Connect with us

Atualidade

APCOR E ViniPortugal unem-se na promoção da sustentabilidade e recolhem 7 mil rolhas de cortiça

Numa das maiores feiras de vinho da Europa

Publicado

on

A Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR) e a ViniPortugal recolheram mais de 7 mil rolhas de cortiça, no âmbito de uma ação de sensibilização para a sustentabilidade durante a ProWein, uma das maiores feiras de vinho da Europa, que decorreu em Düsseldorf, na Alemanha, entre 19 e 21 de março.

A participação portuguesa, que esteve presente sob o mote “Sustain a world of difference”, utilizou a recolha de rolhas de cortiça para alicerçar o seu compromisso da sustentabilidade na indústria do vinho portuguesa.

Para tal, cada um dos 90 stands portugueses, que reuniram mais de 150 produtores nacionais, recebeu um recipiente para poder recolher as suas rolhas de cortiça, durante todo o período da feira.

“Esta parceria surgiu de forma muito natural. A cortiça tem uma relação muito longa e histórica com o vinho, não só em Portugal como em todo o mundo e tem, também, um papel importantíssimo ao nível da sustentabilidade, pois falamos de um produto natural e amigo do ambiente. A cortiça e o vinho são, ainda, aliados indissociáveis e muito enraizados na cultura portuguesa. São produtos que prestigiam e elevam o nosso país”, destaca Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.

As rolhas recolhidas durante os três dias da feira, que recebeu mais de 49 mil visitantes e 6 mil produtores de mais de 60 países diferentes, serão agora reutilizadas em Portugal pela designer Irena Übler, que dedica o seu trabalho à reutilização de materiais como a cortiça, dando vida a diferentes objetos decorativos.

“A cortiça é 100% natural, renovável e reciclável, destacando-se, por isso, como a opção mais sustentável para uma garrafa de vinho. A possibilidade de nos aliarmos à ViniPortugal e juntar estes dois produtos que acrescentam valor ao nosso país e que elevam a sua imagem no panorama internacional é, sem dúvida, fundamental. A cortiça é um paradigma do que é um modelo de economia circular e um excelente exemplo disso é podermos utilizar as rolhas recolhidas nesta ação para criar uma peça de design que vai representar Portugal em Milão”, acrescenta João Rui Ferreira, secretário-geral da APCOR.

A peça que a artista austro-alemã criará com estas rolhas faz parte do projeto PRIMA – um laboratório experimental que foca na transformação de materiais “resíduos” na vertente design de produto, e será apresentada na exposição Isola Design, na Milan Design Week, entre 18 e 23 de abril.

Foto: DR.

Atualidade

Município de Barcelos apoia jovens na transição para a vida ativa com 2ª edição da Skill Up

Capacitação, Emprego e Empreendedorismo

Publicado

on

Realizou-se, na passada sexta-feira, no auditório dos Paços do Concelho, a segunda edição da Skill Up – Capacitação, Emprego e Empreendedorismo, uma iniciativa promovida pelo Município de Barcelos, através dos pelouros da Educação e Juventude.

O evento, que se desenvolveu em duas sessões com casa cheia, tem como objetivo apoiar os jovens barcelenses em situação de transição para a vida ativa, potenciando as suas capacidades e eliminando barreiras à concretização dos seus projetos de vida.

Esses mesmos objetivos foram sublinhados pela vereadora da Educação e Juventude, Mariana Carvalho, quando afirmou que a iniciativa “pretende aproximar os jovens do concelho do mercado de trabalho ou motivá-los para o empreendedorismo e para a continuidade de estudos”. Segundo a vereadora, “aquilo que nós queremos no concelho de Barcelos, e tudo faremos para o conseguir, é, em cooperação com as escolas do concelho, eliminar os jovens nem-nem, como são designados aqueles que não estudam nem trabalham”.

A Vereadora Mariana Carvalho (Foto: CMB)

No decorrer da sessão da manhã, depois do Presidente, Mário Constantino, ter dado as boas-vindas aos participantes, Maria Pintado apresentou os temas “Competências de comunicação para uma audiência” e “Dicas para apresentares o teu Pitch”.

Na sessão da tarde, desenvolveu-se o tema “Faz-te à Vida!” com a participação dos jovens empreendedores João Dantas (Comediante), André Santos (Chef do Restaurante O ÀS), Daniel Sousa (Treinador do Gil Vicente F.C.) e Jéssica Silva (Médica de Clínica Geral e Saúde Familiar).

No encerramento, a vereadora Mariana Carvalho agradeceu ao painel de oradores os ensinamentos prestados e enalteceu a participação das muitas dezenas de jovens que assim mostraram interesse em melhorar as suas ferramentas e estratégias no que respeita à empregabilidade e ao empreendedorismo.

A Skill Up, que pretende articular as ofertas das entidades públicas e privadas no processo de transição escola-vida ativa, vai ter um segundo evento, a realizar em outubro, para que os jovens possam ter contacto direto com o mundo empresarial, numa ação que vai ser desenvolvida, tal como o ano passado, em estreita colaboração com outras entidades do concelho.

Fotos: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos assinala Semana do Ambiente

Contacto com a natureza para despertar consciência ambiental na comunidade

Publicado

on

O Município de Barcelos assinala a Semana do Ambiente, promovendo um conjunto de atividades relacionadas com a natureza, entre 1 e 7 de junho. É uma semana dedicada em exclusivo à Natureza, visando dar a conhecer, através de uma vertente lúdica, as potencialidades do património ambiental concelhio.

As iniciativas avançam no dia 1 de junho, com a Mostra de Produtos Biológicos, das 9h00 às 15h00, na Avenida da Liberdade, numa ação de divulgação dos produtores e comerciantes locais e, ao mesmo tempo, incentivando o consumo daqueles produtos. Nesse mesmo dia, das 10h30 às 13h00, decorre um workshop de showcooking, Cozinha Sustentável, com Marta Cortez, na Avenida da Liberdade. A atividade carece de inscrição, através do e-mail gambiente@cm-barcelos.pt.

No dia 2 de junho, sexta-feira, às 11h30, decorre, no Auditório dos Paços do Concelho, o projeto Planeta Slow, apresentado pela cantora Áurea, uma ação pedagógica que tem como objetivo “Educar para a Sustentabilidade”, nas suas diferentes dimensões: social, económica e ambiental. 

No dia 3 de junho, da parte da tarde, entre as 14h30 e as 18h00, decorre a já tradicional descida do rio Cávado em canoa, desde Areias de Vilar (junto ao açude) até ao areal de Barcelinhos. O percurso tem a distância aproximada de oito quilómetros e estima-se que o tempo de descida seja de três horas.

No dia 5, às 14h30, o Jardim das Barrocas recebe o Desfile Ecológico, que resulta do projeto dirigido às escolas e consiste numa passagem de modelos de vestuário realizados pelos estabelecimentos de ensino, a partir de materiais reciclados. O tema é alusivo à preservação do ambiente. 

A programação da semana do Ambiente termina no dia 7 de junho com o workshop de “Cosmética Natural”, das 10h30 às 12h30, no Estádio Cidade de Barcelos. A atividade carece de inscrição através do e-mail gambiente@cm-barcelos.pt.

De 1 de junho a 30 de julho, pode ainda visitar a “Exposição Património Ambiental, Concurso de Fotografia”, no Theatro Gil Vicente.

Imagens: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Caldas da Rainha: 5ª Bienal Art’Oeste Internacional 2023 inaugura a 03 de junho

Decorrerá de 03 a 26 junho

Publicado

on

A Cultartis – Associação para a Cultura das Artes, realiza a 5ª Bienal do Circuito Art’Oeste Internacional.

Nesta edição, podem ser vistas e votadas obras nas áreas da Pintura e da Escultura. Estando presentes na exposição 26 obras de pintura e 2 de escultura.

Artistas participantes

Amy Zhao | E.U.A
Anunciação Gomes | Caldas da Rainha
Aparício Farinha| Porto
Carlos Mingote |Caldas da Rainha
Conceição Oliveira |Aveiro
Ermelinda Lopes |Torres Vedras
Gaby Reinam |Alcobaça
Gia Gaião |Salir do Porto
Herberto Gomes |Alcobaça
Lena Poinha | Marinha Grande
Margarida Andrade |Caldas da Rainha
Margarida Castro |Macedo de Cavaleiros
Maria Claudino |Cadaval
Maria Manuela Brito |Pataias / Leiria
Nel Frederix | Holanda
Nino Confraria| Figueira da Foz

O evento decorrerá na Galeria de Exposições (piso 1) do Espaço Turismo das Caldas da Rainha (ao cimo da Praça da Fruta) e terá entradas livres

Horário

Segunda a Sexta – 10h00 às 13h30 – 14h00 às 16h00
Sábados e Domingos – 10h00 às 13h00

*exceto sábado da inauguração das 15h30 às 18h30

Feriados – Encerrado.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Mais lidas