Connect with us

Atualidade

APCOR E ViniPortugal unem-se na promoção da sustentabilidade e recolhem 7 mil rolhas de cortiça

Numa das maiores feiras de vinho da Europa

Publicado

on

A Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR) e a ViniPortugal recolheram mais de 7 mil rolhas de cortiça, no âmbito de uma ação de sensibilização para a sustentabilidade durante a ProWein, uma das maiores feiras de vinho da Europa, que decorreu em Düsseldorf, na Alemanha, entre 19 e 21 de março.

A participação portuguesa, que esteve presente sob o mote “Sustain a world of difference”, utilizou a recolha de rolhas de cortiça para alicerçar o seu compromisso da sustentabilidade na indústria do vinho portuguesa.

Para tal, cada um dos 90 stands portugueses, que reuniram mais de 150 produtores nacionais, recebeu um recipiente para poder recolher as suas rolhas de cortiça, durante todo o período da feira.

“Esta parceria surgiu de forma muito natural. A cortiça tem uma relação muito longa e histórica com o vinho, não só em Portugal como em todo o mundo e tem, também, um papel importantíssimo ao nível da sustentabilidade, pois falamos de um produto natural e amigo do ambiente. A cortiça e o vinho são, ainda, aliados indissociáveis e muito enraizados na cultura portuguesa. São produtos que prestigiam e elevam o nosso país”, destaca Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.

As rolhas recolhidas durante os três dias da feira, que recebeu mais de 49 mil visitantes e 6 mil produtores de mais de 60 países diferentes, serão agora reutilizadas em Portugal pela designer Irena Übler, que dedica o seu trabalho à reutilização de materiais como a cortiça, dando vida a diferentes objetos decorativos.

“A cortiça é 100% natural, renovável e reciclável, destacando-se, por isso, como a opção mais sustentável para uma garrafa de vinho. A possibilidade de nos aliarmos à ViniPortugal e juntar estes dois produtos que acrescentam valor ao nosso país e que elevam a sua imagem no panorama internacional é, sem dúvida, fundamental. A cortiça é um paradigma do que é um modelo de economia circular e um excelente exemplo disso é podermos utilizar as rolhas recolhidas nesta ação para criar uma peça de design que vai representar Portugal em Milão”, acrescenta João Rui Ferreira, secretário-geral da APCOR.

A peça que a artista austro-alemã criará com estas rolhas faz parte do projeto PRIMA – um laboratório experimental que foca na transformação de materiais “resíduos” na vertente design de produto, e será apresentada na exposição Isola Design, na Milan Design Week, entre 18 e 23 de abril.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas