Connect with us

Atualidade

Distrito de Castelo Branco: PSP faz 14 detenções entre 21 e 28 de novembro

Publicado

on

O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Castelo Branco, no período compreendido entre as 09h00 do dia 21 de novembro e as 09h00 do dia 28 de novembro, desenvolveu, nas cidades de Castelo Branco e da Covilhã, atividade operacional que resultou em 14 detenções.

Detido por Violência Doméstica

No seguimento de uma ocorrência de violência doméstica registada no dia 24 de novembro, e após uma avaliação de risco efetuada pela Polícia, esta concluiu que existia um risco elevado para a integridade física da vitima.

Assim, foram desenvolvidas diligências para solicitar a emissão de mandado de detenção fora de flagrante delito à entidade competente. O Ministério Público de Castelo Branco procedeu à emissão dos mesmos, tendo sido cumpridos no dia 25 de novembro.

O suspeito detido, foi presente no Tribunal Judicial de Castelo Branco no dia 27 de novembro para aplicação de eventuais Medidas de Coação.

Ao suspeito do crime de Violência Doméstica foi-lhe aplicada a Medida de Coação mais gravosa, a prisão preventiva.

Detido por Resistência e Coação sobre Funcionário

Em Castelo Branco, foi detido um homem, de 53 anos de idade, residente nesta cidade, por resistência e coação sobre funcionário (Polícia deste Comando).

Presente em Tribunal para aplicação das medidas de coação, o suspeito ficou com Termo de Identidade e Residência.

Detidos por Condução sem Habilitação Legal

Em Castelo Branco, quatro homens, de 17, 23, 29 e 35 anos de idade, residentes nesta cidade, por condução na via pública de veículo automóvel, sem habilitação legal para o efeito.

Na Covilhã, uma mulher, de 27 anos de idade, residente naquela cidade, por condução na via pública de veículo automóvel, sem habilitação legal para o efeito.

Foram constituídos arguidos e notificados para comparecer em Tribunal para julgamento em Processo Sumário, tendo ficado sujeitos a Termo de Identidade e Residência.

Detidos por Desobediência

Em Castelo Branco, dois homens, de 46 e 51 anos de idade, residentes no concelho de Castelo Branco, pelo crime de desobediência (recusa de efetuar teste de álcool). Foram constituídos arguidos e notificados para comparecer em Tribunal para julgamento em Processo Sumário, tendo ficado sujeitos a Termo de Identidade e Residência.

Detidos por Condução sob Influência de Álcool

Em Castelo Branco, um homem de 21 anos de idade residente no concelho do Fundão, e dois homens de 22 e 51 anos de idade, residentes nesta cidade. Submetidos ao teste de alcoolemia, acusaram, respetivamente, a TAS (taxa de álcool no sangue) de 1,35 Gr./L, 1,35 Gr./L., e 1,39 Gr./L..

Na Covilhã, dois homens de 22 e 47 anos de idade, residentes no concelho da Guarda e na Covilhã. Submetidos ao teste de alcoolemia, acusaram respetivamente a TAS de 1,58 Gr./L. e 2,44 Gr./L..

Foram constituídos arguidos e notificados para comparecer em Tribunal para julgamento em Processo Sumário, tendo ficado sujeitos a Termo de Identidade e Residência.

Operações de Fiscalização de Trânsito

A PSP realizou 17 ações de fiscalização de trânsito e prevenção rodoviária e procedeu à fiscalização de 242 condutores. Foram ainda controlados 384 condutores em operações de fiscalização de excesso de velocidade. No âmbito destas ações, foram autuados 18 cidadãos pelos motivos a seguir discriminados:

. 07 Autos de Contraordenação muito graves por condução na via pública de veículo sob influência de álcool no sangue;

. 04 Autos de Contraordenação graves e 02 Autos de Contraordenação leves por condução na via pública de veículo em excesso de velocidade;

. 02 Autos de Contraordenação graves por uso indevido do telemóvel durante a condução;

. 02 Autos de Contraordenação graves por estacionamento indevido em travessia de peões;

. 01 Auto de Contraordenação grave por não utilização de cinto/sistema de retenção durante a condução.

Sinistralidade Rodoviária

A PSP registou os seguintes acidentes de viação:

. Seis acidentes de viação na cidade de Castelo Branco, dos quais resultaram um ferido ligeiro e danos materiais;

. Quatro acidentes de viação na cidade da Covilhã, dos quais resultaram um ferido ligeiro e danos materiais.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas