Atualidade
XXII Encontros de Cinema de Viana

Os Encontros de Cinema de Viana, organizados pela Associação AO NORTE e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, afirmam-se como uma experiência única no meio cultural da região e do país, ao proporcionar um espaço comum de partilha, formação e debate em que confluem estudantes de cinema e das escolas da região, cineclubistas de Portugal e da Galiza e público em geral, enriquecido com a participação ativa de profissionais deste meio artístico.
Este espaço de exibição, divulgação e reflexão aposta numa forte ligação aos mais jovens, à convocação de um espectro amplo e plural de públicos e ao estímulo do trabalho criativo sobre a imagem e do seu poder para representar o que nos rodeia.
Em 2022, este festival regressa ao seu calendário normal, no mês de maio, de 02 a 13, para voltar a disponibilizar uma experiência única de espaço comum de partilha, formação e debate à volta do Cinema.
11ª Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo
De 02 a 06 de maio, acontece a 11ª Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo, que reúne investigadores e professores universitários na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, para debaterem o Cinema e a Educação e o Cinema, Arte, Ciência e Cultura.
A Conferência Internacional de Cinema de Viana é um espaço de reflexão e de partilha de experiências visando a construção de uma comunidade internacional de interesses e de divulgação de projetos relacionados com as temáticas centrais do cinema – cinema e escola, cinema: arte, ciência e cultura e fotografia e memória.
Iniciada em 2012, a Conferência Internacional de Cinema de Viana situa-se nas intersecções entre o cinema, a escola, a educação e a reflexão crítica engajada, para além de acolher reflexões e debates sobre o cinema nas suas múltiplas dimensões culturais, artísticas e tecnológicas.
Procura, assim:
• Promover o confronto de olhares entre estudos e experiências vividas em projetos que envolvam o cinema e as suas múltiplas formas de manifestação.
•Apreender o complexo processo de mudança na linguagem do cinema, nas tecnologias, na economia, nos objetos que aborda, nas histórias que conta, nos vários géneros que apresenta.
• Problematizar os temas da sociedade, da cultura e da interculturalidade a partir do estudo e análise de obras cinematográficas.
• Refletir sobre as possibilidades educativas do cinema na escola e na sociedade a partir da sua apropriação / fruição, análise e produção em contextos de formação ou de animação (social, cultural e artística).
Esta Conferência é organizada pela Associação AO NORTE e tem como parceiros: Câmara Municipal de Viana do Castelo, ID+ – Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Universidad Rey Juan Carlos, Colectivo Educar La Mirada, FICC – Federação Internacional de Cineclubes.
Programa da 11ª Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo emhttp://encontrosdecinema.pt/doc/11-conferencia-programa.pdf?v=1.2.
Destaques na edição de 2022/ Escola Superior da Educação:
• Inauguração das exposições
CAVE, de Rui Carvalho (antigo aluno de APTA)
UMA GRANDE SALGANHADA – Alunos do 2º ano da Licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas
• Mesa-Redonda CINEMA. EDUCAÇÃO. COMUNIDADES
•Mesa-Redonda CONSTRUIR O OLHAR / CONSTRUIR MIRADAS
•Seminário WORK IN PROGRESS
AÇÃO08! – Festival de Vídeo Escolar
A 8ª edição do AÇÃO! – Festival de Vídeo Escolar, terá lugar no dia 04 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, com a exibição e entrega de prémios do AÇÃO08! Festival de Vídeo Escolar, especialmente dedicado aos filmes realizados em âmbito escolar por alunos dos ensinos básico e secundário. Tem como principal objetivo promover a prática e a cultura audiovisual em contexto escolar.
Os filmes a concurso, ficção, animação e documentário, são divididos por categorias, de acordo com o nível de ensino, e culmina com a entrega de prémios.
Às escolas de Viana do Castelo, juntar-se-ão outras de todo o país para esta festa do Cinema Olhares Frontais
Nos dias 06, 07 e 08 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, decorre a secção Olhares Frontais, numa parceria de programação entre a AO NORTE e o realizador Pedro Sena Nunes.
A programação desta edição destaca a importância do som no cinema através de filmes e intervenções de alguns convidados, e sublinha a importância da Competição PrimeirOlhar – documentários de alunos de escolas e universidades com cursos de cinema e comunicação de Portugal, Brasil e Galiza. Recentra o olhar para a apresentação de escolas internacionais e nacionais, cruzando alunos de diferentes graus de escolaridade, persistindo num vincado posicionamento formativo. Contará com vários momentos de partilha e reflexão com profissionais da área. Será apresentado o Plano Nacional das Artes e a sua nova coleção de livros que surge para as várias áreas artísticas, destaque para o primeiro volume dedicado ao cinema “Hipótese Cinema”, de Alain Bergala. Serão relançadas as questões da sustentabilidade associadas à produção cinematográfica. Este ano contam com representantes e filmes da Escuela de Cine y Audiovisual de la Comunidad de Madrid. A ECAM é membro da organização mundial de escolas – CILECT. Será também apresentada uma coleção de curtas-metragens europeias, selecionadas por vários festivais de cinema, numa relação direta com a EFA – European Film Academy. Importa referir que o cinema brasileiro é representado por trabalhos de uma inovadora e criativa efervescência.
Programação Olhares Frontais
http://www.encontrosdecinema.pt/olharesfrontais-programa.php
Prémio PrimeirOlhar
Também nos dias 06, 07 e 08 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda são apresentados os filmes selecionados para o Prémio PrimeirOlhar.
O prémio PrimeirOlhar é a secção competitiva dos Encontros de Cinema de Viana e tem como objetivo promover a produção documental e premiar o melhor documentário realizado por alunos de escolas de cinema, de audiovisuais ou comunicação, e por participantes em cursos de documentarismo promovidos por outras entidades de Portugal, da Galiza, do Brasil e dos outros países de língua portuguesa.
Serão atribuídos os Prémio PrimeirOlhar e o Prémio PrimeirOlhar/ Cineclubes.
Encontro Luso-Galaico de Cineclubes
No sábado, 07 de maio acontece também o Encontro Luso-Galaico de Cineclubes.
Desafios
Os cineclubes desempenham, há várias décadas, um papel fundamental na exibição de cinema em Portugal e na Galiza, oferecendo um circuito alternativo e um contributo inestimável para a coesão territorial e a divulgação do cinema.
Numa paisagem audiovisual marcada por mudanças aceleradas impostas pela introdução de novos suportes de exibição, de novas tecnologias e de novas formas de expressão, muitos cineclubes, a par da divulgação do cinema, desenvolvem outras atividades ligadas às imagens em movimento.
O Encontro Luso-Galaico de Cineclubes/2022 pretende divulgar novos projetos e experiências, contribuir para a criação de redes de cooperação e debater questões relacionadas com políticas culturais centradas no cinema.
Encontro aberto a dirigentes, sócios dos cineclubes e a todos os que se interessam pelas questões do cineclubismo, da literacia fílmica, da programação e da divulgação de cinema.
Com a participação de Pablo Gómez Sala – La Cinematográfica – MOCA. Museo Online de Cine
Autobiográfico – Galiza; Rita Morais – A MIRAGEM – Cinema na Paisagem – Portugal; Pedro da
Conceição – ARCA I Arquivo e Cinema, Cineclube & Filmoteca de Montemor-o-Novo – Portugal;
Ana Moreiras – Olloboi – Galiza e Bruno Castro – Alvalade Cineclube – Portugal.
Programa Encontro Luso-Galaico de Cineclubes:
http://www.encontrosdecinema.pt/encontro-luso-galaico.php
Escola no Cinema
A secção Escola no Cinema, de 02 a 13 de maio, propõe às escolas, desde o pré-escolar ao ensino superior, o visionamento de filmes em sala de cinema e a sua análise em sala de aula. A AO NORTE disponibilizará às escolas fichas com pistas de análises dos filmes programados.
As exibições terão lugar no Teatro Municipal Sá de Miranda e Cinema Verde Viana
Programação Escola no Cinema:
http://www.encontrosdecinema.pt/escolanocinema.php
Trabalhos de Casa
A AO NORTE promove regularmente workshops e organiza cursos e ações de formação junto das escolas, atividade que se estende pelos projetos Olhar o Real, Vídeo na Escola, Histórias na Praça, O Filme da Minha Vida, Os Lumière na Sala de Aula e CinePoesia.
Trabalhos de Casa é momento de apresentação pública de alguns dos filmes resultantes destes projetos.
Dia 02 de maio, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda.
CINEpoesia é um projeto formativo que tem como objetivo educar para o cinema e proporcionar um espaço de criação audiovisual a partir da abordagem de textos poéticos.
Apresentação dos vídeos realizados com os alunos das escolas: 12º E – Escola Secundária de Monserrate, 9º E – Escola EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, 7º A – Escola E.B. 2,3 Dr. Pedro Barbosa, 11º H – Escola Secundária de Monserrate, 9º C – Escola E.B. 2,3 Dr. Pedro Barbosa, 8º A – Escola EB 2,3 Carteado Mena, Darque, 8º C – Escola EB 2,3 Carteado Mena, Darque, Turma: 9º C – Escola EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, , 11º M – Escola Secundária de Santa Maria Maior, 9.º F – Escola EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, 8º D – Escola Básica da Abelheira.
Dia 04 de maio, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda
Histórias na Praça é uma oficina de criação cinematográfica, orientada por Pedro Sena Nunes, destinada a alunos do ensino básico e secundário. Procura sensibilizar os participantes para o processo criativo da criação cinematográfica com destaque para as fases da preparação e rodagem de um filme, destinadas a compreender o processo criativo e técnico, através de análise das estratégias e métodos escolhidos na adaptação do imaginário da história.
Apresentação dos filmes realizados (ano letivo 2020/21) com os alunos das escolas: C 2/4 – 2.º e 4.º ANOS – EB de Cardielos, 4º A – EB Avenida, 12º G/ alunos de Desenho A – Escola Secundária Santa Maria Maior, 10º A – Básica e Secundária de Monte da Ola, 11º G – Escola Secundária de Santa Maria Maior, 11º L – Secundária de Santa Maria Maior.
Dia 05 de maio, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda
Vídeo na Escola tem como principal objetivo promover o contacto dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico com a linguagem do cinema.
Apresentação dos filmes realizados com os alunos das escolas, dos anos letivos 2020/21 e 2021/22: 3º A, EB1 do Carmo, 2º ano, EB J/I 1º ciclo Cabedelo, turma ZG4, 4ºano, EB1 J/I, Turma SO3, EB1 Senhora da Oliveira-Darque, 3ºA, EB1 da Avenida, 3º B, EB1 da Avenida, 3º ano, EB1 Calvário-Meadela, 4ºA, EB1 de Monserrate.
Cinema Dentro
Ao abrigo de um protocolo celebrado entre a Associação AO NORTE e o EstabelecimentoPrisional de Viana do Castelo, cujos objetivos passam pela promoção da prática e culturaaudiovisual em contexto prisional, sensibilização dos reclusos para a utilização do vídeo comoferramenta criativa, e o favorecimento de encontros e a troca de experiências e ideias entrereclusos e profissionais do audiovisual e do cinema, será exibido o documentário DESAFIOS, deCarlos Eduardo Viana.
A exibição contará com a presença de Augusto Canário, e será seguida de um debate com os reclusos, moderado por Daniel Maciel.
Mais informação Cinema Dentro:
http://www.encontrosdecinema.pt/cinemadentro.php
Cinema Inclusivo
A Associação AO NORTE preparou, e vai exibir, uma versão inclusiva do filme Surdina, de Rodrigo Areias, no próximo dia 3 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, pelas 21h30.
O filme terá legendas para pessoas com deficiência auditiva e áudio descrição para pessoas cegas ou com deficiência visual.
Esta sessão traduz-se numa ação de sensibilização e mobilização dos públicos para o cinema inclusivo. Um convite a ‘Todos’ para assistirem à exibição de um filme em sala de cinema, em condições de acesso a pessoas com necessidades específicas.
A exibição é organizada pela AO NORTE, em parceria com o produtor e realizador Rodrigo Areias e com a colaboração da investigadora no domínio da comunicação inclusiva, Josélia Neves, especialista em legendagem, legendagem para surdos, áudio descrição, transcrição áudio-táctil e comunicação multissensorial.
Com a presença do realizador e de Josélia Neves.
No dia 03 de maio, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda.
Ação de Formação para Professores
Ação de Curta Duração para Professores – Aniki-Bóbó – Propostas de análise fílmica, com propostas de exploração pedagógica do filme Aniki-Bóbó, de Manoel de Oliveira, celebrando um filme que é um clássico do Cinema Português e é passível de ser explorado em termos de conhecimento de uma realidade social de uma época e de valores universais. Esta ação permitirá dar instrumentos de trabalho aos professores para a descodificação fílmica em sala de aula.
Ação nas áreas de formação de Cidadania / Língua Portuguesa / História / Educação Musical / Expressões Artísticas, com a formadora Graça Lobo.
Iniciativa realizada em colaboração com o Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo, no dia 04 de maio, na Escola Superior de Educação.

Ação de Formação 100 anos de vampiros à solta no ecrã
Em 2022, o filme “Nosferatu – uma Sinfonia do Horror” de F. W. Murnau faz 100 anos.
Este filme, adaptação do Conde Drácula de Bram Stoker, é um filme de luzes e sombras que se pode inscrever no Movimento Expressionista. Com ele inicia-se toda uma tradição fílmica à volta da personagem do Vampiro.
Qual será o motivo deste sucesso através dos tempos?
Nesta sessão, iremos conhecer e debater as principais obras literárias e a representação no cinema do Vampiro, dando principal atenção a sequências da obra de F.W.Murnau, questionando o motivo que faz perdurar esta mitologia.
Ação destinada a alunos do Ensino Superior, no dia 05 de maio, na Escola Superior de Educação com a formadora Graça Lobo.
O Filme da Minha Vida
EXPOSIÇÃO
A coleção O Filme da Minha Vida faz-se do repto lançado pela AO NORTE a autores portugueses de BD e ilustração para que criem um álbum inspirado num filme que tenha deixado marcas nas suas vidas.
No âmbito da programação dos XXII Encontros de Cinema de Viana, será lançado o número vinte e cinco desta coleção – VAU, de António Jorge Gonçalves partir do filme A Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki.
O Filme da Minha Vida tem como principais destinatários os interessados em BD e ilustração e os alunos do ensino secundário e superior. Esta iniciativa conta com uma exposição, o lançamento do livro e um encontro com o autor.
Dia 06 de maio, às 16h45, na Sede da Associação AO NORTE, com a presença do autor. A exposição dos desenhos originais estará patente no espaço AO NORTE até dia 30 de junho.
Histórias na Praça
Durante os Encontros, de 03 a 05 de maio, realiza-se mais uma edição do conjunto de workshops “Histórias na Praça”, dedicado aos alunos mais novos e com o objetivo de sensibilizar os participantes para o processo criativo da criação cinematográfica, com destaque para as fases da preparação e rodagem de um filme.
Esta atividade, orientada por Pedro Sena Nunes, é enquadrada por uma equipa da AO NORTE: Felipe Guerra, câmara, Daniel Deira, som, e João Peixoto, assistente
Oficina Sob escuta
Focando uma série de casos excecionais do trabalho sonoro na história do cinema documental, iremos conhecer e analisar um conjunto de estilos, abordagens práticas e metodologias reconfiguradoras e revitalizantes das possibilidades relacionais entre o cinema e o real. Procuraremos problematizar o conceito de experiência cinematográfica, a partir da análise de algumas técnicas de escuta, observação e aproximação ao mundo real. Questões de narratividade e especificidades metodológicas estarão em foco, através dos seguintes casos de estudo: Weekend (1930), de Walter Ruttman, Il Mondo Perduto (1954-59), de Vittorio De Seta, e excertos da obra de Frederick Wiseman e Eduardo Coutinho.
Oficina destinada a alunos de Cinema, Audiovisual, Artes e Educação, com o formador Pedro Florêncio.
Dia 06 de maio, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.
Oficinas nas Escolas
No âmbito da programação destes Encontros serão promovidas as seguintes Oficinas de cinema nas Escolas do concelho:
oficina #01
De 09 a 13 de maio
Oficina de STOP-MOTION (Pixilação)
Formador | Paulo D’Alva
Alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico
oficina #02
De 09 a 13 de maio
Oficina de Brinquedos Óticos
Formador | Paulo D’Alva
Destinatários: Alunos do Pré-escolar e 1º e ciclo do Ensino
oficina #03
De 09 a 13 de maio
A Linguagem do Cinema
Formador | Felipe M. Guerra
Destinatários: Alunos do ensino Básico, Secundário e Superior.
Fotos: CMVC.
Atualidade
Fortaleza de Valença: Reconstrução do Baluarte de São José Avança para Fase Final

Os trabalhos de reconstrução do pano de muralha do Baluarte de S. José, na Fortaleza de Valença, encontram-se numa fase decisiva, com a reconstrução em curso do segundo troço da estrutura, que ruiu a 1 de janeiro de 2023.
A intervenção decorre sob rigorosa monitorização dos técnicos da Unidade da Cultura da CCDR-Norte e do Município de Valença.
A recuperação desta estrutura histórica chega agora à sua fase final, através de um cuidadoso trabalho de recuperação que respeita integralmente as características originais da construção setecentista.
Os trabalhos avançam com o rigor que um monumento classificado exige. Neste momento, decorre a reconstrução do segundo pano de muralha, localizado no tardoz da cortina, paralelamente aos trabalhos de aterro da vala de fundação, operações técnicas essenciais para garantir a estabilidade e durabilidade da estrutura. Também se está a proceder à recolocação do friso e restante aparelho que remata o topo superior do pano da primeira cortina.
O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, tem acompanhado pessoalmente a evolução dos trabalhos, sublinhando a importância desta intervenção: “Estamos comprometidos em devolver à Fortaleza de Valença toda a sua integridade histórica, garantindo que esta obra seja executada com o máximo rigor técnico e respeito pelo património que nos foi legado.”
Esta intervenção irá repor a totalidade da estrutura original, mantendo intacto o valor patrimonial de um dos mais emblemáticos exemplos da arquitetura militar portuguesa. A Fortaleza de Valença, testemunho singular da nossa história, verá assim assegurada a sua preservação e transmissão como legado cultural às gerações futuras.
Foto: CMV.
Atualidade
Barcelos: Conferência sobre Fibromialgia a 30 de maio no IPCA
“Transformando a dor em vida” é o tema da conferência promovida pelo Instituto Renascer

O Instituto Renascer – Fibromialgia em Portugal e Fibromialgia leva a cabo uma conferênciasobre Fibromialgia, no dia 30 de maio, pelas 20h45, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia no IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em Barcelos.
“Com esta iniciativa, pretendemos sensibilizar e informar sobre a realidade vivida pelas pessoas com fibromialgia, abordando estratégias para enfrentar os desafios físicos, emocionais e sociais associados à doença”, sublinha a organização.
Sob o tema “Transformando a Dor em Vida”, pretende proporcionar um espaço de partilha, esclarecimento e empoderamento para doentes, familiares, cuidadores, publico em geral e profissionais da educação, da saúde, com entrada livre.
Esta formação é certificada para professores, pelo CFAE – Barcelos/Esposende, com o link de inscrição para professores em https://www.cfaebe.pt/course/4171ara .
Serão tratados os seguintes temas:
– Transformando a Dor em Vida – Vencer os Desafios da Fibromialgia;
– Papel da medicina do trabalho…
– Apoios a doentes crónicos pela segurança social;
– O que é a Fibromialgia…
O evento contará com as preleções e intervenções de Paula Encarnação, Professora na Escola Superior de Enfermagem – Universidade do Minho; Vânia Teixeira, Médica de Medicina do Trabalho na ULS – Hospital de Braga; Filipa Braga, Assistente Social na Segurança Social; Jorge Mandim, Diretor da Fibromialgia em Portugal e Instituto Renascer.
“Esta ação de formação visa não só sensibilizar a sociedade sobre o impacto real da fibromialgia na vida dos pacientes, como também oferecer ferramentas práticas para a gestão dos seus desafios físicos e emocionais. Ao promover o conhecimento e o diálogo aberto, contribui-se ativamente para a luta contra o estigma, ajudando a construir uma rede de apoio mais empática, informada e inclusiva”, sublinha a organização.
“A Saúde Ocupacional é um direito consagrado na Lei de Bases da Saúde, assegurando a todos os trabalhadores o acesso à avaliação pela Medicina do Trabalho ao longo da sua vida profissional. Neste âmbito, o Médico do Trabalho assume um papel crucial na promoção da saúde, na prevenção de doenças e de acidentes de trabalho, bem como na avaliação da aptidão dos trabalhadores para o desempenho das suas funções, considerando as suas capacidades e eventuais limitações. No caso específico dos trabalhadores com fibromialgia, a intervenção da Medicina do Trabalho visa promover a sua aptidão para o trabalho bem como a sua qualidade de vida e bem-estar”, continua.
A Fibromialgia é considerada uma doença do sistema nervoso central, acompanhada pelas especialidades de Neurologia, Reumatologia, com uma equipa multidisciplinar e requer tratamentos de reabilitação permanentes, pois os doentes apresentam lentificação motora e cognitiva. Segundo a Sociedade Portuguesa de Reumatologia: “A fibromialgia é caracterizada por dores músculo-esqueléticas generalizadas… fadiga, stress distúrbios do sono, alterações cognitivas, memória e concentração”.
A defesa e promoção dos direitos e interesses das pessoas com Fibromialgia-Dor e suas famílias, é o papel das plataformas www.fibromialgiaemportugal.pt e Fibromialgia e seus preconceitos, https://www.facebook.com/groups/1017979065050898 que são geridas por Jorge Mandim e Ana dos Santos.
“Falar de Fibromialgia é falar de Dor e causa endurecimento/rigidez por todo o corpo. Pode ser debilitante, causar solidão, ansiedade e depressão. Os doentes com Fibromialgia são psicologicamente frágeis e isso contribui para o aumento da manifestação da doença… A Fibromialgia atinge crianças, jovens e adultos. Usualmente são diagnosticados entre os 20 e 50 anos, e a incidência aumenta com a idade. Estima-se que afete cerca de 2 a 4% da população (embora seja mais prevalente na idade adulta) e, dos diagnosticados, cerca de 90% são mulheres e 10% são homens”, dizem os especialistas.
A Fibromialgia foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde em 1992, com o código CID 10 – M79.7. Em Portugal foi reconhecida, em 2003, pela Direção Geral da Saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou em 1 de janeiro de 2022, com um novo código a DOR e Fibromialgia.
“O impacto da fibromialgia na sociedade é evidente em várias áreas, incluindo na saúde, no trabalho e na economia. Por exemplo, estudos mostram que as pessoas com fibromialgia têm um risco maior de desenvolver outras condições de saúde, como a depressão, a ansiedade e a síndrome do intestino irritável. Além disso, a dor crónica e a fadiga podem levar a uma diminuição da capacidade de trabalhar e realizar tarefas diárias, o que pode levar a um aumento das taxas de desemprego e da necessidade de apoio social”, segundo especialistas.
Imagem: IR.
Atualidade
Rio Tinto: PSP recupera carro roubado em Bragança

Na noite do dia 15 de maio, em Bragança, foi furtado do interior de uma garagem, por método de arrombamento da porta, uma viatura BMW avaliada em cerca de 40.000 Euros.
A viatura foi avistada durante a tarde do dia 16 na Rotunda das Areias, (Campanhã), no Porto, onde seguiam três ocupantes, tendo-se mobilizado diversos meios com vista à interceção e recuperação da mesma em local adequado de acordo por onde a mesma se dirigia, vindo a desenrolar-se uma operação de controlo policial na Rotunda do Parque Nascente em Rio Tinto.
O condutor da viatura ao aperceber-se da presença da PSP e da ordem de paragem que lhe foi dirigida parou e recuou repentinamente, provocou um acidente, galgou passeios acelerando bruscamente colocando em perigo os peões que ali circulavam bem como Polícias que seguiam a pé no seu encalço, vindo a viatura a embater num poste de eletricidade e ali ficar imobilizada.
O condutor, o homem de 37 anos, natural e residente no Porto, que não possuía carta de condução e que exerceu condução perigosa, abriu a porta e colocou-se em fuga sendo intercetado após uma perseguição apeada.
No carro seguiam ainda mais duas pessoas, duas jovens de 15 e 16 anos, tendo estas obedecido às ordens, permanecendo no veículo suspeito até serem retiradas em segurança, vindo a apurar-se que as mesmas se encontravam evadias de uma instituição de acolhimento em Baguim do Monte onde foram conduzidas, sendo uma delas prima do suspeito.
O suspeito foi detido pelas 17h45 do dia 16 de maio pela 3ª Divisão, e após ter sido presente às Autoridades Judiciárias competentes foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares