Connect with us

Atualidade

Vagos divulga a sua Estratégia Local de Habitação

Publicado

on

Realizou-se, ontem, no auditório do Centro de Educação e Recreio de Vagos, a sessão pública de divulgação da Estratégia Local de Habitação de Vagos e implementação do Programa 1º Direito.

Com mais de três dezenas de pessoas na assistência – desde autarcas, a projetistas, construtores civis e agentes imobiliários – o evento contou com a presença de Álvaro Santos, representando a consultora Agenda Urbana, que tem vindo a trabalhar com o Município de Vagos neste processo e do Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, como oradores desta sessão pública.

A Álvaro Santos coube apresentar o Programa 1º Direito. Começando por definir este instrumento, referiu que “o Programa assenta numa dinâmica promocional predominantemente dirigida à reabilitação do edificado e ao arrendamento. Aposta também em abordagens integradas e participativas que promovam a inclusão social e territorial, mediante a cooperação entre políticas e organismos setoriais, entre as administrações central, regional e local e entre os setores público, privado e cooperativo.”

Adiantou, também, que “podem candidatar-se (ao Programa 1º Direito) todas as pessoas, de uma forma isolada, ou enquanto titulares de um agregado familiar que reúnam de forma cumulativa os seguintes pressupostos: vivam em condições indignas, estejam em situação de carência financeira e sejam cidadãos nacionais ou, sendo estrangeiro, tenha certificado de registo de cidadão comunitário ou título de residência válido no território nacional”.

Álvaro Santos destacaria, também, de que forma as pessoas se podem candidatar ao Programa 1º Direito, sendo que “as famílias devem apresentar os pedidos de apoio junto do Município, que os avaliará no quadro da sua Estratégia Local de Habitação, podendo optar por atribuir habitação municipal, por integrar os pedidos na sua candidatura, ou por fazer seguir os pedidos como candidaturas autónomas. Posteriormente, o Município envia ao IHRU a sua candidatura, bem como as que lhe mereçam parecer favorável de outras entidades ou famílias. Cabe o IHRU analisar as candidaturas e comunicar a decisão aos beneficiários.”

Por seu turno, o Presidente da Câmara municipal de Vagos, Silvério Regalado, enfatizou o facto de o município ter sido “um dos pontas de lança da Estratégia Local de Habitação, sendo que esta foi aprovada pela Assembleia Municipal em setembro de 2020″. Recordou ainda que, “em julho de 2021 foi assinado o acordo de colaboração com o IHRU, com valor contratualizado de 5. 100 000,00 euros para 63 soluções habitacionais a promover pelo Município”. Explicando o trabalho que tem sido desempenhado, o edil deu a conhecer que “foram identificados na Estratégia Local de Habitação de Vagos, 203 agregados em situação habitacional indigna, dos quais 140 são beneficiários diretos e que o IHRU prevê disponibilizar 4. 844 250,00 euros para resolver estas situações”.

Apesar de reconhecer que, durante a implementação da Estratégia Local de Habitação, têm surgido muitas dificuldades, nomeadamente “imóveis sem registo regularizado, heranças indivisas, demora na resposta a pedidos de orçamento por parte de projetistas, empreiteiros e fornecedores e conjuntura difícil no setor da construção”, Silvério Regalado sublinhou “ser do maior interesse o envolvimento de todos – autarcas, projetistas, empreiteiros, proprietários, pessoas individuais, entre outros – para que se possa, efetivamente, implementar a Estratégia Local de Habitação, criando soluções para mitigar o problema da habitação indigna e  para aumentar a oferta de habitação para quem trabalha e, cada vez mais, se radica em Vagos, assim como, garantiu que o Município “está empenhado em criar soluções que auxiliem a suprir outro tipo de necessidades habitacionais no nosso território, sendo que, para isso, está a trabalhar transversalmente na implementação de outros programas habitacionais no âmbito da nova geração de políticas de habitação”.

De salientar que a equipa municipal para a Estratégia Local de Habitação é formada por Graça Feio, Samuel Ribau, Lina Ferreira, Inês Pinto e Sílvia Silvestre.

Foto: CMV.

Atualidade

Barcelos: 2ª edição das Jornadas da Ciência e do Desporto

Publicado

on

Nos próximos dias 12 e 13 de outubro, o Auditório dos Paços do Concelho acolhe a 2ª edição das Jornadas da Ciência e do Desporto, cujo objetivo é a partilha de conhecimento e a valorização da informação baseada na ciência. Nas jornadas serão debatidos diversos temas, desde o equilíbrio interno do atleta e aspetos emocionais que interferem no seu percurso desportivo, à nutrição desportiva e às estratégias de recuperação.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas à capacidade do Auditório Municipal, e podem ser feitas em https://forms.gle/r9PVwezFW9fz2rku7

Esta iniciativa resulta de uma parceria do Município de Barcelos com a ESTÁDIO Clínica.

Imagens: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Eurocidade Tui.Valença debate governação e liderança educativa em Portugal e Espanha

Publicado

on

A Eurocidade Tui.Valença recebe o seminário “Governação e Liderança Educativa”, nas próximas quarta e quinta-feira, 9 e 10 de outubro.

“Este seminário pretende ser um espaço de reflexão e debate sobre a liderança escolar e a pedagogia inclusiva e partilhada, entendida como condição essencial para a melhoria da qualidade da educação e da governança dos sistemas educativos”, afirma a organização.

Esta edição dará particular relevo à promoção adequada da cultura ibero-americana, a internacionalização da educação, a governação e a liderança educativa e a transformação digital dos sistemas educativos.

O seminário abre dia 9 de outubro, às 15h30, no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), com a sessão de boas-vindas, seguida da comunicação de abertura “Liderança Escolar: a relação entre liderança, poder e democracia”, a cargo do valenciano Professor Doutor António Sampaio da Novoa, da Universidade Nova de Lisboa.

Seguem-se mais duas mesas de diálogo, com especialistas portugueses e espanhóis sobre “O papel da inspeção em educação e a governação das escolas” e “Liderança partilhada. Desafios e opções”.

Dia 10 de outubro, quinta-feira, o seminário decorrerá no Hotel Alfonso I, em Tui e contará com quatro mesas de diálogo subordinadas aos temas “Liderança educativa democrática”, “Formação para a liderança escolar: capacitação para a gestão organizacional, o controlo e a responsabilização”, “Gestão e burocracia nos processos de digitalização nas escolas” e “Experiências de sucesso de liderança escolar Espanha – Portugal”.

A iniciativa é da Organização de Estados Ibero – Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), da Conselleria de Cultura, Educación, Formación Profesional e Universidades da Xunta de Galicia e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Valença, do Concello de Tui e do Centro de Formação do Vale do Minho.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Fim de Semana Gastronómico do Galo Assado em 24 restaurantes

“O galo volta a (en)cantar quem dele degustar”

Publicado

on

Se certo dia, como diz a lenda, um galo cantou à mesa do juiz para atestar a inocência de um peregrino que se dirigia para Santiago de Compostela, agora o galo tem dias certos para voltar a (en)cantar à mesa de mais de duas dezenas de restaurantes barcelenses. 

Está aí à porta mais uma edição do Fim de Semana Gastronómico do Galo Assado, iniciativa que faz parte do programa promocional “7 Prazeres da Gastronomia”. É já de 11 a 13 de outubro, que o Município de Barcelos promove mais um evento muito apreciado pelos comensais, e que simbolicamente rememora o Galo Assado que salvou o peregrino da forca e imortalizou a Lenda do Galo.

O Fim de Semana Galo Assado avança já na próxima sexta-feira, 11 de outubro, e termina dia 13, contando com a adesão de 24 restaurantes do concelho.

Cada unidade de restauração aderente vai confecionar e servir o galo à sua maneira: galo assado no forno, recheado, com castanhas, à peregrino, entre outras formas de confecionar este galináceo.

Participam nesta edição os restaurantes: Alma dos Reis (Igreja Nova), Bagoeira (Barcelos), Belchior (Campo), Casa dos Arcos (Barcelos), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea), Dom Carlos (Silva), Furna (Barcelos), Galliano (Barcelos), Muralha (Barcelos), Os Mouros (Arcozelo), Pedra Furada (Pedra Furada), Restaurante NuSal (Barcelinhos), Pérola (Barcelos), Rústico (Mariz), Solar das Fontes (Várzea), Sonho do Cávado (Manhente), Taberna do Armindo (Remelhe), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo), Tasquinha “O Telheiro” (Viatodos), Três Marias (Barcelos) e Vera Cruz (Barcelos).

Nota: Aconselha-se reserva antecipada das iguarias referenciadas.

Atividades paralelas

O Fim de Semana Gastronómico do Galo Assado tem como atividade paralela a proposta de um percurso pedestre a realizar no dia 12 de outubro, entre as 8h30 e as 13h00, no “Trilho do Galo Assado à Moda de Barcelos”, um percurso que liga as freguesias de Rio Covo Santa Eulália, Remelhe, Alvelos, Barcelinhos e Barcelos.

A inscrição é gratuita e obrigatória e limitada ao número de lugares, através dos seguintes contactos: turismo@cm-barcelos.pt; tel. 253 811 882.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas