Connect with us

Atualidade

AQUA WINE FEST celebra em Chaves os vinhos e águas do Alto Tâmega e Barroso

Iniciativa da CIMAT regressa para segunda edição a 28 e 29 de junho, com entrada livre

Publicado

on

A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) promove, nos próximos dias 28 e 29, a 2ª edição do Aqua Wine Fest, em parceria com o Município de Chaves e a Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes. Após o sucesso da edição estreia no ano passado, em Valpaços, o evento regressa, desta vez, a Chaves para reforçar a promoção integrada da região do Alto Tâmega e Barroso, através de dois dos seus principais recursos: o vinho e a água. A organização espera receber 3000 visitantes, duplicando assim o número de 2023.

A sessão oficial de abertura, marcada para as 17 horas do dia 28, contará com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, o Presidente da CIMAT, Fernando Queiroga, o Presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes, Francisco Pavão, e o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, António Cunha.

Aqua Wine Fest: Mais de três dezenas de expositores e algumas novidades

A decorrer na Alameda do Tabolado, o Aqua Wine Fest apresenta mais de três dezenas de expositores, 27 dos quais dedicados aos vinhos produzidos na região. Estarão representados alguns dos mais importantes produtores e engarrafadores do território, com chancela DOC Trás-os-Montes e Regional Transmontano, além de propostas produzidas na região sob o selo dos Vinhos Verdes. O Super Bock Group, as Águas de Carvalhelhos e as Águas Campilho Vidago – empresas responsáveis pela exploração das águas da região – também marcarão presença no certame, que contará ainda com um stand da CIMAT representando os municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

A 2ª edição do Aqua Wine Fest reforça o compromisso da CIMAT em promover os produtos locais e dinamizar a economia regional, proporcionando uma plataforma de divulgação e interação entre produtores, restauração e consumidores.

“A nossa expectativa é duplicar o número de visitantes, atrair os nossos vizinhos espanhóis e transformar este espaço não apenas num local de exposição, mas também num ponto de networking e fomento de negócios e parcerias estratégicas. O nosso objetivo é claro: crescer, consolidar e, a curto prazo, estabelecer este evento como uma referência incontornável na região. Este ano, ampliámos o horário e aumentámos a oferta de produtores, demonstrando o nosso compromisso com a evolução contínua e o fortalecimento do setor,” adianta Ramiro Gonçalves, Primeiro Secretário Executivo da CIMAT.

A valorização da excelência dos produtos endógenos é, de resto, um dos grandes objetivos deste evento “para ajudar os produtores a comercializarem os seus produtos através de cadeias curtas de distribuição e mercados de proximidade,” sublinha aquele responsável, acrescentando ainda que “é intenção sensibilizar os profissionais da restauração para darem preferência aos nossos vinhos e águas nos seus estabelecimentos.” É por isso que será disponibilizado no Posto de Turismo do Alto Tâmega e Barroso “um espaço de networking para encontros e provas de vinhos entre profissionais da restauração e produtores”, destaca Ramiro Gonçalves.

Oferta gastronómica e animação noite dentro

Durante os dois dias de evento, os visitantes poderão provar os melhores aromas e sabores provenientes deste terroir de características únicas, alguns premiados em concursos nacionais, e brindar à autenticidade das referências vínicas transmontanas em exposição.

Esta edição traz também novidades gastronómicas, com restaurantes, bares e cafés da Alameda do Tabolado a associarem-se à festa e a convidarem os visitantes a degustar as ricas iguarias da região. Está prevista animação musical em ambos os dias, com música ao vivo e DJs que se prolongará até às 2 horas da manhã.

O evento decorre na sexta-feira, entre as 16h30 e as 00h00, e no sábado das 14h00 às 00h00. Os interessados poderão estacionar entre as Termas de Chaves e o Aqua Padel, perto da Torre de Menagem/Castelo de Chaves, e ao longo da Alameda Trajano.

O Aqua Wine Fest é um evento de caráter anual que decorrerá alternadamente em Valpaços e Chaves, municípios que detêm a maior parte da produção vitivinícola do território do Alto Tâmega e Barroso.

Imagem: DR.

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas