Connect with us

Atualidade

Cascais: Duas detidas por burlas

Mais ocorrências do Comando Distrital de Lisboa

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais, no dia 9 de dezembro, pelas 07h00, procedeu à detenção de duas mulheres, de 32 e 57 anos de idade, por serem suspeitas da prática de onze crimes de burla qualificada, cinco crimes de falsificação ou contrafação de documento e um crime de falsidade informática.

Na sequência de uma investigação e na posse dos respetivos mandados de detenção, emitidos fora de flagrante delito pela Autoridade Judiciária, os polícias intercetaram e detiveram as duas suspeitas. Da investigação desenvolvida, foram recolhidos diversos elementos de prova que permitiram demonstrar que as mulheres, desde agosto de 2020, trabalharam em diversas imobiliárias de compra, venda e arrendamento de imóveis, desenvolveram um esquema de enriquecimento ilegítimo que consistia em angariarem potenciais compradores de imóveis, assegurando-lhes a aprovação de financiamentos da totalidade do valor da sua aquisição e facilidades no acesso aos mesmos. Seguidamente, solicitavam-lhes o pagamento de diversas quantias, transmitindo-lhes que as mesmas eram necessárias para dar andamento ao processo, assegurar a reserva do imóvel, efeitos de sinal, efeitos de imposto sobre as transmissões onerosas de imóveis e imposto de selo e para efeitos de pagamento de futuras escrituras públicas, burlas estas que ascendem a cerca de 80 000 euros.

De referir que, no âmbito da operação policial desencadeada pela PSP, foi ainda dado cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão domiciliários, nas zonas de Cascais, Sintra e Benfica, tendo sido apreendido diverso equipamento informático e documentação, relacionados com o ilícito em investigação.

As detidas, após cumpridas as formalidades legais, recolheram às celas de detenção, onde aguardam a sua apresentação no Tribunal de Lisboa Oeste – Cascais, em sede de 1º interrogatório judicial, hoje, a fim de lhes serem, respetivamente, aplicadas as medidas de coação.

Ocorrências do Comando Metropolitano de Lisboa

A Divisão Policial de Cascais, no dia 7 de dezembro, pelas 07h00, deu cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão, sendo um domiciliário e três não domiciliários, nas localidades de Cascais, Amadora e Benfica, por suspeita da prática do crime de receptação.

As buscas resultaram de uma investigação relacionada com o furto no interior de uma residência, no valor de 5200 euros ocorrido em setembro do presente ano, na localidade de São Domingos de Rana – Cascais, no âmbito da qual se logrou identificar o autor do ilícito, havendo fortes indícios de que o mesmo tenha vendido diversos artigos de ourivesaria a lojas de compra e venda de ouro.

Em resultado das buscas realizadas, foram aprendidos diversos artigos de ouro, coincidentes com aqueles que haviam sido subtraídos do interior da residência, consubstanciando as suspeitas e a prova indiciária já existente nos autos.

O suspeito de receptação, um indivíduo do sexo masculino de 57 anos de idade e residente em São Domingos de Rana – Cascais foi identificado, constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.

A Divisão Policial da Amadora, no dia 7 de dezembro, pelas 12h00, na freguesia de Águas Livres, procedeu à detenção de um homem de 41 anos, pela prática de crimes de furto qualificado.

Perante um foco de furtos em residências e garagens, foram alocados esforços policiais para identificar os autores e a forma como eram praticados. Desenvolvidas diligências de produção de prova, foi possível reunir elementos que o identificam como autor de furtos praticados na Amadora e nos concelhos de Oeiras e Lisboa, o que motivou a emissão de mandado de detenção.

O detido, já com vários antecedentes criminais e até condenações cumpridas, foi presente no Tribunal da Amadora, onde aguarda que lhe seja aplicada a medida de coação.

Já no dia 7 de dezembro, pelas 07h00, na freguesia da Encosta do Sol, procedeu à detenção de dois jovens, com 17 e 18 anos, pela prática de crimes de roubo agravado. Face a uma incidência anormal de roubos, foram alocados esforços policiais para identificar os autores e a forma como eram praticados. Foi possível apurar que os suspeitos abordavam jovens na via pública, perto do local das suas residências, com recurso a violência física e ao uso de armas brancas, consumando o ilícito criminal. Desenvolvidas diligências de inquérito, foram efetuadas buscas domiciliárias, resultado das quais foi possível localizar os suspeitos e reunir e consolidar elementos probatórios que fundamentaram as detenções para aplicação de medida de coação.

Os detidos, já com vários antecedentes criminais e referenciados pela prática deste tipo de crime, foram presentes ao Tribunal da Amadora, onde lhes foi aplicada a medida de apresentações periódicas obrigatórias (diárias).

A Divisão Policial de Oeiras, no dia 3 de dezembro, pelas 06h40, na freguesia de Oeiras, procedeu à detenção de uma mulher de 38 anos de idade, por ser suspeita da prática do crime de condução sob o efeito do álcool e tráfico de produto estupefaciente.

Os Polícias procederam à abordagem de uma viatura que circulava na via pública, tendo verificado que a condutora da mesma conduzia em aparente estado de embriaguez. Com base nessa suspeita, foi a mesma submetida ao exame do ar expirado, tendo acusado, no teste quantitativo, uma taxa de álcool no sangue de 1.325g/L. Apurados os factos supra narrados e face ao comportamento de evidente nervosismo por parte da cidadã, foi efetuada revista à mesma, tendo sido encontrado na sua posse uma substância suspeita de ser produto estupefaciente. Após submetida a referida substância a teste rápido de despistagem, a mesma reagiu positivamente para Cocaína, cuja pesagem total ultrapassou o limite máximo de consumo para 10 dias. Foram-lhe apreendidas 39 embalagens de cocaína, o equivalente a 99,20 doses diárias.

A detida foi presente à Autoridade Judiciária, para efeitos de aplicação de medidas de coação, tendo sido submetido a Termo de Identidade e Residência, seguindo o processo os seus termos em inquérito.

Foto: DR.

Atualidade

Câmara de Barcelos distinguida em três categorias no Prémio Autarquia do Ano

Ação Social, Educação e Novos Caminhos

Publicado

on

A Câmara Municipal de Barcelos foi distinguida com três menções honrosas nas áreas da Educação, Ação Social e Planeamento Urbanístico, na 5ª edição dos Prémios “Autarquias do Ano”. A atribuição dos prémios decorreu, ontem, num evento que teve lugar no Palácio Conde D’Óbidos by Casa do Marquês, em Lisboa. 

O Município de Barcelos viu ser-lhe reconhecidos méritos no trabalho que tem desenvolvido na área da Educação, na subcategoria – incentivos ao Sucesso Escolar; na área do Apoio Social, na subcategoria – Combate à Exclusão Social; e na área do Urbanismo e Espaços Verdes, na subcategoria – Planeamento Urbanístico. 

Na área da Educação, o Município de Barcelos apresentou a concurso o conjunto de programas e iniciativas que colocam a Educação como eixo central da ação política da Câmara Municipal. Essas ações desenvolvem-se em articulação com os agentes educativos do território concelhio, nomeadamente, no âmbito da Rede de Inovação, Sucesso Educativo e Equidade (RISEe), cujo objetivo visa o sucesso no desenvolvimento holístico da criança, do jovem e do adulto, focando-se no bem-estar, na equidade e na inclusão de crianças e jovens.

Na área da Ação Social, a Câmara de Barcelos foi distinguida na subcategoria Combate à Exclusão Social, cuja estratégia de intervenção se desenvolve em vários eixos e abarca áreas como saúde, educação, habitação, voluntariado e inclusão. Neste aspeto, entre outros projetos, realça-se o Programa de apoio ao pagamento mensal da renda de casa, transporte gratuito a pessoas portadoras de doenças graves e com vulnerabilidade socioeconómica, para realização de tratamento e/ou consultas; refeições escolares para alunos de agregados familiares em situação socioeconómica vulnerável. Além destes programas, a candidatura do Município incluiu o “Programa Abem” que possibilita o acesso a medicamentos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir; o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social protocolado com diversas instituições do concelho; o Projeto “BarcELOS D’Abrigo”; e o serviço do CLAIM que dá resposta especializada e de proximidade ao processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes do concelho de Barcelos.

A terceira distinção dos Prémios Autarquia do Ano diz respeito à área do Urbanismo e Espaços Verdes, na subcategoria Planeamento Urbanístico, à qual a Câmara Municipal candidatou o Programa “Novos Caminhos”. Trata-se de um projeto estratégico de desenvolvimento do concelho, assente na coesão territorial e na melhoria das condições de vida das populações, visando acabar com os caminhos em terra batida no concelho, nomeadamente as vias que servem habitações, comércios e indústrias. Este programa, em menos de dois anos, já financiou obras nas freguesias do território barcelense no valor de cerca de 10 milhões de euros. A execução do Programa “Novos Caminhos” está a ser feita em estreita colaboração com as Juntas de Freguesia.

Os ‘Prémios Autarquia do Ano’ são organizados pela Lisbon Awards Group e pelo jornal económico ECO, e têm por objetivo distinguir municípios e freguesias que se destacam nas mais variadas áreas pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Presidente da Câmara de Anadia acompanha visita da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Visita ao Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores

Publicado

on

No âmbito da comemoração do Dia da Segurança Social, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, acompanhou a visita que a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Ramalho, realizou, no passado dia 8 de maio, ao Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores, na União de Freguesias de Arcos e Mogofores.

No seguimento da visita, teve lugar a inauguração das obras de requalificação da Creche do Centro Social, financiadas pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, a que se seguiu ainda uma visita às obras de construção do edifício que irá acolher os serviços da nova valência de ERPI – Estrutura Residencial Para Idosos (Lar) do Centro Social de Mogofores.

Na ocasião, Maria Teresa Cardoso, em traços muito gerais, deu a conhecer a realidade do concelho, no que respeita ao trabalho que tem sido desenvolvido pelas Instituições de Solidariedade Social, tendo dado ainda conta das preocupações e dificuldades por que estão a passar neste momento.

A autarca alertou a Ministra Maria do Rosário Ramalho para a necessidade da revisão dos acordos de comparticipação existentes com a Segurança Social, nas diferentes valências, por forma a que as Instituições possam ultrapassar os problemas com que se debatem.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: XIII Encontros Vínicos do Vinho Verde debatem eficiência na gestão de recursos para a vinha

Publicado

on

Esta sexta-feira e sábado, Viana do Castelo é palco dos XIII Encontros Vínicos do Vinho Verde, evento que tem como objetivo valorizar a oferta de produtos nacionais, impulsionar a atividade vitivinícola e o Vinho Verde como produto de dimensão estratégica.

Na sessão de abertura do seminário ‘Eficiência na gestão de recursos para a vinha’, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, considerou que estes Encontros Vínicos reúnem quatro elementos fundamentais, nomeadamente a vinha, a produção do vinho, a sabedoria da academia e a administração regional. “A viticultura tem de ser analisada do ponto de vista holístico, gerando atividade, trabalho, paisagem, concretizando experiências marcantes e impulsionando o turismo”, referiu o autarca, assumindo que um dos grandes desafios passa pela competitividade e diferenciação dentro do setor.

O Presidente do Conselho Diretivo da OERN, Bento Aires, assumiu que “temos de conseguir manter o talento em Portugal, valorizar e qualificar o trabalho dos engenheiros”, realçando que estes Encontros Vínicos “conjugam entidades que pretendem acrescentar valor e fazer crescer um setor de enorme importância e relevância para o país”.

Já o Vice-Presidente da CCDR-Norte, Beraldino Pinto, assumiu que a eficiência na gestão de recursos para a vinha “é muito pertinente, atual e com uma enorme transversalidade”.

Na sua intervenção, o Delegado Distrital da Ordem dos Engenheiros de Viana do Castelo, Vítor Correia, referiu que esta 13ª edição dos Encontros, em 15 anos, vem comprovar que “o vinho mantém uma certa mística, assumindo-se como um misto de arte e saber, ciência e investigação”, considerando que os clientes “cada vez mais querem conhecer e experienciar a realidade, saber como e quem faz o vinho”.

Também a Diretora da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), Isabel Valín, referiu que estas Encontros têm “acompanhado as alterações, as mudanças e os desafios” do setor e que, dentro desta lógica, o IPVC pretende que os seus estudantes “se aproximem” do setor agrário e da vitivinicultura, considerando que, para que isso aconteça, o setor tem de ser cada vez mais produtivo e sustentável economicamente.

Assim, os Encontros Vínicos trazem novamente para debate este vinho tão caraterístico da região do Minho e envolvem um conjunto de iniciativas nos quais este produto é devidamente valorizado, dos quais se destaca o seminário desta sexta-feira, uma prova de vinhos, o Jantar de Gala com anúncio dos grandes vencedores dos Prémios Vinho Verde do Ano da OERN 2023, curso de prova de vinhos, visitas, entre outros.

O evento é uma organização conjunta da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Delegação Distrital de Viana do Castelo e do Colégio de Engenharia Agronómica – Norte, com a colaboração da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

Foto: CMVC.

Continuar a ler

Mais lidas