Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo: Piscina Municipal do Atlântico convida a “Nadar em Família” no primeiro domingo de cada mês

Publicado

on

No âmbito da Cidade Europeia do Desporto, no primeiro domingo de cada mês a Piscina Municipal do Atlântico – Joaquim Baptista Alves vai acolher a iniciativa “Nadar em Família”, que visa promover o desporto, os estilos de vida saudáveis e momentos de convívio entre todos.

Assim, as instalações estarão abertas para as famílias desfrutarem de um momento divertido em meio aquático, num projeto de participação gratuita, mas com vagas limitadas a 40 pessoas em plano de água.

O “Nadar em Família” acontece entre as 9h00 e as 12h00, no primeiro domingo do mês, com utilização por tempo indeterminado dentro do horário de funcionamento.

Para acesso à piscina, é obrigatório o uso de touca, fato de banho e chinelos, bem como a realização de check-in na entrada e check-out na saída.

Viana do Castelo é um concelho repleto de paisagens naturais, onde existe uma perfeita combinação de mar, rio e serra. O concelho é, igualmente, marcado pela diversidade das praias, que se estendem ao longo de 24 quilómetros de costa.

Neste contexto, o turismo de natureza e o turismo desportivo têm vindo a ganhar cada vez mais importância no território. O Município tem investido na promoção do território vianense como um destino de excelência para os amantes do turismo de natureza, numa promoção que anda de mãos dadas com o turismo desportivo e, sendo Viana do Castelo uma cidade náutica, o desporto ligado ao rio e ao mar assumem-se como imagem de marca do concelho.

Por isso, o Município tem promovido variados projetos ligados à aprendizagem de natação e, nas escolas, aproveitando a excelência dos quatro centros náuticos do concelho, desenvolve a Náutica nas Escolas, onde os estudantes experimentam remo, canoagem, surf e vela.

O desporto, com especialmente incidência nos desportos náuticos, cativa cada vez mais os visitantes que escolhem a cidade e concelho para a prática de dezenas de modalidades e a promoção de um estilo de vida saudável.

Imagem: CMVC.

Atualidade

Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo assinalam 243º aniversário

Publicado

on

Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo celebraram, ontem, o seu 243º aniversário. O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e a Vereadora com o pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcaram presença nas comemorações, que integraram colocação de coroa de flores no Cemitério Municipal em memória dos bombeiros já falecidos e formatura da corporação composta por 75 elementos no ativo.

No quartel, o autarca vianense considerou que “esta celebração é sempre um momento de felicitação por mais um ano que se acrescenta e, neste caso, é extremamente relevante tendo em consideração a longevidade da corporação e a sua história muito rica de que a cidade, o concelho e todos os vianenses se orgulham”.

“Este ano que passou foi especial porque foi marcado por um início de mandato, pela consolidação do projeto dos sapadores, pelo reforço com 14 novos elementos que entraram em janeiro e por ter sido um ano que trouxe a tranquilidade que esta corporação merece”, indicou.

“Da parte do executivo, existe um compromisso claro de continuarmos a criar as melhores condições para que continuem o trabalho de excelência que têm feito”, realçou, agradecendo a “disponibilidade e empenho” da corporação que “é um orgulho” para a população.

Luís Nobre indicou, ainda, que “está praticamente concluído” o novo Centro Municipal de Proteção Civil que corresponde a um investimento de mais de 880 mil euros e visa dar melhor resposta aos desafios da atualidade no âmbito da Proteção Civil e que pretende “garantir todas as condições para que a corporação se possa focar no seu serviço e missão”.

Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, com a designação original de Companhia da Bomba, foram fundados a 22 de março de 1780. São o terceiro mais antigo corpo de bombeiros do país, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto.

A corporação de soldados da paz tem como função e objetivo principal o salvamento e proteção de pessoas e bens, tendo como área de atuação o município vianense. No entanto, entra em campo sempre que solicitada pela estrutura da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Dispõe de veículos de combate a incêndios, veículos tanque, um veículo autoescada com trinta metros, um “super-veículo” tanque com capacidade para 16 mil litros, ambulâncias de socorro, viaturas de socorro e assistência estratégica, veículo de comando, veículo de apoio a mergulhadores, veículos de apoio diverso e bote de socorro e resgate.

Em termos de capacidade intervenção, os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo estão preparados para combate a incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anticorte.

Foto: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Lagos: “Zero Desperdício de Água na Escola”

Dia Mundial da Água assinalado em Lagos com arranque de projeto que visa a eficiência hídrica em ambiente escolar

Publicado

on

A Câmara Municipal de Lagos escolheu, simbolicamente, o dia 22 de março para iniciar o funcionamento do projeto “Zero Desperdício de Água na Escola – Sistema de monitorização dos consumos de água”.

Distinguido com uma menção honrosa na categoria “Desempenho” do concurso “Eficiência Hídrica na Escola” que foi promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente – Administração da Região Hidrográfica do Algarve (APA-ARH Algarve), em parceria com a Agência para a Energia (ADENE), a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, a empresa Águas do Algarve, a Universidade do Algarve e a DGESTE – DSR Algarve, o projeto, da responsabilidade do município de Lagos e do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, visa uma utilização mais racional em contexto escolar desse bem tão vital que é a água. 

A Escola Secundária Júlio Dantas, o maior edifício escolar do concelho em área e número de alunos, foi o local escolhido para a implementação desta boa prática que integra várias ações, a começar pela substituição dos contadores que medem os consumos nas diversas instalações da escola por equipamentos mais evoluídos (denominados contadores de água ultrassónicos) dotados de sistema de telemetria, permitindo a comunicação, gestão e monitorização da água consumida na escola. Os dados são, depois, transmitidos e divulgados de forma apelativa num ecrã dedicado ao projeto, instalado no átrio de entrada da escola, permitindo que toda a comunidade escolar conheça os consumos efetuados e as metas a atingir para a sua redução, induzindo a adoção de padrões de uso da água mais eficientes. A solução tecnológica implementada permite dar corpo a uma ideia simples, mas eficaz, que consiste em comparar o consumo de água de cada dia com a média diária do consumo ocorrido na semana anterior, associando esse resultado às cores dos semáforos: verde (se o consumo diário estiver mais baixo), amarelo (se estiver semelhante) e vermelho (quando superior ao histórico recente). Hoje a avaliação foi positiva, com um consumo de 500 litros, face à média diária da semana anterior que tinha sido de 809. Neste suporte são igualmente divulgadas mensagens de sensibilização e dicas práticas para a poupança de água.

Marcando a presença do município na atividade, Paulo Jorge Reis, Vice-Presidente da Câmara, destacou a importância da implementação deste projeto para a consciencialização da comunidade escolar relativamente ao esforço global que importa fazer no sentido de otimizar o consumo dos recursos hídricos disponíveis e, por seu intermédio, levar essa mensagem às famílias e a um universo mais vasto da população. O autarca aproveitou o momento para divulgar os vários projetos e investimentos que o município está a desenvolver, enquadrados no Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Lagos e no Plano Regional de Eficiência Hídrica da Região do Algarve, os quais vão desde a construção de condutas para permitir, num futuro muito próximo, a reutilização das águas da ETAR para rega de campos de golfe e espaços verdes públicos, à monitorização e controlo ativo de perdas, passando pela implementação da telegestão na rega dos espaços verdes públicos, sendo que apenas estas três ações irão permitir que Lagos contribua com uma poupança de cerca de 3 177 000 m3/ano de água (equivalente ao consumo de mais de 13 mil famílias) para as metas fixadas para a região.

O evento contou, ainda, com a participação de elementos da Direção do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, dirigentes e técnicos da Câmara Municipal de Lagos, docentes mais diretamente envolvidos no projeto e alunos, aos quais foi dirigido um apelo no sentido de levarem para o seio dos respetivos agregados familiares esta maior consciência ambiental.

Neste Dia Mundial da Água, o município associa-se, ainda, à iniciativa de nível nacional e internacional “H2Off – Hora de fechar e torneira” promovida pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, lançando a todas as entidades locais e aos munícipes o desafio de fecharem a torneira durante uma hora, entre as 22h00 e as 23h00, num gesto deliberado e consciente que visa alertar sobre a necessidade do uso eficiente de água.

Estas iniciativas integram-se na SEMANA VERDE, dinamizada pela Câmara Municipal de Lagos, que está a decorrer, agregando ações de sensibilização ambiental comemorativas do Dia Mundial da Árvore (21 de março) e do Dia Mundial da Água (22 de março).

Foto: CML.

Continuar a ler

Atualidade

Guimarães: BriPA, da PSP, realiza operações de fiscalização ambiental

Publicado

on

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore e tendo em vista a proteção da natureza, o Comando Distrital da PSP de Braga, através da BriPA (Brigada de Proteção Ambiental) de Guimarães, realizou uma operação de fiscalização ambiental, para:

  • Fiscalização de hortos ou similares (cumprimento dos regulamentos CITES e espécies autóctones) nos locais onde se procedia à comercialização e exposição de flora dessas espécies;
  • Fiscalização no domínio da prevenção de incêndios rurais, incluindo faixas de gestão de combustível e a realização de queimas e queimadas. 

De referir que, também neste âmbito, foi também realizada uma ação de fiscalização conjunta com outras entidades, nomeadamente, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e representantes do Município de Guimarães (Proteção Civil e serviço de Vistorias Administrativas), que teve origem numa denúncia enviada a esta Polícia, relacionado com o depósito de resíduos de construção e demolição (RCD’s), contendo amianto, em local não autorizado para o efeito.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas