Connect with us

Atualidade

Liga MEO Surf – Allianz Figueira Pro com jornada de notas excelentes no regresso à Murtinheira

Publicado

on

A Praia da Murtinheira, a Norte do Cabo Mondego, foi o palco do segundo de ação do Allianz Figueira Pro, este sábado, naquele que foi o regresso da Liga MEO Surf, a primeira divisão do surf português, dois anos depois, a uma praia que brindou, mais uma vez, as estrelas do surf nacional com condições de grande potencial. Os surfistas corresponderam da melhor forma e ofereceram uma jornada de pontuações excelentes e scores bem elevados rumo às fases finais.

Com a ondulação a cair em relação à véspera, a falta de ondas obrigou a mudar a logística para a Praia da Murtinheira, em Quiaios, com a ação a começar pelas 10 horas. Com as ondas a rolarem a bom ritmo e a oferecerem muitas oportunidades para os surfistas brilharem, a prova retomou com a ronda 2 masculina. E não demorou muito até o nível começar a subir. No primeiro heat houve um duelo muito intenso, que terminou com o triunfo de Marlon Lipke, com Francisco Alves a ser segundo e com o antigo bicampeão nacional Miguel Blanco a ficar pelo caminho, a par de Martim Carrasco.

No heat 2 Diogo Martins mostrou-se novamente em grande forma e arrecadou um triunfo convincente, numa bateria em que deixou Tomás Fernandes no 2º posto. Depois de ter conseguido o melhor score na véspera, o jovem surfista conseguiu, hoje, uma onda de 9 pontos e um total de 15 pontos. Algo que viria a ser melhorado pouco depois pelo campeão nacional em título. Vasco Ribeiro entrou com tudo e rapidamente cimentou o triunfo e o melhor score do evento. Foram 17 pontos, assentes numa primeira onda de 7,75 pontos e uma segunda onda de 9,25 pontos, a melhor até ao momento na prova masculina. Naquilo que foi um show de um homem só, Pedro Coelho acabou por conseguir a segunda posição.

Vasco Ribeiro (Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas)

Embora ninguém tenha conseguido chegar perto da performance de Vasco, na segunda metade da ronda houve mais surfistas em destaque. Tal como na véspera, Joaquim Chaves voltou a evidenciar-se, somando, desta vez, 15,50 pontos, com a terceira nota excelente do dia, um 8,50 pontos. A fechar a ronda Guilherme Ribeiro também conseguiu um triunfo convincente, com 14,25 pontos, numa disputa em que João Kopke foi um dos eliminados.

Joaquim Chaves (Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas)

Os outros vencedores da ronda foram Francisco Almeida, Luís Perloiro e Eduardo Fernandes, numa jornada de grande nível. Assim, os heats da ronda 3 ficaram já definidos, com batalhas muito prometedoras em perspetiva. Desde logo, o heat 2, onde estarão em ação Vasco Ribeiro, Francisco Almeida, Tomás Fernandes e Francisco Alves. Mas também o heat 4 onde os três mais fortes representantes da nova geração do surf nacional se vão enfrentar. A Joaquim Chaves, Afonso Antunes e Guilherme Ribeiro junta-se ainda João Moreira.

Ao final da manhã foi a vez de a ronda 2 feminina ir para a água, com as mulheres a responderem aos homens com performances também de elevada qualidade. Logo no primeiro heat Mafalda Lopes deu um sinal do que estava para vir, vencendo a bateria com 13,25 pontos, com Lua Escudeiro, a grande surpresa até ao momento neste Allianz Figueira Pro, a também seguir em frente. E no heat 2 foi Carolina Mendes a dar espetáculo, alcançando um triunfo folgado, com 15 pontos, e sendo acompanhada para a próxima fase por Charlotte van Berkum.

A campeã nacional Kika Veselko também não facilitou e garantiu um triunfo rumo à ronda 3, numa bateria em que deixou Carina Duarte no 2º posto. O último heat do dia acabou por ser aquele onde se viu mais “fogo de artifício”. Com Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot a destacarem-se desde cedo em relação a Beatriz Carvalho e Mariana Assis, a disputa entre as ex-campeãs nacionais foi decidida na última troca de ondas. Teresa conseguiu 8,35 pontos e ficou com um score de 16,35, mas Yolanda esticou ainda mais a corda, fazendo uma onda de 9,25 pontos, que lhe rendeu o triunfo e um total de 16,75 pontos.

Yolanda Hopkins levou este momento de forma para a Go Chill Expression Session feminina, que fechou o dia de competição, e carimbou o triunfo com uma forte manobra na junção. Yolanda juntou-se a Francisco Almeida como vencedores da Go Chill Expression Session do Allianz Figueira Pro. Isto depois de Francisco Almeida ter sido o grande dominar de uma inovadora Expression Session noturna, que se disputou na sexta-feira, na Praia do Cabedelo.

Yolanda Hopkins (Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas)

Amanhã, a chamada para o dia final do Allianz Figueira Pro está marcada para as 7h15. Numa altura em que ainda faltam disputar-se 16 heats para apurar os campeões da etapa inaugural da Liga MEO Surf 2022, prevê-se, assim, uma longa e entusiasmante jornada este domingo na Praia do Cabedelo.

Agenda para Domingo

07h15 – Call do segundo dia de competição

16h30 – Finais do Allianz Figueira Pro

17h30 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Figueira Pro

A nível televisivo, o Allianz Figueira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona Extra e Rip Curl, o parceiros de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal da Figueira da Foz, e o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz e da Federação Portuguesa de Surf.

Fotos: Jorge Matreno/ANSurfistas.

Atualidade

Durão Barroso em Barcelos para falar de Portugal na Europa e no Mundo

Publicado

on

O ex-Primeiro-Ministro de Portugal e ex-Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, vai estar em Barcelos, no próximo domingo, para proferir a conferência “Portugal na Europa e no Mundo”.

O evento, que se realiza no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 21h30, terá como moderador Sebastião Bugalho.

José Manuel Durão Barroso é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, fez pós-graduação em ciências económicas e sociais em Genebra.

Participou nos movimentos e lutas estudantis no período do Estado Novo; foi dirigente do MRPP no rescaldo do 25 de Abril de 1974 e tornou-se militante do PSD em 1980.

Profissionalmente, exerceu funções docentes, primeiro na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, seguidamente, na Universidade Lusíada.

Pertenceu aos governos do professor Aníbal Cavaco Silva, onde foi Subsecretário de Estado no Ministério dos Assuntos Internos, Secretário de Estado dos Assuntos Externos e Cooperação e Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Foi eleito Presidente do PSD em 1999, sendo reeleito em mais três Congressos Nacionais do Partido Social Democrata.

Em 2002, tomou posse como Primeiro-Ministro, tendo-se demitido do cargo para assumir a Presidência da Comissão Europeia, entre 2004 e 2014.

Durão Barroso é, atualmente, Presidente não-executivo do Banco Goldman Sachs International.

Imagens: CMB e DR.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo promove V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora de 4 a 12 de maio

Publicado

on

Entre os dias 4 e 12 de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo irá realizar a V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora. A iniciativa contará com a dinamização de atividades diversas, desde workshops a caminhadas interpretativas da paisagem, mapeamento de espécies exóticas invasoras e ações de voluntariado ambiental de combate às espécies invasoras.

Este programa está integrado na Semana sobre Espécies Invasoras Portugal & Espanha 2024 (SEI 2024) da Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras, da Plataforma INVASORAS.PT, dos projetos LIFE STOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA e do Grupo Especialista em Invasiones Biólogicas.

Assim, a V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora arranca a 4 de maio com a realização de uma caminhada interpretativa da paisagem, seguindo-se uma ação de controlo de vegetação invasora no Monumento Natural do Cemitério das Praias Antigas de Alcantilado de Montedor – Carreço e, em simultâneo, decorrerá o Workshop – Flora invasora, sendo as duas iniciativas abertas ao público geral.

Durante esta semana serão ainda promovidas atividades de controlo de vegetação invasora em diferentes áreas classificadas como Monumentos Naturais, onde serão aplicadas técnicas de controlo para espécies como a acácia-de-espigas (Acacia longifolia), a mimosa (Acacia dealbata) e austrália (Acacia melanoxylon) no âmbito do Protocolo de Cooperação para a Manutenção Ecológica de Áreas Classificadas de Viana do Castelo com empresas locais e será ainda promovido o mapeamento de flora invasora, numa ação que tem a comunidade escolar como público alvo.

As ações desenvolvidas nesta semana de combate às espécies invasoras, dinamizadas pelo Geoparque Litoral de Viana do Castelo, pelo Gabinete Florestal e pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), da Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas, contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, nomeadamente ODS 11|Cidades e Comunidades sustentáveis, ODS 13|Ação Climática, ODS 14|Proteger a Vida Terrestre e ODS 17|Parcerias para a Implementação dos objetivos.

A preocupação com esta temática é cada vez maior uma vez que as espécies exóticas invasoras são uma ameaça constante para os ecossistemas em todo o mundo. Introduzidas em novos ambientes, muitas vezes por ação humana, as espécies invasoras podem desequilibrar os ecossistemas locais, competindo com as espécies nativas por recursos como alimento e espaço. A sua rápida reprodução e adaptação podem resultar na extinção de espécies nativas, causando danos irreversíveis à biodiversidade. Por isso mesmo, controlar estas espécies tornou-se uma prioridade para a conservação ambiental, exigindo esforços para mitigar seu impacto negativo.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Castro Marim: Abertura da Rede de Abastecimento de Água em Pisa Barro durante as comemorações do 25 de Abril

Publicado

on

Celebrar o 25 de Abril de 1974 também é comemorar a crescente presença das autarquias na melhoria das condições de vida das pessoas e na prestação de serviços básicos, desde o abastecimento de água à população até à programação cultural.

O concelho de Castro Marim deu agora mais um passo para o desenvolvimento do interior, nomeadamente em Pisa Barro, com a tão esperada abertura da Rede de Abastecimento de Água.

Este que era um dos grandes objetivos do município e deste executivo, ficou esta semana totalmente concretizado, permitindo assim o abastecimento de água, em quantidade e qualidade, colocando um ponto final ao fornecimento instável que existia graças a captações subterrâneas que alimentavam redes próprias, particulares ou fontenários.

Com um investimento superior a um milhão de euros, a alimentação de água efetua-se agora a partir da extensão da rede municipal de distribuição atualmente existente, com base em duas origens alternativas, o Reservatório de Monte Francisco e o Reservatório do Cabeço, integrados no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve.

Este projeto foi aprovado pelo programa PO SEUR, sendo apoiado por Portugal e pela União Europeia, cofinanciado a 82,04% pelo Fundo de Coesão.

Para assinalar a abertura da Rede de Abastecimento de Água em Pisa Barro e o 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974, a Banda Musical Castromarinense rumou àquela localidade e proporcionou uma atuação para os habitantes.

Em 2020, o Município de Castro Marim executou uma obra que estendeu a rede de abastecimento de água a mais de 30 povoações das freguesias de Azinhal e Odeleite, pretendendo continuar com esta política nos aglomerados populacionais ainda não servidos.

Foto: CMCM.

Continuar a ler

Mais lidas