Connect with us

Atualidade

Delegação da Assembleia Nacional do Vietname em visita de trabalho a Portugal

Liderada por H.R. Trần Thanh Mẫn, Vice-Presidente da Assembleia Nacional

Publicado

on

Uma delegação da Assembleia Nacional da República Socialista do Vietname, liderada por Trần Thanh Mẫn, Vice-Presidente da Assembleia Nacional do Vietname – Quốc hội Việt Nam – composta por vários deputados e acompanhada por Đinh Toàn Thắng, Embaixador para França, Andorra, Mónaco, Portugal e República Centro-Africana, deslocou-se a Lisboa, em visita de trabalho, de 13 a 15 de novembro.

Da agenda repleta, para além de visitas como ao Mosteiro dos Jerónimos e Cabo da Roca, tiveram lugar variadas reuniões e receções, nomeadamente, com o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, com o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, com o Presidente da AICEP Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Filipe Santos Costa, com representantes da comunidade vietnamita em Portugal, e uma reunião com o Presidente da Artes Marciais Vietnamitas – Federação Portuguesa, Filipe Leite de Sousa.

Nesta última reunião, Filipe Leite de Sousa começou por agradecer dispensarem-lhe algum do precioso tempo para o receber e apresentou-se como sendo arquiteto na Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, que referiu ser um importante Município do Norte de Portugal, com um magnifico e antigo Castelo, e fez o convite para, em próxima deslocação a Portugal, o visitarem. Referiu, ainda: “Portugal, que tem uma muito antiga ligação ao povo Vietnamita, com quem nos relacionamos há mais de 500 anos sempre de forma pacífica, de cooperação e desenvolvimento recíprocos. Por isso, a nossa prenda institucional, uma emissão de selos conjunta em ambos os Países que isso mesmo comemorou, que peço, humildemente, que aceite. A segunda prenda que trago é uma prenda pessoal, é um produto ex-libris da minha região, o Porto, um Vintage de 2004”. Depois da entrega das prendas, passou a explicar que: “Não é a minha vida profissional que me traz aqui, mas uma antiga paixão, um hobby de excelência, as Artes Marciais Vietnamitas, que pratico desde 1976 e ensino desde 1984. Mestre Trần Hữu Hà, nasceu a 11 de julho de 1939 em Đẳng Hới (Quảng Binh) e viveu em Đà Nẵng até 1953, ano em que, com 14 anos de idade, se mudou para a França para completar os seus estudos. Em 1973, vários Mestres Vietnamitas residentes na Europa, liderados por Mestre PHAN HOANG, criaram o Việt Võ Dạo Quốc Tế (escola que reunia vários estilos de Artes Marciais Vietnamitas), que Mestre Trần fez chegar a Portugal. Este foi o Mestre com quem trabalhei até ao seu falecimento, em 2004, que me fez apaixonar pelo Vietname.”

Referiu, ainda, que: “Com a criação, em 2015, da WORLD FEDERATION OF VIETNAM VOCOTRUYEN, superiormente liderada e presidida pelo falecido Prof. Hoàng Vĩnh Giang, iniciou-se um grandioso trabalho de reunião de todas as Escolas, em todos os Países do Mundo. Nesta organização, comecei a trabalhar a partir de 2018, no International Relationship Committee. Infelizmente, o Prof. Hoàng Vĩnh Giang não pode dar seguimento a esta hercúlea tarefa por, em 11 setembro 2021, ter falecido. Esta perda irreparável foi um rude golpe para a jovem WFVV, no que foi interinamente substituído pelo primeiro Vice-presidente Nguyễn Conga Tốt, até ao congresso eleitoral que decorreu na Argélia. Nesse congresso, foi eleito presidente Nguyễn Bá Mạnh, mantendo-se primeiro Vice-presidente Nguyễn Công Tốt e eu tenho a honra de ser segundo Vice-presidente”.

Após esta intervenção, o Vice-Presidente da Assembleia Nacional, Trần Thanh Mẫn, apreciou e valorizou o trabalho da Artes Marciais Vietnamitas – Federação Portuguesa, nomeadamente por organizar várias atividades significativas de formação e intercâmbio. Enfatizando que as Artes Marciais Tradicionais Vietnamitas transmitem mensagens com a marca distinta da cultura vietnamita à comunidade internacional, “Humanidade – Cerimónia – Significado – Sabedoria – Confiança”, Trần Thanh Mẫn sugeriu que a Artes Marciais Vietnamitas – Federação Portuguesa organizasse mais atividades para atrair a participação de mais estudantes, contribuindo para promover as relações entre os dois países.

Ao óbice da inexistência de representação diplomática, Trần Thanh Mẫn informou estar em andamento a instalação, pelo Estado Português, no próximo ano, de uma Embaixada no Vietname e, por sua vez, o Vietname abriria Embaixada em Portugal. No entretanto, foi também falada a importância de haver em Portugal um Cônsul Honorário e, nesse âmbito, foram propostos nomes. A reunião terminou com o convite a Filipe Leite de Sousa para visitar o Vietname e a entrega de uma lembrança da parte de Trần Thanh Mẫn.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas