Atualidade
Viana do Castelo: Abertas candidaturas à terceira edição do Prémio Literário Luís Miguel Rocha

Já abriu o período de candidaturas à terceira edição do Prémio Literário Luís Miguel Rocha, em vigor até 1 de outubro de 2023. Como tem sido habitual, o concurso tem um prémio monetário de 6.000 euros e as obras deverão ser apresentadas com o pseudónimo do autor na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, após consulta do regulamento disponível no site da Câmara Municipal.
Desde a sua criação, o Prémio Literário Luís Miguel Rocha destina-se a galardoar uma obra inédita de ficção literária, na área do romance, que não tenha sido premiada em outro concurso.
O desafio foi criado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com a Porto Editora, para incentivar a criatividade literária, bem como o gosto pela leitura e pela escrita, atividades essenciais ao desenvolvimento intelectual do indivíduo e cultural da região e do país.
Simultaneamente, o Prémio visa homenagear e divulgar o escritor “vianense” Luís Miguel Rocha pela sua fulgurante produção literária. Luís Miguel Rocha nasceu na cidade do Porto em 1976 e veio cedo para Viana do Castelo, onde fez os seus estudos no ensino básico e secundário. Desde jovem que dedicou em exclusivo à escrita, tendo publicado seis títulos que se encontram traduzidos em mais de 30 países.
Uma das suas obras, “O Último Papa”, figurou no top do The New York Times e vendeu meio milhão de exemplares em todo o mundo.
Na sequência de doença prolongada, Luís Miguel Rocha morreu a 26 de março de 2015, em Viana do Castelo. Postumamente, em fevereiro de 2016, foi publicado o seu livro “Curiosidades do Vaticano”.
Mário Silva Carvalho foi o vencedor da primeira edição deste prémio literário, que contou com 75 obras originais a concurso, conquistando o júri com a obra “Crónica Menor de Robim da Flândria”.
Já Bruno Ricardo Vaz Paixão venceu a 2ª edição com o romance “Os Imperfeitos”, que foi apresentado com o pseudónimo Salomé Boaz e selecionado entre os 72 trabalhos a concurso.
Imagem: CMVC.
Atualidade
Lisboa: Detido por Resistência, Coação e Ofensas à integridade física

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 14 de setembro, pelas 23h15, na freguesia do Parque das Nações, procedeu à detenção de um homem, de 24 anos, por ser suspeito da prática do crime de resistência, coação e ofensas à integridade física.
No âmbito do policiamento preventivo e de segurança aos transportes públicos e bem assim como na luta contra a criminalidade violenta e grave, os polícias, aquando do patrulhamento na Estação Metropolitano do Oriente, avistaram o suspeito a transpor os canais de acesso, colado a outro passageiro, sem fazer uso de título de transporte.
Na abordagem ao suspeito, o mesmo tomou uma atitude hostil e agressiva para como os Polícias, injuriando e ameaçando os mesmos, tentando, por diversas vezes, a agressão, não conseguindo efetivar a mesma.
Perante tal comportamento, o suspeito foi, por várias vezes, advertido para cessar tal conduta, não acatando a ordem dada pelo Polícia, prosseguindo com a atitude ameaçadora e injuriosa perante os mesmos, tendo sido lhe dada voz de detenção.
O detido foi notificado para comparecer na Instância Local – Pequena Criminalidade Judicial do Tribunal de Lisboa.
Foto: DR.
Atualidade
Cascais: Jovem detido por posse de arma proibida

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 14 de setembro, pelas 17h45, na união das freguesias de Carcavelos e Parede, procedeu à detenção de um jovem, de 17 anos, por ser suspeito da prática do crime de posse de arma proibida.
No decorrer da abordagem, e questionado se teria algo ilícito em sua posse, afirmou que tinha uma faca, a qual transportava no interior da sua bolsa que trazia a tiracolo.
Efetuada uma revista sumária, a PSP apurou que se tratava de uma faca, com comprimento total de 31.5cm e lâmina de 18.3 cm afirmando que a utilizava para sua defesa pessoal.
O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial da Comarca de Cascais.
Foto: DR.
Atualidade
Distrito de Lisboa: 111 detenções no último fim de semana

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através das suas divisões policiais e de todas as suas valências, entre os dias 15 e 17 de setembro, na sua área de responsabilidade, procedeu à detenção de 111 cidadãos, por serem suspeitos da prática de vários crimes.
A saber: 36 por condução de veículo com taxa de álcool igual/superior a 1,2g/l; 17 por condução sem habilitação legal; 15 por tráfico de estupefacientes; 3 por violência doméstica; 7 por desobediência; 8 por resistência e coação sobre funcionário; 1 por detenção ou tráfico de armas proibidas; 11 por crimes contra a propriedade; 7 por outros; 6 por mandados.
No âmbito da sua atividade operacional, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP apreendeu uma arma de fogo e duas armas brancas, bem como 193,360 doses individuais de haxixe, 122,500 doses individuais de cocaína e 18,000 doses individuais de heroína.
Grande parte das intervenções policiais e das detenções referidas surgiram a partir da ação diária e preventiva levada a cabo pelos Polícias.
Foto: DR.
-
Atualidade2 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade1 ano atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade2 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade4 meses atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade2 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade1 ano atrás
Barcelos recebe RallySpirit Altice 2022