Atualidade
Viana do Castelo: Presidente da Câmara participa na conferência “As Cidades e a Logística”
No Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, anteontem, presença na 3ª conferência “As Cidades e a Logística”, que aconteceu no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, numa organização da APLOG – Associação Portuguesa de Logística.
Na sua intervenção, no painel “Mobilidade Urbana / Cidades Inteligentes”, o autarca vianense recordou que, em Viana do Castelo, a transformação das ruas em zonas pedonais é um processo que pretende reverter a excessiva quantidade de carros nas cidades, procurando devolver ao peão e ao cidadão um espaço habitável. Esta decisão foi tomada tendo em vista a redução da poluição e do ruído, o aumento da segurança e a redução de acidentes, o aumento de estilos de vida saudável e a promoção do comércio local e do turismo.
Luís Nobre defendeu que as medidas de restrição automóvel no centro histórico de Viana do Castelo foram graduais ao longo do tempo, com vista a criar hábitos e não constrangimentos a quem vive, consome ou visita o centro histórico. Para tal, a circulação na zona central da cidade está condicionada ou proibida à circulação de trânsito, exceto de transportes de mercadorias.
O autarca reconheceu que a retirada e a diminuição do trânsito no centro histórico da cidade estendeu-se, gradualmente a muitas ruas de forma sustentável, num investimento público de 6 milhões ,de euros, ao mesmo tempo que foram criadas opções para o aparcamento de carros. Existem, na cidade, mais de 10 parques de estacionamento a circundar o centro histórico, sendo dois gratuitos (Parque do Gil Eannes e da Pousada da Juventude) e outro a preços reduzidos (Parque de Estacionamento do Campo d’Agonia). No total, existem 4.068 lugares nos parques de estacionamento da cidade e, em momentos pontuais, há ainda um reforço dos lugares existentes para dar resposta imediata ao aumento da procura.
Luís Nobre considerou que o crescimento harmonioso das ruas pedonais no centro histórico, associado a um bom planeamento urbanístico da cidade, tem permitido otimizar e transformar serviços, vias e instituições, afirmando Viana do Castelo como uma cidade inteligente.
O Presidente da Câmara recordou, ainda, o investimento que tem sido feito no reforço da rede de infraestruturas entre os diferentes polos industriais, nomeadamente com o projeto do novo acesso rodoviário do Vale do Neiva ao Nó da A28, projeto da nova travessia do Rio Lima entre EN 203 – Deocriste e EN 202 – Nogueira, bem como o novo acesso ao Porto de Mar.
Luís Nobre afirmou que está em desenvolvimento um Plano de Ação para Mobilidade Urbana Sustentável e, para o futuro, quer reforçar a aposta na transição para os Modos de Mobilidade Suaves e o reforço da cidadania/proximidade com a população.
Foto: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca