Atualidade
Voleibol: Portugal «salta» para os oitavos no Europeu

A Seleção Nacional de Seniores Masculinos, orientada por João José, apurou-se ontem para os oitavos de final do Campeonato da Europa 2023, ao derrotar a Turquia por 3-2 (26-24, 21-25, 15-25, 28-26 e 15-13), na cidade israelita de Telavive.
Devido ao surpreendente resultado do jogo França vs. Roménia, 1-3 (23-25, 25-16, 18-25 e 21-25), Portugal ainda não estava apurado para os oitavos de final. A vitória dos gauleses teria qualificado automaticamente os portugueses, mas a equipa tricolor, que foi utilizada pelo treinador italiano Andrea Giani ao longo do jogo e os 20 pontos do romeno Robert Aciobanitei possibilitaram a terceira vitória (Turquia, Grécia e França) da Roménia, complicando as contas a Portugal.
Não obstante, Portugal conseguiu superar momentos adversos frente aos turcos – perdeu o segundo e o terceiro sets por 21-25 e 15-25 – com imaginação (Alex Ferreira jogou a oposto a partir do quarto set) e muita garra, assegurando, desde logo, o 2º lugar na Pool D, pese embora os jogos Turquia vs. Israel e Grécia vs. França só se disputarem hoje.
Também só hoje, com a realização da última jornada da Pool B, é que Portugal conhecerá o seu adversário nos oitavos de final, que sairá do trio Croácia, Bulgária ou Espanha.
O que se sabe, para já, é que Portugal vai defrontar o 3º classificado da Pool B no dia 8 de setembro, às 16h00 ou 19h00, na cidade búlgara de Varna.
Portugal vs. Turquia, 3-2(26-24, 21-25, 15-25, 28-26 e 15-13)
O primeiro set dificilmente poderia ter sido mais equilibrado, com Portugal a recuperar de uma desvantagem (13-16) e a entrar na reta final do set em igualdade pontual (23-23). O desfecho do parcial seria decidido por Alexandre Ferreira, com o capitão da Seleção Nacional a somar mais dois pontos, primeiro com um serviço e depois com um ataque de segunda linha: 25-23, assumindo a liderança dos melhores pontuadores do jogo, com 8 pontos.
Os lusitanos entraram muito mal no segundo set, perdendo terreno muito rapidamente (8-14), mas lograram encetar uma recuperação até aos 11-16, com um ataque do distribuidor Miguel Tavares.
Paulatinamente (15-18), a equipa de João José continuou a encurtar a distância pontual, com Alex Ferreira no serviço e com um ataque e um bloco de Lourenço Martins. E foi o mesmo jogador a conseguir a aproximação a um mero ponto, com mais dois ataques concretizados (18-19).
Os otomanos voltaram à carga, imprimindo maior agressividade nas ações ofensivas e chegaram aos 23-20, para selarem o triunfo por 25-21, com um ataque falhado por Portugal.
No terceiro set, Portugal continuou a sentir dificuldades em suster o ímpeto do oposto turco, Adis Lagumdzija, que foi somando pontos atrás de pontos e impulsionando a sua equipa (5-9, 5-12, 11-19, com um serviço direto), o que permitiu o afastamento irremediável e novo triunfo: 25-15.
No quarto set, Alex passou para a posição de oposto, na tentativa de surpreender os turcos. E a verdade é que a solução surtiu efeito. Portugal tornou-se mais eficaz e passou a comandar a marcha do marcador, com Miguel Sinfrónio a fazer um bloco individual a Adis Lagumdzija (9-7).
André Marques também entrou bem no set (13-14), mantendo na luta a Seleção Nacional, que logo igualou a 14 pontos, e passou para a frente com mais um bloco de Miguel Sinfrónio (19-17).
Os momentos finais deste set seriam decisivos. Partindo de uma igualdade a 21 pontos, Portugal, após um serviço direto de Miguel Tavares, viu André Marques fechar o set em beleza com um ataque e um bloco: 28-26.
No quinto e decisivo set, Portugal foi controlando o marcador (7-5, 10-7, 12-9) até conseguir fixar o triunfo em 15-13.
Os jogos dos oitavos de final, disputados em Varna, na Bulgária, estão agendados para os dias 8 e 9 de setembro.
O oposto turco, Adis Lagumdzija, com 33 pontos, foi o melhor pontuador do jogo, enquanto Alexandre Ferreira e Lourenço Martins, respetivamente com 24 e 23 pontos, foram os portugueses mais concretizadores.
No final, o zona 4 Lourenço Martins recordou: “Estamos muito felizes. Temos perdido nos detalhes com esta seleção e hoje [ndr: ontem] vencemo-la porque estivemos melhores nos momentos decisivos. Ainda não sabemos o adversário que vamos enfrentar nos oitavos de final, mas estamos prontos para lutar pela vitória“.
Por seu turno, João José, Selecionador Nacional, salientou que “o primeiro e principal objetivo está alcançado, que era passar à próxima fase. O segundo objetivo também, porque ficámos no segundo lugar e apanhámos o terceiro classificado da Pool B, que teoricamente nos será mais favorável, se bem que apenas no plano teórico, pois a partir daqui, como é a eliminar, todos jogam para ganhar e é para isso que temos de estar preparados. Vamos ter algum espaço para a equipa se poder recuperar, pese embora ainda termos uma viagem para Varna. Já no ano passado tínhamos colocado o Alex a oposto e a experiência foi boa. Este ano achámos importante dar a oportunidade a outros de desempenhar essa função. A coisa tem corrido relativamente bem. Hoje, vimos que não estava a resultar e tentámos arranjar algo que mudasse o rumo do jogo e mexesse com a equipa que estava do lado de lá da rede e surgiu essa oportunidade e passámos o Alex para a saída, que é uma posição com a qual ele está bastante familiarizado e felizmente funcionou“.
A Seleção Nacional marca presença pela sétima vez (1948, 1951, 2005, 2011, 2019 e 2021) numa fase final de um Campeonato da Europa, terceira consecutiva.
Foto: FPV.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca