Connect with us

Atualidade

40 Anos do Partido Ecologista “Os Verdes”

PEV destaca ações ecologistas

Publicado

on

O Partido Ecologista Os Verdes (PEV), inicialmente constituído como “Movimento Ecologista Português – Partido Os Verdes”, celebra, em dezembro de 2022, quarenta anos de existência e de promoção da ação ecologista.

Fundado em 1982, “Os Verdes” nasceram da “necessidade de agir pela paz, pela desmilitarização, pelo desarmamento, pela desnuclearização, pela justiça social, pelos direitos humanos, pela igualdade, pela proteção dos seres vivos e dos ecossistemas, e pela ecologia, tendo por base uma ideologia de transformação da sociedade que assente nestes princípios, com vista a um desenvolvimento durável”, refere em nota.

“Ao longo destes 40 anos de existência, ‘Os Verdes’ têm consolidado um vasto património de intervenção. O tempo tem vindo a demonstrar que o Partido Ecologista ‘Os Verdes’ está sempre um passo à frente, antecipando os problemas que afetam o nosso ambiente, o nosso planeta e a qualidade de vida e de bem-estar dos cidadãos. Esta visão futurista advém, muito em particular, da intervenção de proximidade junto e com as populações e do conhecimento concreto da realidade do nosso país. Um passo à frente com propostas socialmente justas e ambientalmente necessárias que vão ao encontro dos anseios das populações, à preservação da biodiversidade e à conservação da natureza”, sublinha.

“A estreita ligação com as populações, movimentos e associações caracteriza uma forma dedicada, conhecedora e leal de viver e fazer política. Quando faltam 40 semanas para o final do ano, ‘Os Verdes’ irão assinalar, por cada uma destas semanas, ações ecologistas emblemáticas que marcaram a intervenção do PEV ao longo destes 40 anos, muitas das quais ainda continuam na ordem do dia, outras ainda se encontram bem presentes na memória das populações e dos portugueses”, informa o PEV.

Esta será mais uma ação a decorrer, integrada nas comemorações dos 40 anos do PEV, a par da campanha SOS Natureza, lançada no passado dia 21 de março e que compreende diversas ações pela preservação do ambiente e dos ecossistemas, uma das quais a colocação de 40 bandeiras negras a assinalar problemas que comprometem a conservação da Natureza.

“Com o compromisso de agir pela ecologia, pela solidariedade intergeracional e intrageracional, o PEV age em defesa da sustentabilidade do desenvolvimento”, conclui.

Imagem: PEV.

Atualidade

Barcelos: Mais de 2 500 alunos fizeram “Brincadeiras sem Tempo” comemorando o Dia Mundial da Criança

“Crianças felizes serão adultos saudáveis”

Publicado

on

Terminaram hoje as comemorações do Dia Mundial da Criança, promovidas pela Câmara Municipal de Barcelos. Ao longo de três dias repletos de grande animação e festa, mais de 2 500 mil crianças do ensino público de Barcelos celebraram o Dia Mundial da Criança, no Centro Hípico Irmão Pedro Coelho, em Areias de Vilar.

No evento, participaram alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, de escolas que previamente se inscreveram nesta iniciativa. Sob o lema “Brincadeiras Sem Tempo”, todas as jornadas se realizaram em contacto com a Natureza, num vasto programa de animação. Tratou-se, como explica a Vereadora do pelouro da Educação, Mariana Carvalho, de uma “iniciativa muito gratificante que dá consequência a um projeto municipal que temos tentado implementar desde o início do ano letivo, quando oferecemos a todas as turmas da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo uma caixa com jogos tradicionais e livro original editado pelo Município”. O objetivo principal, acrescenta a Vereadora, “é que os meninos possam divertir-se com as caixinhas de jogos, na certeza de que crianças felizes vão ser seguramente adultos muito saudáveis”.

Foto: CMB.

Nos três dias em que decorreu a celebração do Dia Mundial da Crianças, os alunos participaram, de forma lúdica e divertida, nos jogos tradicionais: lencinho, saltar à corda, corrida de sacos, jogo do elástico, jogo do mata, jogo do galo, barra do lenço, entre muitos outros.

Para a concretização do programa de atividades do Dia Mundial da Criança, a Câmara de Barcelos mobilizou equipas compostas por elementos de todos os serviços municipais e assegurou transporte e lanche a todas as crianças. Uma palavra muito especial, também, para os alunos da Escola Secundária de Barcelos que deram apoio logístico neste evento.

Foto: CMB.

Fotos: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos participa no 1º Encontro Nacional do Programa “Diabetes em Movimento” da DGS – Direção Geral da Saúde

Publicado

on

Barcelos participou no I Encontro Nacional do Programa “Diabetes em Movimento”, que se realizou na cidade da Covilhã, um evento que reuniu 800 participantes de 42 municípios de todo o país. Esta iniciativa teve como principal objetivo sensibilizar para a importância do exercício físico como parte integrante do tratamento da diabetes tipo 2.

O Município de Barcelos, que integra este programa, esteve presente com uma delegação de trinta pessoas, entre utentes, técnicos e enfermeiros que assim tiveram a oportunidade de participar numa série de atividades dedicadas ao exercício físico, e que, ao mesmo tempo, promoveram o convívio e a troca de experiências entre os diversos grupos presentes.

No encontro, esteve presente André Peralta-Santos, Subdiretor-Geral da Saúde, que destacou que esta é uma “iniciativa bandeira da DGS”, exemplo do potencial de articulação entre as Unidades Locais de Saúde (que integram atualmente os hospitais e os centros de saúde), os Municípios, as Instituições do Ensino Superior, e os “Clubes e Associações Desportivas” na resposta a um dos principais desafios de saúde pública da atualidade.

Na época 2023/2024, o Programa Nacional “Diabetes em Movimento” está implementado em 42 municípios: Albufeira, Amarante, Armamar, Arouca, Barcelos, Braga, Castelo de Paiva, Covilhã, Esposende, Faro, Felgueiras, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Horta, Lagos, Lamego, Lousada, Marinha Grande, Mêda, Moimenta da Beira, Odivelas, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Portimão, Rio Maior, Santo Tirso, São João da Pesqueira, Sines, Sintra, Tabuaço, Tarouca, Tavira, Tondela, Trofa, Valpaços, Viana do Castelo, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Gaia, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real.

Em 2022, o “Diabetes em Movimento” foi considerado pela Comissão Europeia como a melhor prática europeia de promoção da saúde, prevenção da doença, e controlo das doenças crónicas – o que demonstra a elevadíssima qualidade do trabalho de todos os profissionais que coordenam e implementam este programa.

Diabetes em Movimento em Barcelos

O “Diabetes em Movimento” é um programa comunitário para pessoas com diabetes tipo 2, e está a ser desenvolvido no concelho de Barcelos, através de uma parceria entre a Câmara Municipal, o ACES Cávado III – Barcelos/Esposende e a Administração Regional de Saúde do Norte.

No Pavilhão Municipal de Adães, as sessões de exercício físico decorrem às 2ªs, 4ªs e 6ªs, das 09h00 às 10h30. As atividades são dinamizadas por profissionais licenciados em exercício e educação física e por enfermeiros. A participação é gratuita, mediante referenciação pelos médicos e enfermeiros dos Centros de Saúde de Barcelos e Barcelinhos.

É um programa multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente, onde são usadas estratégias de exercício de elevada aplicabilidade, desenvolvidas com recursos materiais mínimos e de baixo custo.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Município avança com requalificação do Centro de Saúde de Sangalhos

Publicado

on

O Município de Anadia deliberou, na sua reunião de executivo, esta terça-feira, 28 de maio, lançar o concurso público para a empreitada de requalificação e ampliação do Centro de Saúde de Sangalhos, com um preço base de 631.741,50€ (acrescido de Iva), com um prazo de execução de oito meses.

A intervenção impõe-se devido ao facto de o equipamento não reunir as condições adequadas que contribuam para alcançar maior eficiência no desempenho dos profissionais daquela entidade, por forma a garantir a melhor prestação do serviço aos cidadãos da freguesia de Sangalhos.

O edifício irá ser alvo de intervenção ao nível da cobertura, caixilharias, eficiência energética, climatização e espaços exteriores, dotando assim as instalações de meios físicos, tecnológicos e humanos satisfatórios, para que se possa proporcionar uma resposta adequada ao desempenho da missão e de qualidade nos cuidados prestados.

No decorrer da empreitada os serviços de saúde irão funcionar, temporariamente, no edifício dos antigos CTT, na Rua do Comércio, que, entretanto, irá sofrer obras de adaptação e melhoramentos.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas