso Caminho”, produzido por Completa Mente, Lda. e realizado por Pedro Gil Vasconcelos. Segue-se o lançamento do livro e sessão de autógrafos do “Caminhos que faço meus”, editado por Ego Editora.

A 17 de maio, o Auditório Dr. Francisco Sampaio da ESTG-IPVC acolhe a conferência do II Fórum do Peregrino, que vai incluir uma assinatura de protocolo de colaboração com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, as mesas redondas “Caminho de Santiago, primeira rota cultural europeia”, “Desafios na gestão do Caminho de Santiago”, “Segurança e hospitalidade no Caminho de Santiago”, testemunhos de peregrinos e momentos musicais.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Mais lidas