Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo: Presidente da Câmara participa na conferência “As Cidades e a Logística”

No Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

Publicado

on

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, anteontem, presença na 3ª conferência “As Cidades e a Logística”, que aconteceu no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, numa organização da APLOG – Associação Portuguesa de Logística.

Na sua intervenção, no painel “Mobilidade Urbana / Cidades Inteligentes”, o autarca vianense recordou que, em Viana do Castelo, a transformação das ruas em zonas pedonais é um processo que pretende reverter a excessiva quantidade de carros nas cidades, procurando devolver ao peão e ao cidadão um espaço habitável. Esta decisão foi tomada tendo em vista a redução da poluição e do ruído, o aumento da segurança e a redução de acidentes, o aumento de estilos de vida saudável e a promoção do comércio local e do turismo.

Luís Nobre defendeu que as medidas de restrição automóvel no centro histórico de Viana do Castelo foram graduais ao longo do tempo, com vista a criar hábitos e não constrangimentos a quem vive, consome ou visita o centro histórico. Para tal, a circulação na zona central da cidade está condicionada ou proibida à circulação de trânsito, exceto de transportes de mercadorias.

O autarca reconheceu que a retirada e a diminuição do trânsito no centro histórico da cidade estendeu-se, gradualmente a muitas ruas de forma sustentável, num investimento público de 6 milhões ,de euros, ao mesmo tempo que foram criadas opções para o aparcamento de carros. Existem, na cidade, mais de 10 parques de estacionamento a circundar o centro histórico, sendo dois gratuitos (Parque do Gil Eannes e da Pousada da Juventude) e outro a preços reduzidos (Parque de Estacionamento do Campo d’Agonia). No total, existem 4.068 lugares nos parques de estacionamento da cidade e, em momentos pontuais, há ainda um reforço dos lugares existentes para dar resposta imediata ao aumento da procura.

Luís Nobre considerou que o crescimento harmonioso das ruas pedonais no centro histórico, associado a um bom planeamento urbanístico da cidade, tem permitido otimizar e transformar serviços, vias e instituições, afirmando Viana do Castelo como uma cidade inteligente.

O Presidente da Câmara recordou, ainda, o investimento que tem sido feito no reforço da rede de infraestruturas entre os diferentes polos industriais, nomeadamente com o projeto do novo acesso rodoviário do Vale do Neiva ao Nó da A28, projeto da nova travessia do Rio Lima entre EN 203 – Deocriste e EN 202 – Nogueira, bem como o novo acesso ao Porto de Mar.

Luís Nobre afirmou que está em desenvolvimento um Plano de Ação para Mobilidade Urbana Sustentável e, para o futuro, quer reforçar a aposta na transição para os Modos de Mobilidade Suaves e o reforço da cidadania/proximidade com a população.

Foto: DR.

Atualidade

Câmara de Sintra mantém aposta no projeto KIDS DIVE – Descobrir o Oceano

Publicado

on

A Câmara Municipal de Sintra aprovou um protocolo de colaboração com o ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida para a renovação do projeto “Kids Dive – Descobrir o Oceano” para a realização de diversas atividades de cariz ambiental, no valor de cerca de 32 mil euros.

O Kids Dive, dirigido a alunos e professores, é um programa educativo que tem como objetivo geral a proteção do meio marinho e da biodiversidade, enquadrando-se na Estratégia de Educação Ambiental do Município. Sintra aderiu pela primeira vez ao projeto Kids-Dive no ano letivo 2018/2019, e já participaram 540 alunos entre o 2º ciclo do ensino básico e o ensino secundário.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, sublinha que “este projeto que envolve investigadores nacionais, professores e alunos, constitui uma oportunidade única para muitas crianças interagirem de forma educativa e pedagógica com a problemática dos oceanos e a sua conservação. O conhecimento e a consciência ambiental são ferramentas essenciais para um futuro melhor”.

Num concelho com cerca de 25 km de orla costeira, pretende-se com a participação neste projeto formar crianças e jovens no âmbito da “literacia do Oceano”, aumentando a sua consciencialização para a importância do meio marinho e as ameaças de que este é alvo, contribuindo para a formação de uma “geração azul” e promovendo uma sociedade mais participativa na defesa dos Oceanos e da sustentabilidade.

Este projeto integra diversas atividades como batismo de mergulho em piscina com atividades subaquáticas relacionadas com a conservação do oceano, workshop sobre biodiversidade e sustentabilidade (Jardim Zoológico), workshop “desplastificar o oceano” (APLM), realização de 1 minidocumentário, visita ao Oceanário de Lisboa, visita guiada a uma área marinha costeira local na companhia de biólogos marinhos e sessão para escolas do Summit National Geographic em Portugal.

O projeto é coordenado pelo MARE/ISPA-IU (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente/Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida) em parceria com várias entidades como a National Geographic Education, o Oceanário de Lisboa, o Jardim Zoológico de Lisboa, a APML – Associação Portuguesa de Lixo Marinho, entre outros.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

H Life Academy promove a 3ª edição do Life Purpose

H Life Academy realiza, dia 18 março, em Alcobaça, a 3º edição do evento Life Purpose
– Tens a coragem de ser tu próprio?

Publicado

on

A H LIFE ACADEMY, academia de formação da FACTOR H, empresa de recrutamento e seleção, formação e coaching, irá realizar, dia 18 de março, a 3ª edição do evento Life Purpose, no Your Hotel & SPA Alcobaça.

A academia de formação, H LIFE ACADEMY, formada o ano passado, tem como foco potencializar as qualidades humanas de cada indivíduo, procurando guiar o processo de autoconhecimento para trabalhar as diferentes energias, de modo a alcançar uma experiência de vida com propósito.

“O Life Purpose é, sem dúvida, o primeiro passo para resgatar a autoconfiança e o amor próprio que as pessoas necessitam para assumirem o seu verdadeiro eu. É uma experiência de alto impacto num 1 dia de imersão, onde os participantes estarão acompanhados por vários mentores que já passaram por este processo de transformação e realização, para que consigam traçar o seu caminho de descoberta mais facilmente. Pretendemos ajudar as pessoas a descobrir o seu propósito, para atingirem uma sensação de clareza e para alcançar os seus objetivos mais facilmente.”, refere Carla Ferreira, Diretora Geral da FACTOR H

No dia 18 de março a 3ª edição do evento Life Purpose, promovida pela academia de formação da FACTOR H, consiste num dia de imersão em Alcobaça no Your Hotel & Spa, com o objetivo de realizar um momento de introspeção, que permite aos participantes refletirem sobre o seu propósito de vida, para que se conheçam melhor e iniciem um processo autodesenvolvimento, evolução e crescimento. Pode garantir a sua participação no seguinte link: https://www.factorh.pt/produto/todos/life-purpose/

Imagem: FH.

Continuar a ler

Atualidade

Viseu: PSP faz duas detenções esta madrugada

Publicado

on

No âmbito da prevenção criminal através do patrulhamento auto e apeado, o Comando Distrital de Viseu da PSP, através dos Polícias da Esquadra Sede, na madrugada do dia de hoje, deteve 2 cidadãos pela prática de ilícitos criminais.

Pelas 3h15, na zona de Paradinha – Viseu, foi detido um cidadão, de 36 anos de idade, por condução de veículo automóvel em estado de embriaguez. Submetido ao teste de alcoolemia acusou uma taxa de 1,51g/l de álcool no sangue.

Pelas 05h45, na Rua Principal – Viseu, foi detido um cidadão, de 37 anos de idade, por posse cocaína que daria para cerca de 45 doses individuais. De salientar que o suspeito já é referenciado pela Polícia por tráfico/consumo de estupefacientes.

Os detidos foram notificados para comparecerem, no dia de hoje, no Tribunal Judicial da cidade.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas