Connect with us

Atualidade

Câmara Municipal de Barcelos apoia desenvolvimento desportivo

Aprovados protocolos com Gil Vicente FC, Basquete Clube de Barcelos, Óquei Clube de Barcelos e Clube Moto Galos

Publicado

on

A Câmara Municipal de Barcelos aprovou esta tarde, dia 14 de março, Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo com diversas associações concelhias no valor total de 388 mil euros. Estas verbas destinam-se a comparticipar nos Planos de Atividades e promoção desportiva do Gil Vicente F.C, Basquete Clube de Barcelos, Óquei Clube de Barcelos e Clube Moto Galos.

No que respeita ao Gil Vicente FC, este clube vai receber para fomento, divulgação e prática do desporto nas modalidades não profissionais no concelho de Barcelos, concretamente na modalidade de futebol que movimenta mais de 200 atletas, a quantia de 200 mil euros. Além deste valor, a coletividade gilista receberá, como já vem sendo habitual, uma comparticipação financeira relativa às suas inscrições na Associação de Futebol de Braga.

Por seu lado, também no âmbito do desenvolvimento desportivo, o Óquei Clube de Barcelos vai beneficiar de um apoio no valor de 100 mil euros, a serem pagos em duas tranches, após entrega de comprovativo de despesas relativas ao montante fixado. O valor atribuído levou em consideração a modalidade desportiva e o seu impacto a nível local, regional, nacional e internacional, a qualidade e interesse do projeto para o desenvolvimento desportivo, bem como o número de atletas envolvidos, entre os 100 e os 150.

O Basquete Clube de Barcelos também faz parte do conjunto de associação desportivas contempladas com estes contratos programa. Assim, para o financiamento das atividades e eventos desportivos, entre os quais a organização do “XXVI Torneio Festa das Cruzes de Minibasquete Internacional”, o clube vai beneficiar de uma comparticipação municipal de 65 mil euros, também a serem pagos em duas prestações de igual valor, e após entrega de comprovativo de despesas elegíveis no referido protocolo.  

Outra das coletividades desportivas contempladas na atribuição de subsídios no decorrer desta reunião do Executivo foi o Clube Moto Galos de Barcelos. Para apoiar a execução do seu programa de atividades – 18 iniciativas desportivas – o Moto Galos vai beneficiar de uma verba de 18 mil euros.

Finalmente, e ainda no que respeita ao incentivo à prática desportiva, a Câmara Municipal de Barcelos assinou um protocolo com a Federação das Associações Juvenis do Distrito de Braga, tendo em conta as ações a desenvolver no âmbito do “FAJ22Braga”, no que respeita ao território barcelense, tendo contrapartida financeira da parte do Município o valor de 5 mil euros.

Lista completa das deliberações da reunião de Câmara de 14 de março de 2022

1. Aprovar as atas das reuniões da Câmara Municipal realizadas em 18 e 28 de fevereiro de 2022.

2. Atribuir apoio a mais 8 alunos para beneficiarem de refeições escolares.

3. Atribuir apoio ao arrendamento habitacional a 11 munícipes.

4. Minuta do Acordo de Colaboração entre o Município de Barcelos e a Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1 e JI de Alheira, que regula o financiamento da aquisição de combustível, a utilizar no transporte dos alunos de Igreja Nova e Panque para a EB1 e JI de Alheira, durante o ano letivo 2021/2022.

5. Aprovar o Acordo de Colaboração a celebrar entre o Município de Barcelos e a Associação de Pais e Encarregados de Educação de Carapeços, que regula o financiamento da aquisição de combustível, a utilizar no transporte dos alunos de Tamel S. Pedro Fins para a EB1 e JI de Carapeços, durante o ano letivo 2021/2022.

6. Aprovar pedido de um munícipe para comparticipação no Serviço de Limpeza de Fossas, no âmbito dos critérios estabelecidos no Regulamento de Apoio à Habitação Social.

7. Aprovar adenda ao Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo 2021, Medida de apoio I-A, celebrado entre o Município de Barcelos e a PCAND – Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto, para a execução de um programa de desenvolvimento desportivo apresentado por esta entidade, de natureza financeira, material e/ou logística, consubstanciado, em especial, no fomento, divulgação e prática do desporto nas modalidades não profissionais, concretamente na realização do Campeonato Regional de Boccia Individual BC3 – Zona Norte, durante o ano de 2022, no concelho de Barcelos.

8. Atribuir comparticipação financeira no valor de 294,28 € à Associação de Desenvolvimento Social – Cantinho da Abadia, para comparticipar as despesas de aquisição de material descartável, material de desinfeção e máquina de lavar loiça, devido a imposição emanada pela DGS.

9. Aprovar a cedência de 4 tendas 3X3, 6 mesas e 12 cadeiras e 12 mesas de madeira, aos “Amigos da Montanha – Associação de Montanhismo de Barcelinhos, para apoiar o evento “Olá Primavera”, a ter lugar no dia 26 de março de 2022, em Barcelos.

10. Aprovar o Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo 2022, Medidas de apoio I-A (apoio à organização de competições/provas/formação de caráter regular), I-B (apoio à participação em competições/provas de caráter regular), II-A (apoio à organização de atividades ou eventos desportivos específicos e pontuais) e II-B (apoio à participação em atividades ou eventos desportivos específicos e pontuais).

11. Aprovar o Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo 2022, Medidas de apoio: I-B (apoio à participação em competições/provas de caráter regular) e II-A (apoio à organização de atividades ou eventos desportivos específicos e pontuais) entre o Município de Barcelos e o Basquete Clube de Barcelos, de natureza financeira, material e/ou logística, consubstanciado, em especial no fomento, divulgação e prática do desporto nas modalidades não profissionais no concelho de Barcelos, concretamente na modalidade de basquetebol e na organização de atividades ou eventos desportivo específico e pontuais, concretamente na organização do XXVI Torneio Festa das Cruzes de Minibasquete – Internacional, a realizar em abril de 2022.

12. Aprovar o Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo 2022, Medida de apoio: I-B (apoio à participação em competições/propostas de caráter regular), anexa à presente proposta, entre o Município de Barcelos e o Gil Vicente Futebol Clube, a qual tem por objeto a execução de um programa de desenvolvimento desportivo, de natureza financeira, material e/ou logística, consubstanciado, em especial, no fomento, divulgação e prática do desporto nas modalidades não profissionais no concelho de Barcelos, concretamente na modalidade de futebol.

13. Aprovar o Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo 2022, Medida de apoio: I-B (apoio à participação em competições/provas de caráter regular), anexa à presente proposta, entre o Município de Barcelos e o Óquei Clube de Barcelos – Hóquei em patins SAD, de natureza financeira, material e/ou logística, consubstanciado, em especial, no fomento, divulgação e prática do desporto nas modalidades não profissionais no concelho de Barcelos, concretamente na modalidade de hóquei em patins.

14. Aprovar a revogação do Acordo de Colaboração para a manutenção da certificação dos processos da “Olaria de Barcelos”, “Figurado de Barcelos” e a concessão da certificação e manutenção do “Bordado de Crivo de São Miguel da Carreira”, aprovado em reunião ordinária de Câmara de 27 de dezembro de 2018 e aprovar o novo Acordo de Colaboração para a Manutenção dos Processos da “Olaria de Barcelos”, “Figurado de Barcelos” e “Bordado de Crivo de São Miguel da Carreira”;  

15. Aprovar a realização do Concurso “Barcelos Florido” – 2022, bem como as normas de participação no referido concurso.

16. Aprovar a designação – Domingos Ribeiro Pereira e Mariana Teixeira Batista Carvalho como Representantes do Município de Barcelos na Associação de Municípios de Fins Específicos Quadrilátero Urbano.

17. Aprovar o Protocolo de Cooperação entre o Município de Barcelos e a Federação das Associações Juvenis do Distrito de Braga. 

18. Aprovar contratação da candidata aprovada e colocada na sexta (6.ª) posição segundo a lista de ordenação final devidamente homologada a 11 de janeiro de 2022, por tempo indeterminado, de 1 posto de trabalho da carreira/categoria de Técnico Superior, para exercer funções na Divisão de Educação, devendo ser chamado o candidato da lista e na ordenação seguinte, em caso de recusa ou de desistência da candidata.

19. Aprovar a contratação da candidata aprovada e colocada na terceira (3.ª) posição, segundo a lista de ordenação final devidamente homologada a 25 de fevereiro de 2022, por tempo indeterminado, de 1 posto de trabalho da carreira/categoria de Técnico Superior, para exercer funções no Departamento de Administração Geral, devendo ser chamado o candidato da lista e na ordenação seguinte, em caso de recusa ou de desistência da candidata.

20. Ratificar o despacho do presidente da Câmara, de 07.03.2022, que aprovou o seguinte:  1. Aprovo o relatório final do júri do procedimento; 2. Adjudico o Fornecimento de Energia Elétrica, à entidade “EDP Comercial – Comercialização de Energia, S.A.” pelo preço de 2 130 181,77 €, valor ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor, nos termos e condições do relatório final, da proposta do adjudicatário e das peças do procedimento; 3. Aprovo a minuta do contrato; 4. Notifique-se os concorrentes nos termos do CCP.».

21. Ratificar de Despacho do Presidente da Câmara Municipal relativo à alteração à cláusula nº 4 da Minuta do 1º Contrato Adicional da Empreitada – Reabilitação do Edifício dos Paços do Concelho.

22. Aprovar a constituição de Fundo de Maneio para o ano de 2022, para a Divisão de Jardins e Espaços Verdes, no valor de 2.000,00.

23. Aprovar a constituição de Fundo de Maneio para o ano de 2022, para a Divisão de Serviços Urbanos e Gestão de Frota, no valor de 4.750,00.

24. Ratificar o despacho do Presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino, relativo às comparticipações financeiras no âmbito das respostas à pandemia COVID-19: Centro Social da Paróquia de Arcozelo – 8.043,52 €; Santa Casa da Misericórdia de Barcelos – 14.131,57 €; Santa Casa da Misericórdia de Barcelos – 9.462,60 €; Associação Soc. Cul. Rec.  Alheira – 2.965,34 €; Centro de Bem Estar Social de Alheira – 2.072,97 €; Associação Soc. Cul.; Rec.  Alheira – 2.673,94 €; Centro Social e Paroquial de Fragoso – 716,26 €; Assoc. Pais Amigos Crianças Inadaptadas – 149,00 €; Casa do Povo de Alvito S. Pedro – 3.151,89 €; Centro Soc e Paroquial de Fragoso – 296,37 €; Centro Soc e Paroquial de Fragoso – 861,87 €; Centro Soc Cult Recreio da Silva – 1.394,54 €; Centro de Solidariedade Social de S. Veríssimo – 8.617,71 €.

25. Ratificar os seguintes despachos do Presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino: – Cedência de 10 ameixoeiras e 5 pereiras para colocar em jardins – União de Freguesias de Silveiros e Rio Covo Sta Eulália; – Cedência de 15 ameixoeiras – Galegos Sta Maria; – Cedência de plantas, granjas/hortências – Freguesia de Panque; – Cedência de flores para jardins – Freguesia de Carvalhas; – Cedência de 1.000 pés de amores e 1 000 pés de azálias – União de Freguesias de Durrães e Tregosa; – Cedência de uma equipa operacional do Município para executar trabalhos de limpeza das cruzes da via sacra que se encontram na envolvente do Santuário da Franqueira – Confraria de Nossa Senhora do Rosário da Franqueira; – Cedência de plantas de sebe – Junta de Freguesia de Cristelo – Cedência de cerejeiras floridas e arbustos – Freguesia da Silva; – Cedência de 3 cerejeiras de flor e 3 macieiras de flor – União de Freguesias de Alvito (S. Pedro e S. Martinho) e Couto; – Cedência de máquina e camião para regularização da zona envolvente da EB1/JI da Gandarinha – Freguesia de Galegos S. Martinho; – Cedência de transporte solicitada pela Nação Barcelense, com comparticipação mediante apresentação de fatura.

26. Ratificar os seguintes despachos do Vice-Presidente da Câmara, Domingos Pereira:

– Cedência de um galo grande para divulgação do artesanato barcelense na exposição fotográfica que se realizará no Luxemburgo, no dia 23 de abril – Luís Carvalhido; Cedência de 70 give-aways e 10 galos médios – Escola Secundária de Barcelinhos; – Cedência do Auditório da Biblioteca Municipal e isenção de taxas à JSD de Barcelos; – Cedência do Pavilhão Municipal de Barcelos à Profitecla – Cedência do Salão Nobre ao Conservatório de Música de Barcelos nos dias 4 e 6 de abril; – Cedência do Salão Nobre ao Conservatório de Música de Barcelos nos dias 29 e 30 de abril e 1 de maio; – Cedência do Salão Nobre à Banda Música de Oliveira no dia 5 de março; – Cedência de transporte de utentes para consulta na Liga Portuguesa Contra o Cancro – ACES Cávado III.

27. Ratificar o seguinte despacho da Vereadora da Câmara, Elisa Braga: – Transporte da artesã Júlia Côta, para deslocação ao programa “Casa Feliz”, da SIC, enquanto convidada, no dia 17 de fevereiro de 2022.

28. Aprovar os seguintes apoios logísticos e cedência de instalações a instituições do Concelho: – Delegação de Barcelos da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Comparticipar a aquisição de 35.000 flyers (Olá Barcelos) e 10 lonas – faixa digital, mediante a apresentação de fatura; ceder o Auditório da Biblioteca Municipal, nas datas: 28 de Abril, 2 de Junho e 7 Julho; – Associação Barcelos Sénior – Ceder o Auditório da Biblioteca Municipal e isentar de taxas, nos meses de março, abril e maio, para lecionar aulas de “História das Religiões” e “Cidadania”.

29. Aprovar e Submeter à à Assembleia Municipal o Contrato-Programa entre o Município de Barcelos e a Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos, E.M.

30. Aprovar a Ata em Minuta.

As deliberações de 1 a 15, 17 e de 22 a 28 foram aprovadas por unanimidade. As deliberações 16, 18, 19, 20 e 29 foram aprovadas por maioria com abstenção do PS. A deliberação 21 foi aprovada por maioria com votos contra do PS.

Foto: CMB.

Atualidade

Barcelos debate “Família, Afetos e Saúde Mental”

Publicado

on

Sala cheia para assistir ontem à noite, no auditório municipal, à tertúlia “Família, Afetos e Saúde Mental”, inserida na programação da Semana da Família que a Câmara de Barcelos está a promover, desde o dia 13, e que termina amanhã com a realização de um peddy-paper pelo Centro Histórico de Barcelos, que conta com a animação da Banda Plástica de Barcelos.

Moderada pelo vereador do pelouro da Ação Social, António Ribeiro, a tertúlia contou com a participação de António Tomé, do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Marta Lopes, do Grupo de Ação Social Cristã; Eduardo Duque, da Universidade Católica Portuguesa; e Joaquina Castelão, da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental.

Da conversa e de todas as intervenções dos oradores, ficou o sublinhado de que as relações de afeto contribuem e são um ponto crucial para o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças.

No fecho da iniciativa, o responsável pelo Pelouro da Ação Social realçou o papel da família na estruturação das crianças e jovens, vincando a importância dos cuidados, dos afetos, da proximidade, da interação, da partilha e do amor, fatores essenciais à essência da condição humana.

António Ribeiro terminou, agradecendo aos participantes as respetivas contribuições para a riqueza e diversidade do debate, e deixou uma palavra de apreço ao público que, em dia de semana, mostrou o seu interesse pelo tema e quase lotou o auditório municipal.

A Semana da Família encerra a programação no sábado, 18 de maio, com um peddy-paper pelo Centro Histórico e com a animação da Banda Plástica de Barcelos. O ponto de encontro é às 9h30, no Theatro Gil Vicente.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

CIM Alto Minho lança convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável

Publicado

on

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) abriu uma convocatória para a apresentação de ideias para projetos inovadores que promovam o turismo sustentável no Alto Minho. Esta iniciativa insere-se no projeto europeu FISATUR (Atlantic Network of Tourist Experiences to Promote the Fishing and Maritime), que visa diversificar as atividades económicas das comunidades costeiras através do turismo sustentável. A convocatória, que decorre de 13 de maio a 19 de julho, faz parte de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento e promoção de novas soluções turísticas relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo.

Podem candidatar-se pessoas singulares (maiores de 18 anos) ou coletivas (microempresas ou organizações sem fins lucrativos), que pretendam desenvolver um produto ou serviço turístico inovador relacionado com a pesca, aquacultura ou património marítimo ou projetos que contribuam para a diversificação dos ecossistemas de pesca locais e para o turismo sustentável, alinhados com os princípios do Pacto Ecológico Europeu e da economia azul.

O FISATUR, um projeto europeu que envolve parceiros de Espanha, França e Portugal, procura fomentar soluções de desenvolvimento turístico relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo como resposta aos desafios do setor. Este projeto iniciou-se em setembro de 2023, com um estudo da oferta e procura de produtos e serviços nos países participantes. Com base nos dados recolhidos, está agora a lançar uma convocatória para projetos e ideias inovadoras. Os participantes selecionados terão a oportunidade de integrar um programa de incubação para promover 10 ideias de projeto por país, beneficiando de um apoio gratuito de capacitação durante sete meses, de 15 de outubro de 2024 a 30 de abril de 2025.

Os dois melhores projetos de cada país serão premiados e terão a oportunidade de participar numa rota de navegação de catamarã entre França e Portugal, com paragens estratégicas para facilitar intercâmbios B2B (Business to Business) com outras experiências na costa atlântica.

As candidaturas devem ser submetidas através do formulário de candidatura online, disponível no site do projeto, em https://www.fisatur.org/pt-pt/incubadora-de-projectos/. O prazo final para submissão é 19 de julho de 2024, pelas 16 horas. A seleção dos participantes será baseada em vários critérios, nomeadamente na inovação do projeto, impacto ambiental e social, e adequação às necessidades de apoio solicitadas.

As normas de participação podem ser consultadas através do seguinte link: https://www.fisatur.org/wp-content/uploads/2024/05/Rules-Portugal_FISATUR.pdf.

O FISATUR

O FISATUR é um projeto europeu que visa promover a diversificação económica das regiões costeiras através do turismo sustentável, sendo cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEMPA).

Com esta iniciativa, a CIM Alto Minho e os parceiros do projeto procuram impulsionar o desenvolvimento económico das comunidades costeiras, destacando o potencial do turismo para preservar os recursos naturais e culturais do território.

Este projeto representa um importante passo na criação de uma abordagem sustentável para o uso dos recursos costeiros, integrando turismo, pesca e património marítimo numa estratégia de desenvolvimento regional.

Dia do Mar

A convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável surge numa altura oportuna, com o Dia Europeu do Mar a ser comemorado a 20 de maio. Esta data sublinha a importância de preservar os ecossistemas marinhos e promover atividades que respeitem e valorizem os recursos marítimos. A CIM Alto Minho, com o projeto FISATUR, reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, contribuindo para um futuro mais equilibrado e próspero para as comunidades costeiras.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Conservatório de Música de Sintra promove Oficina de Teatro gratuita para crianças e jovens

A 15 de junho, sábado, pelas 12h00

Publicado

on

No âmbito da abertura do Curso Básico de Teatro no próximo ano letivo, o Conservatório de Música de Sintra promove uma oficina gratuita de Teatro com a atriz Rute Lizardo (Musgo – Produção Cultural, parceira do Conservatório neste projeto) para crianças e jovens dos 9 aos 14 anos, no sábado, 15 de junho, às 12h00.

O Curso Básico de Teatro (CBT) é uma nova oferta de ensino artístico especializado no sistema educativo português. O seu currículo tem em consideração o Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória, desenvolvendo competências fundamentais na construção de cidadãos mais confiantes, autónomos e conscientes, incluindo as disciplinas de Interpretação, Improvisação (movimento) e Voz. A conclusão do CBT (5º grau) confere ao aluno uma certificação de Nível II do Quadro Nacional de Qualificações.

Para dar a conhecer o curso e esclarecer dúvidas, no dia 15 de junho, sábado, às 12h00, as crianças e jovens interessados terão a oportunidade de experimentar alguns jogos e exercícios teatrais, que remetem para o trabalho a desenvolver ao longo do curso. Paralelamente, à mesma hora, terá lugar uma reunião de pais, para esclarecimento de dúvidas.

As inscrições para a oficina são gratuitas e decorrem nesta página: https://www.conservatoriodemusicadesintra.org/oficina-teatro.html

A abertura do Curso Básico de Teatro no Conservatório de Música de Sintra vem reforçar a oferta educativa oficial, iniciado já em 1982 com o Curso Básico de Música e, mais tarde, com o Curso Secundário de Música.

Foto: CMS.

Continuar a ler

Mais lidas