Connect with us

Atualidade

Delegação Policial Portuguesa no UEFA EURO2024 Alemanha

Publicado

on

A Delegação Policial Portuguesa no UEFA EURO 2024 é assegurada pela Polícia de Segurança Pública (PSP) através de 7 polícias, incluindo o chefe da delegação, e por 2 militares da Guarda Nacional Republicana (GNR).

A missão desta Delegação, que durante o decorrer do evento irá desempenhar funções na Alemanha no âmbito da cooperação internacional, é contribuir para que o mesmo seja o mais seguro, protegido e acolhedor possível, com o objetivo primordial de servir e acompanhar os adeptos portugueses que seguem a Seleção Nacional.

Portugal é dos países mais experientes e reconhecidos no âmbito da organização de eventos desportivos de grande complexidade e envergadura, visto já ter organizado um Europeu de Futebol, a Final Four da Liga das Nações e diversas finais europeias de clubes, além da nossa Seleção ter participado em todas as fases finais das competições nos últimos 20 anos (tendo havido sempre acompanhamento de uma delegação policial).

A troca e partilha de informação e de experiências com a Polícia Federal Alemã (PFA) tem sido mantida há vários meses, sendo esta garantida pelo Ponto Nacional de Informações para o Desporto (PNID) da PSP. Esta troca e partilha de informação de índole policial, constante e permanente, é essencial à organização e segurança do evento, permitindo que a PFA tenha conhecimento de toda a informação de relevo associada aos adeptos portugueses.

O International Police Cooperation Centre (IPCC) – Centro de Cooperação Policial Internacional – é o organismo dedicado e destinado à recolha, partilha, análise e tratamento de informações relativas a adeptos durante todo o evento.

A delegação portuguesa terá dois Oficiais da PSP (oriundos do Ponto Nacional de Informações Desportivas) no IPCC. Estes polícias possuem uma vasta experiência e conhecimento no âmbito da cooperação internacional por força da sua integração na Rede NFIP (National Football Information Point) e, consequentemente, dos diversos grupos de trabalho europeus em que participam.

No IPCC estarão representadas as autoridades alemãs, os NFIP (incluindo os representantes portugueses da PSP) dos diversos países participantes no torneio, a EUROPOL, a INTERPOL e a UEFA.

A Delegação portuguesa integra, ainda, 6 spotters (polícias especializados no controlo, acompanhamento e supervisão de adeptos de futebol) que estarão presentes nos vários locais onde os nossos adeptos estarão concentrados, nomeadamente fan meeting points, estádios e espaços turísticos das cidades onde joga a Seleção Nacional.

Os spotters terão uma abordagem proativa, a qual assenta em princípios de apoio, comunicação e diálogo com os adeptos portugueses. Assumem também a ligação com as autoridades alemãs e uma relação estreita com a Federação Portuguesa de Futebol, designadamente a sua equipa de apoio ao adepto.

Relativamente aos adeptos portugueses que se deslocam à Alemanha a fim de apoiar a nossa Seleção e assistir aos jogos de futebol, aconselha-se:

– Utilizar os fan meeting points definidos pelas autoridades alemãs e comunicados/organizados pela Federação Portuguesa de Futebol;

– Respeitar os horários de deslocação/chegada aos estádios de modo a garantir que todos acedem ao recinto antes do início dos jogos;

– Redobrar a atenção relativamente aos pertences: carteira, documentos, telemóvel, de modo a evitar furtos por carteirista;

– Adotar um comportamento cumpridor e respeitador das regras e das indicações transmitidas pelas autoridades alemãs;

– Evitar o consumo excessivo de álcool;

– Promover o respeito e o espírito de fair-play.

Por fim, relembra-se que a posse/utilização de pirotecnia é proibida na Alemanha, pelo que se apela que evitem o uso e manuseamento de qualquer tipo de artigo de pirotecnia, tanto pelo facto de consubstanciar um ilícito, como pela perigosidade do uso e manuseamento destes artigos.

Foto: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas