Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo: Igreja Paroquial de Castelo de Neiva visitada em ação de promoção do Caminho Português da Costa

Publicado

on

A Igreja Paroquial de Castelo do Neiva foi, esta manhã, visitada durante uma ação de promoção e valorização do Caminho Português da Costa, após a certificação deste itinerário, que aconteceu no âmbito da “Valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa”, candidatura conjunta dos 10 municípios, liderada por Viana do Castelo, ao Norte 2020 com o objetivo de valorizar e reconhecer oficialmente este percurso.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e os restantes autarcas dos municípios que integram este traçado, participaram na iniciativa promocional, promovida pelo Turismo do Porto e Norte, que contou também com a presença de representantes da Xunta da Galiza e da comunicação social, parando nos pontos mais relevantes do traçado.

No concelho vianense, a paragem aconteceu na Igreja Paroquial de Castelo do Neiva, onde está o mais antigo templo consagrado a Santiago, fora do território espanhol. Foi sagrado pelo Bispo Nausto no ano de 862, pouco tempo depois da descoberta do túmulo do Apóstolo.

Historiador Joel Cleto participou na visita (Foto: CMVC)

O autarca de Viana do Castelo refere que esta certificação veio valorizar “todo o trabalho que tem existido na congregação de vontades e de mobilização de um conjunto de entidades públicas, de municípios, movimento associativo e paróquias” com o objetivo de “dignificar o Caminho”. “Este reconhecimento permite assumir uma outra projeção e criar momentos que valorizem este Caminho para que quem não o fez o possa fazer, seja por motivos religiosos ou por motivos turísticos e de lazer, para que leve uma boa imagem dos territórios por onde passa”, frisou o edil.

Luís Nobre considerou que a Igreja Paroquial de Castelo do Neiva “é uma joia do Caminho Português da Costa” e um “motivo de orgulho” para Viana do Castelo, já que este “será sempre um ponto de atração, visitação e de contemplação para todos os peregrinos”.

O Caminho Português da Costa é percorrido entre Porto e Valença, conta com uma distância de 149,5 quilómetros e uma dificuldade média-baixa, com uma duração estimada de 7 dias. Este caminho da orla marítima inicia no Porto, passando por Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença. O percurso surgiu com a devida importância somente na época moderna, a partir do século XV, sendo utilizado pelas populações costeiras e pelos que desembarcavam nos portos marítimos.

Viana do Castelo tem assistido, nos últimos anos, a um assinalável crescimento do número de peregrinos que optam por fazer o Caminho Português da Costa até Santiago de Compostela. No concelho, o Caminho conta com uma distância de 28,2 quilómetros, ligando Viana a Caminha, numa duração de aproximadamente 8 horas e meia de percurso.

Fotos: CMVC.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas