Connect with us

Atualidade

“Carrera Los 80’s” vai crescer em 2023

Publicado

on

A competição ibérica Carrera Los 80’s, organizada pela Race Ready, vai manter, em 2023, os mesmos moldes dos anos anteriores, mas o seu calendário irá “crescer”, com duas provas em Portugal e outras duas em Espanha.

Com o mesmo espírito dos “3 C” – No Cheating, No Crashing, No Complaining – e com um formato em todo semelhante àquele implementado com sucesso no Iberian Historic Endurance, estas corridas oferecem uma competição onde, acima de tudo, os pilotos possam desfrutar da condução destes carros de corrida numa atmosfera aprazível. O formato de semi-endurance mantém-se inalterado, com duas corridas de 40 minutos, com uma paragem compulsória nas boxes, permitindo equipas de um ou dois pilotos.

Viaturas de Turismo e GT de diferentes gerações formam uma grelha de partida que capta um pouco do imaginário das corridas de outros tempos, remetendo-nos para a década de oitenta e início dos noventa, quando as corridas de Turismo cativavam marcas e adeptos, os troféus monomarca ganhavam popularidade e as corridas de GT davam os primeiros passos rumo ao seu renascimento.

A temporada arranca no fim de semana do Algarve Welcome Spring, a 6 e 7 de maio, num evento promovido pela Race Ready e num dos palcos preferidos dos pilotos e das equipas, a “montanha russa” do Autódromo Internacional do Algarve.

Depois do evento de abertura em Portugal, a competição ruma a Espanha, para duas provas. O Circuito del Jarama, que detém o recorde de participantes com mais de 20 equipas inscritas em 2022, volta a ser uma paragem obrigatória no roteiro desta competição, ou não fosse esta pista dos arredores de Madrid um dos históricos palcos do automobilismo na Península Ibérica e, para muitos, a jornada mais esperada da temporada.

Após um ano de ausência, o pelotão da Carrera Los 80’s regressa ao Circuito de Jerez-Ángel Nieto para enfrentar um traçado que alberga curvas de baixa, média e alta velocidade, numa altura do ano convidativa à prática do desporto automóvel.

A época chegará ao fim no Autódromo do Estoril, o primeiro circuito permanente construído em Portugal continental e uma casa muito acarinhada por todos, com duas corridas dentro do programa do fim de semana dos 250km do Estoril.

Para Diogo Ferrão, CEO da Race Ready, “há um enorme potencial nas Carrera Los 80’s e queremos emular o espírito do Historic Endurance nestas corridas. Em 2023, vamos redobrar o nosso foco nesta competição que é disputada com carros que têm um significado muito especial para os seus donos e que dão um enorme prazer de conduzir. Ao mesmo tempo, são de uma era onde se produziram alguns dos carros mais marcantes das corridas de Turismo e são muito aplaudidos pelo público e espectadores.”

Calendário de 2023:

17/18 março – Estoril Exclusive Test – Autódromo do Estoril 🇵🇹

06/07 maio – Algarve Welcome Spring – Autódromo Internacional do Algarve 🇵🇹

10/11 junho – Supercars en JaramaCircuito del Jarama 🇪🇸

21/22 outubro – Jerez Historic FestivalCircuito de Jerez-Ángel Nieto 🇪🇸

25/26 novembro – 250km Estoril – Autódromo do Estoril 🇵🇹.

Foto: RR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Força Aérea transporta recém-nascidos de Ponta Delgada

Publicado

on

Um avião C-130H da Força Aérea transportou ontem, 7 de maio, dois bebés recém-nascidos entre Ponta Delgada, nos Açores, e Lisboa.

Transportados em incubadoras, ao longo de três horas de voo, por forma a garantir a segurança e os cuidados de saúde neonatais essenciais, os bebés foram permanentemente monitorizados por uma equipa de saúde da Força Aérea, constituída por um médico e um enfermeiro, e por uma equipa de saúde civil.

O avião C-130H da Esquadra 501, sediado na Base Aérea Nº 6, no Montijo, partiu de Ponta Delgada às 18h40, aterrando no Aeródromo de Trânsito Nº 1, na Portela, às 21h50. À chegada a Lisboa, os recém-nascidos foram encaminhados, por ambulâncias do INEM, para uma unidade hospitalar local.

Este foi o quarto voo da Força Aérea dedicado ao transporte de doentes de Ponta Delgada, após o incêndio que deflagrou no Hospital do Divino Espírito Santo, tendo até ao momento já transportado dez pessoas. No passado domingo, um avião C-295M transportou durante a madrugada três doentes para a Ilha Terceira, enquanto durante a tarde um avião Falcon 50 transportou três doentes – dos quais duas grávidas – para a Ilha da Madeira; e, já durante a noite, o avião C-295M voltou a descolar para transportar mais dois doentes para a Ilha Terceira.

O transporte de doentes por via aérea é uma das missões que a Força Aérea dedica à população, através de um dispositivo em alerta permanente nos Açores, na Madeira e no Continente. Desde o início do ano, a Força Aérea já transportou 270 doentes, sobretudo entre ilhas dos Açores, entre ilhas da Madeira e entre os Arquipélagos e o Continente.

Foto: FAP.

Continuar a ler

Atualidade

Sustentabilidade das PME em debate a 13 de maio na Universidade do Minho

Bastonária da Ordem dos Contabilistas e presidente da Escola de Economia e Gestão entre os oradores

Publicado

on

A Universidade do Minho, através da Escola de Economia e Gestão (EEG), recebe a conferência “Novos desenvolvimentos no relato de sustentabilidade e sua garantia” no próximo dia 13 de maio, das 9h30 às 12h30, no auditório B1 (edifício 2) do campus de Gualtar, em Braga.

A sessão de abertura conta com a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco, e o presidente da EEG, Luís Aguiar-Conraria. O programa prevê ainda as intervenções dos professores Charles Cho e Erica Pimentel, respetivamente da York University e da Queen’s University (ambas no Canadá), e Lídia Oliveira, da EEG. A entrada é livre, mediante inscrição prévia.

O evento vai evidenciar como o relatório de sustentabilidade é um instrumento fundamental para as Pequenas e Médias Empresas (PME) melhorarem a sua competitividade, o acesso ao mercado, a relação com as partes interessadas e a reputação, bem como gerirem oportunidades e riscos de desempenho junto dos investidores e financiadores. Além disso, o cumprimento dos critérios ESG (indicadores ambientais, sociais e de governação corporativa) determina o grau de compromisso das PME com a multiplicidade de desafios e obrigações que lhes são colocados.

A conferência é organizada pela OCC, pela EEG-UMinho, pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto (ISCAP) e pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

Imagem: UM.

Continuar a ler

Atualidade

Adjudicada empreitada para construção de novo arruamento na cidade de Anadia

Publicado

on

O Município de Anadia adjudicou a empreitada para a construção do novo arruamento de ligação entre as Ruas do Montouro e das Sobreiras, na cidade de Anadia, à empresa “Prioridade – Construção de Vias de Comunicação, SA”, pelo montante de 875.417,90€, com um prazo de execução de oito meses.

O projeto, com uma extensão total aproximada de 900 metros lineares, contempla os trabalhos necessários à criação de arruamentos pedonais ou para automóveis, redes de abastecimento de água, drenagem de águas residuais e pluviais, rede de alimentação elétrica, telecomunicações e gás, bem como áreas verdes.

O Município pretende com esta nova infraestrutura rodoviária melhorar a qualidade de vida urbana e criar fatores de atratividade que contribua para a fixação de população no aglomerado urbano que, eventualmente, possa daqui resultar, face à criação de várias frentes construtivas desta zona nobre da cidade.

Imagem: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas