Connect with us

Atualidade

Concurso Barcelos Florido 2024 já tem vencedores

1º lugar atribuído ao Círculo Católico de Operários de Barcelos

Publicado

on

O concurso Barcelos Florido 2024 premiou, com a primeira posição, a varanda do edifício do Círculo Católico de Operários de Barcelos, situado na rua D. Diogo Pinheiro. António Manuel Faria Ribeiro Novo arrecadou o segundo lugar, com a sua composição situada no Largo da Igreja, em Barcelinhos e, em terceiro lugar, ficou a composição floral de Alzira Alves Costa, situada na Rua Miguel Bombarda.

A edição deste ano do popular concurso Barcelos Florido contou com a participação de 39 concorrentes que, durante os meses de abril a julho, decoraram e coloriram a cidade com as suas varandas e janelas floridas. Este concurso, aliado aos jardins da cidade, proporciona uma experiência única e intensamente floral para quem visita Barcelos. Os primeiros 20 classificados receberam prémios pecuniários do Município, como reconhecimento da sua criatividade e do contributo que dão na promoção de um ambiente vibrante e cheio de policromia.

O vencedor do concurso recebeu 500 euros, o segundo classificado arrecadou 400 euros e o terceiro auferiu 300 euros. Os restantes participantes classificados até ao 20.º lugar também receberam prémios, com valores decrescentes conforme a sua posição na classificação.

Além das participações individuais, alguns destes concorrentes também integraram o concurso coletivo, que apurou a “Melhor Rua” e o “Melhor Largo”. O prémio de “Melhor Rua” coube à Rua Miguel Bombarda; enquanto o Largo da Igreja de Barcelinhos ganhou na categoria “Melhor Largo/Campo”.

No processo de avaliação, o júri considerou a riqueza e harmonia do conjunto floral, valorizando apenas plantas exteriores e excluindo plantas exóticas, de interior e flores artificiais. Outros critérios incidiram sobre a harmonia com a fachada do edifício, a variedade e diversidade das flores, a criatividade e originalidade das composições, o estado fitossanitário das plantas, a inclusão de artefactos típicos da nossa cultura e tradição, a regularidade das varandas floridas ao longo do ano, e a inovação em relação ao ano anterior.

Esta foi a 20.ª edição do Concurso “Barcelos Florido”, organizado pelo Município de Barcelos através do Pelouro do Turismo, com o objetivo de valorizar a estética e o ambiente da cidade de Barcelos e das freguesias de Barcelinhos e Arcozelo. Esta iniciativa celebra a tradição portuguesa de adornar janelas e varandas com flores e plantas naturais de cores vibrantes e variadas.

Classificação final do concurso Barcelos Florido:

1º lugar: Círculo Católico de Operários de Barcelos – Rua D. Diogo Pinheiro, Barcelos

2º lugar: António Manuel Faria Ribeiro Novo – Largo da Igreja, Barcelinhos

3º lugar: Alzira Alves da Costa – Rua Miguel Bombarda, Barcelos

4º lugar: José Carlos Rodrigues Loureiro – Avenida Paulo Felisberto, Arcozelo

5º lugar: Maria da Conceição Faria Durães da Silva – Largo da Igreja, Barcelinhos

6º lugar: Paula Cristina Carvalho da Silva – Rua Fernando Magalhães, Barcelos

7º lugar: Cândida Ferreira Cardoso – Rua Elias Garcia, Arcozelo

8º lugar: Cooperativa Agrícola de Barcelos – Rua Fernando Magalhães, Barcelos

9º lugar: Maria Rosa Monteiro da Costa – Rua Silva Vieira, Barcelos

10º lugar: Maria Teresa Carvalho Costa – Av. dos Combatentes da Grande Guerra, Barcelos

11º lugar: Maria Cândida da Torre Esteves Coutinho – Rua Elias Garcia, Arcozelo

12º lugar: David Vale Ferreira – Avenida João Duarte, Arcozelo

13º lugar: Lar Nossa Senhora da Misericórdia – Rua Dr. Santos Júnior, Barcelos

14º lugar: Sandra Elisabete Fernandes Longras (Casa Dourada) – Rua do Poço, Barcelos

15º lugar: João Boaventura Simões Negrão – Praça Pontevedra, Barcelos

16º lugar: Maria Alice G. S. Fortes Azinheira – Rua Miguel Bombarda, Barcelos

17º lugar: Lar Rainha D. Leonor – Campo da República, Barcelos

18º lugar: Manuel da Silva Esteves – Rua D. António Barroso, Barcelos

19º lugar: Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes – Avenida João Duarte, Arcozelo

20º lugar: Pedro Tiago de Sousa Carvalho – Rua do Poço, Barcelos

MELHOR LARGO – Largo da Igreja, Barcelinhos

MELHOR RUA – Rua Miguel Bombarda, Barcelos.

Foto: CMB.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas