Connect with us

Atualidade

Liga MEO Surf: Allianz Ericeira Pro com chamada marcada para as 7h30 desta sexta-feira

Publicado

on

O Allianz Ericeira Pro tem chamada marcada para as 7h30 horas desta sexta-feira, 10 de junho, com a previsão de uma ondulação forte que vai potenciar um grande espetáculo por parte dos melhores surfistas nacionais na praia de Ribeira d’Ilhas. Com a presença confirmada de Frederico Morais e, também, de Teresa Bonvalot, a ação na terceira etapa da Liga MEO Surf 2022, primeira divisão do surf nacional, e a que define os títulos de campeões nacionais da modalidade, vai começar no Dia de Portugal, com uma sequência de prova ainda por definir com base na evolução da nova ondulação.

Sequência Prova – 1º dia de Competição (sujeito a alteração)

Call: 7h30 para o Round 1 Feminino e Trials Masculino (a decidir consoante as condições do mar)

Um dos grandes adversários de Frederico Morais nesta etapa vai ser Afonso Antunes, um dos líderes da nova geração do surf nacional e também um dos mais fortes candidatos ao título nacional. Depois de ter vencido a etapa do Porto, Afonso chega à Ericeira, em 2022, como o vencedor das duas últimas edições desta etapa (2020 e 2021), o que lhe dá um estatuto ainda mais destacado nas ondas de Ribeira d’Ilhas.

Afonso Antunes, campeão em título do Allianz Ericeira Pro 2020/21 e top 3 do ranking nacional, salienta que parte “para estas etapas sempre com as mesmas expectativas, sabendo da importância de divertir-me e, ao mesmo tempo, aprender quando estou dentro de água. Ter vencido em Ribeira d’Ilhas nos dois últimos anos dá uma motivação adicional. No entanto, tenho estado a preparar-me ao máximo para esta etapa e é daí que vem a grande maioria da minha motivação”.

Do lado feminino, tal como Afonso, também Carolina Mendes venceu as duas últimas edições do Allianz Ericeira Pro. E depois de ter sido 3ª na etapa inaugural da Liga MEO Surf 2022 e 2ª na última etapa, Carolina pretende, certamente, continuar essa evolução de resultados rumo a mais um triunfo em Ribeira d’Ilhas, um dos mais importantes palcos do surf nacional.

Carolina Mendes, campeã em título do Allianz Ericeira Pro e top 3 do ranking nacional, refere que tem “as melhores expectativas para esta etapa, pois estou ciente daquilo que consigo fazer e adoro poder fazer aquilo que mais gosto, que é competir. Ribeira d’Ilhas é um sítio especial para mim, onde me sinto confortável e os resultados comprovam isso mesmo. Adoro lá competir, por isso, vou tentar dar o meu melhor e divertir-me ao máximo durante todo o campeonato.”

A competir com o estatuto de top seeds, e assim com a licra amarela Go Chill, vão estar Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot. Em prova também vão estar vários surfistas locais da Ericeira, como o jovem talento Martim Carrasco. Ele, que costuma ser um dos surfistas da casa em maior destaque quando a Liga MEO Surf passa por esta já tradicional paragem e com um conhecimento local muito consolidado.

Martim Carrasco, surfista local da Ericeira e top 30 nacional, sublinha que, “embora não goste de elevar muito a fasquia, em termos de previsões, as condições que se esperam parecem-me favoráveis. Vai estar mar grande e sinto-me bem nessas condições, pelo que espero que a prova me corra bem. Ribeira d’Ilhas não é o local da Ericeira em que invisto mais tempo, mas vou tentar dar o meu melhor.”

As previsões apontam para a entrada de uma grande ondulação, que pode levar ondas pesadas, sobretudo nos primeiros dias de prova. Algo que deixa Francisco Morgado, diretor de prova, com boas perspetivas para esta etapa.

Francisco Morgado, diretor de prova da Liga MEO Surf, aponta para as previsões, que apontam para “três dias de ondas consistentes, com possibilidade de ondas dos 2 aos 3 metros. Vamos ter uma ondulação grande a entrar logo no primeiro dia, com bastante influência do quadrante oeste, uma das melhores direções para as famosas direitas de Ribeira D’Ilhas. Depois, o mar vai caindo gradualmente com o decorrer da prova, mas mantendo boas condições para coroar os campeões do Allianz Ericeira Pro no domingo. Com toda a certeza que vai valer a pena acompanhar o espetáculo do melhor surf nacional nestas condições muito favoráveis.”

Agenda do Allianz Ericeira Pro (sujeito a alterações):

1º dia – Sexta-feira, 10 de junho (Dia de Portugal)

07H30 – Call primeiro dia para Round 1 Feminino ou trials masculino (por confirmar)

11h30 – Passatempo Jerónimo Martins “Quem sabe, melhor defende”

2º dia – Sábado, 11 de junho

08h00 – Call do segundo dia de competição (por confirmar)

11h30 – Passatempo Jerónimo Martins “Quem sabe, melhor defende”

16h00 – DJ Zé Ferreira – Corona & Somersby

3º dia – Domingo, 12 de junho

08h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)

14h00 – Go Chill Expression feminina e masculina (por confirmar)

15h00 – Happy Hour Jerónimo Martins

16h00 – Finais do Allianz Ericeira Pro (por confirmar)

17h00 – Entrega de prémios do Allianz Ericeira Pro (por confirmar)

Em Ribeira D’Ilhas serão premiados, também, a melhor onda da etapa através do prémio Joaquim Chaves Saúde Best Wave, enquanto o Bom Petisco Girls Score distinguirá o melhor score feminino. A isso junta-se a luta pela Go Chill Expression Session, tanto na vertente masculina, como feminina. Por fim, destaque, ainda, para o prémio atribuído pela Câmara Municipal de Mafra aos melhores surfistas locais deste Allianz Ericeira Pro.

Prémio vencedor etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2

Prazo de constituição das equipas: até às 7h30 de sexta-feira

A nível televisivo, o Allianz Ericeira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Mafra, e o apoio técnico do Ericeira Surf Clube e da Federação Portuguesa de Surf.

Foto: Frame de vídeo promocional.

Atualidade

Barcelos implementa Plataforma Digital de Atendimento Municipal

Publicado

on

A Câmara de Barcelos implementou uma Plataforma Digital de Atendimento Municipal, um serviço transversal a todas as áreas da Autarquia, com o objetivo de facilitar, agilizar, e dar mais transparência na interação entre os serviços municipais e os munícipes. O novo serviço digital estará disponível a partir das 9h00 de amanhã, terça-feira.

A nova plataforma permite, por exemplo, que todos os requerimentos possam ser submetidos via digital, estando para esse efeito disponíveis, online, todos os formulários necessários, na área pessoal de cada requerente. Além da submissão, a nova plataforma permite que cada pessoa possa acompanhar, online, o desenvolvimento dos seus processos.

Os munícipes requerentes devem efetuar a sua inscrição na Plataforma, sendo que esse ato será depois validado pelos serviços municipais. Após a validação, cada requerente fica com acesso à sua área pessoal, sendo possível, dessa forma, visualizar o desenvolvimento dos respetivos processos.

Urbanismo

Entretanto, hoje mesmo, a nova plataforma digital foi apresentada a Arquitetos, Engenheiros e outros agentes, habituais utilizadores dos Serviços de Planeamento e Urbanismo.

Na sessão, que decorreu esta manhã, no auditório dos Paços do Concelho, e que contou com a presença do Vereador, Carlos Reis, e da Diretora de Departamento, Adosinda Pereira, houve a oportunidade de técnicos especializados prestarem todas as informações e responderem a dúvidas quanto à operacionalidade deste novo serviço digital.

No decurso da sessão, foi também dada a informação de que processos com entrada na DPGU – Departamento de Gestão Urbanística – até ao dia 30 de abril vão continuar a ter resposta na antiga plataforma, isto até que termine a fase a que o requerente está a responder. No entanto, para todos os novos processos ou continuação de processos em fases seguintes, (ex.: arquitetura aprovada), a submissão das especialidades já será feita na nova plataforma.

No entanto, para todos os novos processos ou continuação de processos em fases seguintes, a submissão de ficheiros já será efetuada na nova plataforma.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Significado e relevância dos Caminhos de Santiago em debate no II Fórum Peregrino

Publicado

on

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, esta sexta-feira, presença no II Fórum Peregrino, organizado em parceria com a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago e que decorreu ao longo de dois dias em Viana do Castelo. Na sessão, foram apresentados números sobre o número de peregrinos e assinado um protocolo para contribuir para o conhecimento do fenómeno, que está em crescendo.

A sessão de abertura começou com uma intervenção por parte da Presidente da Federação Portuguesa, Ana Rita Dias, que sublinhou a importância da reflexão sobre o caminho secular que “está cada vez mais ativo”.

“Os peregrinos são a alma do Caminho e os Caminhos de Santiago não são um trilho ou um percurso, mas uma marca com alma que deve ser respeitada como tal”, vincou, lembrando que foram criadas normas de regulação dos albergues e dísticos de hospitalidade para dar resposta a um “movimento que é um património vivo”. Já Vasco Gonçalves, pároco em representação da Diocese, frisou que a Igreja tem o “desejo de integrar o renascer da peregrinação a Santiago” e que “cresce a consciência da necessidade de estruturar uma Pastoral dos Caminhos de Santiago porque a Igreja precisa estar presente para acolher, aconselhar e acompanhar os peregrinos”.

Já Ildefonso de La Campa Montenegro, Presidente da Federação Ibérica do Caminho de Santiago, lembrou que a Galiza e Portugal vão defender junto do Conselho Europeu a certificação do Caminho de Santiago como Primeira Rota Cultural Europeia, numa “estreita relação na defesa desta rota que molda a História” com os seus mais de 80 mil itinerários, por ser “um elemento patrimonial vivo” e uma “realidade cultural” defendida por mais de 330 associações em todo o mundo.

“O Caminho Português da Costa é o que mais tem crescido e dos cerca de 600 mil peregrinos que chegam a Santiago, trinta por cento fazem este Caminho”, anunciou ainda. Por isso mesmo, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, enfatizou que este é um produto de relevância para os territórios que atravessa e que momentos de partilha são fundamentais. “Há um profundo simbolismo no Caminho e uma relação próxima dos peregrinos com a identidade cultural dos territórios que atravessa”, reiterou ainda, lembrando que é em Viana do Castelo que está o primeiro templo dedicado a Santiago fora de Espanha, em Castelo do Neiva.

Durante a sessão, foi assinado o protocolo de colaboração com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo para aquilo que o seu presidente, Carlos Rodrigues, classificou como “um contributo para o conhecimento do Caminho e dos caminhantes nas suas diversas dimensões”.

Foto: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos debate “Família, Afetos e Saúde Mental”

Publicado

on

Sala cheia para assistir ontem à noite, no auditório municipal, à tertúlia “Família, Afetos e Saúde Mental”, inserida na programação da Semana da Família que a Câmara de Barcelos está a promover, desde o dia 13, e que termina amanhã com a realização de um peddy-paper pelo Centro Histórico de Barcelos, que conta com a animação da Banda Plástica de Barcelos.

Moderada pelo vereador do pelouro da Ação Social, António Ribeiro, a tertúlia contou com a participação de António Tomé, do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Marta Lopes, do Grupo de Ação Social Cristã; Eduardo Duque, da Universidade Católica Portuguesa; e Joaquina Castelão, da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental.

Da conversa e de todas as intervenções dos oradores, ficou o sublinhado de que as relações de afeto contribuem e são um ponto crucial para o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças.

No fecho da iniciativa, o responsável pelo Pelouro da Ação Social realçou o papel da família na estruturação das crianças e jovens, vincando a importância dos cuidados, dos afetos, da proximidade, da interação, da partilha e do amor, fatores essenciais à essência da condição humana.

António Ribeiro terminou, agradecendo aos participantes as respetivas contribuições para a riqueza e diversidade do debate, e deixou uma palavra de apreço ao público que, em dia de semana, mostrou o seu interesse pelo tema e quase lotou o auditório municipal.

A Semana da Família encerra a programação no sábado, 18 de maio, com um peddy-paper pelo Centro Histórico e com a animação da Banda Plástica de Barcelos. O ponto de encontro é às 9h30, no Theatro Gil Vicente.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas