Connect with us

Atualidade

XXII Encontros de Cinema de Viana

Publicado

on

Os Encontros de Cinema de Viana, organizados pela Associação AO NORTE e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, afirmam-se como uma experiência única no meio cultural da região e do país, ao proporcionar um espaço comum de partilha, formação e debate em que confluem estudantes de cinema e das escolas da região, cineclubistas de Portugal e da Galiza e público em geral, enriquecido com a participação ativa de profissionais deste meio artístico.

Este espaço de exibição, divulgação e reflexão aposta numa forte ligação aos mais jovens, à convocação de um espectro amplo e plural de públicos e ao estímulo do trabalho criativo sobre a imagem e do seu poder para representar o que nos rodeia.

Em 2022, este festival regressa ao seu calendário normal, no mês de maio, de 02 a 13, para voltar a disponibilizar uma experiência única de espaço comum de partilha, formação e debate à volta do Cinema.

11ª Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo

De 02 a 06 de maio, acontece a 11ª Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo, que reúne investigadores e professores universitários na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, para debaterem o Cinema e a Educação e o Cinema, Arte, Ciência e Cultura.

A Conferência Internacional de Cinema de Viana é um espaço de reflexão e de partilha de experiências visando a construção de uma comunidade internacional de interesses e de divulgação de projetos relacionados com as temáticas centrais do cinema – cinema e escola, cinema: arte, ciência e cultura e fotografia e memória.

Iniciada em 2012, a Conferência Internacional de Cinema de Viana situa-se nas intersecções entre o cinema, a escola, a educação e a reflexão crítica engajada, para além de acolher reflexões e debates sobre o cinema nas suas múltiplas dimensões culturais, artísticas e tecnológicas.

Procura, assim:

• Promover o confronto de olhares entre estudos e experiências vividas em projetos que envolvam o cinema e as suas múltiplas formas de manifestação.

•Apreender o complexo processo de mudança na linguagem do cinema, nas tecnologias, na economia, nos objetos que aborda, nas histórias que conta, nos vários géneros que apresenta.

• Problematizar os temas da sociedade, da cultura e da interculturalidade a partir do estudo e análise de obras cinematográficas.

• Refletir sobre as possibilidades educativas do cinema na escola e na sociedade a partir da sua apropriação / fruição, análise e produção em contextos de formação ou de animação (social, cultural e artística).

Esta Conferência é organizada pela Associação AO NORTE e tem como parceiros: Câmara Municipal de Viana do Castelo, ID+ – Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Universidad Rey Juan Carlos, Colectivo Educar La Mirada, FICC – Federação Internacional de Cineclubes. 

Programa da 11ª Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo emhttp://encontrosdecinema.pt/doc/11-conferencia-programa.pdf?v=1.2.

Destaques na edição de 2022/ Escola Superior da Educação:

• Inauguração das exposições

CAVE, de Rui Carvalho (antigo aluno de APTA)

UMA GRANDE SALGANHADA – Alunos do 2º ano da Licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas

• Mesa-Redonda CINEMA. EDUCAÇÃO. COMUNIDADES

•Mesa-Redonda CONSTRUIR O OLHAR / CONSTRUIR MIRADAS

•Seminário WORK IN PROGRESS

AÇÃO08! – Festival de Vídeo Escolar

A 8ª edição do AÇÃO! – Festival de Vídeo Escolar, terá lugar no dia 04 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, com a exibição e entrega de prémios do AÇÃO08! Festival de Vídeo Escolar, especialmente dedicado aos filmes realizados em âmbito escolar por alunos dos ensinos básico e secundário. Tem como principal objetivo promover a prática e a cultura audiovisual em contexto escolar.

Os filmes a concurso, ficção, animação e documentário, são divididos por categorias, de acordo com o nível de ensino, e culmina com a entrega de prémios.

Às escolas de Viana do Castelo, juntar-se-ão outras de todo o país para esta festa do Cinema Olhares Frontais

Nos dias 06, 07 e 08 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, decorre a secção Olhares Frontais, numa parceria de programação entre a AO NORTE e o realizador Pedro Sena Nunes.

A programação desta edição destaca a importância do som no cinema através de filmes e intervenções de alguns convidados, e sublinha a importância da Competição PrimeirOlhar – documentários de alunos de escolas e universidades com cursos de cinema e comunicação de Portugal, Brasil e Galiza. Recentra o olhar para a apresentação de escolas internacionais e nacionais, cruzando alunos de diferentes graus de escolaridade, persistindo num vincado posicionamento formativo. Contará com vários momentos de partilha e reflexão com profissionais da área. Será apresentado o Plano Nacional das Artes e a sua nova coleção de livros que surge para as várias áreas artísticas, destaque para o primeiro volume dedicado ao cinema “Hipótese Cinema”, de Alain Bergala. Serão relançadas as questões da sustentabilidade associadas à produção cinematográfica. Este ano contam com representantes e filmes da Escuela de Cine y Audiovisual de la Comunidad de Madrid. A ECAM é membro da organização mundial de escolas – CILECT. Será também apresentada uma coleção de curtas-metragens europeias, selecionadas por vários festivais de cinema, numa relação direta com a EFA – European Film Academy. Importa referir que o cinema brasileiro é representado por trabalhos de uma inovadora e criativa efervescência.

Programação Olhares Frontais

http://www.encontrosdecinema.pt/olharesfrontais-programa.php

Prémio PrimeirOlhar

Também nos dias 06, 07 e 08 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda são apresentados os filmes selecionados para o Prémio PrimeirOlhar.

O prémio PrimeirOlhar é a secção competitiva dos Encontros de Cinema de Viana e tem como objetivo promover a produção documental e premiar o melhor documentário realizado por alunos de escolas de cinema, de audiovisuais ou comunicação, e por participantes em cursos de documentarismo promovidos por outras entidades de Portugal, da Galiza, do Brasil e dos outros países de língua portuguesa.

Serão atribuídos os Prémio PrimeirOlhar e o Prémio PrimeirOlhar/ Cineclubes.

Encontro Luso-Galaico de Cineclubes

No sábado, 07 de maio acontece também o Encontro Luso-Galaico de Cineclubes.

Desafios

Os cineclubes desempenham, há várias décadas, um papel fundamental na exibição de cinema em Portugal e na Galiza, oferecendo um circuito alternativo e um contributo inestimável para a coesão territorial e a divulgação do cinema.

Numa paisagem audiovisual marcada por mudanças aceleradas impostas pela introdução de novos suportes de exibição, de novas tecnologias e de novas formas de expressão, muitos cineclubes, a par da divulgação do cinema, desenvolvem outras atividades ligadas às imagens em movimento.

O Encontro Luso-Galaico de Cineclubes/2022 pretende divulgar novos projetos e experiências, contribuir para a criação de redes de cooperação e debater questões relacionadas com políticas culturais centradas no cinema.

Encontro aberto a dirigentes, sócios dos cineclubes e a todos os que se interessam pelas questões do cineclubismo, da literacia fílmica, da programação e da divulgação de cinema.

Com a participação de Pablo Gómez Sala – La Cinematográfica – MOCA. Museo Online de Cine

Autobiográfico – Galiza; Rita Morais – A MIRAGEM – Cinema na Paisagem – Portugal; Pedro da

Conceição – ARCA I Arquivo e Cinema, Cineclube & Filmoteca de Montemor-o-Novo – Portugal;

Ana Moreiras – Olloboi – Galiza e Bruno Castro – Alvalade Cineclube – Portugal.

Programa Encontro Luso-Galaico de Cineclubes:

http://www.encontrosdecinema.pt/encontro-luso-galaico.php

Escola no Cinema

A secção Escola no Cinema, de 02 a 13 de maio, propõe às escolas, desde o pré-escolar ao ensino superior, o visionamento de filmes em sala de cinema e a sua análise em sala de aula. A AO NORTE disponibilizará às escolas fichas com pistas de análises dos filmes programados.

As exibições terão lugar no Teatro Municipal Sá de Miranda e Cinema Verde Viana

Programação Escola no Cinema:

http://www.encontrosdecinema.pt/escolanocinema.php

Trabalhos de Casa

A AO NORTE promove regularmente workshops e organiza cursos e ações de formação junto das escolas, atividade que se estende pelos projetos Olhar o Real, Vídeo na Escola, Histórias na Praça, O Filme da Minha Vida, Os Lumière na Sala de Aula e CinePoesia.

Trabalhos de Casa é momento de apresentação pública de alguns dos filmes resultantes destes projetos.

Dia 02 de maio, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda.

CINEpoesia é um projeto formativo que tem como objetivo educar para o cinema e proporcionar um espaço de criação audiovisual a partir da abordagem de textos poéticos.

Apresentação dos vídeos realizados com os alunos das escolas: 12º E – Escola Secundária de Monserrate, 9º E – Escola EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, 7º A – Escola E.B. 2,3 Dr. Pedro Barbosa, 11º H – Escola Secundária de Monserrate, 9º C – Escola E.B. 2,3 Dr. Pedro Barbosa, 8º A – Escola EB 2,3 Carteado Mena, Darque, 8º C – Escola EB 2,3 Carteado Mena, Darque, Turma: 9º C – Escola EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, , 11º M – Escola Secundária de Santa Maria Maior, 9.º F – Escola EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, 8º D – Escola Básica da Abelheira.

Dia 04 de maio, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda

Histórias na Praça é uma oficina de criação cinematográfica, orientada por Pedro Sena Nunes, destinada a alunos do ensino básico e secundário. Procura sensibilizar os participantes para o processo criativo da criação cinematográfica com destaque para as fases da preparação e rodagem de um filme, destinadas a compreender o processo criativo e técnico, através de análise das estratégias e métodos escolhidos na adaptação do imaginário da história.

Apresentação dos filmes realizados (ano letivo 2020/21) com os alunos das escolas: C 2/4 – 2.º e 4.º ANOS – EB de Cardielos, 4º A – EB Avenida, 12º G/ alunos de Desenho A – Escola Secundária Santa Maria Maior, 10º A – Básica e Secundária de Monte da Ola, 11º G – Escola Secundária de Santa Maria Maior, 11º L – Secundária de Santa Maria Maior.

Dia 05 de maio, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda

Vídeo na Escola tem como principal objetivo promover o contacto dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico com a linguagem do cinema.

Apresentação dos filmes realizados com os alunos das escolas, dos anos letivos 2020/21 e 2021/22: 3º A, EB1 do Carmo, 2º ano, EB J/I 1º ciclo Cabedelo, turma ZG4, 4ºano, EB1 J/I, Turma SO3, EB1 Senhora da Oliveira-Darque, 3ºA, EB1 da Avenida, 3º B, EB1 da Avenida, 3º ano, EB1 Calvário-Meadela, 4ºA, EB1 de Monserrate.

Cinema Dentro

Ao abrigo de um protocolo celebrado entre a Associação AO NORTE e o EstabelecimentoPrisional de Viana do Castelo, cujos objetivos passam pela promoção da prática e culturaaudiovisual em contexto prisional, sensibilização dos reclusos para a utilização do vídeo comoferramenta criativa, e o favorecimento de encontros e a troca de experiências e ideias entrereclusos e profissionais do audiovisual e do cinema, será exibido o documentário DESAFIOS, deCarlos Eduardo Viana.

A exibição contará com a presença de Augusto Canário, e será seguida de um debate com os reclusos, moderado por Daniel Maciel.

Mais informação Cinema Dentro:

http://www.encontrosdecinema.pt/cinemadentro.php

Cinema Inclusivo

A Associação AO NORTE preparou, e vai exibir, uma versão inclusiva do filme Surdina, de Rodrigo Areias, no próximo dia 3 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, pelas 21h30.

O filme terá legendas para pessoas com deficiência auditiva e áudio descrição para pessoas cegas ou com deficiência visual.

Esta sessão traduz-se numa ação de sensibilização e mobilização dos públicos para o cinema inclusivo. Um convite a ‘Todos’ para assistirem à exibição de um filme em sala de cinema, em condições de acesso a pessoas com necessidades específicas.

A exibição é organizada pela AO NORTE, em parceria com o produtor e realizador Rodrigo Areias e com a colaboração da investigadora no domínio da comunicação inclusiva, Josélia Neves, especialista em legendagem, legendagem para surdos, áudio descrição, transcrição áudio-táctil e comunicação multissensorial.

Com a presença do realizador e de Josélia Neves.

No dia 03 de maio, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda.

Ação de Formação para Professores

Ação de Curta Duração para Professores – Aniki-Bóbó – Propostas de análise fílmica, com propostas de exploração pedagógica do filme Aniki-Bóbó, de Manoel de Oliveira, celebrando um filme que é um clássico do Cinema Português e é passível de ser explorado em termos de conhecimento de uma realidade social de uma época e de valores universais. Esta ação permitirá dar instrumentos de trabalho aos professores para a descodificação fílmica em sala de aula.

Ação nas áreas de formação de Cidadania / Língua Portuguesa / História / Educação Musical / Expressões Artísticas, com a formadora Graça Lobo.

Iniciativa realizada em colaboração com o Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo, no dia 04 de maio, na Escola Superior de Educação.

Momento da apresentação (Foto: CMVC)

Ação de Formação 100 anos de vampiros à solta no ecrã

Em 2022, o filme “Nosferatu – uma Sinfonia do Horror” de F. W. Murnau faz 100 anos.

Este filme, adaptação do Conde Drácula de Bram Stoker, é um filme de luzes e sombras que se pode inscrever no Movimento Expressionista. Com ele inicia-se toda uma tradição fílmica à volta da personagem do Vampiro.

Qual será o motivo deste sucesso através dos tempos?

Nesta sessão, iremos conhecer e debater as principais obras literárias e a representação no cinema do Vampiro, dando principal atenção a sequências da obra de F.W.Murnau, questionando o motivo que faz perdurar esta mitologia.

Ação destinada a alunos do Ensino Superior, no dia 05 de maio, na Escola Superior de Educação com a formadora Graça Lobo.

O Filme da Minha Vida

EXPOSIÇÃO

A coleção O Filme da Minha Vida faz-se do repto lançado pela AO NORTE a autores portugueses de BD e ilustração para que criem um álbum inspirado num filme que tenha deixado marcas nas suas vidas.

No âmbito da programação dos XXII Encontros de Cinema de Viana, será lançado o número vinte e cinco desta coleção – VAU, de António Jorge Gonçalves partir do filme A Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki.

O Filme da Minha Vida tem como principais destinatários os interessados em BD e ilustração e os alunos do ensino secundário e superior. Esta iniciativa conta com uma exposição, o lançamento do livro e um encontro com o autor.

Dia 06 de maio, às 16h45, na Sede da Associação AO NORTE, com a presença do autor. A exposição dos desenhos originais estará patente no espaço AO NORTE até dia 30 de junho.

Histórias na Praça

Durante os Encontros, de 03 a 05 de maio, realiza-se mais uma edição do conjunto de workshops “Histórias na Praça”, dedicado aos alunos mais novos e com o objetivo de sensibilizar os participantes para o processo criativo da criação cinematográfica, com destaque para as fases da preparação e rodagem de um filme.

Esta atividade, orientada por Pedro Sena Nunes, é enquadrada por uma equipa da AO NORTE: Felipe Guerra, câmara, Daniel Deira, som, e João Peixoto, assistente

Oficina Sob escuta

Focando uma série de casos excecionais do trabalho sonoro na história do cinema documental, iremos conhecer e analisar um conjunto de estilos, abordagens práticas e metodologias reconfiguradoras e revitalizantes das possibilidades relacionais entre o cinema e o real. Procuraremos problematizar o conceito de experiência cinematográfica, a partir da análise de algumas técnicas de escuta, observação e aproximação ao mundo real. Questões de narratividade e especificidades metodológicas estarão em foco, através dos seguintes casos de estudo: Weekend (1930), de Walter Ruttman, Il Mondo Perduto (1954-59), de Vittorio De Seta, e excertos da obra de Frederick Wiseman e Eduardo Coutinho.

Oficina destinada a alunos de Cinema, Audiovisual, Artes e Educação, com o formador Pedro Florêncio.

Dia 06 de maio, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

Oficinas nas Escolas

No âmbito da programação destes Encontros serão promovidas as seguintes Oficinas de cinema nas Escolas do concelho:

oficina #01

De 09 a 13 de maio

Oficina de STOP-MOTION (Pixilação)

Formador | Paulo D’Alva

Alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico

oficina #02

De 09 a 13 de maio

Oficina de Brinquedos Óticos

Formador | Paulo D’Alva

Destinatários: Alunos do Pré-escolar e 1º e ciclo do Ensino

oficina #03

De 09 a 13 de maio

A Linguagem do Cinema

Formador | Felipe M. Guerra

Destinatários: Alunos do ensino Básico, Secundário e Superior.

Fotos: CMVC.

Atualidade

Intensify World participa em Projeto YouthForDemocracy

Projeto promove capacitação juvenil em ambiente, tecnologia e democracia através de intercâmbio europeu

Publicado

on

O projeto YouthForDemocracy, oficialmente designado ProjetoYouth4Democracy: #Act4Climate – Empowering Young (ID 2024-3-BG01-KA210-YOU-000280031), é desenvolvido através de uma parceria europeia que reúne quatro organizações: Paralel-Silistra (Bulgária), United Vision Ry (Finlândia), Intensify World (Portugal) e Associazione Scienze Naturali Unite aps (Itália). A iniciativa tem como missão fortalecer a participação cívica e o compromisso ambiental dos jovens europeus, ao mesmo tempo que promove competências digitais e tecnológicas essenciais para o futuro.

A associação portuguesa Intensify World lidera a implementação das atividades em Portugal, resultado direto do intercâmbio internacional onde os jovens participantes receberam formação e capacitação nas áreas do meio ambiente, tecnologia e digitalização, bem como democracia. Estas aprendizagens estão agora a ser aplicadas no contexto nacional através de um conjunto de iniciativas previstas entre dezembro de 2025 e março de 2026.

Em Portugal, serão dinamizadas diversas ações dirigidas à comunidade escolar. Entre elas destacam-se workshops educativos focados na reciclagem e na gestão sustentável de resíduos, combinando conteúdos teóricos, exercícios práticos e ferramentas digitais de avaliação para reforçar a consciência ambiental dos estudantes. Paralelamente, uma campanha de limpeza ambiental mobilizará jovens para recolher e separar resíduos dentro e fora das escolas, incentivando o voluntariado e promovendo diálogo com as direções escolares sobre melhorias estruturais, como a instalação de ecopontos e práticas contínuas de sustentabilidade.

No âmbito da educação para a cidadania, será realizada uma sessão de simulação democrática que incluirá uma apresentação sobre o funcionamento das eleições, uma votação fictícia e a construção colaborativa do “candidato ideal”, promovendo o pensamento crítico, o debate e a compreensão ativa dos processos democráticos. Para garantir a continuidade do envolvimento juvenil, será ainda criado um clube extracurricular dedicado à participação cívica e ambiental, com forte componente tecnológica e digital, incluindo a criação de conteúdos e gestão de redes sociais orientadas para a promoção da democracia e da ação climática.

Com estas iniciativas, o YouthForDemocracy procura transformar a formação internacional recebida pelos jovens em impacto real nas comunidades portuguesas, reforçando competências ambientais, digitais e democráticas. A Intensify World reafirma, assim, o seu compromisso com a educação não formal, o empoderamento juvenil e a construção de uma sociedade mais informada, sustentável e participativa.

Projeto apoiado por:

Intensify World participates in YouthForDemocracy project


Initiative promotes youth empowerment in environment, technology and democracy through European exchange

The YouthForDemocracy project, officially titled ProjectYouth4Democracy: #Act4Climate – Empowering Young (ID 2024-3-BG01-KA210-YOU-000280031), is being developed through a European partnership bringing together four organisations: Paralel-Silistra (Bulgaria), United Vision Ry (Finland), Intensify World (Portugal) and Associazione Scienze Naturali Unite aps (Italy). The initiative aims to strengthen civic participation and environmental commitment among young Europeans, while also promoting essential digital and technological skills for the future.

The Portuguese association Intensify World is leading the implementation of activities in Portugal, following the international exchange in which participating young people received training and capacity-building in the areas of environment, technology and digitalisation, as well as democracy. This learning is now being applied at national level through a set of initiatives planned between December 2025 and March 2026.

In Portugal, several activities aimed at the school community will be carried out. Among them are educational workshops focused on recycling and sustainable waste management, combining theoretical content, practical exercises and digital assessment tools to strengthen students’ environmental awareness. In parallel, an environmental cleanup campaign will mobilise young people to collect and sort waste inside and outside schools, encouraging volunteering and promoting dialogue with school leaderships on structural improvements such as the installation of recycling stations and ongoing sustainability practices.

In the field of citizenship education, a democratic simulation session will be organised, including a presentation on how elections work, a mock vote and the collaborative creation of an “ideal candidate”, promoting critical thinking, debate and active understanding of democratic processes. To ensure continued youth engagement, an extracurricular club dedicated to civic and environmental participation will also be created, with a strong technological and digital component, including content creation and social media management focused on promoting democracy and climate action.

Through these initiatives, YouthForDemocracy seeks to transform the international training received by young people into real impact across Portuguese communities, strengthening environmental, digital and democratic skills. Intensify World thus reaffirms its commitment to non-formal education, youth empowerment and the building of a more informed, sustainable and participatory society.

Project supported by:

Foto e imagens: DR.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Santa Cruz (Madeira) apreende cerca de 100 artigos furtados

Publicado

on

A PSP apreendeu, no dia de ontem, de cerca de 100 artigos de bijuteria, em cor prateada e dourada, os quais apresentam fortes indícios de terem sido furtados.

A ocorrência teve lugar na cidade de Santa Cruz, após a patrulha policial ter sido acionada para uma tentativa de furto em residência, na zona do Caniço. Após percorrer algumas artérias nas zonas adjacentes, foi possível localizar dois suspeitos desta prática, uma mulher de 47 anos de idade e um homem de 38 anos de idade.

Na sua interceção, os mesmos detinham na sua posse os seguintes objetos: 13 relógios de pulso de diversas marcas; 12 colares; 30 anéis, 09 dos quais em cor dourada, com pedras; 32 brincos; 08 broches e alfinetes de Senhora em diversas cores e com pedras; 06 braceletes; 01 peça de bijuteria em formato do Galo de Barcelos, em cor dourada; 02 sinos em cor dourada; 01 alfinete de gravata; diversas moedas de colecionador, nomeadamente: “Batalha de Ourique 1139-1140”; “ Arte Namban 1543-1639”; “Colombo e Portugal”; “Elizabeth II”; e “Tratado de Tordesilhas”.

Apesar de nenhum destes artigos pertencerem à residência que foi alvo de tentativa de furto, os mesmos foram questionados quanto à sua proveniência, não tendo justificado a sua posse. 

Por existirem fortes suspeitas da prática do crime de furto os objetos foram apreendidos, seguindo-se agora a investigação para apurar os seus legítimos proprietários.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

“Méduse” chega ao MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra

Depois de passar pelo Festival d’Avignon

Publicado

on

O coletivo francês Les Bâtards Dorés estará em Portugal, pela primeira vez, para apresentar o espetáculo “Méduse”, no âmbito do MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra, organizado pelo teatromosca.

Duplamente premiado no Festival Impatience, em Paris, (Prémio do Júri e do Público) e apresentado, em 2018, no prestigiado Festival d’Avignon, onde foi considerado um dos espetáculos-sensação daquela edição, “Méduse” reabre o processo referente ao naufrágio da Medusa – um dos desastres marítimos mais infames do século XIX. A tragédia atraiu atenção internacional, não apenas pela sua importância política, mas também pelo sofrimento humano e significativa perda de vidas que envolveu. O episódio foi igualmente perpetuado na célebre obra “A Balsa da Medusa”, de Théodore Géricault.

Em “Méduse”, o coletivo francês encena um julgamento que dista 200 anos deste naufrágio: um duelo verbal onde se procura encontrar culpados, uma resposta, uma explicação para os acontecimentos e questiona se será possível formular um julgamento sem se ter vivido a experiência. A partir desse questionamento, a dramaturgia desmorona-se para dar lugar à performance e à experimentação. Longe da História e das suas versões oficiais, Les Bâtards Dorésmergulharão com o público no abismo.

Ainda dentro do MUSCARIUM#11, este jovem coletivo francês também mergulhará no início do processo de criação do espetáculo “Matadouro” em coprodução com o teatromosca, com banda sonora original de The Legendary Tigerman e estreia marcada para 2026. Afirmando a aposta na internacionalização, o teatromosca estará, do mesmo modo, a trabalhar na coprodução que une a companhia de dança finlandesa Kekäläinen & Company, a companhia de dança da Galiza, Colectivo Glovo, e a companhia de teatro Leirena Teatro, de Leiria, “Conversas com Formigas”, que estreará igualmente em 2026.

Celebrando a francofonia, a décima primeira edição do MUSCARIUM contará ainda com mais dois espetáculos de companhias francesas, “éMOI”, de Tiphaine Guitton, pela Petite Compagnie, e “L’Invention du Printemps“, pela La Tête Noire – La Compagnie.

Em 2025, o festival estende-se até à Alliance Française de Lisboa, onde decorrerá um encontro dedicado à criação teatral contemporânea francesa e onde poderá ser visitada a exposição “Micro-Folie”, uma experiência digital que junta mais de cinco mil obras de arte de diferentes instituições culturais.

O MUSCARIUM#11 decorrerá de 1 a 21 de setembro, em vários espaços do concelho de Sintra e reunirá artistas e companhias como a Imaginar do Gigante, MUSGO Produção Cultural, Krisálida, Mia Meneses,María de Vicente e Tristany Munduque apresentará um concerto-performance único na emblemática Sala da Música do Palácio de Monserrate.

A programação completa do MUSCARIUM#11 poderá ser consultada em www.teatromosca.com e inclui espetáculos de teatro, dança, música, performance, debates, lançamentos de livros, conversas e encontros entre públicos e artistas. Destaque para o debate sobre o futuro da cultura em Sintra, no âmbito das eleições autárquicas 2025 e que terá a presença dos principais candidatos e candidatas à presidência da Câmara Municipal de Sintra.

Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre os 5 € e 7 €. O concerto-performance de Tristany Mundu tem o valor único de 12 €. Os ensaios abertos, debates, lançamentos de livros, encontros e a festa de encerramento do festival são de entrada livre.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Mais lidas