Connect with us

Atualidade

Voleibol: Portugal estreia-se no dia 27 de maio na Golden League

Publicado

on

A Seleção Nacional de Seniores Masculinos, liderada por João José, estreia-se na European Golden League frente à Roménia no dia 27 de maio – transmissão em direto na Sport TV às 17h00 – no Pavilhão Municipal de Santo Tirso. Quatro dias depois, a 31 de maio, a equipa das quinas recebe, novamente em Santo Tirso, a Turquia, vencedora da EGL em 2019 e 2021 e finalista vencida em 2022.

Na Golden League 2023 – competição disputada por algumas das principais seleções europeias e que dá acesso à denominada Liga das Nações de Voleibol (Volleyball Nations League – VNL) –, Portugal vai defrontar, na Pool A, novamente as suas congéneres da Turquia e da Dinamarca, bem como a Roménia, vencedora da European Silver League em 2022.

O Selecionador Nacional faz o ponto da situação: “Os treinos estão a correr normalmente para um regresso após final de época. Todos se apresentaram disponíveis, motivados e com vontade de iniciar os trabalhos. Sabendo que o final de época, para muitos dos atletas, é bastante intenso a nível físico e mental, procurámos não iniciar os trabalhos com nenhum atleta imediatamente após terem representado os seus clubes de forma a poderem organizar-se a nível pessoal sem a pressão do final do campeonato“, salienta João José, acrescentando: “Para conseguirmos segurar a descarga física associada à parte emocional e ao facto de ainda não termos o grupo completo, entrámos com volumes elevados de alguns fundamentos técnicos e princípios de jogo. A reação ao trabalho tem sido positiva. Contamos ter o grupo completo durante a próxima semana; o Alex [Ferreira] integrou os trabalhos durante o dia de ontem, o Lourenço [Martins] irá integrar amanhã e o Miguel [Tavares Rodrigues] na segunda-feira da próxima semana”.

Sobre o primeiro adversário, o Selecionador salienta que “a Roménia é uma equipa ambiciosa, em ascensão, e que foi a vencedora da Silver League no ano passado.”

Jogos da Pool A da European Golden League 2023

27.05.2023 – Portugal vs. Roménia, 17h00 – Santo Tirso

31.05.2023 – Portugal vs. Turquia, 20h00 – Santo Tirso

03.06.2023 – Dinamarca vs. Portugal, 15h00, Middelfart

10.06.2023 – Portugal vs. Dinamarca, 19h00 – Viana do Castelo

14.06.2023 – Turquia vs. Portugal, 17h00 – Ancara

18.06.2023 – Roménia vs. Portugal, 17h00 – Brasov

Em 2022, a Seleção Nacional terminou na 2ª posição a participação na Pool A da European Golden League, atrás da Turquia e à frente da Eslováquia, adversário que os portugueses superaram, em Propad, em jogo da 4ª e última jornada da Pool A.

Portugal disputou pela primeira vez a VNL em 2019, após ter conseguido vencer a final da Volleyball Challenger Cup 2018, em Matosinhos.

Tal como em 2020, 2021 e 2022, a Seleção Nacional vai disputar a European Golden League, tentando repetir o feito de 2018, em que atingiu a Final Four da prova.

A concentração para o estágio realizou-se no dia 10 de maio, no Pavilhão de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo.

Jogadores presentes no estágio

AJ Fonte do Bastardo

José Neves (Distribuidor)

Esmoriz GC

Bruno Dias (Distribuidor)

Gonçalo Sousa (Libero)

José Pedro Andrade (Central)

José Pinto (Oposto)

Leixões SC

André Pereira (Zona 4)

José Belo (Central)

Miguel Sinfrónio (Central)

SL Benfica

Ivo Casas (Libero)

VC Viana

Nuno Marques (Zona 4)

Rodrigo Pereira (Zona 4)

Vitória SC

Bruno Cunha (Oposto)

Miguel Cunha (Zona 4)

Aluron Warta Zawiercie (POL)

Miguel Rodrigues (Distribuidor)

Saint-Nazaire VB (FRA)

Lourenço Martins (Zona 4)

SCM Zalau (ROU)

Filip Cveticanin (Central)

Fenerbahçe HDI Sigorta (TUR)

Alexandre Ferreira (Zona 4).

Os bilhetes para assistir aos jogos serão colocados à venda no site da Federação Portuguesa de Voleibol, com um preço único de cinco euros por jogo. Nos dias de competição, poderão ser adquiridos nas bilheteiras do Pavilhão Municipal de Santo Tirso.

Imagem: DR.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas