Connect with us

Atualidade

Campanha “Depressão sem rodeios” lança série de podcasts

Episódios transmitidos semanalmente em várias plataformas digitais, às quartas-feiras, pelas 13h00

Publicado

on

Já estão no ar os dois primeiros episódios do “Podcast Sem Rodeios: Vamos falar de depressão”. Uma iniciativa no âmbito da campanha “Depressão Sem Rodeios” que tem como principal objetivo, sensibilizar e combater o estigma associado a esta doença, bem como informar e clarificar a população sobre um problema de saúde que afeta milhares de portugueses. Tal como o próprio nome indica, vai falar-se de depressão de forma descontraída, objetiva e o mais clara possível.

Promovido pela farmacêutica LUNDBECK, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), da Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental (FamiliarMente) e da associação para a promoção da saúde mental (ManifestaMente), o “Podcast Sem Rodeios: Vamos falar de depressão” reúne um ciclo de conversas que contam com a participação de profissionais de saúde, doentes, sociedades médicas e associações que lidam diretamente com esta patologia. Em cada episódio apresentam diferentes visões e domínios sobre a depressão, tais como o que é e como se vive com a doença, papel do médico de família, tratamentos, estigma, apoio das famílias e quais os mitos que existem.

A divulgação destes podcasts ocorrerá semanalmente, todas quartas-feiras, pelas 13h00, em: Facebook Saúde Mental Sem Rodeios, Site Depressão Sem Rodeios, YouTube LUNDBECK, LinkedIn LUNDBECK e, ainda, nas plataformas Spotify, Itunes, Google Podcast.

O primeiro episódio contou com a participação de Gustavo Jesus, médico psiquiatra e diretor clínico do PIN, que abordou o tema “O que é a depressão”, ao qual se seguiu o episódio com o testemunho de Patrícia Ramos, doente com depressão, que relatou como é viver com depressão.

Os seguintes podem ser vistos nestas datas e têm o tema e participação:

Episódio 3 | 30 de março | “Sem rodeios: qual o papel do médico de família?”, com Ana Correia de Oliveira, médica de Medicina Geral e Familiar

Episódio 4 | 6 de abril | “Sem rodeios: qual o papel das famílias?”, com Joaquina Castelão, presidente da FamiliarMente

Episódio 5 | 13 de abril | “Sem rodeios: existe estigma na depressão?”, com Beatriz Lourenço, médica psiquiatra, vice-presidente e cofundadora da Manifestamente

Episódio 6 | 20 de abril | “Sem rodeios: que tratamentos existem?”, com Gustavo Jesus, médico psiquiatra e diretor Clínico do PIN

Episódio 7 |27 de abril | “Sem rodeios: quais os mitos associados à depressão?”, com Luís Madeira, médico psiquiatra e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental

Episódio 8 | 4 de maio | “A depressão e a função sexual: Mitos e verdades”, com Nuno Florêncio, médico de Medicina Geral e Familiar e coordenador do Grupo de Estudos de Saúde Mental da APMGF (Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar)

Sobre a campanha “Depressão sem Rodeios”

Em junho do ano passado, a LUNDBECK lançou a campanha “Depressão sem Rodeios”, um alerta à população para uma doença que afeta milhares de portugueses. Com o mote “A depressão é mais do que um estado de humor”, a iniciativa tem como principais objetivos reduzir o estigma e a desvalorização associados à doença e alertar para a necessidade de procurar ajuda médica atempadamente, assim como, chamar a atenção para os sintomas, desmistificar a psiquiatria como especialidade médica responsável pelo tratamento das doenças mentais e o acesso ao tratamento adequado, para além de diminuir a discriminação social relacionada com esta patologia. A primeira fase da campanha englobou um conjunto de ações de divulgação, desde um website especialmente criado para a campanha, um Vox POP, spots de vídeo nos cinemas e na televisão, um ciclo semanal de podcasts, mini curtas-metragens, mupis e distribuição de flyers em locais públicos.

Sobre a LUNDBECK

A LUNDBECK é uma empresa farmacêutica global especializada em doenças neurológicas e psiquiátricas. Há mais de 70 anos que se encontra na linha da frente da investigação em neurociência e dedicamos todos os esforços a restaurar a saúde mental e neurológica, para que cada pessoa possa estar no seu melhor. Milhões de pessoas em todo o mundo vivem com doenças neurológicas e psiquiátricas e demasiadas sofrem devido a um tratamento inadequado, discriminação, número reduzido de dias de trabalho, reforma antecipada, entre outras consequências. Todos os dias, dirige o seu esforço para melhorar o tratamento e para oferecer uma vida melhor a todas as pessoas que vivem com doenças neurológicas e psiquiátricas. Os seus, aproximadamente, 5.600 colaboradores, em mais de 50 países, estão envolvidos em toda a cadeia de valor ao longo da investigação, desenvolvimento, produção, marketing e vendas. A sua cadeia de valor é constituída por vários programas de investigação e desenvolvimento (I&D) e os seus produtos estão disponíveis em mais de 100 países. Dispõe de centros de investigação na Dinamarca e nos Estado Unidos da América (EUA). As suas instalações de produção estão localizadas na Dinamarca, França e Itália. Para mais informações, visite o seu site empresarial www.LUNDBECK.com e siga-a no Twitter em @LUNDBECK e através do LinkedIn.

Imagem: LUNDBECK.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas