Connect with us

Atualidade

Liga MEO Surf: Definidos os finalistas do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro

Publicado

on

A Praia de Leça da Palmeira voltou a oferecer, este domingo, condições exigentes, no segundo dia de ação do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, segunda etapa da Liga MEO Surf 2022, a primeira divisão do surf nacional. Uma jornada em que os melhores surfistas nacionais responderam, novamente, com algumas ondas na casa da excelência durante as duas rondas masculinas e femininas realizadas, que ajudaram a definir os finalistas da etapa nortenha.

A competição retomou ainda antes das 8 horas, com a ronda 2 masculina e logo com várias surpresas a animar a manhã. No primeiro heat do dia, Francisco Alves e Pedro Coelho ficaram pelo caminho, numa disputa que foi vencida por Guilherme Fonseca e com o jovem José Maria Ribeiro a também seguir em frente. Santiago Graça e Guilherme Costa foram os outros jovens surfistas a darem nas vistas nesta fase da prova e a conseguirem vaga na ronda 3. Em sentido inverso, a derrota de Marlon Lipke foi o outro resultado inesperado da ronda.

Guilherme Fonseca (Foto: Francisco Antunes/ANSurfistas)

Nesta fase, e tal como na véspera, o campeão nacional Vasco Ribeiro voltou a exibir-se em grande nível, ao somar mais uma onda excelente, com 8,50 pontos, e o melhor score do dia, com 16,25 pontos, num heat em que ainda se deu ao luxo de descartar uma onda de 7,50 pontos. Destaque, ainda, para as performances de Francisco Almeida, Eduardo Fernandes, Guilherme Ribeiro e Afonso Antunes, que venceram as respetivas baterias com scores sólidos.

A ação prosseguiu com a ronda 2 feminina e com um primeiro heat em que Carolina Santos começou a dar os primeiros sinais daquilo que seria a restante prestação ao longo do dia. A jovem surfista do Oeste deixou Mafalda Lopes no 2º posto e avançou, sem percalços, para a ronda 3. Carolina Mendes também esteve em destaque nesta fase, mas acabou por ser Teresa Bonvalot [Ndr: foto de destaque] a fechar a ronda com o melhor score, depois de somar um total de 13 pontos. A campeã nacional Kika Veselka foi a outra vencedora da ronda.

A prova avançou rapidamente para a ronda 3 masculina, com grandes duelos em perspetiva. No primeiro deles, Guilherme Fonseca voltou a vencer, alcançando, ainda, o melhor score da ronda, com um total de 15 pontos e uma onda de 8 pontos pelo meio. Gui deixou Tomás Fernandes no 2º posto, enquanto João Kopke e Francisco Almeida ficaram pelo caminho. No heat seguinte, Vasco Ribeiro também segurou novo triunfo, ainda que pressionado por Eduardo Fernandes.

Na segunda metade do quadro, Guilherme Ribeiro venceu o heat 3, com Luís Perloiro muito próximo, dando, assim, sequência ao excelente começo de temporada, depois de ter sido finalista na Figueira da Foz. No último heat da ronda, Afonso Antunes esteve mais forte que toda a concorrência, somando 12,75 pontos. Na renhida luta pelo segundo lugar, Halley Batista acabou por ser mais forte que Joaquim Chaves e Zé Ferreira, ficando, assim, definidos os oitos surfistas que seguem na luta pelo triunfo na prova masculina do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro.

Quartos de final masculinos

H1: Guilherme Fonseca vs. Eduardo Fernandes

H2: Vasco Ribeiro vs. Tomás Fernandes

H3: Guilherme Ribeiro vs. Halley Batista

H4: Afonso Antunes vs. Luís Perloiro

Depois, foi a vez de serem definidas as quatro finalistas da etapa, com o primeiro heat da ronda 3 a oferecer uma apertada disputa, que resultou na eliminação de Mafalda Lopes e, também, Gabriela Dinis. O triunfo foi de Carolina Mendes, com 11,25 pontos, enquanto Carolina Santos segurou a segunda posição. Na segunda bateria, Teresa Bonvalot isolou-se rapidamente na liderança e venceu a disputa, com 13,75 pontos, naquele que foi o melhor score feminino do dia. A outra vaga na meia-final foi conquistada por Kika Veselko, já na última onda da bateria, após uma renhida disputa com Carina Duarte e Camill Kemp.

Carolina Mendes (Foto: Francisco Antunes/ANSurfistas)

Meias-finais femininas

H1: Carolina Mendes vs. Kika Veselko

H2: Teresa Bonvalot vs. Carolina Santos  

Ao final da tarde, realizaram-se, ainda, as Go Chill Expression Sessions. Do lado masculino, João Moreira voou mais alto que a concorrência, conseguindo a melhor manobra durante os 25 minutos de competição. Já a disputa feminina foi vencida por Carolina Mendes.

João Moreira (Foto: Francisco Antunes/ANSurfistas)

A chamada para o dia final do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro está marcada paras as 8 horas desta segunda-feira, para possível recomeço da prova assim que as condições ideais do mar estiverem reunidas. Isto, numa altura em que faltam apenas 10 heats e cerca de 5 horas de ação para encontrar os campeões da etapa nortenha.

Agenda para segunda-feira (25 de abril)

08h00 – Call terceiro dia de competição

12h00 – Happy Hour Jerónimo Martins

13h00 – Finais do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro (por confirmar)

14h00 – Entrega de prémios do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro (por confirmar)

A nível televisivo, o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Joaquim Chaves Saúde, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal do Porto e da Câmara Municipal de Matosinhos, e o apoio técnico da Onda Pura e da Federação Portuguesa de Surf.

Fotos: Francisco Antunes/ANSurfistas.

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas