Atualidade
XXII Encontros de Cinema de Viana

Os Encontros de Cinema de Viana, organizados pela Associação AO NORTE e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, afirmam-se como uma experiência única no meio cultural da região e do país, ao proporcionar um espaço comum de partilha, formação e debate em que confluem estudantes de cinema e das escolas da região, cineclubistas de Portugal e da Galiza e público em geral, enriquecido com a participação ativa de profissionais deste meio artístico.
Este espaço de exibição, divulgação e reflexão aposta numa forte ligação aos mais jovens, à convocação de um espectro amplo e plural de públicos e ao estímulo do trabalho criativo sobre a imagem e do seu poder para representar o que nos rodeia.
Em 2022, este festival regressa ao seu calendário normal, no mês de maio, de 02 a 13, para voltar a disponibilizar uma experiência única de espaço comum de partilha, formação e debate à volta do Cinema.
11ª Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo
De 02 a 06 de maio, acontece a 11ª Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo, que reúne investigadores e professores universitários na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, para debaterem o Cinema e a Educação e o Cinema, Arte, Ciência e Cultura.
A Conferência Internacional de Cinema de Viana é um espaço de reflexão e de partilha de experiências visando a construção de uma comunidade internacional de interesses e de divulgação de projetos relacionados com as temáticas centrais do cinema – cinema e escola, cinema: arte, ciência e cultura e fotografia e memória.
Iniciada em 2012, a Conferência Internacional de Cinema de Viana situa-se nas intersecções entre o cinema, a escola, a educação e a reflexão crítica engajada, para além de acolher reflexões e debates sobre o cinema nas suas múltiplas dimensões culturais, artísticas e tecnológicas.
Procura, assim:
• Promover o confronto de olhares entre estudos e experiências vividas em projetos que envolvam o cinema e as suas múltiplas formas de manifestação.
•Apreender o complexo processo de mudança na linguagem do cinema, nas tecnologias, na economia, nos objetos que aborda, nas histórias que conta, nos vários géneros que apresenta.
• Problematizar os temas da sociedade, da cultura e da interculturalidade a partir do estudo e análise de obras cinematográficas.
• Refletir sobre as possibilidades educativas do cinema na escola e na sociedade a partir da sua apropriação / fruição, análise e produção em contextos de formação ou de animação (social, cultural e artística).
Esta Conferência é organizada pela Associação AO NORTE e tem como parceiros: Câmara Municipal de Viana do Castelo, ID+ – Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Universidad Rey Juan Carlos, Colectivo Educar La Mirada, FICC – Federação Internacional de Cineclubes.
Programa da 11ª Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo emhttp://encontrosdecinema.pt/doc/11-conferencia-programa.pdf?v=1.2.
Destaques na edição de 2022/ Escola Superior da Educação:
• Inauguração das exposições
CAVE, de Rui Carvalho (antigo aluno de APTA)
UMA GRANDE SALGANHADA – Alunos do 2º ano da Licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas
• Mesa-Redonda CINEMA. EDUCAÇÃO. COMUNIDADES
•Mesa-Redonda CONSTRUIR O OLHAR / CONSTRUIR MIRADAS
•Seminário WORK IN PROGRESS
AÇÃO08! – Festival de Vídeo Escolar
A 8ª edição do AÇÃO! – Festival de Vídeo Escolar, terá lugar no dia 04 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, com a exibição e entrega de prémios do AÇÃO08! Festival de Vídeo Escolar, especialmente dedicado aos filmes realizados em âmbito escolar por alunos dos ensinos básico e secundário. Tem como principal objetivo promover a prática e a cultura audiovisual em contexto escolar.
Os filmes a concurso, ficção, animação e documentário, são divididos por categorias, de acordo com o nível de ensino, e culmina com a entrega de prémios.
Às escolas de Viana do Castelo, juntar-se-ão outras de todo o país para esta festa do Cinema Olhares Frontais
Nos dias 06, 07 e 08 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, decorre a secção Olhares Frontais, numa parceria de programação entre a AO NORTE e o realizador Pedro Sena Nunes.
A programação desta edição destaca a importância do som no cinema através de filmes e intervenções de alguns convidados, e sublinha a importância da Competição PrimeirOlhar – documentários de alunos de escolas e universidades com cursos de cinema e comunicação de Portugal, Brasil e Galiza. Recentra o olhar para a apresentação de escolas internacionais e nacionais, cruzando alunos de diferentes graus de escolaridade, persistindo num vincado posicionamento formativo. Contará com vários momentos de partilha e reflexão com profissionais da área. Será apresentado o Plano Nacional das Artes e a sua nova coleção de livros que surge para as várias áreas artísticas, destaque para o primeiro volume dedicado ao cinema “Hipótese Cinema”, de Alain Bergala. Serão relançadas as questões da sustentabilidade associadas à produção cinematográfica. Este ano contam com representantes e filmes da Escuela de Cine y Audiovisual de la Comunidad de Madrid. A ECAM é membro da organização mundial de escolas – CILECT. Será também apresentada uma coleção de curtas-metragens europeias, selecionadas por vários festivais de cinema, numa relação direta com a EFA – European Film Academy. Importa referir que o cinema brasileiro é representado por trabalhos de uma inovadora e criativa efervescência.
Programação Olhares Frontais
http://www.encontrosdecinema.pt/olharesfrontais-programa.php
Prémio PrimeirOlhar
Também nos dias 06, 07 e 08 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda são apresentados os filmes selecionados para o Prémio PrimeirOlhar.
O prémio PrimeirOlhar é a secção competitiva dos Encontros de Cinema de Viana e tem como objetivo promover a produção documental e premiar o melhor documentário realizado por alunos de escolas de cinema, de audiovisuais ou comunicação, e por participantes em cursos de documentarismo promovidos por outras entidades de Portugal, da Galiza, do Brasil e dos outros países de língua portuguesa.
Serão atribuídos os Prémio PrimeirOlhar e o Prémio PrimeirOlhar/ Cineclubes.
Encontro Luso-Galaico de Cineclubes
No sábado, 07 de maio acontece também o Encontro Luso-Galaico de Cineclubes.
Desafios
Os cineclubes desempenham, há várias décadas, um papel fundamental na exibição de cinema em Portugal e na Galiza, oferecendo um circuito alternativo e um contributo inestimável para a coesão territorial e a divulgação do cinema.
Numa paisagem audiovisual marcada por mudanças aceleradas impostas pela introdução de novos suportes de exibição, de novas tecnologias e de novas formas de expressão, muitos cineclubes, a par da divulgação do cinema, desenvolvem outras atividades ligadas às imagens em movimento.
O Encontro Luso-Galaico de Cineclubes/2022 pretende divulgar novos projetos e experiências, contribuir para a criação de redes de cooperação e debater questões relacionadas com políticas culturais centradas no cinema.
Encontro aberto a dirigentes, sócios dos cineclubes e a todos os que se interessam pelas questões do cineclubismo, da literacia fílmica, da programação e da divulgação de cinema.
Com a participação de Pablo Gómez Sala – La Cinematográfica – MOCA. Museo Online de Cine
Autobiográfico – Galiza; Rita Morais – A MIRAGEM – Cinema na Paisagem – Portugal; Pedro da
Conceição – ARCA I Arquivo e Cinema, Cineclube & Filmoteca de Montemor-o-Novo – Portugal;
Ana Moreiras – Olloboi – Galiza e Bruno Castro – Alvalade Cineclube – Portugal.
Programa Encontro Luso-Galaico de Cineclubes:
http://www.encontrosdecinema.pt/encontro-luso-galaico.php
Escola no Cinema
A secção Escola no Cinema, de 02 a 13 de maio, propõe às escolas, desde o pré-escolar ao ensino superior, o visionamento de filmes em sala de cinema e a sua análise em sala de aula. A AO NORTE disponibilizará às escolas fichas com pistas de análises dos filmes programados.
As exibições terão lugar no Teatro Municipal Sá de Miranda e Cinema Verde Viana
Programação Escola no Cinema:
http://www.encontrosdecinema.pt/escolanocinema.php
Trabalhos de Casa
A AO NORTE promove regularmente workshops e organiza cursos e ações de formação junto das escolas, atividade que se estende pelos projetos Olhar o Real, Vídeo na Escola, Histórias na Praça, O Filme da Minha Vida, Os Lumière na Sala de Aula e CinePoesia.
Trabalhos de Casa é momento de apresentação pública de alguns dos filmes resultantes destes projetos.
Dia 02 de maio, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda.
CINEpoesia é um projeto formativo que tem como objetivo educar para o cinema e proporcionar um espaço de criação audiovisual a partir da abordagem de textos poéticos.
Apresentação dos vídeos realizados com os alunos das escolas: 12º E – Escola Secundária de Monserrate, 9º E – Escola EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, 7º A – Escola E.B. 2,3 Dr. Pedro Barbosa, 11º H – Escola Secundária de Monserrate, 9º C – Escola E.B. 2,3 Dr. Pedro Barbosa, 8º A – Escola EB 2,3 Carteado Mena, Darque, 8º C – Escola EB 2,3 Carteado Mena, Darque, Turma: 9º C – Escola EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, , 11º M – Escola Secundária de Santa Maria Maior, 9.º F – Escola EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, 8º D – Escola Básica da Abelheira.
Dia 04 de maio, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda
Histórias na Praça é uma oficina de criação cinematográfica, orientada por Pedro Sena Nunes, destinada a alunos do ensino básico e secundário. Procura sensibilizar os participantes para o processo criativo da criação cinematográfica com destaque para as fases da preparação e rodagem de um filme, destinadas a compreender o processo criativo e técnico, através de análise das estratégias e métodos escolhidos na adaptação do imaginário da história.
Apresentação dos filmes realizados (ano letivo 2020/21) com os alunos das escolas: C 2/4 – 2.º e 4.º ANOS – EB de Cardielos, 4º A – EB Avenida, 12º G/ alunos de Desenho A – Escola Secundária Santa Maria Maior, 10º A – Básica e Secundária de Monte da Ola, 11º G – Escola Secundária de Santa Maria Maior, 11º L – Secundária de Santa Maria Maior.
Dia 05 de maio, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda
Vídeo na Escola tem como principal objetivo promover o contacto dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico com a linguagem do cinema.
Apresentação dos filmes realizados com os alunos das escolas, dos anos letivos 2020/21 e 2021/22: 3º A, EB1 do Carmo, 2º ano, EB J/I 1º ciclo Cabedelo, turma ZG4, 4ºano, EB1 J/I, Turma SO3, EB1 Senhora da Oliveira-Darque, 3ºA, EB1 da Avenida, 3º B, EB1 da Avenida, 3º ano, EB1 Calvário-Meadela, 4ºA, EB1 de Monserrate.
Cinema Dentro
Ao abrigo de um protocolo celebrado entre a Associação AO NORTE e o EstabelecimentoPrisional de Viana do Castelo, cujos objetivos passam pela promoção da prática e culturaaudiovisual em contexto prisional, sensibilização dos reclusos para a utilização do vídeo comoferramenta criativa, e o favorecimento de encontros e a troca de experiências e ideias entrereclusos e profissionais do audiovisual e do cinema, será exibido o documentário DESAFIOS, deCarlos Eduardo Viana.
A exibição contará com a presença de Augusto Canário, e será seguida de um debate com os reclusos, moderado por Daniel Maciel.
Mais informação Cinema Dentro:
http://www.encontrosdecinema.pt/cinemadentro.php
Cinema Inclusivo
A Associação AO NORTE preparou, e vai exibir, uma versão inclusiva do filme Surdina, de Rodrigo Areias, no próximo dia 3 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, pelas 21h30.
O filme terá legendas para pessoas com deficiência auditiva e áudio descrição para pessoas cegas ou com deficiência visual.
Esta sessão traduz-se numa ação de sensibilização e mobilização dos públicos para o cinema inclusivo. Um convite a ‘Todos’ para assistirem à exibição de um filme em sala de cinema, em condições de acesso a pessoas com necessidades específicas.
A exibição é organizada pela AO NORTE, em parceria com o produtor e realizador Rodrigo Areias e com a colaboração da investigadora no domínio da comunicação inclusiva, Josélia Neves, especialista em legendagem, legendagem para surdos, áudio descrição, transcrição áudio-táctil e comunicação multissensorial.
Com a presença do realizador e de Josélia Neves.
No dia 03 de maio, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda.
Ação de Formação para Professores
Ação de Curta Duração para Professores – Aniki-Bóbó – Propostas de análise fílmica, com propostas de exploração pedagógica do filme Aniki-Bóbó, de Manoel de Oliveira, celebrando um filme que é um clássico do Cinema Português e é passível de ser explorado em termos de conhecimento de uma realidade social de uma época e de valores universais. Esta ação permitirá dar instrumentos de trabalho aos professores para a descodificação fílmica em sala de aula.
Ação nas áreas de formação de Cidadania / Língua Portuguesa / História / Educação Musical / Expressões Artísticas, com a formadora Graça Lobo.
Iniciativa realizada em colaboração com o Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo, no dia 04 de maio, na Escola Superior de Educação.

Ação de Formação 100 anos de vampiros à solta no ecrã
Em 2022, o filme “Nosferatu – uma Sinfonia do Horror” de F. W. Murnau faz 100 anos.
Este filme, adaptação do Conde Drácula de Bram Stoker, é um filme de luzes e sombras que se pode inscrever no Movimento Expressionista. Com ele inicia-se toda uma tradição fílmica à volta da personagem do Vampiro.
Qual será o motivo deste sucesso através dos tempos?
Nesta sessão, iremos conhecer e debater as principais obras literárias e a representação no cinema do Vampiro, dando principal atenção a sequências da obra de F.W.Murnau, questionando o motivo que faz perdurar esta mitologia.
Ação destinada a alunos do Ensino Superior, no dia 05 de maio, na Escola Superior de Educação com a formadora Graça Lobo.
O Filme da Minha Vida
EXPOSIÇÃO
A coleção O Filme da Minha Vida faz-se do repto lançado pela AO NORTE a autores portugueses de BD e ilustração para que criem um álbum inspirado num filme que tenha deixado marcas nas suas vidas.
No âmbito da programação dos XXII Encontros de Cinema de Viana, será lançado o número vinte e cinco desta coleção – VAU, de António Jorge Gonçalves partir do filme A Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki.
O Filme da Minha Vida tem como principais destinatários os interessados em BD e ilustração e os alunos do ensino secundário e superior. Esta iniciativa conta com uma exposição, o lançamento do livro e um encontro com o autor.
Dia 06 de maio, às 16h45, na Sede da Associação AO NORTE, com a presença do autor. A exposição dos desenhos originais estará patente no espaço AO NORTE até dia 30 de junho.
Histórias na Praça
Durante os Encontros, de 03 a 05 de maio, realiza-se mais uma edição do conjunto de workshops “Histórias na Praça”, dedicado aos alunos mais novos e com o objetivo de sensibilizar os participantes para o processo criativo da criação cinematográfica, com destaque para as fases da preparação e rodagem de um filme.
Esta atividade, orientada por Pedro Sena Nunes, é enquadrada por uma equipa da AO NORTE: Felipe Guerra, câmara, Daniel Deira, som, e João Peixoto, assistente
Oficina Sob escuta
Focando uma série de casos excecionais do trabalho sonoro na história do cinema documental, iremos conhecer e analisar um conjunto de estilos, abordagens práticas e metodologias reconfiguradoras e revitalizantes das possibilidades relacionais entre o cinema e o real. Procuraremos problematizar o conceito de experiência cinematográfica, a partir da análise de algumas técnicas de escuta, observação e aproximação ao mundo real. Questões de narratividade e especificidades metodológicas estarão em foco, através dos seguintes casos de estudo: Weekend (1930), de Walter Ruttman, Il Mondo Perduto (1954-59), de Vittorio De Seta, e excertos da obra de Frederick Wiseman e Eduardo Coutinho.
Oficina destinada a alunos de Cinema, Audiovisual, Artes e Educação, com o formador Pedro Florêncio.
Dia 06 de maio, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.
Oficinas nas Escolas
No âmbito da programação destes Encontros serão promovidas as seguintes Oficinas de cinema nas Escolas do concelho:
oficina #01
De 09 a 13 de maio
Oficina de STOP-MOTION (Pixilação)
Formador | Paulo D’Alva
Alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico
oficina #02
De 09 a 13 de maio
Oficina de Brinquedos Óticos
Formador | Paulo D’Alva
Destinatários: Alunos do Pré-escolar e 1º e ciclo do Ensino
oficina #03
De 09 a 13 de maio
A Linguagem do Cinema
Formador | Felipe M. Guerra
Destinatários: Alunos do ensino Básico, Secundário e Superior.
Fotos: CMVC.
Atualidade
Câmara de Barcelos inaugura troço urbano da Ecovia
Centenas de pessoas participaram na caminhada

“A inauguração deste troço urbano da Ecovia do Cávado, em Barcelos, representa um marco muito significativo no desenvolvimento sustentável da cidade, um marco que inicia uma nova relação entre os munícipes e o ambiente natural”. Foi assim que o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, se expressou no ato inaugural do Troço Urbano da Ecovia do Cávado, que se desenvolve num percurso de 2.300 metros, entre a Ponte Ferroviária e o lugar de Souto dos Burros, na margem esquerda do rio.
Perante centenas de pessoas, que se reuniram no átrio da sede da Junta de Barcelinhos (e que depois participaram na caminhada pela ecovia), Mário Constantino Lopes vincou a sua satisfação por “cumprir mais um compromisso eleitoral”, salientando que “esta obra faz parte de um plano muito mais alargado de valorização do Rio Cávado e da dinamização das suas Frentes Ribeirinhas”. O autarca evidenciou que o objetivo do Município é, através do desenvolvimento do MasterPlan, “aproximar as pessoas do rio, potenciar a fruição das margens e dos futuros parques fluviais, incentivar o recreio, o lazer, o convívio e a atividade física”, tendo, para esse efeito comprado já os terrenos dos Norton e dos Vessadas. No horizonte, estão os projetos que farão ligar este troço urbano da ecovia aos concelhos de Esposende e de Braga.
O presidente aproveitou a ocasião para agradecer o trabalho e a colaboração de várias entidades e pessoas, entre os quais o autor do projeto, a APA – Agência Portuguesa do Ambiente e os serviços municipais.

Ministro José Manuel Fernandes saúda trabalho da Câmara Municipal
Convidado para presidir à inauguração oficial da ecovia urbana de Barcelos, o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, deixou palavras elogiosas ao “trabalho que o presidente da Câmara tem feito à frente dos destinos do concelho”, sublinhando a “ação competente e a visão do Município no desenvolvimento do concelho”, através da potenciação dos recursos naturais do território. O governante acentuou o trabalho que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tem efetuado, apelando à rapidez processual e à desburocratização de procedimentos.
Fazendo alusão aos recursos naturais, ao ambiente e à agricultura, José Manuel Fernandes vincou a importância desta trilogia no desenvolvimento sustentado da economia, da potenciação dos recursos paisagísticos e do aproveitamento para atividades de lazer e desporto ao ar livre.
Antes destas intervenções, o Presidente da Junta de Barcelinhos, José Rui Peixoto, deu as boas-vindas a todos os participantes, e fez questão de agradecer ao município pela execução de uma obra tão importante, não só para Barcelinhos como para todo o Concelho.
Logo após o autor do projeto, arquiteto Bruno Costa, apresentou as especificidades da ecovia de Barcelos, sendo complementado pelo presidente da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Eng. Pimenta Machado, que salientou a importância de, no médio prazo, a ecovia fazer a “ligação do mar até ao Gerês”. Sublinhado que o trabalho que a Câmara de Barcelos está a fazer é muito importante para “voltar a cidade para o rio”, aquele responsável deixou a promessa de que a APA está e vai continuar a colaborar com o Município de Barcelos, no projeto de requalificação das frentes ribeirinhas e parques fluviais.
Troço Urbano da Ecovia do Cávado
Desenvolve-se entre a Ponte de Ferro (a montante da ponte medieval) e o lugar do Souto dos Burros, num troço de 2.300 metros. A obra teve um custo de 1 milhão e 278 mil euros, sendo financiada pelo FEDER no valor de 827 mil euros.
O troço agora inaugurado desenvolve-se na margem esquerda do rio e insere-se no projeto “Ecovia do Rio Cávado entre Fornelos e Pousa”, que depois de concluído terá numa extensão de mais de 22 quilómetros. Faz parte de um projeto mais global que após estar completamente executado ligará o litoral (Esposende) ao Parque nacional da Peneda Gerês.
Este tipo de intervenções visam a promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de territórios, nomeadamente as zonas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável e medidas de adaptação relevantes para uma mobilidade sustentável.
Foto: CMB.
Atualidade
Barcelos recebe gala dos Prémios do Teatro Amador Europeu

A gala dedicada às artes cénicas promete trazer o melhor do teatro amador europeu a Portugal. A entrega dos galardões decorre este sábado, 29 de março, pelas 21h30, no Theatro Gil Vicente, em Barcelos, e contará, com o espetáculo de teatro internacional, a ‘A Felicidade Roubada’ da companhia Malanka Theater, vinda da Ucrânia, além da festa dos premiados em três categorias: Melhor Texto Original, Melhor Projeto Artístico e Melhores Causas Teatrais.
As estatuetas do busto de Gil Vicente, esculpidas pelo conhecido artista barcelense Joaquim Esteves, serão atribuídas pelo Teatro de Balugas, naquela que será a primeira edição dos prémios, afirmando o diretor da companhia, Cândido Sobreiro, que “esta cerimónia foi especialmente criada para celebrar a originalidade, a criatividade e o compromisso no teatro amador na Europa”.
Os bilhetes estão à venda em https://gilvicente.bol.pt/ ou na bilheteira do teatro em Barcelos.
Imagem: DR.
Atualidade
Cascais e Sintra: Quatro detidos pelos crimes de ofensas à integridade física qualificada e dois por tráfico de estupefacientes

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais, no dia 19 de março, pelas 07h00, na sequência de uma investigação relacionada com a prática de um crime de ofensas à integridade física qualificada, nos concelhos de Cascais e Sintra, deu cumprimento a cinco Mandados de Busca e apreensão domiciliária e deteve através de Mandados de Detenção fora de flagrante delito emitidos por Autoridade Judiciária, quatro homens, com idades compreendidas entre 17 e 19 anos de idade.
A investigação realizada pela PSP abrangeu um inquérito, dirigido pelo Ministério Público de Cascais, da Comarca de Lisboa Oeste, referente a um crime de ofensas à integridade física qualificada e de um crime de gravações e fotografias ilícitas, praticados no dia 20 de dezembro, junto de um estabelecimento de ensino, no concelho de Cascais.
As ofensas provocadas e que revelaram especial censurabilidade e perversidade, tiveram como vítima um jovem menor de 14 anos, por este ter partilhado um story no seu perfil de uma rede social, que era acompanhada com uma música com letra de teor negativo entre residentes de bairros do concelho.
A vítima foi agredida com socos na face, pontapés na barriga e vários pontapés por todo o corpo, atingindo-o principalmente na cabeça, face e tronco, fazendo com que o mesmo perdesse a consciência. Um dos suspeitos, com recurso ao seu telemóvel gravou um vídeo do episódio de todas as agressões provocadas à vítima.
Na sequência das agressões, a vítima foi transportada de urgência para o Hospital de Cascais, onde ficou internado, sendo depois transferido para o Hospital São Francisco Xavier, onde foi sujeito a cirurgia ao nariz.
Os suspeitos provocaram, ainda, à vítima vários hematomas e equimoses, especialmente na face, bem como uma fratura dos ossos próprios do nariz e da apófise frontal esquerda, várias fraturas no maxilar esquerdo e fratura dos dois dentes frontais.
Das buscas domiciliárias realizadas, apreenderam-se seis telemóveis e uma catana de grandes dimensões, com 46 cm de lâmina. Do exame pericial aos telemóveis apreendidos, logrou-se recolher o vídeo do episódio de todas as agressões provocadas à vítima.
No decurso das buscas efetivadas, procedeu-se ainda à detenção de dois homens de 29 e 49 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes, os quais tinham na sua posse 358,34 doses individuais de haxixe; e 149,20 doses individuais de cocaína.
“Com as detenções realizadas, a PSP visou não só a obtenção de meios de prova, mas não menos importante, devolver e fomentar o sentimento de tranquilidade e segurança pública ao Concelho de Cascais”, referiu a força policial.
Os detidos foram presentes em 1.º interrogatório judicial de arguido detido no Tribunal de Instrução Criminal de Cascais, sendo aplicada a medida de coação de prisão preventiva a dois deles e de proibições e imposições aos outros dois.
No que concerne aos detidos por tráfico de estupefacientes, os mesmos ficaram com a medida de coação de apresentações periódicas.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação