Connect with us

Atualidade

500 km do Estoril estão de volta em dezembro

Publicado

on

O Autódromo do Estoril vai voltar a ser o palco da grande festa de encerramento da temporada nacional de velocidade de 2023. No fim de semana de 2 e 3 de dezembro, pelas mãos da Race Ready, quarenta e cinco anos depois da primeira edição, serão reeditados os 500 km do Estoril, a prova simbólica que, mais do que uma corrida, é um evento que junta pilotos, famílias, fãs e patrocinadores para celebrar uma paixão em comum: o automobilismo.

A Race Ready vai aplicar a experiência adquirida ao longo dos anos a organizar os 250 km do Estoril, a prova rainha do Iberian Historic Endurance, e as 2 Horas do Group 1 Portugal, para colocar de pé esta corrida destinada a viaturas contemporâneas (de construção pós-1990).

A exemplo da primeira edição dos 500 km do Estoril – prova disputada em maio de 1978 e, então, pontuável para o Campeonato Europeu de Carros de Turismo – a ênfase será dada às estratégias das equipas e paragens nas boxes, sendo que cada viatura participante terá que efetuar cinco “visitas” ao pitlane durante a corrida, com a duração mínima de 120 segundos cada.

A prova, que se assume como uma celebração de final de temporada, terá, ainda, uma regra inovadora que tornará a corrida ainda mais interessante e focada na estratégia. A organização disponibiliza bombas de gasolina especificas, que fazem com que não seja necessário qualquer tipo de equipamento ou pessoal adicional para o reabastecimento. Com este equipamento da organização, existirá uma regra que limita o reabastecimento a 50 litros por paragem. Assim, os carros mais performantes terão de parar mais vezes para abastecer que os demais, ao mesmo tempo que a gestão das paragens nas boxes e trocas de pilotos torna-se ainda mais significativa.

Nesta corrida, que terá a duração máxima de três horas, e onde será usado o traçado com a desafiante Curva do Tanque, cada equipa poderá ser constituída entre dois a seis pilotos. Com o objetivo de aliar a diversão à pilotagem e a competitividade à camaradagem, o pelotão dos 500km do Estoril será o mais inclusivo possível dentro do parque automóvel nacional, deixando apenas de fora monolugares e protótipos.

A grelha de partida será constituída por seis categorias diferentes, sendo todas as viaturas provenientes dos campeonatos de Portugal de Velocidade e dos populares troféus monomarca existentes no nosso país.

Diogo Ferrão (CEO da Race Ready): “Os 500 km do Estoril sempre tiveram a tradição de ser quase um evento de Natal, onde ao invés de se reunir a família e amigos à mesa, os entusiastas dos automóveis reúnem-se numa equipa, onde experimentam novos carros, companheiros de equipa e desafios. Nos clássicos, esta prova tem sido extremamente bem-sucedida e agora, a pedido das ‘equipas modernas’, avançamos para os modernos terem no mesmo fim de semana uma prova parecida.”

O programa desportivo dos 500 km do Estoril inicia-se no sábado, dia 2 de dezembro, pelas 9h00, com a realização, ao longo de trinta minutos, dos treinos privados de adaptação, que serão seguidos pelos treinos cronometrados, com uma hora de duração, agendados para as 13h40. A corrida de três horas está marcada para as 14h30 de domingo, dia 3 de dezembro.

Categorias:

Trophy 1000 – Viaturas de troféu até 1000cc de acordo com o Regulamento Técnico do Troféu do modelo inscrito.

Trophy 1400 – Viaturas de troféu até 1400cc de acordo com o Regulamento Técnico do Troféu do modelo inscrito.

Trophy 2000 – Viaturas de troféu até 2000cc de acordo com o Regulamento Técnico do Troféu do modelo inscrito.

GTC – De acordo com o regulamento do CPV, incluindo o Balance of Performance (BOP) da prova.

Turismo – De acordo com o regulamento do CPV, incluindo o BOP da prova.

GT – De acordo com o regulamento do CPV, incluindo o BOP da prova.

Viaturas convidadas – Viaturas não pertencentes a nenhuma das categorias acima mencionadas, ou que as características não estejam de acordo com o Passaporte Técnico ou a Ficha de Homologação. Certa viatura pode ser considerada elegível numa categoria própria, se a comissão organizadora considerar beneficiará a generalidade dos concorrentes, o espetáculo e a organização.

Imagem: RR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Município esclarece situações que surgiram nas redes sociais

Sobre o Lago do Parque da Cidade e suposto abate de árvores junto ao rio

Publicado

on

Em nota enviada às redações, o Município de Barcelos esclareceu duas situações, que têm sido difundidas em redes sociais, uma sobre o Lago do Parque da Cidade e outra sobre abate de árvores junto ao rio [ndr: foto de destaque].

Segue, na íntegra, o esclarecimento:

«Perante informações, comentários e observações que correm nas redes sociais, e que não correspondem à realidade dos factos, a Câmara Municipal de Barcelos esclarece o seguinte:

1 – Lago do Parque da Cidade. Tendo-se verificado uma enorme e sistemática perda de água, foi decidido proceder a obras de resolução desse problema, aproveitando-se também esta oportunidade para realizar trabalhos de requalificação e melhoria daquele elemento decorativo e de apoio ao lazer no Parque da Cidade.

Os patos que estavam no referido lago foram transferidos atempadamente para as instalações do horto municipal.

2 – Abate de árvores na margem do Rio. Constatando-se a queda de uma árvore de grande porte na Frente Ribeirinha, após análise da situação, verificou-se que mais quatro choupos estavam em risco de queda iminente, devido à erosão provocada pelas correntes das águas do rio.

Perante essa possibilidade, foi decidido, por prevenção e para salvaguarda da segurança das pessoas, proceder ao abate de quatro choupos, os quais serão substituídos por amieiros e bétulas.

Recorde-se que, no decorrer deste ano, o Município de Barcelos, com a colaboração das Juntas de Freguesia e Associações, já plantou mais de 2.000 novas árvores no território concelhio.»

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Detido em flagrante por Roubo por esticão em Arroios

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 22 de novembro, pelas 12h35, na freguesia de Arroios, num empenho conjunto e dinâmico com a Divisão de Investigação Criminal e a 1ª Divisão Policial, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem com 20 anos, por ser suspeito da prática do crime de roubo por esticão.

Um Polícia, que se encontrava de folga, ouviu uma mulher, num tom ofegante e bastante alto, a pedir auxílio para intercetar o suspeito, o qual, momentos antes, lhe havia subtraído, através de força física, o respetivo telemóvel. 

De forma abnegada, encetou, de imediato, perseguição ao suspeito, no intuito de o intercetar, algo que aconteceu, instantes depois, com total sucesso.

Após essa interceção, em ato contínuo, compareceu junto daquele um outro Polícia, o qual tinha acabado de sair de serviço, entretanto alertado por populares, a fim de prestar auxílio para a manietação efetiva do suspeito, o qual resistia ativamente, estando ainda na sua posse o telemóvel furtado. Assim que chegou a vítima ao arruamento da interceção, esta afirmou, perentoriamente, que aquele era o autor do roubo do seu telemóvel.

Posto isto, os Polícias solicitaram apoio para transporte do suspeito, a fim da formalização da detenção, o que veio a acontecer, com a colaboração de uma Brigada de Investigação.

O detido recolheu às salas de detenção do comando Metropolitano de Lisboa, a fim de ser presente a 1º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações bissemanais.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Prisão Preventiva por Violência Doméstica

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 22 de novembro, na zona de Loures, deu cumprimento, a um mandado de busca e apreensão domiciliárias e um mandado de detenção fora de flagrante delito emitidos por Autoridades Judiciárias, tendo sido detido um homem de 38 anos, por ser suspeito da prática do crime de violência doméstica.

Ao detido, presente perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte – Loures foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas