Connect with us

Atualidade

Conhecido o horário e inscrições abertas para os 500 km do Estoril

Publicado

on

As inscrições para os 500 km do Estoril abriram esta sexta-feira, com um desconto de 50% para os dez primeiros que se comprometerem a participar na grande festa de encerramento da temporada nacional de velocidade de 2023.

No fim de semana de 2 e 3 de dezembro, pelas mãos da Race Ready, quarenta e cinco anos depois da primeira edição, serão reeditados os 500 km do Estoril, a prova simbólica de fim de ano que, mais do que uma corrida, é um evento que junta pilotos, famílias, fãs e patrocinadores para celebrar uma paixão em comum: o automobilismo.

Com um máximo de três horas de duração, nesta corrida destinada a viaturas pós-1990, a ênfase será dada às estratégias das equipas e paragens nas boxes, sendo que cada viatura participante terá que efetuar cinco “visitas” obrigatórias ao pitlane durante a corrida, com a duração mínima de 120 segundos cada.

Com o objetivo de aliar a diversão à pilotagem e a competitividade à camaradagem, o pelotão dos 500 km do Estoril será o mais inclusivo possível dentro do parque automóvel nacional, deixando apenas de fora monolugares e protótipos, e será usado o traçado com a desafiante Curva do Tanque.

Para Diogo Ferrão, CEO da Race Ready, “A aceitação tem sido acima das expectativas. Temos recebido várias expressões de interesse por parte de equipas e pilotos dos mais diversos quadrantes, desde pilotos que juntam a família numa equipa ou um piloto que convida o seu colega/amigo a experimentar a sua máquina, em viaturas das mais diferentes categorias. Vamos abrir as inscrições, dando um pequeno incentivo aquelas equipas e pilotos que se comprometerão com a corrida mais cedo. Acreditamos que uma prova de fim de época, sem a pressão dos campeonatos, é algo que estava em falta no panorama da velocidade nacional e contamos fazer uma grande festa em dezembro.”

O programa desportivo dos 500 km do Estoril inicia-se no sábado, dia 2 de dezembro, pelas 9h00, com a realização, ao longo de trinta minutos, dos treinos privados de adaptação, que serão seguidos pelos treinos cronometrados, com uma hora de duração, agendados para as 13h40. A corrida de três horas está marcada para as 14h30 de domingo, dia 3 de dezembro.

Categorias:

Trophy 1000 – Viaturas de troféu até 1000cc de acordo com o Regulamento Técnico do Troféu do modelo inscrito.

Trophy 1400 – Viaturas de troféu até 1400cc de acordo com o Regulamento Técnico do Troféu do modelo inscrito.

Trophy 2000 – Viaturas de troféu até 2000cc de acordo com o Regulamento Técnico do Troféu do modelo inscrito.

GTC – De acordo com o regulamento do CPV, incluindo o Balance of Performance (BOP) da prova.

Turismo – De acordo com o regulamento do CPV, incluindo o BOP da prova.

GT – De acordo com o regulamento do CPV, incluindo o BOP da prova.

Viaturas convidadas – Viaturas não pertencentes a nenhuma das categorias acima mencionadas, ou que as características não estejam de acordo com o Passaporte Técnico ou a Ficha de Homologação. Certa viatura pode ser considerada elegível numa categoria própria, se a comissão organizadora considerar beneficiará a generalidade dos concorrentes, o espetáculo e a organização.

Imagem: RR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos é o concelho do Minho onde se construíram mais novas casas em 2023

População também aumentou

Publicado

on

Barcelos foi o concelho dos distritos do Minho e Alto Minho que registou a maior subida de construção de novas casas no ano passado. Segundo os números do INE – Instituto Nacional de Estatística -, no concelho barcelense foram construídas, em 2023, mais 233 casas do que no ano de 2022, o que significa um crescimento a rondar os 70%, a maior subida absoluta entre os 24 concelhos da região minhota.

Ao todo, no biénio 2022/2023, foram construídos, no território barcelense, 911 novos fogos habitacionais: 572 em 2023 e 339 em 2022.

Estes dados são tão mais significativos quando comparados com os verificados na década 2011 – 2021, no decorrer da qual em nenhum ano se chegou às 300 casas construídas.

Esta tendência de subida da construção de novos edifícios habitacionais também está a ser acompanhada pelo aumento da população residente no concelho. Segundo os mais recentes dados estatísticos do INE, o concelho de Barcelos registou um aumento de população residente, passando de 116 752 mil habitantes em 2021, para 117 005 em 2023.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Município de Barcelos promove aulas de exercício físico para pessoas com mais de 65 anos 

“Barcelos Sénior Fit” arranca em outubro

Publicado

on

O programa “Barcelos Sénior Fit”, destinado a pessoas com mais de 65 anos de idade, reinicia as suas atividades no próximo dia 1 de outubro. A iniciativa visa contribuir para que a população sénior possa continuar fisicamente ativa, frequentando aulas gratuitas, orientadas por técnicos especializados em desporto.

O programa destina-se à população idosa em geral e aos utentes das IPSS’s do concelho de Barcelos. As aulas do “Barcelos Sénior Fit” vão realizar-se no Pavilhão Municipal de Campo e serão orientadas por técnicos credenciados do município barcelense.

O “Barcelos Sénior Fit” é um programa que visa desenvolver atividades como ginástica de manutenção, treino de força, postura e alongamento, treino funcional, bem como caminhadas indoor e outdoor.

As aulas são gratuitas e realizar-se-ão no Pavilhão de Campo duas vezes por semana, com a duração de 50 minutos cada: às terças e quintas, das 10h30 às 11h30.

A participação é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória e prévia por parte das instituições (Juntas de Freguesia e IPSS’s), através do e-mail desporto@cm-barcelos.pt.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Banda Musical Castromarinense surpreende banhistas das praias de Castro Marim com flash mobs

Publicado

on

A Banda Musical Castromarinense surpreendeu os banhistas das praias do concelho de Castro Marim durante os meses de julho, agosto e setembro, com a realização de flash mobs ao final da tarde.

Esta ação, que já decorre há vários anos, aconteceu espontaneamente na Praia Verde, na Praia de Alagoa/Altura e na Praia do Cabeço, com os elementos da banda a surgir no areal, vindos de partes distintas, e a juntarem-se perto da linha de água para tocarem o seu reportório.

A Sociedade Recreativa Popular – Banda Musical Castromarinense celebrou este ano o seu 100º aniversário com várias iniciativas, entre elas uma exposição que se encontra patente na Casa do Sal.

Foto: CMCM.

Continuar a ler

Mais lidas