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Especialistas em logística da saúde fundam a primeira rede europeia de transporte de Life Science

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Sete empresas especialistas em logística da saúde criaram a aliança Skandi Network. Skandi Network é a primeira rede internacional de distribuição, de temperatura controlada, em conformidade com a norma europeia de Boas Práticas de Distribuição, dedicada a produtos life science.

“Cada vez mais empresas do setor da saúde procuram soluções de transporte internacional qualificado e conceitos multinacionais de distribuição, em linha com as diretrizes da norma europeia de Boas Práticas de Distribuição (GDP)”, afirma Rudy Smets, Diretor Geral desta nova rede recém-fundada. “Skandi Network combina as capacidades e a experiência dos principais especialistas europeus no transporte com temperatura controlada, e da distribuição de produtos de life science. A criação desta rede europeia gera vantagens para clientes, pacientes, remetentes, empresas de transporte e para o meio ambiente.”

Segundo Morten Studsgaard, CEO de BHS Logistics, a principal vantagem para os expedidores do setor da saúde é o acesso a uma rede de transporte com temperatura controlada e conforme às Boas Práticas de Distribuição, para envios além-fronteiras, de forma fácil, segura e mais económica.” Isso aumenta a consolidação de envios e, em consequência, aumenta e nivela a qualidade. Também é mais eficiente em termos de custos e reduz significativamente as emissões de CO2.

Nuno Rangel, CEO de Rangel Logistics Solutions, salienta que um dos principais ativos da Skandi Network é “uma plataforma digital colaborativa única para gestão de informação chamada CIPS – Collaborative Information Platform System, e desenvolvida para esta rede.” A plataforma CIPS integra toda a informação dos sistemas informáticos de cada membro e torna-a acessível num único local partilhado. “Por exemplo, num envio da Dinamarca para Portugal, com a plataforma CIPS será possível que o expedidor, o destinatário e todos os parceiros recebam informação sobre a temperatura da mercadoria durante o transporte, imediatamente após o embarque.” A informação é dada sobre toda a mercadoria, mas também sobre cada volume. Assim, o sistema CIPS facilita a ligação de novos membros à plataforma usando o software e hardware que já tinham. Além disso, a informação sobre a localização de uma mercadoria, sobre o seu destino e qual a sua temperatura, facilita a consolidação de embarques de vários países numa das 10 plataformas estratégicas de consolidação regional da Skandi Network. “E por último, mas não menos importante”, acrescenta Nuno Rangel, esta ferramenta proporciona aos clientes e destinatários o acesso a esta informação em tempo real, com total transparência”.

Outro aspeto diferenciador, em comparação com as redes de transporte existentes, é o foco a 100% da Skandi Network em produtos de life science. Isso inclui a distribuição de produtos farmacêuticos, biomédicos, diagnósticos, dispositivos médicos e vacinas a, praticamente, todos os hospitais, farmácias, grossistas farmacêuticos, unidades de cuidados, médicos, veterinários, laboratórios, pacientes em domicílio, organizações farmacêuticas de serviços de apoio e profissionais das vendas. A maioria destes produtos é sensível à temperatura e necessita de ambientes com temperatura controlada como 2-8 °C, 15-25 °C ou até -25°C. O foco será colocado nos envios de volumes e em remessas de 1 até 5 paletes por envio. 

Membros desde a Irlanda até à Turquia, desde a Polónia até Portugal

Isto significa que os membros da SKANDI Network prestam serviços em 25 países desde o início. O objetivo da SKANDI Network é o de integrar novos membros para conectar 36 países, o mais tardar, até 2025. Na totalidade, os membros da rede têm mais de 4.000 pessoas empregadas, 4.780 veículos com temperatura controlada, 10 plataformas estratégicas de consolidação regional, 165 armazéns com temperatura controlada e transportam 14.750.000 remessas com temperatura controlada, por ano.

Numa escala global, a Life Logistics Network associou-se à Skandi Network na qualidade de “Parceiro de Apoio” da rede. O mesmo se aplica no sentido inverso. Life Logistics Network é uma rede global composta por expedidores farmacêuticos de primeiro nível, em todo o Mundo, que terão acesso à SKANDI Network

A sustentabilidade é fundamental para a Skandi Network

“Um dos temas estratégicos da SKANDI Network e um dos principais motivos para a sua criação é a sustentabilidade”, afirma Maximilian Schachinger, CEO da Schachinger Pharma Logistik. “Se uma empresa de serviços logísticos atuar sozinha é quase impossível tornar-se parte credível e responsável da solução na transformação sustentável da indústria europeia de life science. Mas atuando em parceria, isso é possível.” Quanto à sustentabilidade, a Skandi Network tem dois grandes objetivos e duas vantagens. “O nosso primeiro objetivo é investigar soluções tecnológicas realistas de combustíveis, veículos e tecnologias de refrigeração sustentáveis.” O segundo objetivo, disse Schachinger é “traçar um plano sustentável para o ambiente, alinhando as ações dos parceiros em áreas-chave para reduzir as emissões de CO2 em toda a rede até 2030, em sintonia com o Acordo de Paris, para conseguir o nível de Zero Emissões, o mais tardar, até 2050.”  A colaboração no seio da Skandi Network reduzirá as emissões por envio, devido a dois factos: o primeiro é um nível mais alto de consolidação e de ‘fator gota’ no transporte de longo curso e na ‘last mile’ por causa da combinação de envios nacionais e internacionais. O segundo é o transporte com temperatura controlada que elimina a necessidade de embalagens com temperatura controlada (TCP) e embalagens passivas, que aumentam os pesos transportados, os transportes de retorno e/ou geram maiores resíduos e custos de descarte.

Imagem: DR.

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Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

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No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

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Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

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No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

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Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

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O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

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