Connect with us

Atualidade

Voleibol: Seleção Feminina falha Europeu 2023

Publicado

on

A Ucrânia venceu, ontem, a Seleção Nacional de Seniores Femininos, orientada por Hugo Silva, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, e garantiu o apuramento para o Campeonato da Europa 2023.

Embora estejam ainda por disputar duas jornadas da Pool C, Portugal, mesmo vencendo os dois jogos e elevando para três o número de vitórias, conseguiria somar, no máximo, 9 pontos, insuficientes para os atuais 11 e 10 pontos, respetivamente, da Ucrânia e da Hungria.

Não foi certamente por falta de entusiasmo e do incentivo do público – que praticamente encheu o pavilhão e se mostrou sempre incansável no apoio incondicional que dispensou à seleção de todos nós – que as portuguesas não conseguiram dar mais luta. O facto é que defrontaram uma equipa compacta no seu coletivo, onde sobressaem, no entanto, três jogadoras de grande nível e de elevado poder de concretização.

Após a receção ao Chipre (7 de setembro) em Santo Tirso, Portugal terminará a participação na Pool C da Fase de Qualificação para o Europeu 2023 com a visita à Hungria, agendada para o dia 10 de setembro.

Portugal vs. Ucrânia, 0-3 (21-25, 16-25 e 12-25)

Set

A Ucrânia entrou com determinação e cedo se distanciou no marcador (5-2, 7-4). Passado o momento inicial de nervosismo, Portugal igualou (7-7) por intermédio de Maria Reis Lopes e chegou mesmo a passar para a liderança (12-11) com um bloco de Aline Timm/Eliana Durão.

A equipa orientada pelo búlgaro Ivan Petkov voltou à carga, baseando-se na potência ofensiva de três jogadoras, a oposta Olesia Rykhliuk (1,96 metros), a central Svitlana Dorsman e a zona 4 Oleksandra Milenko, mas as portuguesas não se deixaram atemorizar e continuaram a perseguir de perto a sua adversária, alcançando-a por vezes (15-15) o que elevava sempre os picos de entusiasmo do público, incansável no seu apoio.

Contudo, na reta final, Olesia Rykhliuk e as suas companheiras de equipa aceleraram as ações de ataque e distanciaram-se significativamente (21-16).

Um serviço direto de Maria Reis Lopes ainda alimentou a chama da esperança (20-23), mas a Ucrânia acabaria por selar o triunfo por 25-21 com um ataque de segunda linha de Olesia Rykhliuk, que pontuou por 9 vezes neste parcial.

Set

A equipa orientada por Hugo Silva entrou a vencer (2-1), com um bloco de Margarida Maia, mas a Ucrânia manteve a calma e, pouco depois, respondeu com dois serviços de Svitlana Dorsman (7-3).

A canhota Oleksandra Milenko continuava a somar pontos no ataque (9-4), o mesmo acontecendo com Olesia Rykhliuk (11-7). Isso causou alguns momentos de desorientação entre as hostes portuguesas, que viram um serviço da possante oposta ucraniana avolumar a diferença para o dobro dos pontos (16-8).

O resultado não poderia pender para outro lado e Olesia Rykhliuk assinou novo triunfo: 25-16.

Set

As ucranianas entraram em força no terceiro set (4-1), mas um bloco de Gabriela Coelho travou-lhes, momentaneamente, o ímpeto (3-4).

Porém, e quando estava a apenas dois pontos de diferença (5-7), Portugal cometeu alguns erros e viu a diferença aumentar significativamente (5-12).

A Ucrânia não tirou o pé do acelerador e acabou por fixar o resultado num desnivelado 25-12.

Autora de 21 pontos individuais, a oposta ucraniana Olesia Rykhliuk cotou-se como a melhor pontuadora do jogo, enquanto Júlia Kavalenka e Margarida Maia foram as portuguesas mais concretizadoras, respetivamente, com 10 e 9 pontos. Ver estatística AQUI

No final, o Selecionador Nacional Hugo Silva salientou que “o público sempre nos acarinhou, quer na European Silver League, quer nesta fase de qualificação para o Campeonato da Europa, e sempre nos recompensou com o seu entusiasmo e os seus aplausos, dando-nos força. Isso acabou por ser um prémio para toda a dedicação e empenho desta equipa ao longo de quatro meses muito duros, nos quais as jogadoras trabalharam muito e eu acho que esse é um prémio justo para elas: a presença do público e estes aplausos no fim. Agora, a tarefa era muito difícil para nós. Acho que o grande objetivo não é procurar ganhar a estas equipas, mas sim diminuir a distância que há entre nós e elas, quer seja a Ucrânia quer seja a Hungria. Considero que conseguimos diminuir essa distância, que, não obstante ainda continua a ser grande e nós temos de continuar a trabalhar para nos aproximarmos deste nível, pois só o trabalho vai permitir encurtar essa diferença“.

Foto: FPV.

Atualidade

Barcelos: Comissão Municipal de Proteção Civil avalia riscos de incêndios florestais

A palavra de ordem é prevenção

Publicado

on

A Comissão Municipal de Proteção Civil reuniu-se esta manhã, nos Paços do Concelho, para fazer um ponto de situação do risco de fogos florestais, face às elevadas temperaturas que desde sexta-feira assolam o concelho e o país.

Considerando que “vivemos um momento de alerta máximo”, e que “a prevenção é absolutamente decisiva”, o Presidente da Câmara quis ouvir dos vários membros da Comissão as suas impressões e conselhos para lidar com a situação de elevado risco de ignições.

Esta reunião surge depois de o Governo ter decretado a situação de alerta em todo o território no período que iniciou às 13h00 de ontem e se prolonga até ao fim do dia de amanhã.

Com 11 ocorrências nos últimos oito dias, de que resultou uma área ardida de três hectares, o Presidente da Câmara Municipal deixou uma mensagem de agradecimento e de total confiança no trabalho de prevenção e combate aos fogos realizado pelos Bombeiros do concelho. Palavras idênticas foram dirigidas às Forças de Segurança pelo empenho colocado no trabalho de vigilância. Em resposta, os representantes da PSP e da GNR asseguraram que têm o máximo de recursos alocados ao patrulhamento, principalmente nos locais onde o risco de incêndio é mais elevado.

Do lado dos Bombeiros (Barcelos, Barcelinhos e Viatodos), após um ponto de situação relativamente às zonas de Carapeços e Panque, zonas críticas face à possibilidade de reacendimentos, os comandantes ou respetivos representantes também deram nota de que muitos dos seus recursos humanos e meios de combate estão requisitados para ajudar nos combates noutros concelhos. Sublinhando que as forças de combate devem ser solidárias com outros territórios, essa situação, todavia não pode colocar em causa a operacionalidade da prevenção e combate no nosso Município.

Quanto às Juntas de Freguesia, o seu representante na Comissão Municipal assegurou que as autarquias locais estão prontas para ajudar no que for necessário, tendo já identificados os pontos de água junto às zonas mais críticas.

Finalmente, os elementos ligados à autoridade de Saúde Pública informaram que têm ativado o Plano de Contingência, sensibilizando para os riscos de saúde que as ondas de calor potenciam.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Valença convida à descoberta do Património Ferroviário

Publicado

on

A Ecopista do Rio Minho será a protagonista de uma caminhada e visita guiada, gratuita, ao património ferroviário, do antigo ramal de Valença a Monção, sábado, 21 de setembro.

O ponto de encontro está marcado para as 10h00, na Estação dos Caminhos de Ferro de Valença e a visita / caminhada terá uma duração previsível de 4h30.

A atividade proporcionará a descoberta da história do Ramal de Valença a Monção, do seu património, edificado, cultural e azulejar e importância da sua preservação, aproveitando as condições naturais subjacentes a este percurso, hoje uma Ecopista, cuja importância e diversidade natural integra a Rede Natura 2000 e a Zona de proteção para as Aves Aquáticas do estuário do Rio Minho.

O Ramal de Monção era uma linha ferroviária que ligava Valença a Monção. Este troço fez parte da Linha do Minho, até 31 de dezembro de 1989, data em que foi encerrado.

A visita será conduzida por técnicos da Unidade de Ecopistas e Património Histórico e Cultural da IP Património.

Programa:

10h00 – Receção na Sala de Espera da Estação de Valença: breve abordagem histórica sobre a estação;

10h30 – Caminhada pela Ecopista do Minho, com paragens e abordagens várias durante o percurso (Temática da JEP; História do Ramal; Estações Ferroviárias; Rotas dos Azulejos; Ecopista);

12h30 às 14h00 – Pausa para almoço livre, de responsabilidade de cada participante;

16h30 – Fim da jornada (junto aos Portões da Quinta do Castro – Friestas) e regresso (em autocarro).

A meio do percurso será fornecido um reforço de água e fruta.

A visita / caminhada é gratuita, mas requer inscrição prévia, até ao próximo dia 20 de setembro, para o e-mail geral@cm-valenca.pt.

A iniciativa é da IP Património, em parceria com o Município de Valença e decorre no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2024 – Rotas, Redes e Conexões.

Imagem: CMV.

Continuar a ler

Atualidade

Portimão: Homem detido por tráfico de droga e falsificação de documentos

Publicado

on

O Comando Distrital da PSP de Faro, através da Esquadra de Portimão, procedeu à detenção de um indivíduo, com 40 anos de idade, pela prática dos crimes de tráfico de estupefaciente e de falsificação de documentos.

A detenção sucedeu no passado domingo, aquando da abordagem do indivíduo no âmbito da fiscalização rodoviária. No momento da fiscalização foram recolhidos indícios de falsificação de documentos, nomeadamente, da sua carta de condução e do cartão de identificação.

Na sequência das diligências policiais, foi encontrado na sua posse produto estupefaciente e verificou-se a existência de dois Mandados de Detenção sobre o suspeito, um para cumprimento de uma pena de prisão de 6 anos, por tráfico de estupefacientes, e, outro, para prestação de Termo de Identidade e Residência.

Da ação policial resultou a apreensão de 6,35 gramas de cocaína, equivalente a 31,75 doses individuais, já acondicionados em doses individuais para venda, um telemóvel e 9 815€ em numerário, que se suspeitam provir da atividade criminosa, assim como 45 saquetas de material de corte.

O detido foi presente perante Autoridade Judiciária para aplicação das medidas de coação consideradas adequadas ou para cumprimento de pena de prisão.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas