Connect with us

Atualidade

Vinhos do Alentejo rumam até ao Reino Unido para apresentar programa de produção sustentável

A 24 de maio, em Londres, para dar a conhecer o selo de produção sustentável inédito em Portugal é o objetivo da iniciativa naquele que é um dos principais mercados de exportação da região

Publicado

on

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) vai levar o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) até Londres, pela primeira vez, para dar a conhecer a certificação que detém, que é única em Portugal e que garante que os vinhos produzidos na região do Alentejo cumprem práticas ambiental, social e economicamente mais sustentáveis. 

Com esta apresentação a opinion leaders, jornalistas e agentes económicos, a CVRA pretende consolidar a sua posição estratégica no Reino Unido, com especial destaque para a valorização do preço médio do vinho, e cativar consumidores cujas preocupações ambientais fazem parte das variáveis de decisão de compra.

O mercado inglês foi dos destinos de exportação dos Vinhos do Alentejo que mais se destacou nos últimos dois anos, no qual se registou um crescimento 171% em valor e 155% em volume.

“Há cada vez mais mercados onde os consumidores estão atentos e despertos para o modo como os vinhos são produzidos. Por isso, é fundamental que o nosso programa seja cada vez mais reconhecido nos mercados para os quais exportamos”, explica Francisco Mateus, presidente da CVRA, relembrando que os Vinhos do Alentejo exportam cerca de 30% da sua produção.

A certificação está a ser, cada vez mais, valorizada e funciona como uma garantia, aos olhos do consumidor e dos mercados estratégicos, de que a produção vitivinícola pode ser parte da solução e não do problema quando o assunto é as alterações climáticas.

Recorde-se que PSVA é uma iniciativa que nasceu em 2015, e que coloca a região do Alentejo como pioneira na implementação de medidas de agricultura sustentável. Já em 2020, a CVRA lançou selo de certificação de produção sustentável que, até ao momento se mantém como único em Portugal.

A escolha de castas mais resilientes; a implementação de práticas agrícolas que potenciam a proteção dos solos e a promoção da biodiversidade; o uso eficiente de energia e de água; o recurso a energias renováveis, e a materiais mais sustentáveis na embalagem dos produtos; assim como iniciativas de responsabilidade social que envolvem, não só os colaboradores, mas também a comunidade local, são alguns dos requisitos de certificação fundamentais para a atribuição desta certificação.

“A verdadeira sustentabilidade da produção incorpora três fatores com a mesma ordem de importância: o ambiental, o económico e o social. O que é o mesmo que dizer, o planeta, as pessoas e o progresso, uma vez que estes eixos estão interligados e são indissociáveis quando o assunto é sustentabilidade”, relembra João Barroso, responsável pelo PSVA.

Atualmente, o PSVA conta já com 513 membros, que representam 47% da área de vinha plantada no Alentejo, e com 10 produtores certificados. Até ao final do ano, a região vitivinícola conta ultrapassar a barreira dos 20 produtores certificados.

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas