Connect with us

Atualidade

Detidos por furto, falsificação e recetação de viaturas

Ações levadas a cabo pela PSP nos distritos de Lisboa, Leiria e Santarém

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Vila Franca de Xira, no dia 03 de maio, no âmbito de um processo crime, cuja investigação teve o seu inicio no ano de 2020, procedeu à detenção de dois homens, com 28 e 42 anos de idade, no cumprimento de três buscas domiciliárias e dez buscas não domiciliárias, através de mandado de detenção fora de flagrante delito emitidos por Autoridade Judiciária, nos distritos de Lisboa, Leiria e Santarém.

Aquando do cumprimento das diligências, foi possível à PSP apreender: 6 viaturas; 26 chapas de matrícula; 7 chapas de identificação de viatura; 13 kits de Airbags, 10 caixas de velocidade; 1 diferencial; 1 detetor de radar; 3 chaves de viatura; 2 armas (pressão de ar); 1 cartucho calibre 12 mm; 1 lata de gás CS; 39 telemóveis; e variada documentação referente à venda de viaturas e peças, bem como, de vendas de armas de diversos calibres, tudo avaliado em cerca de 80.000 euros.

Os detidos recolheram às salas de detenção do Comando Metropolitano de Lisboa, tendo sido conduzidos ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte – M.P. de Vila Franca de Xira, para serem sujeitos a 1º Interrogatório Judicial, dos quais resultou o pagamento de uma caução, proibição de contactos com os outros arguidos no processo e de certos locais onde se façam negócios de sucatas, apresentações no Posto de Policia da área de residência 2 e 3 vezes por semana.

Ocorrências do Comando Metropolitano de Lisboa

A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 6 de maio, pelas 11h30, na freguesia da Misericórdia, procedeu à detenção de um homem, de 30 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

Os Polícias, aquando do patrulhamento de visibilidade preventiva e na luta contra a criminalidade violenta, bem como o consumo e tráfico de estupefacientes, na Estação do Metropolitano do Cais Sodré, avistaram o suspeito a constranger várias pessoas que por ali passavam, motivo esse que levou à sua abordagem proactiva e interceção.

Após ser abordado, este demonstrou bastantes sinais de nervosismo, tendo sido questionado se teria na sua posse algum produto ilícito. Imediatamente, entregou um pedaço pequeno e outro de maiores dimensões enrolado em plástico, que transportava na sua bolsa a tiracolo, contendo 51.68 doses individuais de haxixe.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal da Comarca de Lisboa.

A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 07 de maio, procedeu à detenção um cidadão com 46 anos, por ter na sua posse uma arma proibida: Cardsharp. O suspeito foi abordado pela PSP depois de, no rastreio de bagagem de cabine no RX do Terminal 1, se perceber poder existir um objeto proibido.

Aquando da abordagem policial, foi possível apreender uma arma branca dissimulada – Cardsharp. Questionado sobre a posse da referida arma, declarou ser sua e que desconhecia ser um objeto proibido.

Ao suspeito foi dada voz de detenção, constituído arguido, tendo prestado termo de identidade e residência. Confrontado com a possibilidade da suspensão provisória do processo, mediante o pagamento de uma unidade de conta no valor de 102 euros, o suspeito concordou efetuar o pagamento do respetivo montante, o qual por sua opção vai reverter a favor da Instituição “ACREDITAR – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DE CRIANÇAS COM CANCRO”.

No mesmo dia 07 de maio, pelas 11h30, deteve um cidadão, de 38 anos por, em ato de fiscalização rodoviária, verificar que estava a conduzir uma viatura quando estava impedido de o fazer, incorrendo num crime de desobediência qualificada.

Ao ser-lhe solicitada a carta de condução, referiu estar apreendida (desde 07 de abril) e que não podia conduzir por um período de 180 dias, em razão de duas situações distintas, uma com pena acessória de 120 dias de inibição e outra com pena acessória de 60 dias de inibição.

Confirmada a situação, ao condutor foi dada voz de detenção, foi constituído arguido e prestou termo de identidade e residência, sendo depois libertado.

Foto: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Conheça os vencedores do concurso “Pequenos Grandes Poetas”

Publicado

on

Sara de Faria Lamela, do Jardim de Infância de Pontes – S. Veríssimo, Gabriela Alves Ribeiro e Vitória Ribeiro Pereira, da Escola Básica de Viatodos, Lucas Félix Carvalho do Vale, da Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, Dinis Durão Cepa Castelo, da Escola Básica e Secundária de Vila Cova, e Rodrigo Lima Araújo, da Escola Secundária de Barcelinhos, foram os grandes vencedores nos diferentes graus de ensino – categoria Declamação – da edição 2024 do concurso “Pequenos Grandes Poetas”.

No mesmo concurso, mas na categoria Poema Inédito, os vencedores foram: Alícia Oliveira Moreira, da Escola Básica de Carreira, Mariana Freitas Passos, da Escola Básica de Fragoso, Matilde Martins Barbosa, da Escola Básica e Secundária de Vale D’Este, e Catarina Monteiro Mota Magalhães, da Escola Secundária Alcaides Faria.

O concurso – organizado pelo Município de Barcelos, através da Biblioteca Municipal e da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares – decorreu em duas sessões distintas e contou com a participação de 78 alunos de todos os agrupamentos de escolas do concelho, nos diferentes graus de ensino, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

O concurso “Pequenos Grandes Poetas” tem como objetivos promover os hábitos de leitura e de escrita, incentivar o gosto pela poesia e pela escrita criativa e estimular a manifestação artística e a criatividade, sendo dirigido a todos os alunos dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas do concelho de Barcelos.

Alguns dos vencedores (Foto: CMB)

Vencedores “Pequenos Grandes Poetas”

DECLAMAÇÃO

Pré-Escolar

Sara de Faria Lamela, do Jardim de Infância de Pontes – S. Veríssimo, com o poema “Boneco de Neve” (Rita Gonzalez)

1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Gabriela Alves Ribeiro e Vitória Ribeiro Pereira, da Escola Básica de Viatodos, com o poema “É urgente o amor” (Eugénio de Andrade)

2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Lucas Félix Carvalho do Vale, da Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, com o poema “As Mãos” (Manuel Alegre)

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Dinis Durão Cepa Castelo, da Escola Básica e Secundária de Vila Cova, com o poema “Cântico Negro” (José Régio)

ENSINO SECUNDÁRIO

Rodrigo Lima Araújo, da Escola Secundária de Barcelinhos, com o poema “Tourada” (José Carlos Ary dos Santos)

POEMAS INÉDITOS

1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Viva a liberdade”, de Alícia Oliveira Moreira, da Escola Básica de Carreira, Agrupamento de Escolas Vale D’Este, Viatodos

2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Aquela lembrança”, de Mariana Freitas Passos, da Escola Básica de Fragoso, Agrupamento de Escolas de Fragoso

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Sou mulher!”, de Matilde Martins Barbosa, da Escola Básica e Secundária de Vale D’Este, Agrupamento de Escolas Vale D’Este, Viatodos

ENSINO SECUNDÁRIO

“Liberdade”, de Catarina Monteiro Mota Magalhães, da Escola Secundária Alcaides Faria, Agrupamento de Escolas Alcaides Faria

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Município de Barcelos apoia jovens na transição para a vida ativa com 3ª edição da Skill Up

John Mendes e João Falcão são nomes confirmados na Skill Up

Publicado

on

Realiza-se no próximo dia 29 de maio, no auditório dos Paços do Concelho, a terceira edição da Skill Up – Capacitação, Emprego e Empreendedorismo. Promovido pelo Município de Barcelos, através dos pelouros da Educação e Juventude, este evento tem como objetivo apoiar os jovens barcelenses em situação de transição para a vida ativa, potenciando as suas capacidades e eliminando barreiras à concretização dos seus projetos de vida.

O programa deste ano contempla formações, palestras e conversas informais, com foco na importância da capacitação dos jovens, dando-lhes ferramentas para o desenvolvimento de competências comunicacionais e relacionais em futuras procuras ativas de emprego.

Na edição deste ano, vão ser abordados temas como “E se fosse comigo?”, “Tomada de Decisão”, e “Faz-te à Vida”. Esta terceira edição conta com a presença de quatro barcelenses: o oleiro, Daniel Alonso, o fotógrafo, João Falcão, o comediante, John Mendes e a Personal Trainer e Criadora de Conteúdos, Ana Azevedo. Conta, ainda, com a participação de Maria Pintado, Psicóloga, Formadora e Gestora de Projetos.

A Skill Up pretende articular as ofertas das entidades públicas e privadas no processo de transição escola-vida ativa e, ao mesmo tempo, promover a aquisição de competências transversais para a empregabilidade e o empreendedorismo.

“Aprender a aprender” é a expressão prática do que se pretende com esta iniciativa, capacitando os participantes de competências comunicacionais e relacionais na procura ativa de emprego.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Sporting da Ucha inaugura iluminação led

Publicado

on

A inauguração da nova iluminação led no Campo da Tamanca, com um custo aproximado de 30 mil euros, marcou a festa de encerramento da época desportiva do Sporting da Ucha, que ocorreu, no dia 25 de maio.

Convidado para o evento, o Presidente da Câmara teceu palavras de “agradecimento e reconhecimento” pelo trabalho que dirigentes, atletas e equipas técnicas fazem em prol do desenvolvimento desportivo no concelho. “O Estado e as Autarquias muito devem às pessoas que com o seu trabalho e esforço se dedicam a desenvolver as suas coletividades, fazendo o desporto acontecer”.

Antes, o Presidente da Junta, António Costa, tinha agradecido ao Presidente da Câmara “o apoio que tem dado às freguesias, não só a nível de equipamentos desportivos, mas também na concretização de outras obras, nomeadamente nos Novos Caminhos”. De igual modo, o Presidente do Sporting da Ucha, Rui Macedo, deixou palavras de reconhecimento aos atletas, direção, equipas técnicas, associados e patrocinadores, realçando também “a importância do apoio da autarquia, através dos contratos de desenvolvimento desportivo, sem os quais não seria possível desenvolver um trabalho que envolve 180 atletas de todos os escalões etários”.

A festa de encerramento da época desportiva terminou com a entrega de lembranças aos patrocinadores do clube, de troféus aos atletas que mais se distinguiram ao longo do ano, e com uma homenagem aos sócios fundadores do Clube.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas