Connect with us

Atualidade

XXII Encontros de Cinema de Viana

Publicado

on

Os Encontros de Cinema de Viana, organizados pela Associação AO NORTE e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, afirmam-se como uma experiência única no meio cultural da região e do país, ao proporcionar um espaço comum de partilha, formação e debate em que confluem estudantes de cinema e das escolas da região, cineclubistas de Portugal e da Galiza e público em geral, enriquecido com a participação ativa de profissionais deste meio artístico.

Este espaço de exibição, divulgação e reflexão aposta numa forte ligação aos mais jovens, à convocação de um espectro amplo e plural de públicos e ao estímulo do trabalho criativo sobre a imagem e do seu poder para representar o que nos rodeia.

Em 2022, este festival regressa ao seu calendário normal, no mês de maio, de 02 a 13, para voltar a disponibilizar uma experiência única de espaço comum de partilha, formação e debate à volta do Cinema.

11ª Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo

De 02 a 06 de maio, acontece a 11ª Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo, que reúne investigadores e professores universitários na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, para debaterem o Cinema e a Educação e o Cinema, Arte, Ciência e Cultura.

A Conferência Internacional de Cinema de Viana é um espaço de reflexão e de partilha de experiências visando a construção de uma comunidade internacional de interesses e de divulgação de projetos relacionados com as temáticas centrais do cinema – cinema e escola, cinema: arte, ciência e cultura e fotografia e memória.

Iniciada em 2012, a Conferência Internacional de Cinema de Viana situa-se nas intersecções entre o cinema, a escola, a educação e a reflexão crítica engajada, para além de acolher reflexões e debates sobre o cinema nas suas múltiplas dimensões culturais, artísticas e tecnológicas.

Procura, assim:

• Promover o confronto de olhares entre estudos e experiências vividas em projetos que envolvam o cinema e as suas múltiplas formas de manifestação.

•Apreender o complexo processo de mudança na linguagem do cinema, nas tecnologias, na economia, nos objetos que aborda, nas histórias que conta, nos vários géneros que apresenta.

• Problematizar os temas da sociedade, da cultura e da interculturalidade a partir do estudo e análise de obras cinematográficas.

• Refletir sobre as possibilidades educativas do cinema na escola e na sociedade a partir da sua apropriação / fruição, análise e produção em contextos de formação ou de animação (social, cultural e artística).

Esta Conferência é organizada pela Associação AO NORTE e tem como parceiros: Câmara Municipal de Viana do Castelo, ID+ – Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Universidad Rey Juan Carlos, Colectivo Educar La Mirada, FICC – Federação Internacional de Cineclubes. 

Programa da 11ª Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo emhttp://encontrosdecinema.pt/doc/11-conferencia-programa.pdf?v=1.2.

Destaques na edição de 2022/ Escola Superior da Educação:

• Inauguração das exposições

CAVE, de Rui Carvalho (antigo aluno de APTA)

UMA GRANDE SALGANHADA – Alunos do 2º ano da Licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas

• Mesa-Redonda CINEMA. EDUCAÇÃO. COMUNIDADES

•Mesa-Redonda CONSTRUIR O OLHAR / CONSTRUIR MIRADAS

•Seminário WORK IN PROGRESS

AÇÃO08! – Festival de Vídeo Escolar

A 8ª edição do AÇÃO! – Festival de Vídeo Escolar, terá lugar no dia 04 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, com a exibição e entrega de prémios do AÇÃO08! Festival de Vídeo Escolar, especialmente dedicado aos filmes realizados em âmbito escolar por alunos dos ensinos básico e secundário. Tem como principal objetivo promover a prática e a cultura audiovisual em contexto escolar.

Os filmes a concurso, ficção, animação e documentário, são divididos por categorias, de acordo com o nível de ensino, e culmina com a entrega de prémios.

Às escolas de Viana do Castelo, juntar-se-ão outras de todo o país para esta festa do Cinema Olhares Frontais

Nos dias 06, 07 e 08 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, decorre a secção Olhares Frontais, numa parceria de programação entre a AO NORTE e o realizador Pedro Sena Nunes.

A programação desta edição destaca a importância do som no cinema através de filmes e intervenções de alguns convidados, e sublinha a importância da Competição PrimeirOlhar – documentários de alunos de escolas e universidades com cursos de cinema e comunicação de Portugal, Brasil e Galiza. Recentra o olhar para a apresentação de escolas internacionais e nacionais, cruzando alunos de diferentes graus de escolaridade, persistindo num vincado posicionamento formativo. Contará com vários momentos de partilha e reflexão com profissionais da área. Será apresentado o Plano Nacional das Artes e a sua nova coleção de livros que surge para as várias áreas artísticas, destaque para o primeiro volume dedicado ao cinema “Hipótese Cinema”, de Alain Bergala. Serão relançadas as questões da sustentabilidade associadas à produção cinematográfica. Este ano contam com representantes e filmes da Escuela de Cine y Audiovisual de la Comunidad de Madrid. A ECAM é membro da organização mundial de escolas – CILECT. Será também apresentada uma coleção de curtas-metragens europeias, selecionadas por vários festivais de cinema, numa relação direta com a EFA – European Film Academy. Importa referir que o cinema brasileiro é representado por trabalhos de uma inovadora e criativa efervescência.

Programação Olhares Frontais

http://www.encontrosdecinema.pt/olharesfrontais-programa.php

Prémio PrimeirOlhar

Também nos dias 06, 07 e 08 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda são apresentados os filmes selecionados para o Prémio PrimeirOlhar.

O prémio PrimeirOlhar é a secção competitiva dos Encontros de Cinema de Viana e tem como objetivo promover a produção documental e premiar o melhor documentário realizado por alunos de escolas de cinema, de audiovisuais ou comunicação, e por participantes em cursos de documentarismo promovidos por outras entidades de Portugal, da Galiza, do Brasil e dos outros países de língua portuguesa.

Serão atribuídos os Prémio PrimeirOlhar e o Prémio PrimeirOlhar/ Cineclubes.

Encontro Luso-Galaico de Cineclubes

No sábado, 07 de maio acontece também o Encontro Luso-Galaico de Cineclubes.

Desafios

Os cineclubes desempenham, há várias décadas, um papel fundamental na exibição de cinema em Portugal e na Galiza, oferecendo um circuito alternativo e um contributo inestimável para a coesão territorial e a divulgação do cinema.

Numa paisagem audiovisual marcada por mudanças aceleradas impostas pela introdução de novos suportes de exibição, de novas tecnologias e de novas formas de expressão, muitos cineclubes, a par da divulgação do cinema, desenvolvem outras atividades ligadas às imagens em movimento.

O Encontro Luso-Galaico de Cineclubes/2022 pretende divulgar novos projetos e experiências, contribuir para a criação de redes de cooperação e debater questões relacionadas com políticas culturais centradas no cinema.

Encontro aberto a dirigentes, sócios dos cineclubes e a todos os que se interessam pelas questões do cineclubismo, da literacia fílmica, da programação e da divulgação de cinema.

Com a participação de Pablo Gómez Sala – La Cinematográfica – MOCA. Museo Online de Cine

Autobiográfico – Galiza; Rita Morais – A MIRAGEM – Cinema na Paisagem – Portugal; Pedro da

Conceição – ARCA I Arquivo e Cinema, Cineclube & Filmoteca de Montemor-o-Novo – Portugal;

Ana Moreiras – Olloboi – Galiza e Bruno Castro – Alvalade Cineclube – Portugal.

Programa Encontro Luso-Galaico de Cineclubes:

http://www.encontrosdecinema.pt/encontro-luso-galaico.php

Escola no Cinema

A secção Escola no Cinema, de 02 a 13 de maio, propõe às escolas, desde o pré-escolar ao ensino superior, o visionamento de filmes em sala de cinema e a sua análise em sala de aula. A AO NORTE disponibilizará às escolas fichas com pistas de análises dos filmes programados.

As exibições terão lugar no Teatro Municipal Sá de Miranda e Cinema Verde Viana

Programação Escola no Cinema:

http://www.encontrosdecinema.pt/escolanocinema.php

Trabalhos de Casa

A AO NORTE promove regularmente workshops e organiza cursos e ações de formação junto das escolas, atividade que se estende pelos projetos Olhar o Real, Vídeo na Escola, Histórias na Praça, O Filme da Minha Vida, Os Lumière na Sala de Aula e CinePoesia.

Trabalhos de Casa é momento de apresentação pública de alguns dos filmes resultantes destes projetos.

Dia 02 de maio, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda.

CINEpoesia é um projeto formativo que tem como objetivo educar para o cinema e proporcionar um espaço de criação audiovisual a partir da abordagem de textos poéticos.

Apresentação dos vídeos realizados com os alunos das escolas: 12º E – Escola Secundária de Monserrate, 9º E – Escola EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, 7º A – Escola E.B. 2,3 Dr. Pedro Barbosa, 11º H – Escola Secundária de Monserrate, 9º C – Escola E.B. 2,3 Dr. Pedro Barbosa, 8º A – Escola EB 2,3 Carteado Mena, Darque, 8º C – Escola EB 2,3 Carteado Mena, Darque, Turma: 9º C – Escola EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, , 11º M – Escola Secundária de Santa Maria Maior, 9.º F – Escola EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, 8º D – Escola Básica da Abelheira.

Dia 04 de maio, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda

Histórias na Praça é uma oficina de criação cinematográfica, orientada por Pedro Sena Nunes, destinada a alunos do ensino básico e secundário. Procura sensibilizar os participantes para o processo criativo da criação cinematográfica com destaque para as fases da preparação e rodagem de um filme, destinadas a compreender o processo criativo e técnico, através de análise das estratégias e métodos escolhidos na adaptação do imaginário da história.

Apresentação dos filmes realizados (ano letivo 2020/21) com os alunos das escolas: C 2/4 – 2.º e 4.º ANOS – EB de Cardielos, 4º A – EB Avenida, 12º G/ alunos de Desenho A – Escola Secundária Santa Maria Maior, 10º A – Básica e Secundária de Monte da Ola, 11º G – Escola Secundária de Santa Maria Maior, 11º L – Secundária de Santa Maria Maior.

Dia 05 de maio, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda

Vídeo na Escola tem como principal objetivo promover o contacto dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico com a linguagem do cinema.

Apresentação dos filmes realizados com os alunos das escolas, dos anos letivos 2020/21 e 2021/22: 3º A, EB1 do Carmo, 2º ano, EB J/I 1º ciclo Cabedelo, turma ZG4, 4ºano, EB1 J/I, Turma SO3, EB1 Senhora da Oliveira-Darque, 3ºA, EB1 da Avenida, 3º B, EB1 da Avenida, 3º ano, EB1 Calvário-Meadela, 4ºA, EB1 de Monserrate.

Cinema Dentro

Ao abrigo de um protocolo celebrado entre a Associação AO NORTE e o EstabelecimentoPrisional de Viana do Castelo, cujos objetivos passam pela promoção da prática e culturaaudiovisual em contexto prisional, sensibilização dos reclusos para a utilização do vídeo comoferramenta criativa, e o favorecimento de encontros e a troca de experiências e ideias entrereclusos e profissionais do audiovisual e do cinema, será exibido o documentário DESAFIOS, deCarlos Eduardo Viana.

A exibição contará com a presença de Augusto Canário, e será seguida de um debate com os reclusos, moderado por Daniel Maciel.

Mais informação Cinema Dentro:

http://www.encontrosdecinema.pt/cinemadentro.php

Cinema Inclusivo

A Associação AO NORTE preparou, e vai exibir, uma versão inclusiva do filme Surdina, de Rodrigo Areias, no próximo dia 3 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, pelas 21h30.

O filme terá legendas para pessoas com deficiência auditiva e áudio descrição para pessoas cegas ou com deficiência visual.

Esta sessão traduz-se numa ação de sensibilização e mobilização dos públicos para o cinema inclusivo. Um convite a ‘Todos’ para assistirem à exibição de um filme em sala de cinema, em condições de acesso a pessoas com necessidades específicas.

A exibição é organizada pela AO NORTE, em parceria com o produtor e realizador Rodrigo Areias e com a colaboração da investigadora no domínio da comunicação inclusiva, Josélia Neves, especialista em legendagem, legendagem para surdos, áudio descrição, transcrição áudio-táctil e comunicação multissensorial.

Com a presença do realizador e de Josélia Neves.

No dia 03 de maio, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda.

Ação de Formação para Professores

Ação de Curta Duração para Professores – Aniki-Bóbó – Propostas de análise fílmica, com propostas de exploração pedagógica do filme Aniki-Bóbó, de Manoel de Oliveira, celebrando um filme que é um clássico do Cinema Português e é passível de ser explorado em termos de conhecimento de uma realidade social de uma época e de valores universais. Esta ação permitirá dar instrumentos de trabalho aos professores para a descodificação fílmica em sala de aula.

Ação nas áreas de formação de Cidadania / Língua Portuguesa / História / Educação Musical / Expressões Artísticas, com a formadora Graça Lobo.

Iniciativa realizada em colaboração com o Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo, no dia 04 de maio, na Escola Superior de Educação.

Momento da apresentação (Foto: CMVC)

Ação de Formação 100 anos de vampiros à solta no ecrã

Em 2022, o filme “Nosferatu – uma Sinfonia do Horror” de F. W. Murnau faz 100 anos.

Este filme, adaptação do Conde Drácula de Bram Stoker, é um filme de luzes e sombras que se pode inscrever no Movimento Expressionista. Com ele inicia-se toda uma tradição fílmica à volta da personagem do Vampiro.

Qual será o motivo deste sucesso através dos tempos?

Nesta sessão, iremos conhecer e debater as principais obras literárias e a representação no cinema do Vampiro, dando principal atenção a sequências da obra de F.W.Murnau, questionando o motivo que faz perdurar esta mitologia.

Ação destinada a alunos do Ensino Superior, no dia 05 de maio, na Escola Superior de Educação com a formadora Graça Lobo.

O Filme da Minha Vida

EXPOSIÇÃO

A coleção O Filme da Minha Vida faz-se do repto lançado pela AO NORTE a autores portugueses de BD e ilustração para que criem um álbum inspirado num filme que tenha deixado marcas nas suas vidas.

No âmbito da programação dos XXII Encontros de Cinema de Viana, será lançado o número vinte e cinco desta coleção – VAU, de António Jorge Gonçalves partir do filme A Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki.

O Filme da Minha Vida tem como principais destinatários os interessados em BD e ilustração e os alunos do ensino secundário e superior. Esta iniciativa conta com uma exposição, o lançamento do livro e um encontro com o autor.

Dia 06 de maio, às 16h45, na Sede da Associação AO NORTE, com a presença do autor. A exposição dos desenhos originais estará patente no espaço AO NORTE até dia 30 de junho.

Histórias na Praça

Durante os Encontros, de 03 a 05 de maio, realiza-se mais uma edição do conjunto de workshops “Histórias na Praça”, dedicado aos alunos mais novos e com o objetivo de sensibilizar os participantes para o processo criativo da criação cinematográfica, com destaque para as fases da preparação e rodagem de um filme.

Esta atividade, orientada por Pedro Sena Nunes, é enquadrada por uma equipa da AO NORTE: Felipe Guerra, câmara, Daniel Deira, som, e João Peixoto, assistente

Oficina Sob escuta

Focando uma série de casos excecionais do trabalho sonoro na história do cinema documental, iremos conhecer e analisar um conjunto de estilos, abordagens práticas e metodologias reconfiguradoras e revitalizantes das possibilidades relacionais entre o cinema e o real. Procuraremos problematizar o conceito de experiência cinematográfica, a partir da análise de algumas técnicas de escuta, observação e aproximação ao mundo real. Questões de narratividade e especificidades metodológicas estarão em foco, através dos seguintes casos de estudo: Weekend (1930), de Walter Ruttman, Il Mondo Perduto (1954-59), de Vittorio De Seta, e excertos da obra de Frederick Wiseman e Eduardo Coutinho.

Oficina destinada a alunos de Cinema, Audiovisual, Artes e Educação, com o formador Pedro Florêncio.

Dia 06 de maio, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

Oficinas nas Escolas

No âmbito da programação destes Encontros serão promovidas as seguintes Oficinas de cinema nas Escolas do concelho:

oficina #01

De 09 a 13 de maio

Oficina de STOP-MOTION (Pixilação)

Formador | Paulo D’Alva

Alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico

oficina #02

De 09 a 13 de maio

Oficina de Brinquedos Óticos

Formador | Paulo D’Alva

Destinatários: Alunos do Pré-escolar e 1º e ciclo do Ensino

oficina #03

De 09 a 13 de maio

A Linguagem do Cinema

Formador | Felipe M. Guerra

Destinatários: Alunos do ensino Básico, Secundário e Superior.

Fotos: CMVC.

Atualidade

Ministra da Saúde garante construção do novo Hospital de Barcelos

Entrega de 15 viaturas elétricas às equipas de saúde do Concelho

Publicado

on

“Palavra dada é palavra honrada”. Foi desta forma que a Ministra da Saúde garantiu, ontem, a construção do Novo Hospital de Barcelos, no decorrer da cerimónia do auto de transferência de 15 viaturas para o Município de Barcelos, destinada às unidades de saúde do concelho.

A Ministra, Ana Paula Martins, respondia, assim, ao Presidente da Câmara, que, no uso da palavra, indagou sobre as intenções do Governo, relativamente à nova unidade do hospital barcelense. Mário Constantino Lopes pediu desculpa à Ministra pela “deselegância”, mas afirmou que os barcelenses não o “perdoariam” se não aproveitasse a presença da governante para saber das intenções do novo Governo, sobre um assunto que é “um desígnio central dos barcelenses, unânime entre todas as forças políticas”.

Na resposta, a Ministra da Saúde foi taxativa: o Governo vai cumprir a palavra e vai avançar com o processo de construção do novo Hospital de Barcelos. E como forma de garantia, Ana Paula Martins parafraseou o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro: “palavra dada é palavra honrada. Posso anunciar-vos que vamos finalizar o processo de arquitetura e preparar o lançamento do concurso do Hospital de Barcelos. O atual Governo, liderado pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, tem um único lema e que nos faz todos os dias recordar: palavra dada é palavra honrada, contem connosco, nós contamos convosco”, garantiu a governante.

15 viaturas elétricas vão servir Unidades de Saúde de Barcelos

As 15 Unidades de Saúde de Barcelos: 10 USF – Unidades de Saúde Familiar; 3 UCSP – Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados; e 2 UCC – Unidades de Cuidados na Comunidade receberam hoje 15 viaturas elétricas, destinadas às equipas que prestam cuidados de saúde primários.

Cada viatura será equipada com um computador portátil para registar dados clínicos em tempo real, além de já estarem preparadas para o acondicionamento de resíduos contaminados resultantes da atividade domiciliária.

A entrega destas viaturas visa reforçar a capacidade de prestação de cuidados de saúde no domicílio, contribuindo para uma resposta mais eficiente às necessidades da população.

A aquisição destas viaturas resultou de uma candidatura ao PRR feita pela ARS Norte, no valor de cerca de meio milhão de euros.

O Presidente daquela entidade sublinhou “a importância dos cuidados de saúde primários, afirmando que “cada equipa gasta em média quatro a seis horas/dia nas visitas que faz aos doentes”. Vincando que este passo é muito importante para a qualidade dos serviços, Carlos Nunes salientou o impacto muito positivo que esta medida vai ter nos trabalhos dos profissionais de Saúde.

Viaturas entregues (Foto: CMB)

Unidades Funcionais do Município de Barcelos que receberam viaturas elétricas:

• UCSP Vila Cova

• UCSP Sequeade

• USF Santo António

• USF Lígios

• UCC Barcelinhos

• USF São Brás

• USF Cávado Saúde

• UCSP Fragoso

• UCC Barcelos Norte

• USF Barcel Saúde

• USF Calécia

• USF Bom Caminho

• USF Alcaides de Faria

• USF Martim

• USF Viatodos

Fotos: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Câmara promove Dia Mundial da Criança com jogos tradicionais na natureza de 27 a 29 de maio

Publicado

on

“Brincadeiras sem Tempo” é o mote para a celebração do Dia Mundial da Criança 2024, promovida pelo Município de Barcelos, entre os dias 27 e 29 de maio, no Centro Hípico Irmão Pedro Coelho, localizado em Areias de Vilar. Durante três dias, os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico das escolas públicas do concelho, que se inscreveram nesta iniciativa, vão viver uma autêntica aventura na natureza, numa grande operação que mobiliza todos os serviços municipais.

Jogos tradicionais, como o jogo do lencinho, saltar à corda, corrida de sacos, jogo do elástico, jogo do mata, jogo do galo, barra do lenço, entre muitos outros, são algumas das atividades preparadas para os mais de 2.500 alunos das escolas do concelho, entre o Pré-Escolar e o 1.º Ciclo, que assim terão a oportunidade de experimentar, de forma lúdica e divertida, todos os jogos tradicionais, em ambiente recreativo e de grande convívio.

Para esse efeito, a Câmara de Barcelos preparou um programa especial que integra atividades que privilegiam o brincar na natureza, proporcionando às crianças momentos agradáveis, durante os quais serão desenvolvidos jogos em sistema rotativo. Paralelamente, as crianças também vão poder participar num diversificado programa de outras atividades, como oficinas variadas, ateliês e espetáculos.

Nestes três dias, a Câmara Municipal de Barcelos assegura o transporte das crianças das suas escolas e jardins de infância para o Centro Hípico, fornecendo também um lanche a todos os alunos.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Câmara Municipal promove oficinas participativas para o Plano Municipal de Ação Climática

Publicado

on

A Câmara Municipal de Barcelos promove diversas oficinas participativas para a elaboração do Plano Municipal de Ação Climática (PMAC), na próxima segunda-feira, 27 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal (de manhã), e na Casa da Criatividade (de tarde).

Estas sessões assinalam o processo participativo entre o Município e as partes interessadas da sociedade civil, nomeadamente os parceiros sociais e económicos locais, no âmbito da elaboração do PMAC, um documento estratégico que definirá as políticas a médio e longo prazo, na gestão das questões das alterações climáticas e neutralidade carbónica.

Ao longo da manhã, no Auditório da Biblioteca Municipal, uma equipa técnica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa avançará com projeções e riscos climáticos no Município de Barcelos e medidas de mitigação e adaptação de forma a minimizar os impactos das alterações climáticas. A sessão será pública, decorre das 10h às 12h30, e abre espaço para a interação com os participantes, com o objetivo de recolher opiniões sobre os resultados e sugestões adicionais de medidas de mitigação e adaptação especificamente direcionadas para o Município.

Depois de apresentados os resultados relativos aos contributos para o “Plano Municipal de Ação Climática de Barcelos” (PMACB), ao longo da tarde realiza-se, na Casa da Criatividade, uma sessão restrita a decisores-chave e entidades relevantes para o Município, focada na priorização das medidas de mitigação e adaptação propostas, bem como na(s) estratégia(s) possíveis para a sua implementação.

Os PMAC constituem um novo instrumento da política climática que cabe à Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., propor, desenvolver e acompanhar a execução das políticas de ambiente, nomeadamente no âmbito do combate às alterações climáticas.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas