Connect with us

Atualidade

Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolvem estratégia para melhorar avaliação do risco cardiovascular

Publicado

on

Uma equipa de investigadores do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu uma estratégia baseada em técnicas de fusão de informação que permite melhorar a avaliação do risco cardiovascular associado a um episódio de síndrome coronária aguda (enfarte de miocárdio).

No decorrer da investigação “GRACE PLUS – Uma abordagem baseada na fusão de dados para melhorar a pontuação GRACE na avaliação de risco da Síndrome Coronária Aguda”, da autoria de Afonso Neto, aluno de doutoramento do Departamento de Engenharia Informática (DEI), de Jorge Henriques e Paulo Gil, investigadores do CISUC e ainda de José Pedro Sousa, médico cardiologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), foi possível concluir que existem fatores de risco não contemplados no GRACE, em particular a hemoglobina no momento da admissão, com impacto positivo na melhoria da precisão da avaliação de risco.

“Começámos por investigar formas de adicionar ao modelo Global Registry of Acute Coronary Events (GRACE) novos fatores de risco, identificados pelo nosso parceiro clínico (CHUC), com potencial para melhorar a precisão do prognóstico, tais como a hemoglobina na admissão e marcadores de inflamação”, contextualiza Jorge Henriques.

Por outro lado, prossegue o investigador do CISUC, “para manter a interpretabilidade do novo modelo e, por consequência, a sua confiança, percecionada pela equipa clínica, foi definido como requisito adicional manter a forma como na prática clínica o GRACE é utilizado, sendo este sujeito a um fator de correção, considerando a contribuição de novos fatores de risco, daí a justificação de GRACE PLUS”.

Segundo a equipa do CISUC, os modelos de avaliação de risco cardiovascular são ferramentas muito úteis para auxiliar o prognóstico de uma série de eventos. O modelo GRACE, bastante utilizado na prática clínica, é atualmente o mais usado em Portugal na avaliação de risco no contexto da síndrome coronária aguda. No entanto, “é um modelo que apresenta algumas limitações, nomeadamente devido à utilização de um número incompleto de variáveis (fatores de risco) no cálculo do prognóstico”. 

O modelo GRACE pode ser considerado uma ferramenta de prevenção secundária, sendo habitualmente aplicado a pacientes no momento da admissão hospitalar, resultante da ocorrência de um episódio de síndrome coronária aguda (enfarte de miocárdio). O objetivo deste modelo é estimar a probabilidade de morte ou de um novo evento de enfarte de miocárdio num determinado período de tempo, geralmente no mês seguinte ou nos próximos seis meses.

Este modelo baseia-se em oito fatores de risco registados na admissão hospitalar, designadamente idade, frequência cardíaca, pressão arterial sistólica, creatinina, classe Killip, estado de paragem cardíaca, marcadores cardíacos elevados e desvio do segmento ST no eletrocardiograma. “Ao ponderar todos estes fatores, o modelo GRACE gera uma pontuação (score), posteriormente discretizada com vista a fornecer uma categoria de risco, em três classes distintas, nomeadamente, baixo risco, risco intermédio e alto risco”, esclarece a equipa de investigadores.

Assim, este estudo focou-se no “desenvolvimento de uma ferramenta baseada em metodologias de fusão de informação e em técnicas de inteligência artificial, que permita melhorar a avaliação do risco cardiovascular e, dessa forma, proporcionar um suporte mais fundamentado à decisão clínica em contexto real sem, no entanto, alterar a forma como essa decisão é atualmente efetuada pelos profissionais”, afirma o investigador da FCTUC.

“Através deste mecanismo, é possível combinar fontes de informação heterogéneas, neste caso o modelo de risco já existente – GRACE, e o fator de risco adicional – hemoglobina”, revela a equipa do CISUC, acrescentando que “esta abordagem permitiu determinar para cada individuo o fator de correção ótimo a adicionar ao GRACE, tendo em conta o valor particular de hemoglobina, de forma a maximizar a precisão de estratificação determinada pelo modelo original”.

Para os autores do projeto, “para além da melhoria da caracterização do risco cardiovascular, uma das vantagens adicionais deste estudo consiste em potenciar a aplicação de cuidados de saúde proporcionais ao real risco que o doente apresente no momento da admissão hospitalar, podendo contribuir para uma gestão efetiva de terapêuticas e de recursos humanos”, concluem.

O artigo científico, publicado na revista Information Fusion, pode ser consultado aqui: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1566253522001956?via%3Dihub#sec2

Foto: DR.

Atualidade

Voleibol: Portugueses defrontam sub-17 finlandeses

Publicado

on

A Seleção Nacional de Sub-17 Masculinos estreia-se frente à sua congénere finlandesa na Pool A da 2ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-17, competição que a Federação Portuguesa de Voleibol organizará de 21 a 23 de abril próximo, no Pavilhão Multiusos de Paredes.

Inicialmente, estava previsto que a Pool A seria acolhida pela Turquia, mas os turcos foram obrigados a desistir da sua realização devido a problemas logísticos, pelo que a Confederação Europeia de Voleibol (CEV) escolheu o nosso País para organizar esta fase da 2ª Ronda de Apuramento em reconhecimento pelo bom trabalho desenvolvido anteriormente em competições similares.

Na Pool A da 2ª Ronda, Portugal defrontará as seleções da Finlândia, da Hungria e da Turquia.

Os 1º e 2º classificados das cinco pools, bem como o 3º melhor classificado na comparação de todas as pools, qualificam-se para a fase final do Campeonato da Europa da categoria, a realizar na cidade montenegrina de Podgorica, entre 19 e 30 de julho de 2023.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Coimbra: Três detenções por tráfico de estupefacientes e excesso de álcool no sangue

Publicado

on

A PSP de Coimbra efetuou três detenções, entre 21 e 22 de março, pelos crimes de tráfico de estupefacientes, posse de arma proibida e condução em estado de embriaguez.

Pelo crime de tráfico e posse de arma proibida foram detidos, no dia 21 de março, dois menores do sexo masculino, ambos com 16 anos de idade, às 10h15, na Praça Heróis do Ultramar, em Coimbra, próximo de dois estabelecimentos de ensino.

Nas diligências efetuadas por uma Equipa de Intervenção Rápida (EIR) da PSP, apurou-se que um dos jovens tinha na sua posse uma quantidade de haxixe equivalente a 40 doses individuais, uma balança digital e 45 euros. O outro rapaz possuía uma navalha, vulgarmente conhecida por ponta e mola, um moinho portátil, normalmente utilizado para a trituração de estupefacientes, e 175 euros.

Já na madrugada de dia 22, pelas 04h30, um jovem de 22 anos foi detido na Praça da República, em Coimbra. Ao realizar o teste de alcoolemia, acusou uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 1,58 gramas por litro (g/l).

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Voleibol: Jornadas decisivas na Liga Lidl

Publicado

on

A 3ª Fase da Liga Lidl prossegue este fim de semana com a realização dos segundos jogos dos Play-offs da Divisão Elite e Taça Federação.

Na I Divisão Elite, a AJM/FC Porto, que regressou dos Açores com um triunfo, recebe agora o Clube K no Dragão Arena, em dois jogos que podem ser decisivos para alcançar a final, que atribuirá o título de campeão nacional. Se as açorianas vencerem um ou os dois jogos, a luta continuará no primeiro fim de semana de abril.

Por seu turno, o Sporting CP, que venceu em casa no primeiro jogo, visita o Leixões SC numa jornada dupla que lhe pode carimbar o passaporte para a final ou, em caso de vitória das sereias de Matosinhos num ou nos dois jogos, adiar a decisão para o próximo fim de semana.

Na Taça Federação, SL Benfica, GC Vilacondense, Vitória SC e PV 2014/Colégio Efanor, que venceram o primeiro jogo dos Play-offs nos recintos de, respetivamente, SC Espinho, Castêlo da Maia GC, SC Braga/U. Minho e CS Madeira, têm, este fim de semana, a oportunidade de jogar em casa no(s) jogo(s) decisivo(s) de passagem à fase seguinte.

O jogo PV 2014/Colégio Efanor vs. CS Madeira será transmitido em direto pela Volei TV.

Imagem: FPV.

Continuar a ler

Mais lidas